quarta-feira, 3 de outubro de 2012

COLUNISTAS

NA AVALANCHE

por Cristian Costa
Sorte é tudo nessa vida
O dramaturgo Nelson Rodrigues falava que nessa vida o sujeito tinha que ter sorte até na hora de comer um chicabom. E a bendita está sobrando para o time do coração do homem que revolucionou o teatro brasileiro.

No frigir dos ovos, o time de um bairro só não tem merecido vencer seus jogos, mas tem conseguido vencer seus jogos. Seja num erro de arbitragem. Seja na inoperância dos atacantes adversários. A minha esperança reside na tabela complicada deles, mas essa é a única.

O Dani matou a charada: o Luxemburgo foi exagerado nas alterações. O fato de encher um time de atacantes não torna a produção ofensiva mais eficiente. Agora nos resta voltar a jogar bola e tentar algo mesmo contra todas as previsões.

Primeira missão: dar uma forcinha decisiva para a demissão do Celso Roth. Até seria um favor para o nosso ex-ex-ex-ex-ex-ex-ex-treinador  porque não é fácil treinar aquelas perebas do Cruzeiro.

Inacreditável: Pico lidera a Bola de Prata como melhor lateral esquerdo do campeonato.

Na sul-americana demos um grande passo em direção as quartas. O outro lado aponta o líder do campeonato colombiano ou um time lutando contra o rebaixamento. Qualquer um dos dois considero parada indigesta.

CAMPEÃO DE TUDO

por Alex Degani




















O Inter, após empate sem gols com o Cruzeiro, em Varginha (MG), distancia-se ainda mais de uma - utópica - vaga para a Libertadores 2013. O prognóstico vermelho é obscuro, haja vista que o próximo confronto do Colorado é contra o Santos de Neymar em plena Vila Belmiro.

O Cruzeiro entrou em campo voando no sábado passado, em partida válida pela 27ª rodada do Brasileirão. Parecia até os “rápidos” de Marcelo Vinhas. Já o colorado se arrastava em campo, bem ao estilo Daniel Maciel jogando cavado. Não deu outra. Cruzeiro mandou no jogo e, só não perdemos porque o Borges já vestiu a camisa dos segundinos.

Fernandão, o terceiro maior nome da história do S. C. Internacional (atrás de Falcão e Figueroa), comete equívocos sucessivos e parece ser o próximo ídolo a ter sua história manchada no clube. Tudo por estar desempenhando uma função sem o devido conhecimento. Mas, o resultado do jogo contra o time de Celso Roth (Campeão da América 2010 pelo maior do RS) poderia ter sido bem pior. Sorte de nós vermelhos que o Cruzeiro dos gramados em muito lembrou o Cruzeiro das mesas: pouca criatividade acompanhada por finalizações imprecisas. Bem ao estilo Zilber...

Muriel e Damião foram escolhidos, pela imprensa esportiva, os destaques do Colorado em Minas Gerais. Muriel foi decisivo para este empate, executando defesas pontuais. Damião jogou bem, porém não fez o seu dever primordial, ficando apenas no “Que Lance!” como diria o inesquecível Celestino Valenzuela.

Nei segue se destacando. Negativamente, é claro. Errou mais passe do que de costume. Segue limitando o poder ofensivo do time pelo lado direito, e como se não bastasse, sua deficitária qualidade de marcação torna o setor defensivo exposto e/ou vulnerável. Agora me pergunto: como pode um jogador deste ter uma Libertadores em seu currículo? Agora entendo como o Edson Sapo já quase beliscou numa Taça RS...

Guiñazú tem jogado só no nome, assim como o cabezón D’Alessandro. Andrés não jogou em Minas, mas pelo que vem jogando, não fez falta. D’Alessandro não tem correspondido tamanho investimento feito pelo clube para contar com seu futebol. No futmesa, lembra o esforço feito pelo Grêmio (Gothe & cia), há alguns anos, para contar com o Victor Panda. A diferença é que D’Alessandro ainda ganhou alguma coisa...

Forlán teve participação burocrática, segundo os “entendidos”. Jogou muito menos do que se espera dele. Em nada lembrou o fashion craque uruguaio que disputou a última Copa do Mundo. Forlán é um daqueles atacantes diferenciados e deve atuar como tal. Se esquecermos da qualidade deste jogador, ele ainda pode ser notabilizado pela sua “estilêra”. Aparentemente, faz o estilo metrossexual, tipo David Beckham e Rodrigo Bernardes. Aliás, cada qual com a sua peculiaridade... Forlán faz balaiagem nas madeixas, e Beckham usa calcinhas da sua Spice Girl. Só falta descobrirmos o segredo da Ana Maria Braga das mesas!

O “dono” do blog, o qual mimetiza-se em pseudônimos, tem interesse em manter este espaço vermelho apenas para sustentar seu eufemismo cavalheiresco. Trata-nos como “adversários”, porém enxerga-nos como inimigos. Tem a audácia de chamar nosso “Capitão do Mundo 2006” de Tia... Passa ao leitor a idéia de que, caso o time de Fernandão pudesse ser transportado para os “tablados”, não faria sucesso nem na Liga Inglesa... Ainda em relação ao anti-rubro Gothe, eu e ele sustentamos um rosário de antagonismos. Ele prefere o azul e eu o vermelho. Gosto mais dos lisos, e ele só tem olhos para os cavados. Até aí tudo bem... Mas, preferir um candidato estilo Carlos Kuhn em detrimento de um rostinho bonito como o da Manuela D’Avila?! Faça-me o favor...

Outro torcedor do lado já rebaixado desta megarrivalidade - que literalmente divide o Rio Grande - tem sido alvo das atenções em terras papareias, devido ao recente “dois toques” cedido para sua esposa, via facebook. Está enfrentando um cárcere domiciliar, sendo obrigado a largar o futmesa em detrimento dos afazeres domésticos. Seu ostracismo não lhe dá outra saída a não ser acompanhar o limitado time de Luxemburgo... Aliás, mais uma vez os segundinos vão comemorar a vaga para a Libertadores como se fosse um título! E, nosso nobre Capitão, terá que soltar seus foguetes do quintal de sua morada.

Hoje, temos o jogo de volta do Superclássico das Américas. Mais uma chance para nós gaúchos acompanharmos os vários jogadores da dupla greNAL convocados, seja por Sabella, seja por Mano. E, independente do resultado, depois tem a imperdível Gabriela!

1 abraço a todos os leitores do GotheGol, em especial ao caxiense “moço bonito” Sandro Mazzochi!

2 comentários:

Maurício disse...

Abraço pro Sandro??? Sai do armário e manda aquele beijo na boca... Relembrando momentos inesquecíveis da copa academia... Hahahaha!!!
Esta muito boa a coluna, parabéns!!!
Abraço!!!

jesusmarcelo.cruz@hotmail.com disse...

Parabéns pela coluna...