sábado, 13 de outubro de 2012

BATE-BOLA com SAMBAQUY




















O embrião da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa.


Em 9 de janeiro de 2006 recebi um e-mail do atual presidente da FGFM, meu filhão Daniel Maciel, no qual ele manifestava sua alegria ao comprovar o que eu havia contado sobre o início do movimento e sua organização. No site da FGFM, acionando o ícone Fundação, ele encontrou o seguinte relato:

Um longo caminho foi percorrido, por muitos idealistas e abnegados do futebol de mesa gaúcho, até a concretização do sonho de organizarem-se em torno de uma Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, reunindo todas as entidades praticantes da Regra Brasileira, modalidade Um Toque, no Rio Grande do Sul. Estas pessoas, ao longo do tempo foram gradativamente dando sua parcela de colaboração para que este objetivo fosse alcançado. O marco inicial foi à elaboração da Regra Brasileira, em 19/01/1967, na sede da Liga Baiana de Futebol de Mesa, em Salvador, quando uma comissão mista de gaúchos e baianos chegaram a um consenso na redação final, fazendo adaptações tanto da regra praticada na Bahia, quanto na regra praticado no Rio Grande do Sul. Esta comissão foi formada pelos desportistas Adauto Celso Sambaquy (RS), Gilberto Ghizi (RS), Adhemar Dias de Carvalho (BA), Oldemar Dória Seixas (BA), Nelson Carvalho (BS) e Roberto Dartanhã Costa Mello (BA). Daí em diante começou o incansável trabalho de demonstração e divulgação da Regra Brasileira em todo o Rio Grande do Sul, encontrando na região sul do estado e em Caxias do Sul, em especial, uma imediata adesão e propagação, sendo que em 1970 no 1º Campeonato Brasileiro, realizado em Salvador, os gaúchos já se fizeram presentes, e em 1972 a Liga Caxiense de Futebol de Mesa já promovia o 3º Campeonato Brasileiro, em Caxias do Sul.

Em 02/11/1973, no Clube Harmonia, na cidade de Canguçú, com a presença de 27 técnicos, de 13 cidades gaúchas, realiza-se o 1º Estadual de Futebol de Mesa, disputado na Regra Brasileira. Nesta oportunidade surgiu o primeiro embrião da FGFM, pois foi decidida na Assembléia Geral da competição, por proposição de Adauto Celso Sambaquy, a criação de um órgão que coordenasse as diversas Ligas já existentes, praticantes da Regra Brasileira no Rio Grande do Sul. Por indicação do Sr. Talai Djalma Selistre foi aprovado, por unanimidade, que este órgão teria sede em Caxias do Sul e adotaria o nome de UNIÃO DAS LIGAS DE FUTEBOL DE MESA DO RIO GRANDE DO SUL. Uma curiosidade ocorrida neste evento foi a presença, na condição de presidente do Tribunal de Justiça da competição do Sr. Antonio Carlos Martins, botonista carioca que conquistara o Campeonato Brasileiro do ano anterior, realizado em Caxias do Sul.

Esta entidade, de maneira informal, centralizou e organizou o futebol de mesa gaúcho até que em 24/04/1982, na Sociedade Italiana Anita e José Garibaldi, na cidade de Santana do Livramento, foi fundada a UNIÃO GAÚCHA DE FUTEBOL DE MESA, que a sucedeu e cujos estatutos foram formalizados e legalizados, contendo 23 artigos, regulando todo o funcionamento da entidade e do futebol de mesa do Rio Grande do Sul, sendo eleito como seu primeiro presidente o Sr. Cláudio Schemes, tendo como vice-presidente o Sr. Dirney Bottino Custódio. Além destes, subscreveram o estatuto da UGFM os senhores José Cláudio Rocha Perez, Amador Alves Branco Afonso, Luiz Alfredo De Boer e José Bernardo da Rocha Figueira. Em 1983 assume como presidente da UGFM o Sr. Dirney Bottino Custódio, tendo como vice-presidente o Sr. Aldyr Garcia Schlee. Em 1985 é eleito como presidente o Sr. Gilboé Langaro Mendes, tendo como vice-presidente o Sr. Sérgio de Oliveira. Esta nova direção da UGFM tinha como meta principal de sua gestão a fundação da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa e atinge seu objetivo no dia 11/01/1986, em reunião realizada no Campestre Tênis Clube, na cidade de Passo Fundo, onde foi aprovado o Estatuto de fundação da FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL DE MESA, que foi publicado no Diário Oficial do Estado em 17/02/1986, e registrado no Cartório de Registros Especiais da Comarca de Passo Fundo, no livro A, nº 3, folhas 80 verso e 81, sob o nº 1041, em 30/07/1986. A inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda (CGC/MF) recebeu o número 90.618.422/0001-18, sendo que obteve o Alvará do Conselho Regional de Desportos em 24/02/1987, emitido sob número 527/87. A FGFM substitui a UGFM passando a fazer parte da FGFM todas às normas e regulamentos vigentes a época da UGFM.














A primeira diretoria da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa foi composta pelos seguintes membros:

Presidente: Gilboé Langaro Mendes
Vice-Presidente: Sérgio de Oliveira
2º Vice-Presidente: Dirney Bottino Custódio
Conselho Fiscal: José Bernardo da Rocha Figueira, Mário Osório Marona, Paulo Roberto Soares Monteiro, Almiro de Oliveira e Telmar Bauler.
Diretor do Dep. De Relações Públicas: José Ernani Almeida
Diretor do Dep. Financeiro: Julio Cesar Porto
Diretor do Dep. Jurídico: Antonio Carlos Felkl
Diretor do Dep. Técnico: Clair Pereira Marques
Diretor do Dep. Administração: Rubens Posser

Esse foi mais um sonho realizado.

Trechos de correspondências de Oldemar Seixas





















Oldemar sempre manteve correspondência comigo e falava das dificuldades de manter seu programa no ar, recorde de tempo, pois hoje já se somam 36 anos de atividade.

Mas, em 09 de julho de 2005, ele cita o seguinte:

Não sei se o irmão já tomou conhecimento do falecimento de Jomar Moura. O que aconteceu foi muito triste. Ele, que sofria de Doença de Chagas, quase morreu jogando botão. Estava no clube 2004, terminou de jogar uma partida, foi até a lanchonete comer um sanduíche e beber um refrigerante. Sentou numa cadeira no salão de jogos e de repente faleceu... Foi mais uma perda, depois das mortes de Ademar, Webber e Valério.

A vida é assim mesmo, o tempo vai passando e o dia de cada um vai chegando. Não sei quando vou, mas estou tranqüilo com minha saúde. Todos os exames foram feitos para a cirurgia (operou uma hérnia) e graças a Deus estou bem. Tenho jogado pouco. Apesar da relativa segurança da defesa, preciso recuperar a pontaria em gol. Hoje jogo apenas para me divertir.
Mando um abraço para minha cunhada, sobrinhos e para você Samba, o irmão que eu não tive durante longos anos de minha vida, os votos de muita felicidade, saúde e paz de espírito. Do irmão Oldemar Seixas.

Em 22 de maio de 2006, depois de contar sobre a sua vida e de seus familiares, cita: Agora a novidade. Imagine a minha alegria ao voltar ao futebol de mesa. Como agora o meu programa passou para o horário das 13 às 14 horas e tenho tempo à noite e aos sábados, aceitei o convite de Edmilson Aragão, para disputar o campeonato da Liga Tricaixa, localizada na própria residência dele. Um salão, no andar superior, com cinco mesas da melhor qualidade. Dos mais conhecidos, o campeonato conta com os amigos Giovani Moscovits (que foi campeão em Jaguarão), Hosaná Sanches e Jomar Maia Silva. Agora, outra novidade. Entrei ganhando a 1ª Taça, como campeão do torneio início. Foram 3 chaves de 4 botonistas, saindo 2 de cada chave. Depois duas chaves de 3. Na final contra Antonio Luiz, jogo 0 x 0, com tudo indicando que teríamos uma prorrogação de 10 minutos. Acontece que no finalzinho, tirei a defesa dele, entrei na área pela direita e na tentativa dele em cortar e ganhar o tiro de meta, errou, deu pênalti. Coloquei na marca e mandei colocar e o relógio tocou. Foi o último lance e.... goal. Fui o campeão voltando a sentir a mesma emoção de tantas vitórias passadas, e olhe que já vou completar 70 anos bem vividos e com saúde.

Não sei se no campeonato vou conseguiu uma boa colocação, mas o importante é competir. Fui muito elogiado, com todos admirando o rendimento do velho Ypiranga, depois de tanto tempo parado e sem treinar.

Em tempo: meu programa completou 30 anos no dia 25.04.2006. À noite, no centro do campo da Fonte Nova, antes do jogo Bahia x Colo Colo recebi das mãos de Sorato uma placa de prata, homenagem do Bahia.

Junto enviou um jornal denominado “Em Revista” da Associação Tri Caixa de Futebol de Mesa, que publicou o seguinte comentário:

Oldemar Dorea Seixas

Um dos grandes mentores do Futebol de Mesa Brasileiro, quando entrou em campo, mostrando a mesma categoria do passado, jogando no presente. Foram partidas onde a arte em muitos lances, a unha sobrepujando a palheta, a astúcia em esconder uma bola quando a defesa estava em cheque, as coberturas na sua retaguarda para impedir o gol de seu opositor. Lançamentos perfeitos no vazio do campo adversário e chutes precisos, estufando as redes de seus oponentes, levaram Oldemar Dorea Seixas, o velho Ypiranga a conquistar o título de 2006, da Associação Tri Caixa de Futebol de Mesa. Parabéns grande Campeão.

Mandamentos do Botonista na Internet.

Não existe regra ruim e sim, opções e gostos diferentes, respeite, procure conhecer e se possível jogar todas elas, esmo que tenha sua preferência e não menospreze as outras. FAÇA CRESCER O BOTONISMO.

Seja sempre honesto em qualquer situação, mesmo que não seja favorável a você. É MELHOR PERDER HONESTAMENTE QUE VENCER SABENDO QUE ESTÁ ENGANANDO A SI E AOS OUTROS.

Procure saber tudo sobre o tipo de botão que você joga, principalmente o material de que é fabricado, tamanho, ângulo, peso, altura, sua melhor posição para o chute, etc... SEJA DETALHISTA, SE VOCÊ NÃO CONHECE NEM SEUS BOTÕES NÃO PODE CONHECER O ADVERSÁRIO.

Faça do botonismo o seu hobby preferido. EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA NÃO TROQUE SEU JOGO DE BOTÃO POR OUTRO ESPORTE.

Zele pelos seus botões, mesmo que outras pessoas os achem feios ou mal feitos, mantenha-os sempre limpos e bem guardados, tenha sempre consigo o material necessário para a limpeza e conservação. O IMPORTANTE É SEMPRE TER UM TIME EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE JOGO.

Treine sempre, faça o maior intercâmbio possível, não se preocupe com o placar do treino, procure fazer jogadas mais difíceis nesse treino para melhor aproveitá-las nas circunstâncias de sua necessidade em jogos oficiais. JOGO É JOGO, TREINO É TREINO.

Controle o sistema nervoso, procure sempre manter a calma, se concentre apenas no jogo e não se influencie com o extra campo ou com a qualidade da bola ou do campo. AS CONDIÇÕES SÃO IGUAIS PARA AMBOS E SEU NERVOSISMO SÓ FAVORECE O ADVERSÁRIO.

Procure se concentrar no tempo de jogo, com esse treinamento, depois de algum tempo você saberá se o jogo está no fim. ALGUNS SEGUNDOS PODERÃO SER IMPORTANTES NO FINAL DA PARTIDA.

Não existe jogo fácil, jogue com a mesma responsabilidade todos os seus jogos, tenha sempre uma tática de jogo para sua necessidade, saiba como jogar precisando vencer, empatar ou até perder. O MENOSPREZO AO ADVERSÁRIO É O MAIOR ALIMENTO DA ZEBRA.

Nunca jogue de costas, ou seja, com a paleta voltada para você, dê a volta no campo e jogue de frente, toda a jogada é importante, a sua negligência pode causar um resultado inesperado.
Conheça as regras do jogo, somente assim você poderá ter um bom desempenho e estará em comunhão com o adversário.

Seja sempre um bom desportista, aceitando a derrota como um indicador de suas falhas, ou mesmo como um elemento aprimorador para suas falhas.

Não faça alaridos de sua vitória, encabulando o adversário. COMEMORE SEM ZOMBAR.

Não trate o seu adversário como inimigo, afinal sem ele o seu lazer seria impossível.

Não use meios ilícitos para chegar a uma vitória e nem para conseguir que o adversário a consiga. SOMENTE DESSA FORMA SUA CONQUISTA SERÁ LEGÍTIMA.

Abdique-se de um lance que aparentemente lhe seja favorável, mas que você percebeu claramente o equívoco.

Não culpe seus botões por um lance infeliz, eles estão sob o seu comando.

Ganhar ou perder, não se trata de algo totalmente previsível. Se assim fosse não haveria expectativas, ou qualquer outro tipo de emoção.

Seja educado, não discuta. CONVERSE.

Material retirado do blog da AFM, copiado da Franzen.

Dia do Botonista – 14 de fevereiro.



















Geraldo Cardoso Décourt é, sem dúvidas, o precursor do que nós conhecemos hoje como futebol de mesa no Brasil. Por volta de 1929 ele batizou de celotex, que era o material usado para a confecção das mesas, ao jogo que ali iniciava a sua caminhada como esporte. No ano seguinte lançou o primeiro livreto de regras, denominado Regras de Futebol Celotex.

O dia e mês do nascimento de Décourt, (14 de fevereiro de 1912), foi oficializado pelo Governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, no ano de 2001, como o DIA DO BOTONISTA.

Oficializado através da Resolução nº 14, de 29 de setembro de 1988, acatando ao Of. Nº 542/88 e ao Processo Nº 23005.000885/87-18, baseado na Lei Nº 6.251, de 8 de outubro de 1975 e no Decreto Nº 80.228, de 25 de agosto de 1977, assinada pelo seu então Conselheiro-Presidente Manoel José Gomes Tubino, o CND (Conselho Nacional de Desportos) reconhece o Futebol de Mesa como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão.

3 comentários:

Daniel disse...

Simplismente sensacional, mais uma vez o grande mestre nos passa na integra as histórias do nosso futebol de mesa.
Recordar é viver.
Muito obrigado mestre.

Dani Junqueira

Maurício disse...

Excelente matéria... Parabéns e muito obrigado!!!

Um grande abraço, Chambinho!!!

lhroza disse...

LH.ROZA
Meu amigo futmesista, o que + comentar ???
Você simplesmente nos faz recordar grande momentos, e relembrar nomes que ser tornaram ÍDOLOS dessa gurizada...
1 forte abraço..