quinta-feira, 15 de março de 2012

CONEXÃOLiso

Por Pedrinho Hallal

ESTADUAIS DE LISO


















Como já adiantei na coluna anterior, a AFM Caxias é a grande favorita para o Estadual por Equipes de liso. Em primeiro lugar, o jogador mais consistente de lisos da atualidade, Daniel Maciel, representa essa associação. Isso mesmo: depois do reinado absoluto de Marcelo Vinhas por vários anos e mesmo com a ascensão meteórica de Alex Degani, Daniel Maciel (o presidente) é no momento o botonista mais consistente de lisos do Rio Grande do Sul. Ainda mais agora que Maciel teve seu apelido de “Fanta Uva” roubado por um botonista de Rio Grande, ele vive seu melhor momento. Ao lado dele, estará no quarteto Mário Vargas, o Mário Cachaça para a maioria. Com jogo mais técnico e vistoso do que seu pai Maciel, Mário precisa apenas da mesma regularidade do presidente para atingir seu potencial máximo. Como forma de estímulo, a AFM Caxias promete uma garrafa de cachaça para cada vitória de Mário. O terceiro botonista do esquadrão caxiense é Luciano Carraro, vulgo Barueri, que anda goleando campeões estaduais em finais. Não deve ser por acaso que Carraro chegou na final de vários torneios nos últimos 12 meses. Joga bem e é frio na hora decisiva (estou falando do futebol de mesa, não confundam as coisas, ainda mais nos dias de hoje em que existe Viagra). Com a pré-confirmação de Crosa, a AFM Caxias fecha seu quarteto em grande estilo. Excelente para os polenteiros a ausência do ex-botonista Daniel Pizzamiglio, aquele que vive em prisão domiciliar e, portanto, não tem muito tempo para treinar.



















Mas parece que o leitor do Gothe Gol não concorda totalmente comigo. Na enquete, os leitores colocaram a Riograndina no mesmo patamar da AFM Caxias. Não é de se duvidar. Alex Degani já é um botonista de liso, assim como João Garima. Duda Santos se encaminha rápido para isso, assim como Sílvio Silveira. Para buscar o título, a equipe conta com Alex vencendo todos os quase todos os jogos, o que pode pesar um pouco para o botonista que recentemente venceu o concurso de maior uva do futebol de mesa gaúcho. O histórico da ARFM diz que Duda, o melhor botonista por equipes do Brasil, deve fazer campanha de luxo, mesmo ainda na fase de adaptação a modalidade. Silvio é competitivo, não vai tremer, e deverá marcar vários gols a bater, agora no liso. João Garima, que antes poderia ser considerado um nível abaixo dos demais, agora é uma realidade, tornando a equipe da cidade do peixe bastante competitiva.


















A Academia de Futebol de Mesa de Pelotas seria uma das favoritas, caso pudesse contar com seu CHEFE na equipe. Mesmo assim vem forte, com um time composto por Mateus Pierobom, nosso atual campeão, Marcelo Vinhas, Augusto Nedel e Tiago Pierobom. Mateus é o que vem jogando o melhor futebol de mesa no quarteto. O papai fresco Augusto ganhou muita confiança nos últimos 12 meses, e deve fazer campanha destacada. Marcelo Vinhas está tendo que se adaptar a nova realidade, na qual não reina absoluto no liso do Rio Grande do Sul. Mais um desafio para o ex-presidente. Por fim, Tiago Pierobom busca se recuperar da eliminação inaceitável nas quartas de final do campeonato interno, quando errou quase 10 gols de cara contra Alexandre Gomes. Tem mão para isso.

Os atuais campeões de Santa Vitória buscam o bicampeonato com bastante força. Liderados por Róbson, top 3 do botonismo liso gaúcho, os mergulhões não estão para brincadeira, como mostraram no ano passado. Vinícius, Guido e Umberto são acostumados a jogos decisivos, são frios quando necessário e unidos como poucas equipes. Róbson ainda tem o benefício de jogar com time Xavante, o que facilita muito a vida do botonista, pois a camisa literalmente faz os botões jogarem.

A AFUMEPA é sempre forte, mesmo com resultados menos destacados nos últimos dois anos. Se montar uma equipe com Felipe, Rodrigo, Sérgio e Kuhn, deve brigar pelo título. De Felipe e Rodrigo, pode esperar muitas vitórias. De Sérgio, pode esperar a defesa menos vazada do campeonato. De Kuhn, pode-se esperar um dos jogos mais técnicos do futebol de mesa gaúcho. Isso tudo se não levarem o Bodur. Se levarem o Bodur, o extermínio de pelotenses está garantido.

O Círculo Militar é uma incógnita. Se jogar com Bruno Schemes, Yago, Mallet e Diogo vem com muita força. Mas este colunista mal informado ainda não sabe qual será a equipe. Pelo que tenho lido, é necessário abrir os olhos para Bruno Schemes, que apresentou uma evolução assustadora nos últimos anos. Diogo e Mallet, mesmo que ainda em adaptação ao liso, conhecem muito bem os caminhos e atalhos. Já Yago, que no ano passado no churrasco da Taça RS provou que também sabe fazer gol em outras áreas, precisa colocar a cabeça no (outro) lugar para aumentar as chances de título da equipe portoalegrense.

A Franzen deve disputar o estadual com Breliso, Moretto, Tiago Leão e Caju. Briga para fazer um bom campeonato, o que é difícil com Caju na equipe. O menino que teve sua história contada nesse espaço por Cristian Costa tem dificuldade de superar seus traumas e deve amarelar na hora decisiva.

















E o presidente Daniel Maciel já conseguiu, com poucos meses de “governo”, atingir um dos objetivos de sua gestão. Foi confirmado nessa semana que o Estadual Especial de Lisos contará com 64 botonistas. Isso representa um aumento considerável e a consolidação do liso como a modalidade prioritária não apenas no Brasil, mas também no Rio Grande do Sul. Fica o desejo de que os “embarrados” continuem fortes, para que o RS prove a todos que lisos e “embarrados” podem conviver juntos, sem atrapalhar um ao outro. Aliás, o Rio de Janeiro já nos ensina que isso é uma possibilidade, embora numa escala bem inferior a nossa. A padronização das bolinhas é outra marca da nova gestão. Em breve, a FGFM apresentará novidades também na parte de comunicação e informação.

E para acabar, gostaria de sugerir aos conselheiros do portoalegrense, Gothe e Rafa Tosh, que criem o DVD da heroica vitória contra o River. É de vitórias como essa que vive um time de futebol, ainda mais um imortal. Por hoje era isso. Fica o abraço ao meu leitor, Cristian Costa, ao qual confirmo o desejo de conhecer a tal Karen, de quem ele tanto fala. 

3 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Pedrinho,
Excelente a sua Conexão Lisos.
Acredito que conseguiste abordar todos os aspectos que acontecerão nesse estadual de equipes, o qual está cada vez melhor e mais disputado.
Além de tratar do futebol de mesa, tocaste nos brios dos amigos Gothe e Rafa Tosch. Eu acredito que vai ter resposta, prepare-se.
Um abraço e eu também sou seu leitor assiduo.

Pedrinho Gmail disse...

Olá Sambaqui

Fico feliz em descobrir que tenho um segundo leitor, fora o Cristian. De um em um chegamos a meta de cinco leitores até o final do ano.

Abraços, Pedrinho

Gerson Azevedo disse...

RETIFICAÇÃO:
Enganei-me ao comentar sobre as bolinhas fornecidas pelo MIMO. Ele tem os dois tipos (Nivaldo e outro fornecedor), sendo que as testadas em Caxias não foram as do Nivaldo.