quarta-feira, 1 de agosto de 2012

COLUNISTAS


NA AVALANCHE

por Cristian Costa

Faltam 12 pontos

Já teve time campeão com mais ou menos do que 72 pontos, mas uma coisa é certa: essa pontuação garante, no mínimo, Libertadores.

Se o Grêmio fizer mais doze pontos no turno, terá cumprido metade desta meta. São três jogos em casa: Bahia, Sport e Portuguesa. Nem pensar em perder pontos. E só beliscar mais três pontos fora nos jogos contra São Paulo, Ponte Preta e o time do Sonda e tá feito o carreto.

O detalhe é que a tabela marca para o Grêmio dez partidas fora de casa no primeiro turno, ou seja, se vencermos todos os jogos em casa (impossível) bastariam apenas nove pontos fora em 12 partidas para chegarmos aos 72 pontos.

A tabela do tricolor até o final do turno é convidativa. Hora de colar no Vasco e no time do Ricardo Guimarães. O lado ruim é que contra os “grandes” o sucesso do Grêmio é bem superior do que quando enfrenta o grupo das oito equipes menores.

Somos, até agora, o Robin Hood, do brasileirão.

Na Sul-Americana, Grêmio fez milagre, ontem, devido as condições do campo. Elano jogou muito. Marquinhos é uma piada...de mau gosto.

Agora é buscar a vaga em Curitiba. Qualquer empate nos serve. Ou derrota por um gol, desde que a gente marque.

Olimpíadas

Sou que nem o Mário (Riograndina). Aliás, Mário, coloquei lá pra ti onde ficava o Sportv 3 (canal 37 – o Sportv 4 fica no 35), mas não consegui publicar meu comentário. Quando rola jogos olímpicos fico hipnotizado. Acordei todos os dias às cinco e meia da manhã para acompanhar o judô.

Vamos a algumas impressões

QUADRO DE MEDALHAS

Nos primeiros dias achei que os Estados Unidos, em função da natação, ficariam na frente, mas os chineses já tomaram conta do pedaço.

O país de Mao TséTung vai abocanhando ouro em diversas modalidades. Esgrima, Halterofilismo, Ginástica Olímpica, Tiro Esportivo. Nesta segunda metade da primeira semana têm muitas finais de Tênis de Mesa e Saltos Ornamentais. Vem muito mais medalha dourada por aí.

Na natação o chazinho chinês vai fazendo estrago. Explico: nos anos 90, do nada, surgiu uma geração de meninas chinesas quebrando recordes mundiais. O treinador da equipe de natação falava em um chá especial que as nadadoras tomavam. Se o tal chá existia eu não SEI, mas a maioria destas garotas foram pegas no doping e sumiram do circuito.

Agora mais de uma década depois a China reaparece com força na natação.

Grã-Bretanha ainda não colocou a douradinha no peito. Isso complica o desejo dos donos-da-casa de serem terceiros colocados no quadro geral de medalhas – tomando o lugar da Rússia. Até agora a maior frustração dos súditos da Rainha foi o ídolo local Cavendish ter ficado de mãos abanando na prova de Ciclismo de Estrada.

O Top Ten das Olimpíadas podem ter alterações, pois Austrália (sexto em Pequim) e Japão (oitavo em Pequim) talvez não figurem no grupo.

Minha aposta sem definir posição:

China, Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, Alemanha, Coreia do Sul, França, Itália, Ucrânia e Austrália.

O desempenho bem aquém da expectativa do Japão no Judô deve tirar os nipônicos do Top Ten. Muitos apostam que Irã e Quênia podem pintar nesse grupo. Se conseguirem oito medalhas de ouro, acho que rola sim.

Até aqui Coreia do Norte e Cazaquistão, com 3 medalhas de ouro, são as grandes surpresas dos jogos.

Histórias

Jogos Olímpicos são feitos de histórias. A melhor até agora é da esgrimista sul-coreana.

Muito legal também é o vídeo dos pais de uma ginasta americana acompanhando a filha na arquibancada.


Porém esses jogos serão lembrados como aqueles que o mito Michel Phelps bateu o recorde da ginasta soviética Larissa Latynina. O nadador americano é agora o atleta com mais medalhas em Olimpíadas, 19 no total. Foram oito em Atenas e Pequim e até agora já colocou no peito mais três em Londres.

Das vinte medalhas conquistadas “apenas 15” são de ouro. E ele ainda nada os 100 borboleta e os 200 medley.

Brasil

Handebol feminino vai deixando de ser o patinho feio dos esportes coletivos. Duas grandes vitórias sobre dois países que faziam parte da super tradicional Iugoslávia.

O problema para as meninas é que mesmo sendo primeiras do grupo vão encarar uma forte seleção do outro lado. Vale a torcida.

Que pena que a seleção de basquete feminino não é feita de cinco Érikas. Porra, a pivozona pegou quinze rebotes contra a poderosa Rússia. Vamos ter fé para 2016 quando jogadoras como Damiris, Joice e Fran estiverem mais maduras. Em 2012, o nosso bilhete tá lido. Chegamos no máximo em quarto e daí vamos cruzar com a máquina americana. É a mesmo coisa que enfrentar a Riograndina no Equipes. Já podem comprar as passagens de volta. 

O masculino ganhou as duas. Como deve vencer a China, pega, na pior das hipóteses, o segundo da outra chave. Pelos resultados até aqui o inimigo deve falar francês. Pedreira!!!! Se for segundo encara os argentinos. Difícil, mas não impossível. O mítico time argentino (ouro em 2004) envelheceu.

No vôlei de quadra, os Estados Unidos são o bicho papão nas duas modalidades, mas EUA ainda acredito.

Nos gramados, futebol masculino esta com a chave aberta. Só cuidado com as zebras africanas.

As meninas perderam para as britânicas – ficaram em segundo no grupo - e caíram no lado mais pesado da chave. Pegam nas quartas as japonesas, atuais campeões mundiais. Hora da melhor do mundo Marta, que não jogou nada até agora, fazer a diferença. 

Oito jogos no vôlei de praia. Oito vitórias. O bicho vai pegar a partir das oitavas de final para as nossas quatro duplas. Quem perde vai pra casa.

Natação teve a ótima notícia do Tiago Pereira. Prata nos 400 medley, ele ainda pode beliscar uma medalha nos 200 medley. Cielo vai lutar por medalha nos 100 livre e pela medalha de ouro nos 50 livre.

A gaúcha Mayra Aguiar vai seguir os passos da piauiense Sarah Menezes rumo ao topo do pódio.

Leandro Guilheiro foi o grande fracasso até aqui da delegação brasileira. Desde que foi para a categoria 81 kg em 2010, o judoca, duas vezes medalha de bronze na categoria 73 kg em Jogos Olímpicos, tinha medalhando em TODAS as competições. Inclusive foi duas vezes medalhista no campeonato mundial.

Em 2016, o time feminino de judô brasileiro será um cano. Pois as nossas atletas são novas e com muito talento. Uma pena o que aconteceu com a Rafaela Silva. Aliás, a húngara que ganhou dela está no meu Drean Team das mais gatas dos Jogos. Canadenses e francesas são muito gatas também.

Nas águas, medalha praticamente garantida na classe Star. Só falta saber a cor dela.
Na grama sagrada, a dupla brasileira empata o terceiro set em 18 contra a dupla da República Tcheca (Stepanek e Berdich). O jogo parou por falta de luz natural. Se vencer, Marcelo e Bruno avançam para as quartas de final do Tênis.

Ginástica ainda sonha com a inédita medalha. A bola da vez é Artur Zanetti.

Enquanto a galera sonha com medalhas em Londres,  governo aprova mais um aumento nos recursos públicos para a Copa do Mundo. Mas o campeonato não iria ser todo feito com verba privada?

GERALDO SANTANA

Iniciou na segunda com 19 botonistas. Saíram Gustavo e Eduardo e entraram os irmãos Zé e Moisés. Quem tiver interessado, ainda tem vaga.

ÍTALO SE DESPEDE

Voltando a Santa Catarina e com novos desafios profissionais, distante do duelo local e sem acompanhar com a mesma frequência o seu time, Ítalo Petrecheli anunciou sua saída das colunas das quartas-feiras. Portanto deixa de ser publicado a PAIXÃO COLORADA, que conviveu com os leitores nos últimos meses. O Gothe Gol agradece a Ítalo pela colaboração e deixa as portas abertas para o seu retorno.

TAMO JUNTO ! Na Sul-americana

por Dani Junqueira

Previsto incialmente para ter seu comentário publicado na quinta, com a ausência de Ítalo, publicamos hoje o TAMO JUNTO ! da vitória Gremista ontem pela estreia Tricolor na Sul-americana.




















Aline,

Terça feira e nosso Grêmio entra em campo pela Sul-Americana.

Todos desconfiados e esperançosos por uma recuperação.

Mas hoje gostaria de colocar em discussão o que venho ouvindo do meio esportivo.

Nosso goleiro Marcelo Grohe vem tendo a chance que tanto esperava e alguns como eu e Paulo Santana, não acreditamos em sua capacidade técnica.

Por outro lado Cristian Costa e Cacalo o acham goleiro de seleção.

Nada contra, mas em minha humilde opinião e avaliação o acho um goleiro veloz, mas de braços curtos, que joga adiantado para compensar sua deficiencia fisica.

Não sabe sair do gol em bolas cruzadas em sua área seja em escanteios seja em cruzamento normal de ataque.

Tem bom reflexo, mas espera sempre pela definição de seus zagueiros.

Tem sorte, mas não pode contar com isto sempre, nada contra Marcelo, só espero que não cometa uma falha em partida decisiva.

Não quero ser oportunista e quando isto acontecer dizer que eu já sabia.

Mas vamos a partida e TAMO JUNTO ! com o Grêmio e o Marcelo por uma vitória.

A PARTIDA

Sem condições de realizar uma boa partida, por causa do campo encharcado pela chuva que não dava descanso, o Grêmio dominou a primeira etapa na base de muita GARRA e muita vontade com chutões e ligação direta.  Nos faltou um pouco de sorte para a bola entrar.
Na segunda etapa nada mudou, só o campo piorou e continuamos a assistir pouco futebol. Mas  continuamos com o dominio e com muita contundência ofensiva e em um escanteio, André Lima abre o placar com uma cabeçada. Assim mantendo o mesmo ímpeto o Grêmio terminou a partida.

O ADVERSÁRIO

O Coritiba não conseguiu jogar, e enfrentou a chuva, o frio, o campo encharcado e um Grêmio mordido e determinado, que o venceu por mais vontade e garra.

O TREINADOR

Luxa com certeza conseguiu mudar o impeto de sua equipe, vimos um time muito determinado e com muita vontade. As substituições foram para manter a mesma determinação e suas peças corresponderam.

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Sua defesa estava bem atenta, teve em toda a partida somente duas intervenções;

Edilson - Muita aplicação e garra;

Werley - Não falhou nenhuma vez;

Gilberto Silva - Comandou sua defesa, este muito bem nosso capitão;

Pará - Conseguiu contribuir e manter o equilíbrio da defesa;

Fernando - A exceção negativa, mais uma vez não esteva bem, atravessa um mal momento técnico;

Souza - Muita vontade, deu ao meio campo a garra necessária;

Marco Antônio - Jogador muito leve para este tipo de campo, não correspondeu;

Elano - A diferença técnica a nosso favor;

Kleber - A força ofensiva;

André Lima - O homem do gol;

Vilson - Entrou no lugar de Fernado e reforçou a defesa;

Léo Gago - Entrou para dar maior poder de marcação pelo lado de Pará;

Marquinhos - Entrou no lugar de Elano cansado.

Hoje não vimos futebol, estava mais para POLO aquático e assim ficamos comprometidos na avaliação individual de nossa equipe, foi uma partida de muita ligação direta e de muitos chutões.

Mas o destaque ficou pela GARRA e a vontade demonstrada por todo o time durante toda a partida, em cada dividida ficou evidente que o Grêmio queria muito mais a vitória.

Com Elano, nossa equipe ganha tecnicamente e hoje mesmo o campo não dando condições, ele foi o destaque técnico, e não esquecendo de Kléber, outro destaque positivo pela garra e determinação.

E nossa torcida está de parabéns tivemos, 5000 pagantes que enfrentaram o frio a chuva para estarem ao lado do Grêmio.

A vitória foi o prêmio de quem quis mais e fomos nós.

Abraços à todos.

TAMO JUNTO !

Nenhum comentário: