quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NA AVALANCHE por Cristian Costa

Quem sabe

A minha madrinha chamava dicionário de Amansa Burro. E tá lá no dicionário ou no Amansa Burro, o significado da palavra estrela.

1 - Astro fixo que tem luz própria.

2. [Figurado] Influência dos astros no destino do homem; sorte; destino.

3. Objeto que tem a forma ou o brilho da estrela.

4. Coisa, ideia ou pessoa que orienta. = FANAL, FAROL, GUIA, NORTE

5. Papagaio de papel (brinquedo).

6. [Cinema, Teatro, Televisão] Pessoa que brilha, geralmente pelo seu talento e beleza, sobretudo no cinema ou no teatro.

7. Pessoa muito famosa.

8. Mancha mais ou menos redonda na frente dos animais.

9. [Tipografia] Asterisco.

 No jargão do esporte, dizemos que alguém tem estrela quando tudo dá certo para o sujeito. Fulano tem estrela de campeão. Quantos craques e mais craques desfilaram seu talento nas mais diversas modalidades e sempre conviveram com a “acusação”: “joga muito, mas falta estrela”.

No botão, têm caras assim. Não devem nada aos grandes da categoria, mas invariavelmente caem num chute a bater, nos pênaltis ou na desvantagem do empate. Caso do Saul, por exemplo, e também do Pirênio.

O atual elenco do Grêmio é recheado de jogadores consagrados. Zé Roberto foi campeão na Alemanha e na Espanha. Elano levantou títulos importantes no Santos. Gilberto Silva é campeão mundial de seleções. Entretanto, talvez, o mais talentoso e aguerrido de todos eles, Kleber, só tem um troféu na sua “estante”, o de campeão de uma copa ucraniana quando vestia a camiseta do Dinamo de Kiev. O que convenhamos não é lá uma grande coisa. Tomara que a estrela de Kleber brilhe tardiamente e o Gladiador possa abarrotar sua estante na período final da carreira.

Porém, um jogador do tricolor, quem sabe o mais contestado de todos eles, vem mostrando ter estrela. O goleiro Marcelo Grohe já jogou dez grenais na carreira e tem apenas uma derrota. Titular nas finais do Gauchão de 2006, pode se orgulhar de ter conquistado um torneio nos poucos momentos onde foi titular do time.

Marcelo falhou clamorosamente no terceiro gol do Coritiba ao socar uma bola que até o goleiro do Íbis encaixaria, mas viu seu time buscar a classificação no último lance do jogo. No grenal falhou duas vezes na saída do gol e nada aconteceu. Ainda foi escolhido o melhor do jogo, em algumas rádios locais. Talvez mais pela falha do goleiro adversário do que pôr seus méritos.

Quem sabe a união entre o grande jogador sem estrela e goleiro contestado não renda frutos e coloque a tão desejada faixa no nosso peito entristecido, amargurado e ansioso.

Mesmo com o sucesso nos últimos três jogos, Marcelo e o Grêmio não tem refresco. Hoje já é decisão contra o Vasco da Gama. A gente vai pra partida sem Elano e Gilberto Silva. Pior, a gente vai de Naldo. E com o Naldo em campo não tem placar em branco. Emoções fortes a vista.

Na taça BH, mesmo com ausência de Biteco, o Grêmio venceu o time do Ricardo Guimarães, que era o atual campeão da competição, por 2x1, e avançou até a semi. Yuri esteve bem. Misael jogou muito. E olha que sem parceria porque nosso time é bem meia boca. O lateral esquerdo é tão ruim que seria reserva do Leon no time do Geraldo Santana.

Time do Sonda engata o quarto insucesso hoje no Alto da Glória.

Quarta-feira perfeita: vitória nossa, empate do time do Ricardo Guimarães em casa e derrota do time da Unimed pro Corinthians no Vazião.

Torcida tricolor que encarou fila para comprar ingresso pro grenal chiou: nem a pau tinham mil ingressos a disposição dos torcedores nas bilheterias do Olímpico. Lamentável direção. Lamentável.

Um comentário:

Augusto 2 - toques disse...

bahhh por uma teta não acertou em cheio!!!