quarta-feira, 10 de outubro de 2012

COLUNISTAS

CAMPEÃO DE TUDO
por Alex Degani




















Parabéns Grêmio!

É chegada a hora de esquecermos nossa rivalidade. Parabenizo o co-irmão pelo título recentemente conquistado. Gabriela Markus ameniza o jejum de 11 anos sem títulos nos gramados e eleva o nome do Grêmio, novamente vencedor do Miss Brasil! O que você acha? O Grêmio tem chance no Mundial?

04 de Outubro!

Fiquei estarrecido com tamanha barbaridade. O “Tatu-Bola” foi alvo de baderneiros em tradicional Largo de Porto Alegre. Será que tal conspiração partiu dos colorados, descontentes com o time do ídolo Fernandão? Ou foram os gremistas, ao recordarem que há exatos sete anos perdiam para o temível Santa Cruz, de Recife, pelo Brasileirão da Série B? Fica a dúvida...

Inter x Santos

Ainda bem que os irmãos Poppe não viram a atuação do Inter na vila mais famosa do mundo. Nossos timoneiros foram poupados de presenciar a ineficácia colorada. O time colorado não teve alma e nem demonstrou ser um time com comando. Em nada lembrou o espírito caudilho que sempre caracterizou o Clube do Povo nas suas grandes conquistas. Saudades do Abel Braga...

O jogo perdeu um pouco o seu brilho devido a ausência do ataque titular da “Seleção”. Neymar cumpria suspensão e Damião no departamento médico. Aliás, ouve-se por aí que Maurício Ferreira fará um tratamento fisioterápico especial para o atacante colorado. E, obviamente, tal tratamento incluirá o bom e velho “botãozinho”.

“Que fase!”, como diria o expoente da “taubinha” Mário Vargas. Muriel novamente foi o destaque do esquadrão colorado. O sempre indolente Rafael Moura teve chance viva de estufar a rede santista, mas pipocou, estilo Michel Bresqui no último Brasileiro de Cavados. Dátolo ficou só no discurso, e mais parecia Roberto Moreira após sucessivos insucessos... E ainda temos que depender do Cassiano? Limitado jogador, o qual marcou um gol que até o “Atleta de Cristo” das mesas faria. E o Kléber, nosso (ex) lateral afirmou: “Vamos nos classificar para a Libertadores!”. Deve estar brincando... Aliás, ele está de brincadeira faz tempo! O Índio é como o Aldyrzinho: jogou muito, tem uma baita história, ganhou vários títulos, mas hoje só engana! Tenho certeza que o Cepel concorda comigo...

Taça RS de Lisos

No final de semana temos a I Taça RS de Lisos. Mesmo sem saber o card do evento, tenho certeza que será uma competição acirrada. Além do título em disputa, alguns participantes ainda poderão encarar o evento como um “aquecimento” para o maior objetivo de nós gaúchos: a conquista do Brasil! É o caso de Paulo ZilberKnop, temido até por baianos, usará a competição para afinar sua técnica, sempre destaque nas competições em que atua.

1 abraço a todos os botonistas do RS, em especial ao amigo Luciano Carraro que, por incapacidade técnica, terá que acompanhar a competição no FGFM online.

NA AVALANCHE 
por Cristian Costa

Não ta morto quem peleia...

Não é fácil dividir espaço com um verdadeiro campeão de tudo – o Alex, não o time do Sonda. Aqui vou abrir um pequeno parênteses. Essa expressão campeão de tudo me deixa muito intrigado. Seria o Grêmio campeão de tudo desde 1983, pois o nosso time venceu todas as competições existentes na época. Ou melhor: o Grêmio seria campeão de tudo desde 1921 quando ganhou o Gauchão ? O primeiro e único campeonato disputado nas primeiras décadas do século XX.

Mas se não, por que (separado e sem acento) o time do Sonda que nunca ganhou torneios como supercopa, a copa Conmebol, ou a Mercosul se auto intitula campeão de tudo? Porque (junto e sem acento) os fãs do time do Sonda tem o melhor marketing do Brasil. Parabéns a eles. Fecha parênteses.

Voltando aos meus elogios rasgados para o Alex. Dizia eu lá no alto, da página e não da minha pequena estatura tão ridicularizada pelo Pedrinho e pelo Caju, que é uma tarefa hercúlea dividir uma coluna com o mais vitorioso jogador de futebol de mesa de todos os tempos. Para engrandecer o lado tricolor, li, nessa última semana, todos os romances parnasianos do Olavo Bilac. Queria usar lirismo puro na minha coluna. Seria prosa bebida na mais pura vertente da poesia.

Mas não dá, caros quatro leitores. A vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro por 2x1 até teve bastante lirismo e poesia, mas ela foi conquistada a fórceps. Ela não deve ser contada através de expressões de um movimento que nasceu em Paris. Ela deve ser contada com a singularidade do boteco. Com expressões chulas e de baixo calão. Ela deve ser contada com álcool na cabeça suficiente para embebedar todos os participantes do Festival de Chopp de Feliz. A vitória do Grêmio sobre o time do Celso Roth foi DU CARALHO!!!!!!

Todo mundo jogou bem. Marco Antônio calou a boca do Dani. Seus passes milimétricos seriam assinados pelo Gerson “Canhotinha de Ouro” com todo o prazer. O Moreno, por sua vez,  calou a minha boca. Fez um golaço e participou do outro. Pico encheu o jardim Botânico de orgulho ao jogar muita bola na lateral esquerda – segue sendo o primeiro na posição na Bola de Prata da Placar.  Naldo foi um gigante na zaga. No final da partida jogou sua camiseta para a torcida. Rafa Tosh depois de disputa-lá a tapa com centenas de torcedores conseguiu ficar com a honraria. Testemunhas contam que o sempre titular desta coluna foi visto aos gritos pelas ruas escuras da Azenha: “O dono desta camisa joga mais que o Airton Pavilhão!”.

Estamos no páreo e como diz o título Não ta morto quem peleia. E olha que eu sou avesso a ditos gauchescos.

Agora o Bahia e a Ponte Preta podiam nos dar uma força nas próximas rodadas pra gente chegar babando no Engenhão contra o time da Unimed. Sport (fora) e Botafogo (casa) serão adversários complicados, mas se mantivermos a pegada e a disposição de sábado, garanto os seis pontos, afinal eu torço pro time campeão de tudo desde 1921.

Futebol de Mesa

Duas notícias movimentam a semana do botão. Uma é a realização da Taça RS de Liso na entidade que leva o nome do cara que não se elegeu vereador.A outra, sensacional, é o retorno de Santana do Livramento as competições oficiais. Não posso me furtar de dar às boas –vindas a uma das associações mais tradicionais do nosso esporte. Quem sabe um dia nossas mesas não possam comemorar o retorno de Alegrete e Jaguarão. Se nenhuma entidade “desaparecer” nos próximos meses, chegamos a incrível marca de 23 associações jogando na regra brasileira e 25 filiadas a FGFM. Inacreditável.  Ah, a informação foi enviada pelo Sérgio Oliveira.

Nós do Geraldo Santana somos bem pouco criativos. Justamente em função disso só copiamos. Agora vamos imitar a Academia é criar um revezamento nos colunistas.

Segunda
Coluna: Incendiando a galera
Autor: Saul
Sinopse: Vai falar sobre as torcidas mais violentas do Brasil e do Mundo. Grandes reportagens sobre os fãs da Argentina ao Japão. Sempre com muita quebradeira.

Terça
Coluna: Metendo pra dentro
Autor: Pirênio
Sinopse: Pai de 11 filhos (sim vcs leram direito – o Silvio é fichinha)), o nosso eterno mestre Pirenóviski vai ensinar os truques pra pegar a mulherada na noite. Mas tb na tarde e até de manhã.

Quarta
Coluna: Mochilão socialista
Autor: Maurício
Sinopse: A nosso engenheiro de multinacional vai falar sobre os países socialistas que visitou. Enaltecer as praias cubanas, as belas naturezas da China e os bunkers da Albânia.

Quinta
Coluna: Só no sapatinho
Autor: Leon
Sinopse: O pagodeiro de plantão vai falar sobre o sucesso na cena musical. Desde o verdadeiro pagode carioca ao pagode enjoado e brega de São Paulo.

Sexta
Coluna: Eu me amo
Autor: Gothe
Sinopse: Falar sobre si mesmo

Sábado
Coluna: Dando aula na mesa
Autor: Régis
Sinopse: O cara que nunca errou um chute na vida vai dar dicas de cortes impossíveis e chutes certeiros.

Domingo
Coluna: Plugado
Autor: Jeferson
Sinopse: O cara mais antenado com as novidades tecnológicas do mundo vai dar dicas sobre as maiores novidades na web.

Dica de Tevê

Galera que curte futebol. Acompanhe a série Hei de Torcer na ESPN. Fala sobre o amor a algum pequeno clube do Rio de Janeiro. Indico dois outros vídeos no youtube, um sobre o Juventus da rua Javari e outro sobre o amor ao América. Só o futebol produz esses amores inexplicáveis

8 comentários:

Maurício disse...

Hahahahaha... olhaaaa vou chamar o Sandro, segundo ele tu beija o tanto o quanto joga, ou seja MUIITOOO!!!

CARRARO que trairagem hein???

Valeu, abraco!!!

Maurício disse...

Cristian eles sabem disso, mas mesmo assim enchem a boca para falar essa besteira...

Muito bom o revezamento dos colunistas do GS...

Forte abraço do teu fã de carterinha, sempre muito boa tua coluna... Manequim da voluntários!!!

Daniel disse...

É isso aí Cristian arrebentou, o cara pode ser campeão de alguns torneios mas tu vivente é campeão de escrita.
Hoje tu foi digno de um berro do DUDA no velho estilo de vibrar da Riograndina.

Dani

Daniel disse...

Alex , tá muito boa tuas colunas, vejo que acada semana vem melhorando mais ainda, tamo junto segundo campeão de tudo.

Dani

Dr.Maia disse...

Depois da "porradaria" distribuída pela gloriosa BM, a notícia do dia é que o TATU-BOLA não havia sido ferido pelos "manifestantes". O valoroso delegado de polícia informou que o TATU apenas foi "desinflado" quando um dos "maconheiros socialistas" desligou o ventilador que mantinha a ventilação no cu do TATU.

Pedrinho Gmail disse...

Pessoal, o Alex também escreveu hoje. Não vamos falar só do Cristian.

A.R.F.M disse...

Amigos do FM... Alguém sabe o motivo pelo qual o parabotonista Pedro Hallal não larga do meu pé? Sai de mim, cavador!!! Esse empenado é brabo...

Gothe disse...

Bah ! Cheio de gente com auto blog e sobra pra mim. E eu ainda convido os caras pra escrever, rsrs...

Abraços,
Gothe.