quarta-feira, 28 de março de 2012

COLUNISTAS

NA AVALANCHE
Por Cristian Costa
Não poderia haver notícia pior: a lesão do Kléber deixou a nação tricolor sem esperanças num curto prazo. Mais do que o goleador e referência técnica do time, o Gladiador vinha sendo a alma deste Grêmio. Caçado em campo, não fugia das divididas e passava aos companheiros todo o espírito de luta que marcou sua carreira.
A mordida na camiseta no grenal dos 2x1 simbolizava novos tempos. Ele que sempre marcou contra o Inter, quando jogava no Palmeiras e no Cruzeiro, continuava a fazer do time do Beira-Rio sua vítima preferencial.
A capa da Placar de março trazia Kléber e uma pergunta “Você confia nele?” Eu confiava e confio mais ainda a cada dia. Em dois meses, o atacante mostrou uma identificação com a nossa camiseta poucas vezes vista. Serão cinco meses de expectativa para a volta do Kléber. A torcida tricolor espera que este tempo passe rápido.
Em 1992, no dia 2 de janeiro, um acidente automobilístico envolveu parte da minha família. Meu tio dirigia um carro no sentido de Porto Alegre para Alegrete quando bateu num veículo vindo em direção contrária, no trecho entre Vila Nova e Caçapava.  Morreram seis pessoas nesta colisão. O filho mais velho do meu tio, meu avô paterno e toda a família do outro automóvel  – argentinos que moravam em Florianópolis.
Meu avô morreu no hospital. Antes de falecer, sentindo a morte chegar, reza a lenda que ele agarrou meu tio pela gola da camiseta e disparou: “Agora é que com vcs”, referindo-se aos cinco filhos.
Pois é jogadores tricolores, agora é com vcs. Está na hora do Marcelo Moreno parar de tropeçar na bola como um abostado e justificar o alto investimento. Está na hora do Victor parar de agir como uma criança mimada e portar-se como um grande goleiro. Está na hora do Marco Antonio provar sim que é um grande meia e ser mais participativo no jogo. Está na hora do Souza e do Bertoglio mostrarem que são jogadores diferenciados. Está na hora do Fernando provar que é o melhor primeiro-homem do futebol brasileiro. Está na hora do Leo Gago, do Julio César e do Werley darem o grande salto das suas carreiras. Está na hora do Gabriel jogar com apetite e não como um mercenário. Está na hora do Gilberto Silva comandar este grupo e levantar duas taças no primeiro semestre: o Gauchão e a Copa do Brasil.
Mas pior que a lesão do Kleber foi o discurso do Odone. Não tem como não disputar o regional, Presidente. A única solução é a volta das ligas. Hoje, o Gauchão requer 23 datas. Poderiam usar quinze para as ligas regionais (16 times no sistema de todos conta todos em turno único, ganha quem chegar na frente). A liga Sul Minas reuniria quatro clubes do RS,PR, SC e MG. Poderia até ter sistema de rebaixamento.
Depois oito datas para o Gauchão. Os quatro da liga mais os quatro melhores classificados. Dois grupos de quatro com ida e volta, classifica só o primeiro da chave. Final em dois jogos e teremos 23 datas.
Voltando ao tema Grêmio. Embarcamos agora em uma série de jogos decisivos para chaveamento nas finais do regional e confrontos na Copa do Brasil. É hora de vencer e convencer.
Futebol de Mesa
Confesso: não tava nem um pouco a fim de jogar botão neste ano. Já terminei a temporada passada me arrastando. Entretanto, como estou na linha de frente do Geraldo tive que ficar.
As más notícias no final do ano passado se acumulavam: o Fosca foi pra Franzen, o Gerson Azevedo se licenciou. Em 2012, o Gothe, por motivos de trabalho, e o Cristiano (faculdade + trabalho) tb desistiram de competir. A volta do Otávio Germano não se concretizou. E a do Leandro Dias e do Paulo Fernando ainda é uma incógnita.
Os únicos que voltaram ao nosso convívio foram o Juliano e o Gerson Viera.
Começamos o campeonato com quatorze nomes. Destes quatorze, duas incertezas e seis envolvidos em atividades que dificultam a formatação da tabela. Nosso futuro era (é) duvidoso, como cantava o mestre Cazuza.
Mas de duas semanas pra cá tudo mudou. O Rogério (União) confirmou presença no nosso campeonato. Aliás, Rogério, se tu tá lendo isso agora, preciso urgente do teu email para mandar a tabela. Na sexta, fui num aniversário de uma amiga. O marido dela e outro cara são viciados em botão. Vou convidá-los para jogar no Geraldo.
O trago foi tamanho que não compareci no torneio de aniversário de POA, onde pretendia cooptar mais alguns. À tarde fui na Maria Rita. Por isso, aproveito este espaço para convidar o Leandro que jogou o torneio e acompanha o site para jogar com a gente. Meu email é ccostaterra@yahoo.com.br. Meu telefone é 94523268.
Na segunda de manhã me ligou o Marcelo. O cara já jogou na Franzen e quer voltar a praticar. Já tá inscrito no campeonato junto com o Henrique, amigo dele. Ele promete levar mais uns quatro nomes para o departamento.
Concomitantemente, tivemos um festival de botão no final de semana em Porto Alegre com mais de 60 pessoas envolvidas em duas competições simultâneas. Muito legal!
O maior título da AFM Caxias do Sul não foi a segunda conquista do Campeonato de Equipes, mas sim estar inserida no contexto do futebol de mesa gaúcho. Ver o crescimento do liso é uma vitória pessoal de uma associação que sempre apostou na modalidade.
O título conquistado de forma emocionante vem coroar essa ótima fase dos caxienses. Meu amigo Carlos Alberto foi vice com a Afumepa. Carlos Alberto joga muito botão. E mesmo tendo começado tardiamente vai colhendo ótimos resultados. No time da alvi verde de Porto Alegre tava o Sérgio tb, um dos caras mais abnegados da história do futebol de mesa.
Completaram o podium as duas máquinas de vencer chamadas Riograndina e Santa Vitória do Palmar.
Foi a primeira competição organizada pela nova diretoria da FGFM. O Daniel vai fazer um grande trabalho certamente. Já somos mais de 20 entidades (cerca de 15 plenamente consolidadas) e, contra todos os prognósticos, seguimos crescendo em vários âmbitos.
Lembro de uma reunião em 2008 quando o André, então presidente da federação, falou sobre a filiação de Encruzilhada e disse que devagar estávamos crescendo. Na época, duvidei, mas agora concordo: vejo tudo azul no horizonte.
Frases da semana: “A gente vai ficando velho e chato”.
Chico da Franzen confessando que o azul da tela do site do Gothe prejudica a sua visão
“É verdade. Eu, por exemplo, não consigo ler direito o da Riograndina”
Eu, concordando com a afirmação e me incluindo no grupo dos velhos e chatos
Um abraço para os travestis da volunta que tanto fazem a alegria do Chambinho e do Caju.
PAIXÃO COLORADA

Por Ítalo Petrecheli Bigliardi

Bom dia web-leitores do Gothe Gol, empate na Libertadores e vitória no gauchão garantindo os 100%, essa foi a semana colorada.

Vamos aos tópicos de hoje da Paixão Colorada:

INTER NO GAUCHÃO

Não pude acompanhar a vitória do Inter sobre o Canoas pois estava em Porto Alegre devido as competições do nosso futebol de mesa, mas a vitória de 3x0 confirma o que venho dizendo aqui na Paixão Colorada, que se o Inter jogasse com os titulares iria fazer ótima campanha no Ruralito. Damião mostrou nos últimos jogos que voltou a sua velha forma e técnica, resumindo, voltou a marcar gols, só contra o Canoas foram 2. Hoje à noite no jogo contra o Lajeadense temos tudo para vencer, o time não está dando o show que estamos acostumados mas esta jogando bem.

INTER NA LIBERTADORES

Não jogamos bem contra o The Strongest, não aproveitamos o início do jogo enquanto ainda havia fôlego para vencer o jogo, caímos no mesmo erro do Santos, mas tivemos a sorte de marcar um gol no final, mas isso é Libertadores, até mesmo times fracos dão trabalho em certos jogos. A próxima partida contra o Santos deve definir o líder do grupo, precisamos vencer em casa, isso sim é fundamental para quem quer vencer a Libertadores.

FUTEBOL DE MESA

Tivemos um fim de semana fantástico na capital gaúcha, Porto Alegre, com duas competições emocionantes. Começando na sexta com o Estadual por Equipes e sábado com o Torneio de Aniversário da Cidade de Porto Alegre. Nós da UPFM não tínhamos prazo legal para participar do Estadual, já que existe um prazo de 90 dias de carência para entidades novas poderem participar de competições oficiais da FGFM, nesse caso decidimos participar do Torneio de Aniversário de Porto Alegre. Marcamos uma boa presença na competição, com o vice-campeonato mais o 5º e o 6º lugar do torneio. Fui eliminado nas quartas-de-finais pelo Piruka, também da UPFM, pra mim foi uma ótima competição. O título acabou ficando em boas mãos com Brandão da AFUMEPA que mostrou um excelente futebol de mesa e levou a taça para casa. Já o Estadual por Equipes teve suas últimas rodadas emocionantes, com trocas de liderança a cada rodada, a AFM Caxias está de parabéns pelo título e pela excelente campanha. A AFUMEPA treinou muito e mostrou a sua força e também esta de parabéns pela campanha. Já a ARFM mostrou que vem com força no liso, sob a batuta de Alex Degani, vem crescendo no liso e será favorita ao título no ano que vem. O HPC de Santa Vitória que foi campeã no ano passado não conseguiu repetir a campanha de 2011 mas fechou a zona de premiação em 4º lugar, fica a expectativa do ano que vem na competição que será disputada em Pelotas na APFM.

Por hoje é só, um grande abraço a todos e até a semana que vem!!!!!!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Ao Cristian devo dizer que lamento imensamente a lesão do Kleber. Realmente quando aparece um craque em nosso estado, vira alvo de perseguições. É lamentável pois o investimento gremista ficou prejudicado. Eu espero que um dia o futebol seja jogado com lealdade entre as quatro linhas e que na parte de fora, os torcedores se comportem como pessoas educadas que escolheram aquela diversão naquele momento. Que nunca mais escutemos noticias como as do final de semana, onde organizadas tramam guerras entre sí. O resultado será o afastamento de pessoas de bem dos gramados.
Como diz o amigo Rangel, PAZ E BEM.

Maurício disse...

Grande Cristian... Meu bruxãooo!!!

Podes ficar tranquilo... Que na volunta existe um rei só... Também conhecido por lá como MANEQUIM...

Grande abraço meu rei!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).