sexta-feira, 19 de outubro de 2012

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA




















Manuel Neuer chega em sua versão final ao Bayern de Munique, assinado pelo amigo Xico, um daqueles trabalhos que vale a pena ter na sua caixa, no seu "grupo de jogadores". Soma-se a goleiros dos Bávaros que foram sendo mantidos nos últimos tempos, além de Sepp Maier e Oliver Kahn, Aumann, Jean Marie Pfaff, o belga que tive o prazer de conhecer e conversar na última SoccerEx no Rio, Jörg Butt e Thomas Kraft (foto abaixo).

Nada perto de uma coleção como a de Perroni, porque aqui algo especificamente ligado ao time de Munique, mas uma coleção pequena que permite escalar qualquer um para os jogos do time alemão, alguns deles agora já por ocasião da Copa Gerd Wenzel que acontecerá no dia 10 de novembro.




















LANCES RÁPIDOS

* Semana que vai fechando foi sensacional nas eliminatórias para o Mundial do Brasil em 2014. Alemanha e Suécia fizeram jogo de 8 gols, e o incrível foi a Suécia nos últimos 30 minutos de jogo buscar 4 gols para empatar a partida. A soberba do time alemão e principalmente a covardia de sempre de Joachim Löw foram decisivas para o resultado, além da garra sueca que mereceu o final alcançado. Klose, o interminável, marcou duas vezes e está a um gol de igualar o recorde de Gerd Müller com a camisa da Nationaleft.

* A França já nos acréscimos buscou um empate fora de casa contra a Espanha e manteve a boa disputa no seu grupo.

* O Uruguay na altitude de La Paz sofreu nova goleada, desta vez para a Bolívia de Marcelo Moreno. Forlán foi lamentável, uma geração que inclui Lugano e Loco Abreu, entre outros, precisa ser renovada. O 4 a 1 sofridos para os bolivianos deixam o Uruguay em situação preocupante.

Robson Marfa assumiu a Presidência da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa. Na nova gestão, o gaúcho André Marques, ex FGFM, foi alçado a condição de vice-presidente da regra disco, para nós aqui do sul o 1 toque de cavados e lisos. Sorte aos dois nos novos desafios, sorte a todos nós botonistas.




* Renato Portaluppi magoado por ter sido afastado do cargo de técnico pelo Presidente Paulo Odone, na eleição do Grêmio está pedindo votos para Koff no domingo. A turma de Koff caso vencedora demitirá Luxa e contratará Portaluppi ?

* Alex, ex futebol turco acertou com o Coritiba. Pelo jeito seu negócio não é mais dinheiro e nem mesmo vencer, pois Palmeiras e Cruzeiro e até mesmo o Grêmio pensavam na possibilidade de sua contratação.

* Nas mesas a atração do findi será a Copa da Inglaterra na AFUMEPA, em 12ª Edição. Cavados.

* Nos lisos a competição será no Rio de Janeiro com o Estadual da modalidade e que aontecerá na Portuguesa, na Ilha do Governador. Alenio, Marfa, Hércules e Horácio entre outros na briga pelo caneco.

* Grande partida do Grêmio contra o Flu pelo brasileiro, pena Kleber estar jogando muito pouco, quase nada, e os erros de Elano e Grohe no gol da virada carioca. Fernando bem que poderia estar curtindo um banco. A imortalidade falou mais alto com o empate com 10 contra o líder do campeonato no Rio.

* Vexame vermelho é quase uma redundância a esta altura. E a Tia segue. Foram avisados.

Uma dica de leitura do Gothe Gol. O livro onde Gustavo Machado dialoga com Ricardo Giuliani Neto, fala sobre política local, sobre os nomes que todos nós conhecemos na aldeia portoalegrense e gaúcha. Não concordo com todas as idéias do Giuliani, mas concordo que ele fala de forma direta e sem rodeios, um estilo que me agrada. Li de um só fôlego e recomendo.






* Na TV retornam os campeonatos da Europa após a pausa FIFA. Atenção na Premier League para o clássico Tottenham e Chelsea na ESPN Brasil já às 08:30hs no sábado.

* Na sequência às 10:25hs no ESPN HD rola Fortuna Dusseldorf e o líder alemão, o Bayern de Munique.

* Ainda no sábado é hora de ver o Grêmio no Olímpico diante do Coritiba às 18:30hs pelo brasileiro, Aposto que com uma vitória o Grêmio assumirá a vice-liderança do campeonato.

* No domingo na ESPN confira o time que enfrentará o Grêmio na inauguração da Arena. Às 13:25hs tem Hamburgo e Stuttgart pela Bundesliga.

RETA FINAL


Ontem no final da manhã tive o prazer de levar um grupo de amigos para conhecer a Arena do Grêmio em reta final de conclusão. Além da satisfação de poder ver em seus rostos a alegria de estarem vivendo um momento único, foi possível colher dados importantes da obra e de seu entorno. Foi possível também a todos contribuir financeiramente com o Instituto Desejo Azul, ação do Grêmio junto a crianças com pouca possibilidade de vida.

Acompanho o projeto Arena e participei dele, desde quando era uma idéia de malucos e estava apenas sobre mapas no papel, teve um tempo que nem isso era. Já estive na área dezenas de vezes, desde a pedra fundamental, terraplanagem, estaqueamento, etc, etc, etc. O arrepio ao ver a Arena é sempre o mesmo e certamente me acompanhará em todas as vezes em que for ver o Grêmio jogar.

Nas edições de sábado e domingo postarei algumas imagens da Arena do Grêmio produzidas ontem.

ESTRANGEIROS NO GRÊMIO





















O Grêmio em sua história contou com vários estrangeiros, Scotta, Nestor Scotta, entre os mais marcantes. O argentino marcou o 1º gol da história dos campeonatos brasileiros na vitória diante do São Paulo por 3 gols no Morumbi, que ainda teve mais um gol seu e um de Flecha.  O time do Tricolor Gaúcho em 1971 (foto abaixo) tinha em pé Jair, Torino Ari Ercílio (já falecido), Beto Bacamarte e Everaldo (já falecido); agachados Flecha, Caio, Scotta (morto em 2011 com apenas 53 anos) e Loivo.

Revelado no Unión Santa Fé de sua cidade natal, onde começou sua carreira profissional em 1968, Scotta em 1970 veio para o Grêmio, que teve que disputá-lo com o River Plate.

Confira todos os estrangeiros que atuaram ou atuam pelo Grêmio

Alemães - George Black (se eu não estiver errado um dos fundadores do clube), Edgar Booth, Gustav Mohrdieck e Bruno Schuback;

Argentinos - Eduardo Beheregaray, Beresi, Cejas, Germinaro, Chamaco Rodriguez, Ortiz, Oberti, Scotta, Sabella, Puma, Gabriel Amato, Leonardo Astrada, Saja, Fábio de los Santos, Schiavi, Herrera, Maidana, Máxi López, Escudero, Miralles e Bertoglio;

Boliviano - Marcelo Moreno;

Chilenos - Astengo, Jean Beausejour e Escalona;

Colombianos - Perea, Bustos e Palacios;

Francês - Danlaba Mendy;

Ingleses - Boore e Heill;

Panamenhos - Baloy e José Garcés;

Paraguaios - Laguardia, Kiese, Vera, Sinue Zardo, Arce, Rivarola, Tavarelli, Gavilán e Julio Rodriguez;

Peruano - Hidalgo;

Uruguayos - Julian Bertola, Nicanor Rodriguez, Sanguinetti, Ramón Castro, Fábio Castillo, Zunino, Cardaccio, Garibotti, Walter Corbo, Oyarbide, Ancheta, De León, Trasante, Loco Abreu, Pablo Hernández, Julio Rodriguez, Marcelo Lipatin, Orteman, Nestor Márquez e Richard Morales.





















EDITORIAL

DUENDES & EXTRATERRESTRES

Quisesse o Editor a “simpatia” fácil de seus pares, botonistas ou não, não escreveria uma só palavra neste Blog, melhor, não teria criado o Gothe Gol, ainda mais com este viés de tratar o Futmesa como esporte.

Há sim um certo desconforto, de todos, quando somos objeto de críticas, o elogio é sempre mais gostoso e palatável, mas não se pode ter um critério com os próximos e outro com os distantes.

Lembro que fiz crítica forte a condução técnica do Presidente Claudio Schemes em sua gestão “recente”, teria algum motivo para não criticar o atual Presidente pelos acontecimentos da Taça RS de lisos, na prática idênticos ?

Fiz crítica forte ao então Presidente André Marques pela mesmice de sua gestão, sua última gestão a frente da FGFM, teria alguma razão para não fazer as mesmas considerações em alguma outra gestão ?

É preciso frisar que todos são pessoas de bem, nenhuma irregularidade foi cometida em suas gestões, são críticas quanto aos acontecimentos, conceitos, condução, postura política, programa, etc. Parto do princípio de que todos de alguma forma querem um melhor Futmesa para o Rio Grande do Sul.

O Gothe Gol tem um único RESPONSÁVEL quanto a tudo que está publicado, o Editor, Ricardo Gothe. Mesmo o JBR que SEMPRE foi escrito a muitas mãos e assim segue, é de RESPONSABILIDADE do Editor.

O Gothe Gol não é uma Bíblia do Futmesa, acerta e erra em suas avaliações, comentários, análises e projeções, é mais uma opinião no meio botonístico. Para acessá-lo ou se usa o link de seus favoritos, caso ele esteja entre os seus favoritos, ou é imperiosa a necessidade de digitar seu endereço.

Em relação aos fatos e notícias publicados, não há uma única que não se tenha como comprovar a origem, a fonte e os próprios dados e informações de forma documental. Quando houve, por exemplo, uma articulação tentando tirar o Grêmio a época de uma competição (lembram?), denunciamos o fato e comprovamos com a publicação de documento do clube a correção do botonismo Tricolor. O autor da manobra DESAPARECEU.

Quando publicamos a saída de um botonista de associação da cidade de Pelotas, os motivos desta saída e projetamos os problemas futuros desta associação, houve contestação, irritação, mágoas, etc, mas comprovamos a notícia, ela se confirmou, e o projetado com a tradicional associação ocorreu na prática. Tantos outros exemplos poderíamos listar aqui de nossas publicações ao longo de mais de 9 anos de Gothe Gol.

Aqui só se CONFUNDE quem quer, pois o contraponto é democrático, vários outros botonistas possuem espaços aqui para opinar, possuem colunas semanais, quinzenais, mensais e o Presidente da FGFM espaço bimestral, a Zona de Comentários não sofre censura prévia, melhor, não sofre censura alguma, nosso critério é o da não utilização de palavras de baixo calão e de não permitir ataques pessoais e profissionais, e só.

Como sou o RESPONSÁVEL por TUDO que aqui está publicado, quem se sentir caluniado, magoado ou injuriado, etc, por algum conteúdo do Gothe Gol, pode expressar esta condição na Zona de Comentários, enviar email para o gothe@terra.com.br, ligar para o número 51 9962.8547, meu número pessoal, marcar um encontro para me questionar pessoalmente e inclusive me acionar judicialmente (direito de todos). Responderei em qualquer uma das instâncias a tudo que aqui registro e escrevo.

Se em determinado dia ao conferir meus relatórios de acessos, perceber que o Gothe Gol não tem mais leitores, que não agrada mais, deixo de publicá-lo imediatamente, não vou escrever para meia dúzia, me desculpo pela sinceridade. Vou então fazer uma última edição dizendo francamente que o Gothe Gol não tem mais a mesma aceitação atual e que por esta razão não vou mais atualizá-lo. 

Também posso parar de publicá-lo por falta de motivação e interesse, ou por não conseguir compatibilizar meu tempo com uma publicação que sempre primou pelo esforço de ser bem diagramada, interessante, inovadora e de bom conteúdo, o que provavelmente eu nem sempre tenha conseguido.

Mas enquanto o Gothe Gol for publicado, diariamente ou não, será segundo o preceito de tratar o Futmesa como esporte, e não como história sobre duendes e extraterrestres, terá que ser com conteúdo, com qualidade, com proposição de debate, com OPINIÃO, com humor e corneta. 

Não tenho nenhum constrangimento de frequentar qualquer ambiente botonístico e cumprimentar à todos, em função do que é publicado no Gothe Gol, faço isso com os próximos e os distantes, olho no olho, mesmo reconhecendo o desgaste que uma publicação com o perfil a que se propõe o Portal do Futmesa traz.

Quem puder comprovadamente demostrar o contrário do que está afirmado acima, que fique muita a vontade para fazê-lo. Estou e sempre estarei à disposição para qualquer debate. Os amigos devem ser aqueles que “simpaticamente” dispensam adjetivos, e o famoso tapinha nas costas. A citação é minha mesmo.

Um abraço,
Gothe – O Editor

NAVEGANDO




















Nossa especial saudação aos novos amigos de Bergisch Gladbach na Alemanha e Segovia na Espanha. Abraço aos internautas de Venâncio Aires, São Lourenço do Sul e Santa Rosa no Rio Grande do Sul, Camboriú em Santa Catarina, Maringá no Paraná, Campinas em São Paulo, Goiânia em Goiás, Escada em Pernambuco, Salto e Montevideo no Uruguay e Madrid na Espanha. 

Imagens

Goleiros by Gothe Gol
Marfa by Google
Arena by Gothe Gol
Estrangeiros by Google 
Cidades by Google 

14 comentários:

Rogério D. Feijó disse...

Camarada Gothe, em primeiro lugar gostaria de agradecer em público o convite feito a minha pessoa para conhecer o nova casa do co-irmão, em segundo lugar dizer que fiquei impressionado com o que vi, realmente IMPONENTE, parabéns aos gremistas por chegarem á um patamar que com certeza elevara e muito o nível futebolístico do nosso RGS, do fundo do meu coração desejo que O Grêmio possa desfrutar de muitas alegrias nessa nova casa desde que essas alegrias não me façam ficar tristes, por outro lado ver o Costumeiro Salão de Festas ser demolido é algo que não me agrada mas assim é a vida, o novo sempre vem...E por falar em eleições depois de ontem a minha tosse foi embora.
Abração

Rogérinho

Aldyr Rosenthal Schlee disse...

Rogerinho está de olho na vice-presidência.

Dr.Maia disse...

E o Inter esta em crise porque colocado na 6ªposição do Brasileirão. Imagina o que se diria se um time gaúcho caísse de divisão... hehehehe!

Gothe disse...

Amigo Roza,

teu comentário saiu truncado e com espaçamento gigante, solicito que repita sua participação.

Obrigado,
Gothe

Gothe disse...

Amigo Maia,

apenas pra aditivar o debate sobre teu comentário, a crise vermelha não se dá pelo 6º lugar no brasileiro que é muito mais produto da incompetência dos que estão atrás do 6º colocado na tabela, do que por outro motivo.

A crise se dá no Beira Rio por péssima gestão de tudo, da questão do estádio, do time, etc...

O clube merece um grande Presidente e não tem, o Davi não conhece futebol, a Tia nem é preciso dizer, o grupo é caro e não se paga, enfim, isso determina a crise.

Ainda bem que no caso a segundona está distante e não acontecerá, pois nestas condições, seria para algum tempo de permanência e não para um retorno imediato.

Não vai em minhas considerações neste caso nenhuma corneta, como é do meu costume fazer.

Um abraço,
Gothe.

lhroza disse...

LH.ROZA
Criticar é muito mais facil..o duro é não ter habilidade para apresentar as mudanças...

Rogérinho...o + rápido candidato "voluntário" sem remunerações, para auxiliar em prol da nova FGFM ???

Rogério D. Feijó disse...

ROZA, me dá um gole desse troço!!!

Camarada Gothe deixa a corneta pra quem sabe, quem disse que precisa de time para se retornar da segundona?
Abraço
Rogérinho

GOTHE disse...

Camarada Rogerinho,

não estou falando de time específicamente, mas até na crise é preciso para se recuperar, gestão. E o teu time, salvo prova contrária, hoje não possui gestão em nenhum setor.

Um abraço,
Gothe.

Rogério D. Feijó disse...

Já sei que tu entende bem dos assuntos !

Unknown disse...

Agora o editor se fazendo de vitima.

Gothe disse...

Prezado Quevedo,

como sempre uma interpretação forçada, mas tudo bem. Só estou reafirmando que você pode participar à vontade, e que não há mais nenhuma desculpa para muxoxos.

Um abraço,
Gothe.

Rogério D. Feijó disse...

Esse quevedo tá me parecendo demais com o ALMEIDA frequentador assíduo na na zona de comentários, huuuuummmmmm não sei não...Abraço
Atleta de Cristo

Gothe disse...

Camarada Rogerinho,

São estes "caras" que dão um tempero especial a brincadeira, rsrs... Mas deve ser primo, rsrs...

Um abraço,
Gothe.

Dr.Maia disse...

E o Gothe ta lendo muita ZH...