terça-feira, 21 de agosto de 2012

GOTHE GOL PODE SER PUBLICADO PELA ÚLTIMA VEZ EM SETEMBRO




















Bem meninos, quando liguei à tarde ontem para o Gothe para falar do Gothe Gol, senti na sua voz algo diferente, meu sentimento de jornalista me dizia que ali não estava o mesmo entusiasmo de sempre.

Mais, quando disse a ele que breve terei que deixar a condição de atual editora do espaço, ouvi uma concordância que em nada pareceu com a sua ansiedade quando me convencia a ser solução de continuidade.

O que estaria por trás deste "interesse" ? Sou jornalista, estava com algum tempinho na tarde de segunda e não saí da profissão, resolvi entrevistá-lo para o próprio Gothe Gol, afinal se a página existe com tanto sucesso, o Gothe segue sendo o grande responsável por isso.

O encontrei num impecável terno escuro e numa gravata azul realmente bonita em seu amplo gabinete da Secretaria do Planejamento, próximo ao Shopping Praia de Belas, fomos interrompidos inúmeras vezes, além do telefone na mesa há dois celulares que não param de tocar, entram ali assessores de todo tipo, do jurídico, projetos, desenvolvimento, imprensa e sua secretária pessoal, a belíssima Gabi Verissimo, que conhecemos daqui nas colunas de gastronomia.

Bem, o tratei como entrevistado pela primeira vez, vamos ver no que deu.

GG - O Gothe Gol tem um projeto de tempo para a internet  ?

- Nunca teve, chegou aos 9 anos pela sua aceitação, nada mais.

GG - Era possível imaginar tamanha repercussão em meio tão restrito como o do Futmesa ?

- Seria mentira dizer que sim, imaginei o Gothe Gol diferente, mas não do tamanho e alcance que ficou. O segredo foi usar outras páginas existentes a época como referência para fazer melhor, fizemos. As vezes ficar 10 anos ou mais publicado não faz nenhuma diferença se o espaço não propuser um enfoque novo. Sempre digo que foi a Inglaterra a primeira a jogar futebol, a que o inventou, mas que é a seleção mais chata de se ver jogar.

GG - O que o Gothe Gol trouxe de diferente para o assunto Futmesa na rede ?

- Trouxe sobretudo liberdade e transparência, deu um viés de fato de esporte ao tema, muitos aprenderam que no Futmesa havia todas as coisas boas e todas as coisas ruins de qualquer atividade, que era preciso o debate, a opinião franca. O lance aquele do tapinha nas costas e churrasquinho como sendo a única realidade do meio, foi pulverizado. Há muita disputa, há muita amizade, mas há muito cinismo e teve gente que ficou descontente porque mostramos isso.

GG - Como foi o início do Gothe Gol ?

- Como entramos com uma proposta nova que rapidamente superou o que existia, uma meia dúzia se opôs ferozmente e combateu a publicação por incríveis quase 5 anos. Mas fomos mais determinados e eles acabaram de forma burra dando mais gás ao blog.

GG - O JBR surgiu como um personagem que fala o que deve falar sem pudor e está fazendo um sucesso sem precedentes, no que ele ajuda ou atrapalha o Futmesa ?

- Em nada, imaginar que o Jota pode influenciar na relação entre as pessoas é bobagem, eu próprio caí neste maniqueísmo, o sucesso foi tanto que me faltou humildade de analisar corretamente, de ver que o Jota é um colunista de muito sucesso, mas que a essência não está nas verdades que diz, mas nesse lance de quererem descobrir quem ele é na realidade. Se ele puder ser um fator com este peso como alguns querem parecer crer, é porque o nosso meio é mesmo bastante limitado, para não dizer idiota.

GG - Qual o futuro imediato do Gothe Gol ?

- Eu mesmo não sei. Cada vez se aproxima mais o dia em que não vou escrever sobre Futmesa, pode ser já no mês que vem, pois como você está cada vez mais sem condições de colaborar na editoria, e sei que já está fazendo o impossível mas vai ter que parar, então talvez tudo pare, vamos ver. Não há como fazer as coberturas, é impossível ficar pensando em inovações, não quero uma página que aborreça as pessoas, isso elas já podem encontrar na rede com facilidade.

GG - O que fica do Gothe Gol quando e se parar de ser publicado ?

- Uma inovação de coragem para um meio de visão bastante estreito e que colaborou com uma certa abertura deste meio, para a opinião e o debate. Se você quer fazer o tipo amigo de todos, é melhor não expressar opiniões, de nenhuma espécie, mas em compensação vai ter uma vida e uma rotina insuportáveis, tipo casamento por conveniência. Penso que ainda vamos ouvir no futuro um papo no estilo “naqueles tempos do Gothe Gol”, vai ser uma recordação marcante. Enfim, quem afinal compreendeu a proposta que trouxemos e que acabou com a chatice do formato resultado + fotinhos + agrados fáceis, ótimo, quem pessoalizou sinceramente perdeu completamente o seu tempo. O Gothe Gol, o JBR e outros tantos cases são bem legais e podem divertir, mas perdem em importância para bilhões de outras coisas.

GG - Quando e se o Gothe Gol encerrar a suas publicações, você revelará quem é o JBR ?

(Risos) Não quero acabar com a próxima competição, o desconhecimento da sua identidade não vai mudar o mundo, o contrário também. Prefiro que seja eu o identificado como JBR, os tradicionais indignados já me adoram, rsrs...

GG - Que sentimento teria ao encerrar a publicação do Gothe Gol na rede ?

- Não nego que sinto um certo compromisso com as pessoas, com os internautas. Isto dito por elas, sei que tem gente que acorda e a primeira coisa que faz é ler a página. Recebo ligações, torpedos e e-mails quando demora a ser publicado. E mais, tem muita gente boa fazendo o blog, mais do que eu hoje em dia, gente muito inteligente, alguns que nunca tinham pensado em escrever e passaram a escrever, existem as propostas como o Gothe Cromo Gol que não aconteceriam mais, enfim. Quando pego um relatório como o de ontem e que estabeleceu novo recorde de acessos para a história do Gothe Gol mais uma vez no BREAKFAST, dá um certo peso uma decisão como essa, mas talvez seja necessário, para fazer algo bom é preciso um certo tempo e estamos cada vez mais sem ele. Mas jamais tenho saudades de algo que fiz, o que guardo são boas recordações e com certeza o Gothe Gol será uma delas.

LANCES RÁPIDOS

* Quarta de Coritiba e Grêmio pela sul-americana. O Tricolor segue com duas chances de obter uma vaga a Libertadores 2013.

* Quarta também de NA AVALANCHE com Cristian Costa.

* Na quinta deveremos ter o retorno de Dani Junqueira ao TAMO JUNTO !

* Incrível esta história de desaparecimento de Toby do Coritiba, time do craque Marcelo Vinhas. Penso que deve ser caso inédito no botonismo Gaúcho, um sumiço destes em plena competição oficial.

* Ao internauta que provocou o pedido só podemos dizer que fizemos o comentário devido. Só agora a FGFM publica na íntegra em seu site os resultados do Estadual Especial.

* Na quinta tem JBR com o COLOCA, o TAMO JUNTO ! com o Dani e mais LANCES RÁPIDOS.

RICARDINHO VISITA O GERALDO




















Não, não é uma foto do Futmesa do Grêmio, são ex-integrantes do botonismo Tricolor que se reuniram para este registro do Gothe Gol na visita de Ricardo Bacci Acunha ao Geraldo Santana na noite de ontem, e que muitos fazem questão de chamar de Porto Alegre Futmesa Clube, grupo formado em 14 de janeiro de 2010 e responsável por manter juntos vários dos ex-jogadores da Azenha. Na oportunidade Régis Castilhos comentou com Ricardinho a estranheza que é jogar em outro clube, mesmo que seus parceiros de jogo sejam excelentes, que já recebeu convites insistentes para vestir outras camisas, mas que acaba retornando a turma do "Grêmio", porque apesar do excesso de gremistas (ele ri ao comentar), é este o seu lugar.




















Na mesa rolou amistoso que fazia anos não acontecia e foi um dos maiores dos tempos de Grêmio. Ricardinho e Gothe fizeram um Barça e Bayern de Munique. O volume de jogo foi todo do Barça de Ricardinho que nesta jogada da foto acima no 1º tempo teve a chance de marcar num 2 lances, mas o goleirão alemão Neuer fez grande defesa. Na única escapada do Bayern, a defesa catalã não chegou perfeita na cobertura e Arjen Robben marcou para o Bayern o único gol do jogo ainda na 1ª etapa. O 2º tempo foi todo de pressão do Barça tentando o empate e dos Bávaros se defendendo como podiam.




















Na rodada da competição de cavados do Geraldo Santana destaque para a vitória do Porto Alegre Futmesa Clube de Saul Martini sobre a seleção da Holanda de Moisés por dois gols. O time que leva os nomes dos botonistas do Porto Alegre venceu com 2 gols de Jeff Lucas, o botão e o próprio na foto acima.

NAVEGANDO

Abraços hoje aos de Itajaí em Santa Catarina e Mar Del Plata na Argentina

Imagens

Gothe cortesia by Gothe
Fotos Geraldo Santana by Gothe Gol

3 comentários:

1toque.sp disse...

Perde o Futebol de Mesa, que se divide em antes e depois do Gothegol.
Concordar e discordar de opiniões ou ideias faz parte do processo.
É notório que o nosso esporte passa por um momento ímpar de crescimento. Liso, cavado, 12 toques, recorde de participantes e de entidades a cada competição.
A vaidade e o individualismo que infelizmente permeia o nosso ambiente restrito e limitado tende a se diluir. É o verdadeiro câncer do esporte, bem mais maligno que a simples cobertura no cavado.
Novas ideias e lideranças (Vinhas, Maciel, Bernardes, Pedrinho, Silvio, Cristian Costa, etc.) se misturam com as antigas (Jader, Osmar, Aldyr, Sergio Oliveira, Sambaqui, etc.) e formam um restrito grupo de pessoas com visão e caráter que contribuem para esse processo de revitalização. O Gothegol, a sua maneira, com informação diária e online, faz parte direta desse processo.

Cristian Baptista.
Leitor diário.

lhroza disse...

LH.ROZA

Mas bah Tchê !!! Não querendo plagear, mas sim comentar o que representa para todos os botonistas o ANTES e o DEPOIS. Se isso realmente vir acontecer, com o encerramente deste Blog que tornou-se um habito diario sua leitura, deixara um vazio entre os web-leitores, eliminando talvez mais um de seus hobbys.

Volto digitar a seguir: "O verdadeiro Mestre na arte de Futebol de Mesa faz pouca distinção entre a competição e o seu lazer. Ele dificilmente sabe distinguir uma coisa da outra. Ele simplesmente persegue a excelência em todos os seus lances, deixando para os outros a decisão de saber se ele está competindo ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.

Então fico na expectativa de sua continuidade, respeitando os futuros compromissos, sejam eles politicos e/ou administrativos.

Aé +

dr Maia disse...

Vida longa ao Gothegol!

Leonardo Maia