sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA




















Foi no distante 17 de fevereiro de 2008 quando migrava o Gothe Gol do IG para o Blogger, que tomei contato com uma nova ferramenta da rede, o Google Analitycs, foi então que resolvi arriscar uma experiência diferente, atualizar diariamente o Blog.

Na realidade era uma grande maluquice para um espaço não profissional, sem equipe e sem uma melhor estrutura. Até então o Gothe Gol apesar de várias vezes atualizado na semana, obedecia uma "desordem" via demandas, poderia ter 3 post's num único dia, e não ter nenhum no dia seguinte. Imaginei que seria uma experiência interessante, passível de boas avaliações, mas que não iria longe.

Mas o Google Analytics não era um mero contador de acessos, nem mesmo informava apenas os paises de origem destes acessos, estabelecia um novo patamar no monitoramento de sites e blogs. Quantos internautas de fato visitavam o Gothe Gol ? De que cidade eram procedentes ? Qual o tempo médio que dispensavam a leitura da página ? Quantas vezes um Web leitor frequentava o espaço num mesmo dia ? Qual a taxa de rejeição ? Quantas exibições de página tinha o Gothe Gol ? Acessavam de forma direta, por outra página onde estávamos linkados ou através de páginas de pesquisa ? O Futebol de Mesa teria público para uma página diária do esporte ?

Os primeiros resultados foram reveladores e surpreendentes, o número de acessos reais muito acima do que qualquer um poderia supor para um público tão segmentado.

O Gothe Gol viu seu trânsito de navegadores que já era muito bom triplicar, era preciso seguir pois havia motivos, imaginei que se alcançasse a marca de 1 ano de atualizações diárias, estabeleceria um tempo inédito e "imbatível".

Foi preciso então uma organização diferente para a tarefa. Passamos a estabelecer pautas para espaços "fixos" que permitissem os internautas identificarem os dias preferidos para a sua leitura caso não fossem navegar todos os dias.

Assim nasceu o FRIDAY, depois o LANCE NO BLOG, LANCE DE DOMINGO e o BREAKFAST e séries especiais como o GOTHE CROMO GOL.

Diversificar a visão sobre mesmos temas também era preciso, vieram então colaboradores, colunistas semanais, quinzenais, mensais, bimestrais.

Era preciso aumentar a participação dos navegadores, as enquetes ganharam mais espaço, surgiram as promoções, a política de uma Zona de Comentários efetivamente democrática mostrou-se acertada. A isto tudo juntaram-se os "esqueletos de edição", não poderíamos dispor mais do que 20 minutos por dia para as atualizações, usamos e abusamos do timer.

O mosaico acima mostra diferentes locais e situações onde o Blog foi atualizado, mesmo diante de alguns obstáculos. Com um simples smartphone, com um note, lan houses, em estádios, aeroportos, hotéis, táxis, bares, praias, restaurantes, em qualquer situação dentro ou fora do país, fosse no brasileiro de Futmesa em Porto Alegre ou na Copa do Mundo FIFA na África do Sul, o Gothe Gol foi atualizado todos os dias.

Hoje, neste 17 de fevereiro quando completamos 4 anos desde aquela idéia maluca em 2008, é impossível deixar de olhar para trás e não sentir uma enorme satisfação. Os dados são mais do que evidentes, o Futmesa apesar das dificuldades nestes novos tempos tem espaço para mais, e a rede é o melhor caminho para mantê-lo vivo.

LANCES RÁPIDOS

Julinho (foto) enfrentará a Antonio na decisão do Tchezão, torneio de cavados da ABP. Joga pelo empate. O 3º lugar será definido entre Celso e Paim. O que tem sequência é o Primeirão, que como o nome já diz, dá início a era de lisos na ABP.





* Com quase 150 votos eletrônicos nossa ENQUETE agora aponta mais claramente para uma preferência dos internautas. A crença por enquanto é de que nos cavados a AFM Caxias desbancará a Riograndina do topo do Ranking da FGFM no biênio 2012/2013.

* Futmesa no carnaval brasileiro ? Parece que ficará mesmo sob responsabilidade da Copa da Folia no Rio de Janeiro, no sábado. Vamos conferir.

* Poucos jogos na TV em pleno carnaval. Na ESPN às 15:30hs rola Freiburg e Bayern de Munique pela Bundesliga no sábado.

* No domingo 18:30hs também na ESPN pelo espanhol acontece Barcelona e Valencia.

Rivera no Uruguay e seus doces, jornais e cervezas é uma combinação que aprecio para descansar. Os feriados de carnaval e páscoa são ideais para o passeio na fronteira, mas este ano fico em Porto Alegre. Questões de saúde na família me impedem de deixar a cidade e a solução será transitar pela piscina do clube, parques, restaurantes e o Grêmio no Passo D'Areia pelo Gauchão.



O argentino Facundo Bertoglio chega hoje ao Grêmio direto do futebol russo, e o uruguayo Cristian Rodriguez que está no Porto se fala que está próximo do Tricolor. Os meias estão chegando, falta o zagueiro experiente. O jogo diante do São José poderá ter como atrações a estreia de Souza que veio do Porto e a volta de lesão do Léo Gago. O meio sem Fernando deverá ser observado, assim como o retorno de Saimon na defesa. Fosse Caio Jr. e pouparia Marcelo Moreno no campo sintético do Passo D'Areia e usaria André Lima. Não me agrada pelo risco de lesões o campo artificial da zona norte de Porto Alegre.


TODO DIA É DIA DE FUTMESA NO GOTHE GOL




















Edgar fecha a Promoção de Verão do Gothe Gol que dará ao vencedor uma camisa oficial do Grêmio autografada pelos craques Kleber e Marcelo Moreno, em comemoração aos 4 anos de atualização diária do Portal de Futmesa. Paisagem perfeita dos Aparados da Serra no Rio Grande do Sul foi enviada junto a foto do Edgar e a parceria canina que também veste a Tricolor.

Após o feriado de carnaval, assim que acertado com o Marketing do Grêmio, estaremos fazendo o sorteio inicialmente previsto para o dia 20, mas que só posteriormente verificamos estar em meio ao feriadão.

Nosso agradecimento a todos os que participaram e que patrocinaram o sucesso total da promoção e um agradecimento especial ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense pelo apoio.

NAVEGANDO


















Saudação especial ao novos amigos de Caratinga em Minas Gerais. Nosso abraço hoje aos amigos de Diadema e Indaiatuba em São Paulo, Foz do Iguaçu no Paraná, Porto Velho em Rondônia, Buenos Aires na Argentina e Belgrado na Sérvia.

Imagens

Mosaico Gothe Gol by Gothe Gol
Julinho by ABP
Rivera by arquivos do Gothe Gol
Cristian Rodriguez by Clic RBS
Edgar by cortesia Edgar
Caratinga by Google

6 comentários:

Ítalo Petrecheli Bigliardi disse...

Grande Gothe, parabéns por mais essa conquista, 4º aniversário de atualizações diárias! Para mim é um prazer fazer parte dessa história com a coluna paixão colorada, espero conseguir alcançar as expectitivas suas e dos web-leitores do Gothe Gol! Grande abraço

Ítalo Petrecheli Bigliardi - UPFM

Ítalo Petrecheli Bigliardi disse...

voltando ao comentário anterior, minha curta história até o momento, com 4 colunas, espero prosseguir por um longo período!!!

Grande abraço

Ítalo

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Gothe,
Parabenizá-lo é apenas o lugar comum de todos os botonistas que apreciam uma boa leitura. Você conseguiu fazer um jornal diário do futebol de mesa ao alcance de todos os botonistas brasileiros e aqueles espalhados pelo mundo.
Fico feliz em diariamente estar focalizando os comentários, as noticias e me atualizar com tudo o que é publicado há quatro anos, DIARIAMENTE.
Um grande e fraternal abraço com os meus desejos que continues a escrever para todo o sempre.

lhroza disse...

LH.ROZA
Amigo RICARDO...
O que mais comentar ??? depois que o nosso "ÍCOME" AC.SAMBAQUY, postou suas sábias palavras...
Venho sauda-lo pela comemoração do 4º Aniversário, deste que tornou-se leitura obrigatória de todos nós "futmesista" nacionais e os LOS HERMANOS tb.
1 orte abs.

Maurício disse...

Parabéns ao amigo Gothe pelo entusiasmo e perseverança com que vem conduzindo este excelente jornal eletrônico do nosso querido futebol de mesa!!!

Grande abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

Rogério D. Feijó disse...

CAMARADOWISKI GOTHE, cara os inovadores sempre são recompensados!
Você fez algo do tipo: "... nós gaúchos temos orgulho de dizer..." o GOTHEGOLPLUS é daqui!!!
Parabéns, siga em frente e aprimorando aquilo que já é muito bom!!!
Obs.:
Como está o teu mano?
Abração
Rogerinho