terça-feira, 16 de outubro de 2012

REITERATE CULPA




















Não foi privilégio desta atual gestão, mas não quer dizer que tenha quer relevado. O erro de definição da vantagem do empate na semi entre Vinhas e Degani na Taça RS de lisos, repete o acontecido em oportunidades anteriores, em especial pelo que lembro (posso estar enganado), com Rodrigo da AFUMEPA e a ABP de Passo Fundo numa mesma gestão da FGFM, a de 2006/2007, do ponto de vista técnico, uma gestão a ser esquecida.

Um erro desta natureza é grave, pode mudar o rumo de uma competição, influenciar no resultado. É claro que Degani tem jogo de sobra para ser o vencedor em qualquer circunstância, não fui eu o Campeão, precisaria muito mais do que um erro destes para consegui-lo. Inegável porém, Vinhas foi irremediavelmente prejudicado.

São falhas como essas associadas a pequenos detalhes como troféus trocados e polêmicas como a das vagas de Gaúchos no último brasileiro de cavados, que comprometem o atual comando de nosso Futmesa, critiquei pesadamente em outras oportunidades, não teria porque não fazê-lo agora. O ano de 2013 pode ser a oportunidade de uma forte recuperação, mas sou sempre crítico quando além de erros, há falta de alguma inovação.

Também é forçoso reconhecer que a nota oficial da FGFM listando e admitindo a responsabilidade do erro, sem antes procurar dissimulá-lo, é um avanço a ser elogiado, mas a reflexão precisa ir além. Uma competição deste porte não pode ter um único responsável na mesa, como foi Junior na Franzen, é preciso mais gente da Direção da entidade, é preciso coordenar os jogos, anotar resultados, definir vantagens, cuidar do tempo, da disciplina, tornar ágil o FGFM Online, etc.

É injusto você ser o dirigente e não poder jogar, mas se você é o dirigente aceitou o desafio e a responsabilidade de coordenar e comandar, e fazer as duas coisas é bastante difícil. Onde estavam os demais dirigentes que aceitaram compor esta atual gestão ? Com certeza o Presidente Daniel Maciel não deve responder sozinho.

CANDIDATURA

Que tal o Gothe como próximo Presidente da FGFM ? Meu Deus ! Alguns estômagos se reviraram, não duvido que um ou outro não tenha evitado uma emergencial ida ao banheiro, com muita pressa. Que horror !

Dedicação, determinação, compromisso, responsabilidade, empenho, cuidado extremo com os detalhes, inovação, investimento, trânsito com a sociedade para buscar melhores recursos, peso político de relações, FGFM Online realmente ONLINE, seria difícil admitir que haveria boa possibilidade de agregarmos estas características a condição de Presidente da FGFM ?

Quantos Presidentes de clubes associados votariam numa chapa liderada pelo Gothe para o biênio 2014/2015 ? Meu amigo Dani da AFUMEPA ? Coitado, seria linchado. A administração da Federação ainda sofre a pressão das preferências pessoais, das simpatias, das amizades, uma "profissionalização" em seu aspecto mais positivo ainda está longe de ser uma prioridade. Quem aceitaria compor com o Gothe sem o receio de ficar "marcado" ?

Calma pessoal, foi um exercício de reflexão, necessário para imaginarmos que o nosso amadorismo é fundamental, mas fundamental nas mesas ao jogarmos, não na administração de um esporte que pode ter melhores condições de dar suporte ao amadorismo que queremos compartilhar a cada jogo, oficial ou amistoso.

LANCES RÁPIDOS

* Poucos jogos separam o interno de cavados do Geraldo Santana do final de sua fase classificatória. Serão 8 técnicos na fase decisiva e 6 técnicos nos parecem garantidos, Saul Martini, Leon Amaral, Régis Castilhos, Maurício Cadore, Juliano e J.Lucas. Brigam pela outras duas vagas, Cristian Costa, Bopp e Paulo César na nossa projeção.

* Com a Aline como Editora, fazia tempo não navegava de fato pelos blogs de Futmesa, agora voltei a fazê-lo. Boa parte sofre de um forte "mandrake", outros procuram na feira livre pautas para manter o "diário", poucos se salvam. Convenhamos, uma vez por semana e com conteúdo real, é possível.

* Não há dúvida que numa eleição pesada, os resultados de campo contra Fluminense amanhã e Coritiba no sábado influenciarão nos votos de pátio no domingo, nas eleições do Grêmio. Faz tempo abri meu voto para o Presidente Paulo Odone, homem que aceitou o cargo no pior momento do clube e está preparando time e instituição para as próximas 4 ou 5 décadas. Aos que o acusam de Deputado oportunista, vale lembrar que se o Tricolor permanecesse afundado na 2ª divisão, não se elegeria nem mesmo para síndico de seu prédio. Agora que passamos o pior, é fácil associá-lo ao cargo público para o qual foi democraticamente eleito.

* Um grande jogo para acompanhar hoje pela eliminatória a Copa do Mundo de 2014 no Brasil ? A embalada Alemanha com o execpcionais Toni Kroos e Schweinsteiger (os melhores volantes do mundo na atualidade) e ainda Thomas Müller, Lahm, Neuer, Özil, Marco Reus, Götze e Klose, diante da Suécia de Zlatan Ibrahimovic, atacante espetacular. É às 15:40hs na ESPN.

* De minha parte queria conferir também o Uruguay contra a Bolívia de Marcelo Moreno na altitude, mas o jogo não está anunciado pelas emissoras de TV.

* Os COLUNISTAS nesta quarta entram no ar às 00:02, é só navegar com Cristian Costa e Alex Degani.

* Na Taça 30 Anos de ALFM, houve mudança na ponta da tabela. Ênero Cabaldi venceu a Gabriel e com um jogo mais que o Dr.Hammes, assumiu a liderança.

Depois de um período de ausência em função das eleições municipais, levo grupo de amigos para uma visita a Arena do Grêmio nesta próxima quinta, e é claro que o internauta vai curtir depois imagens exclusivas da mais moderna Arena multiuso da América Latina, que será inaugura no dia 08 de dezembro próximo.



TAMO JUNTO ! No Brasileiro

por Dani Junqueira

Por questões técnicas ontem não foi possível publicar a coluna do amigo Dani sobre o empate do Grêmio diante do Botafogo no domingo. Execpcionalmente estamos publicando hoje.




















TAMO JUNTO gurizada.

Tarde ensolarada e com Olimpico lotado e  toda energia positiva para o time e Luxemburgo.

É a 30ª rodada e vamos para cima do Botafogo.

A PARTIDA

Um primeiro tempo muito complicado para o Grêmio, muito mais por nossas deficiências do que pela competência do Botafogo.

Não conseguimos concluir nenhuma vez contra o gol do adversário que por sua vez chegou duas vezes com perigo, em uma delas Marcelo Grohe salva sua equipe.

Chegamos ao final da etapa com 0x0.

Começa a segunda etapa, e em uma magnífica cobrança de falta Léo Gago marca um belo gol a nosso favor.

Mas o Bota é só pressão e o Grêmio é só transpiração.

O Alvinegro continua jogando melhor que o tricolor e no final vem o castigo, o empate.

O ADVERSÁRIO

O Botafogo foi sempre melhor que o Grêmio, apresentava uma equipe mais equilibrada com mais técnica que não desistiu em nenhum momento de buscar o empate, estava esbarrando no bom posicionamento defensivo do tricolor, mas bateu até que conseguir furar.

Empate merecido.

O TREINADOR

Luxemburgo fez tudo que estava a seu alcance, o grande problema é aquele que apontamos desde o início do campeonato, que não temos plantel para um certame tão equilibrado e longo como este brasileirão, e em algum momento a sorte que estava nos acompanhando dormiria no ponto e não deu outra, acordamos para a nossa realidade. 

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Uma grande defesa na primeira etapa, mas faltou mais uma no segundo;

Pará - Mais uma vez muita vontade e determinação;

Werley - Perfeito até o gol do adversário;

Naldo - Jogando bem, simplificando sempre;

Anderson Pico - Outro com muita vontade e muita luta;

Souza - A diferença do time até se machucar;

Marco Antônio - Sem sangue, muitos passes errados, não tem personalidade, é absorvido pelas dificuldades e não reage;

Marquinhos - Apático, errando passes facéis e lento demais;

Zé Roberto - Correu muito, criou muito, mas sem parceria sucumbiu.

Leandro - Corre muito, mas muito mesmo, sem técnica nenhuma, sempre mal posicionado, erra demais em todos os fundamentos, é muito fraco;

André Lima - Mais uma vez nulo, errando demais, sem dominio de bola, jogando fora da área não existe;

Léo Gago - Um belo gol de falta, mas foi só;

Vilson - Não passa de um zagueiro comum e só tem jogado porque não há outro;

Rondinelly - Entrou mais cedo desta vez, mas muito tímido não somou nada.

Foi uma pena ver o Olímpico lotado com a torcida acreditando que poderíamos nos manter na segunda posição com chances de chegar mais perto do Fluminense, mas bastou nossa sorte dar uma cochilada e caimos em nossa realidade.

Realidade está que venho chamando a atenção de todos neste espaço que estamos trabalhando para uma vaga a Libertadores, mas é normal ver todos querendo mais, afinal de contas todos no seu íntimo querem ser campeões e Luxa vem dando asas para este sonho, mas para quem conhece futebol e vê as partidas com outros olhos sem a paixão que cega, consegue ver que foi feito um trabalho além do possível com este plantel.

Marco Antônio não tem sangue, não passa segurança, desaparece durante a partida, erra muitos passes, é fraco tecnicamente.

Leandro é só correria não tem fundamento nenhum, o cara consegue dar um drible nele mesmo é o fim da picada.

Vilson é um zagueiro comum, afobado, usa da força em excesso, é deficiente no passe e no cabeçeio.

André Lima a muito joga na fama dos gols que marcou no tempo de Jonas, sempre mal posicionado, deficiente no passe e no drible.

Nossos Laterais são só esforçados, enfim se ficarmos analisando a equipe individualmente chegaremos a conclusão que tudo passa pelo treinador que conseguiu tirar leite de pedra.

Enfim a frustração foi geral mas prevista, o que  não podemos deixar é a euforia tomar conta de todos, temos que seguir em nossa trajetória com os pés no chão.

Vamos lá gurizada, perdemos a segunda posição, estamos 11 pontos atrás do Fluminense e faltam nove rodadas para o objetivo traçado e temos que continuar.

Até quarta em confronto direto com o Flu.

Abraços à todos.

VOLTAS




















O ano era 1996 e fizemos na campanha das eleições municipais de então, um GREnal da Frente Popular. No Inter o candidato a Prefeito Raul Pont e lá estavam os profisisonais André Luis e Silvinho, no Grêmio o candidato a vice José Fortunati, o falecido Utzig, o hoje deputado Federal Ferreira, Bertotto que se eu não estiver errado está no Governo do Tarso, o atual Verador Todeschini, Joel, Robério, o goleiro era um oficial da BM que pegava horrores e... Antônio Carlos Maineri, a época na Direção do Grêmio e que nos forneceu os uniformes do Tricolor.

No Estádio do Força e Luz ali no bairro de Santa Cecília, e que faz algum tempo aprovei projeto para a construção em seu lugar de um novo supermercado da família Zaffari, rolou um clássico muito legal. Disse no vestiário ainda ao Fortunati que iria a linha de fundo e cruzaria para ele marcar de cabeça, um tanto em tom de brincadeira, mas foi o que aconteceu em nosso primeiro lance da taque. Grêmio 1x0 Inter, e eu que queria ser o quarto zagueiro, fui escalado de lateral direito. Subi ao ataque só mais uma vez durante toda a partida. 

Escanteio para o Inter e Silvinho de cabeça empata (profissional a época), nós só tínhamos amadores no time azul. Bola desta vez por baixo e o artilheiro do Congresso Nacional, o então Deputado Federal Fortunati marcava o seu 2º gol, Grêmio 2 a 1 no clássico. Jogo vai e vem e surge um falta para os vermelhos próxima a zona do agrião. O profissional André Luis cobra com violência e empata. Final ? Grêmio 2 a 2 com o colorado, placar típico de jogo de campanha.

Maineri, o homem de futebol que o candidato Homero Bellini Jr, anunciou ontem que será o seu caso vença as eleições de domingo, desde lá é nosso amigo. Excepcional pessoa, grande profissional, gente. Cruzo sempre com ele nos jogos do Tricolor e nos falamos com máxima cordialidade, mesmo pertencendo a alas políticas diferentes do Grêmio.

Homero Bellini Jr. praticamente não terá chances contra Odone e Koff no domingo nas eleições do clube, mas tem no seu grupo um grande Gremista, o Maineri, que reencontro anos depois do empate no clássico de campanha. Em tempo, Maineri já era coroa naquela época, nós mais jovens, Maineri jogava muito no meio campo, parado, tocando a bola com técnica e visão de jogo. Gostaria sinceramente que Marquinhos e Marco Antônio, como alguns outros, assistissem uns poucos minutos a Maineri flutuar no meio de campo, iriam aprender o que certamente não sabem.

QUE SAUDADE DA ALINE !!!!

NAVEGANDO

Nosso abraço hoje aos amigos de Santa Maria e Carazinho no Rio Grande do Sul, Brusque em Santa Catarina, Pato Branco e Foz do Iguaçu no Paraná, Serãozinho e Presidente Prudente em São Paulo e Vitória no Espírito Santo.

Imagens

Vinhas x Degani by Gothe Gol
Arena by Facebook
Banner TAMO JUNTO ! by Gothe Gol
GREnal com Maineri by arquivo pessoal Ricardo Gothe

12 comentários:

Aldyr Rosenthal Schlee disse...

Acho que o Vinhas foi um baita presidente. Adoro o Maciel. Sei do esforço dele em manter um bom trabalho à frente da FGFM. Mesmo não sendo o presidente da APFM, lanço aqui meu apoio - individual, por enquanto - a uma eventual candidatura tedesca à presidência da Federação.

Pedrinho Gmail disse...

Quero lembrar a todos que a FGFM somos todos nós e que a ajuda do Gothe é bem vinda em qualquer momento, não precisando acontecer somente caso o mesmo seja presidente da FGFM. Estamos sempre precisando da ajuda daqueles que querem o bem do futebol de mesa.

Gothe disse...

Camarada Pedrinho,

sem pipocas, minha colaboração é constante, faz anos (embora alguns prefiram não ver desta forma), as de outros muito maior, faz mais anos ainda.

Tu tens toda razão, e caso fosse integrante então da Direção, ela seria mais que um prazer, seria compulsória.

Grande abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

Nas últimas 48 horas, tivemos um problema e contamos com a ajuda anônima de vários botonistas, os quais são a FGFM, mesmo sem fazerem parte formalmente da diretoria. É isso que nos faz forte.

O mais importante é que todos JUNTOS tentemos solucionar os desafios que o futebol de mesa nos traz. Ninguém é profissional do futebol de mesa e pode despender suas semanas e finais de semana inteiros para tocar a FGFM.

Precisamos sempre aumentar a quantidade de gente trabalhando pelo bem do futebol de mesa. E para isso, todos são bem vindos, não havendo qualquer exclusão a potenciais colaboradores.


Gothe disse...

Camarada Pedrinho,

com inteligência segues no foco correto, o que é preciso ser dito, será dito, sempre.

Um abraço,
Gothe.

Pedrinho Gmail disse...

E dizer o que deve ser dito é uma grande ajuda que podes fazer a FGFM. Ouvir críticas, quando corretas, faz parte do jogo, e estamos cientes do erro cometido. Podes ter certeza que não se repetirá.

Pode ter certeza que é assim que a atual diretoria enxerga o papel do GotheGol no futebol de mesa. De forma positiva.

Gothe disse...

Camarada Pedrinho,

nunca duvidei deste posicionamento dos integrantes da atual gestão da FGFM, o Gothe Gol é uma das tantas visões sobre os acontecimentos, nem sempre acerta, mas as expõe.

Mas já contou com um voto não válido a minha "candidatura", do CROMO Aldyr da APFM, rsrs...

Se precisar de um marketeiro para a campanha, espero que aceites um convite, mesmo com salários muito menores em euros do que recebe no momento para escrever o CONEXÃO, que estarei publicando amanhã.

Grande abraço,
Gothe.

Dr.Maia disse...

A rigidez do sistema implantado acaba por engessar a própria diretoria. Como bem disse o Pedrinho, não é fácil tocar a Federação e suas competições se não houver colaboração efetiva de todos os praticantes do futmesa. Quando houve o episódio da minha exclusão do Estadual 2013, disse que estava disposto a colaborar em um novo modelo de "tribunal" disciplinar. Algo simples, onde as questões seriam resolvidas dentro da competição pela própria comissão disciplinar, com o devido contraditório. Sigo disposto a colaborar. Quanto ao episódio narrado, quem sabe instituímos que as entidades participantes disponibilizem membros, em todas as competições, para compor a mesa responsável por dirigir o campeonato. O fardo fica divido, mais pessoas se apropriam das regras e conhecimento se multiplica. Sei lá, são só sugestões...

Gothe disse...

Para corrigir, a coluna do Pedrinho Hallal, CONEXÃOLiso, será publicada na quinta-feira junto com o Jotinha e não amanhã.

Um abraço,
Gothe.

mário ribeiro disse...

Assim como opinou o vetusto Aldyrzinho, de forma individual, apoio a candidatura de Ricardo Wolfgang Brutus Gothe como primeiro mandatário dos curlinistas e embarradistas gaúchos, pela sua verticalidade moral e pelo cabedal de conhecimentos necessários ao desempenho do mandato, tudo secundaddo pela matriz trabalhista de Leonelde Moura; Fernando Ferrari; Darcy Ribeiro; JBR e outros tantos que sempre preconizaram a educação. Futebol de mesa também é educação, mesmo que informal, é convívio é respeito mútuo.

Gothe disse...

Presidente Mário,

o Leonel agora se revirou desconfortável no ataúde, mas o Darcy sabia que não há educação sem choque, rsrs...

O Jotinha é um seguidor incansável do Darcy, Leonel o preferiria mais maleável.

Bem, a campanha começa a ganhar corpo, anoréxico até aqui, mas com qualidade, até o final de 2013 não me surpreenderia com uma vitória em 1º turno, rsrs...

Abraço,
Gothe.

Aldyr Rosenthal Schlee disse...

Cuidado! Não aceita o Pedrinho Lalau de cabo eleitoral (a rima é boa, mas o pé é frio!).