segunda-feira, 1 de outubro de 2012

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















No primeiro deck à esquerda na foto, nasceu JBR. Num fim de tarde de sexta-feira quente do início de abril, no dia 06 mais precisamente, fui encontrar a Aline e outro jornalista amigo, Cleber Moreira, seu orientador de estágio, a Aline havia estreado no Gothe Gol no dia anterior. No tradicional Tuim Bar na Ladeira (um dos melhores chopes de Porto Alegre ao lado do Odeon ali perto, na Andrade Neves), depois de umas duas rodadas, o motivo do encontro me foi apresentado.

A Aline propunha a criação de um personagem para o Portal do Futmesa, junto com o Cleber me apresentou detalhadamente o projeto, preparatório para futuro TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, o Presidente Mário Ribeiro matou a charada).

" Voyerismo na Rede, Indução, Participação, Ego e Reação " era o nome da "peça". O fato do Gothe Gol já há bastante tempo contar com inúmeros colaboradores permitiria a alimentação de um "colunista", ao reproduzir de forma direta acontecimentos de um grande grupo, em todos os lugares, e através das mais variadas reações e das próprias colaborações seria possível mapear o efeito de uma pessoa virtual, seu escrito e suas consequências e o perfil de quem por ele se interessava.

Cada participante, fosse como informante, fosse como "comentarista" do Jotinha, deveria ser catalogado. Aline contava com meu conhecimento sobre a maioria dos "participantes" quanto a formação, profissão, idade, envolvimento com o esporte, sucesso em resultados e competições, reações egocêntricas, histórias, etc.

O elemento curiosidade era fundamental, pois segundo ela admiração e ódio apareceriam com facilidade na medida em que o "colunista " fosse associado a identidade das pessoas do meio. Ele não poderia ter uma cara, teria que necessariamente reproduzir todas as caras.

Eu não precisava ouvir mais nada, estava convencido do enorme sucesso que faria, tinha consciência da polêmica que o cacterizaria, e se servia a ela, que havia aceito editar o Blog para mim por um tempo, ótimo para o Gothe Gol também.

Ela queria a coluna apenas com o nome do "colunista ", insisti para que a coluna tivesse um nome. COLOCA foi sempre como pedi " a gol " no Futmesa, afinal eu seria de qualquer forma o primeiro e grande suspeito.

Então o nome  "dele " ela sugeriu, JBR. Era muito simples e ia de encontro a sua pesquisa, Jogadores de Botão Reunidos, básico e verdadeiro. Logo comecei a incentivar apelidos para torná-lo mais humano, Jota, Jotinha, e pegou.

Acertamos que com sua saída o " colunista " encerraria sua participação no Gothe Gol, ela revelaria sua " identidade" no seu último dia como editora, mas foi aí que o elemento Pedrinho surgiu, e o desfecho se tornou ainda melhor, porque incorporado por um dos botonistas, e já um dos nossos talentosos colaboradores.

Mesmo certo do potencial da criação, jamais imaginamos a proporção que o Jota ganhou. O Jota recebia e-mails, foi convidado a escrever colunas em outras páginas, foi convidado até para jogar campeonatos.

Assim como o Gothe Gol, o Jotinha passou a ser de todos, daqueles que o enxergam como o verdadeiro alter ego do conjunto dos botonistas, porque acaba representando o bom e mau sentimento de todos e de cada um, tanto quanto pelos que o odiaram por dele terem eventualmente sido vítimas da sua ácida pena eletrônica.

Estão todos catalogados para a pesquisa da Aline, evidentemente sem seus nomes, mas com suas informações pessoais, características e reações. Ela promete uma vez concluído o trabalho e depois de vencidas suas etapas na UFRGS, nos passar o conteúdo e conclusões.

Mas se é bem verdade que o JBR ganhou vida própria, um pouco além do previsto, é bem verdade que talvez não tenha o direito de deixar as páginas do Gothe Gol. Mal publicamos o conjunto de revelações sobre como aconteceu, já nos permitimos contatos para o seu retorno, agora amparados na visão crítica que possuem do esporte, da vida e das relações humanas, 3 dos botonistas de nosso meio.

Um revazamento semanal ? Os 3 em conjunto semanalmente ? Quem são eles afinal ? Numa animada conversa que tivemos via Face neste final de semana (Aline e eu), chegamos a conclusão que o J do JBR, agora poderá significar Jason (rsrs...), aquele personagem do filme com trezentas continuações, onde apesar de sempre morto ao final, reaparece na sequência para aterrorizar muitas almas e corações.

Quando foi criado no distante 06 de abril no Tuim Bar na Rua da Ladeira, por coincidência era uma sexta-feira. É, o Jotinha vai voltar...

LANCES RÁPIDOS

* Já escrevi aqui em outra oportunidade, falta ao Grêmio o "pulo do gato". Sempre que tem a oportunidade de avançar com consistência no brasileirão, permite que a chance escape. Seria preciso que Elano e Kleber estivessem jogando mais para que o "pulo do gato" pudesse acontecer.

* Na Premier League dos gramados quem marcou passo foi o United que caiu para o Tottenham Hotspur.

* Na Light no Grajaú no Rio, teve início a última competição da temporada, a Taça José Luzia. No módulo azul Hércules lidera seguido de Claudio Pinho, no módulo vermelho, Vinicius e Chicão dividem a ponta da tabela com 100% de aproveitamento.

A Copa Gerd Wenzel é mesmo um dos grande atrativos da temporada do Futmesa. O time da foto, o Hamburgo, foi assinado por Manoel Gonçalves para Paulo Lofrano do Paladino de Gravataí. A curiosidade é que Lofrano está na lista de espera para uma vaga na competição alemã que acontecerá no dia 10 de novembro.

* Com um gol de Dudu o Guarany venceu o Bá-Guá na tarde do domingo pela terceirona gaúcha.

* O Leão da Fronteira já classificado perdeu em casa por 2 gols na Copa Hélio Dourado.

* No Aberto de Caxias de lisos, além de Leão Campeão na Especial, Breno não deu mole e venceu o Sênior (está se especializando na categoria, pois foi recentemente Campeão Estadual Sênior). Nos juniores o caneco ficou com os donos da casa, através de Pica-Pau.

* A Franzen que levou 2 títulos no liso de Caxias do Sul, tem rodada hoje de sua competição interna na modalidade.

* Fábio num dos grupos e Benhur no outro lideram nos cavados a Taça AABB de Canguçu.

* Vinicius Auch foi o Campeão do Torneio do COP que homenageou a Semana Circulista. O pai, Virginio Auch foi o vice, com Jader em 3º e Fernando na 4ª posição.

ONDE ESTÁ ALINE ?




















O internauta pode até não acreditar, mas a foto da Aline está nesta famosa figura de "Onde está Wally ?" Pois vou sentir uma enorme falta dela, não só pelo que produziu aqui no Gothe Gol, como também pelas conversas de noite e madrugada sobre pauta, conteúdo, cuidados, Jotinha e tudo mais.

Obrigado Aline pela dedicação, sei que os últimos tempos foram duros com a tua nova tarefa na Zero Hora, mas nunca nos deixasse na mão. A turma das mesas adorou conviver contigo, o número de colaboradores que já era grande cresceu ainda mais, os JBR's estiveram em todos os cantos, campeonatos e associações, embora alguns possam jurar de pés juntos que na sua não havia nenhum (rsrs...), tuas idéias foram sempre fantásticas e eu queria aqui nominalmente agradecer um a um todos aqueles que nos auxiliaram no case do Jota e em tantas outras informações, mas não vou fazê-lo por motivos óbvios, merecem sossego (rsrs...).

Vou tentar tocar Aline, mesmo sem o teu apoio agora, mas acho que o teu esforço merece ser continuado.

Obrigado de coração Aline !

TAMO JUNTO ! No Brasileiro

por Dani Junqueira




















Neste Domingo de volta ao Olimpico dando segmento ao brasileiro enfrentaremos o Santos de Neymar, Muricy e cia. Será uma partida que servirá como divisor de águas para nós ou não. O cartão de visita recebemos do Santos no primeiro turno na Vila Belmiro, 4x2. Será que Luxa consegue tirar mais um coelho desta cartola ? Será que Marcelo segue seu bom momento ? Será que conseguiremos não perder os gols eminentes ? É gurizada, a equipe de Murici vem completa e empolgada a fim de jogo. E nossa realidade tem sido os trancos e barrancos. Vamos a partida.

A PARTIDA

Início bem equilibrado com as duas equipes procurando o gol, mas aos 17 minutos depois de uma seqüência de boas jogadas, vem um cruzamento de Anderson Pico e um cabeceio certeiro de Moreno na trave. No momento seguinte Neymar consegue uma bela escapada e arremata contra o gol gremista e Marcelo faz a defesa. E o Grêmio abre o placar com uma bola parada bem cobrada por Zé e cabeceada por Werley. Termina a primeira etapa com dominio gremista e a vantagem conquistada.

Começa o segundo tempo e o Santos parte para cima do tricolor. Com a marcação forte do Grêmio, Neymar se desestabiliza e acaba sendo expulso por pisar no Pará aos 7 minutos. E aí vem a bobeira da defesa e o Santos empata de escanteio. Com o empate e um a menos no time, o Santos recua seu posicionamento saindo nos contra-ataques. Por outro lado o Grêmio tenta de todas as maneiras a vitória. No final em um contra-ataque Léo Gago foi obrigado a fazer a falta para manter o empate. Em bela cobrança a bola para em nossa trave e termina a partida.

Foi um belo jogo de futebol, bem eletrizante e bem disputado.

O ADVERSÁRIO

O Santos é uma bela equipe bem dirigida por Muricy, perigosa mesmo com um a menos é sempre muito competitiva. E não foi diferente hoje dificultando muito o Grêmio durante toda a partida. Apesar da expulsão de Neymar a equipe santista não se abateu e teve uma recomposição imediata em campo e acabou não levando a vitória por detalhe.

O TREINADOR

Luxemburgo tentou tirar aquele coelho da cartola como mencionei anteriormente, sua equipe entrou em campo bem determinada e conseguiu o equilíbrio com Santos, mas sabíamos pelo historico de nossas partidas anteriores, que não repetiríamos no segundo tempo a mesma exibição, pois até hoje não fizemos uma partida de exceção. Quando teve a expulsão de Neymar, Luxa se afobou colocando André, Leandro e Léo Gago, achando que ameaçaria o adversário. O problema é que não temos banco, será que se tivesse mantido a equipe titular até os trinta minutos, não teriamos sorte maior? Enfim não saberemos, e o professor está com credito.

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Quando exigido cumpriu seu trabalho;

Pará - Brilhante atuação, esteve bem e contribuiu muito na partida;

Werley - Mesmo com a confusão no gol santista, esteve bem participativo, além do gol de cabeça;

Gilberto - Comandou o sistema defensivo gremista, o gol do adversário foi um erro coletivo;

Anderson Pico - Supreendeu, com personalidade e muita vontade estava bem no jogo, substituição tática do treinador;

Fernando - Acho que se recuperou tecnicamente, realizava uma bela partida, substituição tática do treinador;

Souza - Este vem mantendo uma média alta em campo, também foi uma substituição tática;

Zé Roberto - Maestro, mais uma vez em sua equipe as principais jogadas de ataque partiram de seus pés;

Elano - Dá equilíbrio junto com Zé ao meio campo e hoje não foi diferente;

Kleber - Jogou bem, mas acho que se evitasse um pouco menos o confronto com a defesa adversária, teria mais êxito e faria mais gols;

Marcelo Moreno - Não levou sorte na primeira etapa, poderia ter feito pelo menos dois gols, lutou muito;

Leandro - Entrou no lugar de Pico para jogar aberto na direita, mas não tem fundamento de base nenhum, errou passes, dribles e gol na cara;

André Lima - Entrou no lugar de Fernando para ser referência na área, o problema é que não fica na área;

Léo Gago - Entrou no lugar de Souza por ter a caracteristica do chute forte, o problema é que não chuta apesar de ter salvo seu time no final.

É gurizada, mais uma vez o sonho foi desfeito pela realidade. Começamos de forma avassaladora, a equipe sem exceção estava concentrada, determinada e vibrando muito para parar e vencer o Santos, com a expulção de Neymar colamos as placas e um jogo que poderia se tornar facíl se tornou dramatico.

Hoje me chamou a atenção mais uma vez de como nossos atacantes perdem gols por azar e também por deficiência técnica, e esta situação tem se repetido muito em todas as partidas. O que fazer ?

Alguém tem que avisar o Luxemburgo para procurar outras alternativas no Olimpico, tem que haver algum goroto por lá, só vejo gurizada nas outras equipes. Olhem as alternativas que temos, Leandro, Marquinhos, Marco Antonio, André Lima, Edilson, Vilson, Naldo, Rondinelly, Bertoglio e outros desaparecidos lá no clube. É a maior concentração de pernas de pau que já vi no Grêmio em todos os tempos, não é facil.

Mas é o que temos e vamos a luta, então não sonhem com títulos, sonhem com uma vaga na Libertadores. Porque se o Luxemburgo for Campeão de alguma coisa com está equipe e este plantel neste ano, terão que fazer um busto para ele na ARENA.

Então gurizada, até a proxima, nós, o mágico Luxa e muita sorte. Tamo Junto !

NAVEGANDO

Nosso abraço aos amigos de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Tramandaí, Lajeado, Bagé, Caxias do Sul, Canguçu, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Blumenau, Chapecó, Joinville, Criciúma, Sombrio e Lages em Santa Catarina, Curitiba, Maringá, Cascavel e Paranaguá no Paraná, São Paulo, Sertãozinho, Santos, Campinas, São Bernardo do Campo, Ferraz de Vasconcellos e Ribeirão Preto em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Goiânia em Goiás, Belo Horizonte, Itajubá e Governador Valdares em Minas Gerais, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Maceió nas Alagoas, Lagarto no Sergipe, Patos na Paraíba, Fortaleza no Ceará, Belém no Pará, Amadora e Barreiro em Portugal, Madrid na Espanha, Brno na República Tcheca e Berna na Suiça.

Imagens

Tuim Bar by Google
Hamburgo cortesia by Marcelo Silva
Aline by Google
Banner TAMO JUNTO ! by Gothe Gol

3 comentários:

claudioaalight disse...

Sensacional tanto a idéia como a execução.
Não tem como se negar que funcionou
até acima das expectativas.
Parabens!

lhroza disse...

LH.ROZA
AMIGOS GREMISTAS...

Poucos sabem, ou não se lembram mas "EU" sou torcedor de TIMES do INTERIOR....
O XAVANTE continua LIDER....

As estatísticas estão aí para comprovar que o SANTOS continua na frente com os Nºs de VITÓRIAS e saldo de GGGOOOLLL...

Estava bonito ,ver pela TV, o "Monumental" lotado, mas até a incompetência do: ARBITRO e da CBF em escala-lo, não tirou o brilho do jogo...

Até +...e domingo teremos o COLORADOS la na VILA...

Gothe disse...

Oi Gothe,

ficou bem legal, eu é que te agradeço. Vai rolar agora mais um projeto de TCC, " Mídia Comunitária, a Periferia fora dos Braços da Grande Mídia ", onde vou estudar as rádios comunitárias e pequenos jornais e murais e suas influências no cinturão periférico das grandes cidades. Quero ter uns 3 trabalhos para escolher o meu ao final, quem sabe não será o Jotinha ?

Mas antes que alguns fiquem de nariz torcido com você, deixo claro que os apelidos e alcunhas fui eu que na medida da necessidade criei, para incentivar mais a participação de alguns tipos que precisava estudar e catalogar melhor.

A orientação toda de "provocação" dos tipos foi de minha responsabilidade com as dicas do Cleber, para colher os resultados que queria, ou seja, vamos centrar fogo no fulano porque ele está indo fundo, vamos ver até onde ele vai, vamos ver se muda de comportamento, etc.

Beijão pra ti, tu é um cara diferenciado. E não te preocupa, não vou deixar de ser sua parceira de conversas no FB.

Beijão.

P.S. Eu to na barraquinha (risos)