quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O LANCE NO BLOG




















Diz a lenda que há botonista que é chamado pela "patroa" para cama às quatro horas da manhã para bater o ponto que anda cheio de "falhas", porque as véperas de jogos "importantes" anda conferindo suas "estatísticas" diante de fulano ou beltrano que vai enfrentar na rodada seguinte.

História ou não e separando as neuras e excessos conhecidos por alguns, todos nós temos lá de forma organizada ou bagunçada os nossos números, vitórias, empates, derrotas, gols marcados, gols sofridos, canecos conquistados, etc.

Tem até botonista que jura que não tem anotação alguma e que isso não tem a menor importância, mas todos os "loucos" sabem que é conversa fiada, cada um tem suas "anotações". Nos blogues espalhados por aí as estatísticas aparecem principalmente quando favorecem seus autores, aqui no Gothe Gol não é muito diferente.

Mas depois de levar 3 gols em amistoso do Bayern diante do QPR de Dani Junqueira na última quinta-feira, e dizer para o meu adversário que não lembrava a última vez que havia tomado 3 gols numa derrota, resolvi ir a campo, digo, ir as minhas estatíscas verificar o fato, então achei que nada seria melhor do que publicar meus maiores micos nas mesas.

Com números digitalizados a partir de 2001 (1999 e 2000 só tenho em papel), resgatei 11 pérolas dos micos para a conferência dos internautas. Em uma pesquisa muito rápida dos resultados pode ter escapado algum. Aí vão eles !

31 de março de 2001 - Estadual Especial - Bayern 1x5 Fluminense (Julinho/Passo Fundo);

29 de junho de 2002 - amistoso - Bayern 0x5 Botafogo (Carlos Kuhn/Porto Alegre);

06 de julho de 2002 - Estadual Especial - Bayern 1x4 América MG (Osmar/Pelotas);

17 de outubro de 2004 - amistoso - Esportivo 0x3 Barcelona (Ricardinho/PortoAlegre);

18 de abril de 2005 - Troféu Tricolor Gaúcho - Bayern 0x6 United (Leon/Porto Alegre);

03 de maio de 2005 - amistoso - Bayern 1x7 United (Leon/Porto Alegre) Revanche ! rsrs... ;

09 de novembro de 2005 - Copa João Bosco Vaz (final) - *Bayern 1x0 United (Leon) Ufa ! rsrs... ;

04 de março de 2006 - Copa Mimo - Grêmio 0x3 Grêmio (Azambuja/Porto Alegre);

29 de abril de 2006 - Bundesliga - Bayern 0x4 Schalke 04 (Schmitz/Porto Alegre);

24 de novembro de 2007 - Taça RS - Bayern 0x3 Brasil (Moraes/Pelotas);

23 de agosto de 2008 - amistoso - Schalke 04 0x3 Estudiantes (Otávio Germano/Porto Alegre);

1º de maio de 2010 - Lagoinha - Fluminense 0x3 Boca Juniors (Marcus/Porto Alegre);

Resposta para a pergunta que fiz a mim mesmo depois de levar 3 do Dani dias atrás ? Fazia 2 anos, 5 meses e 25 dias que o Editor não levava 3 gols em uma derrota nas mesas.

* O futebol é mesmo engraçado, também o de mesa, no ano em que levei as duas maiores goleadas na regra brasileira, ganhei do mesmo adversário (Leon) o caneco de uma Copa que homenageava o jornalista João Bosco Vaz pelo Ranking do Grêmio, e a vantagem do empate era dele, ou seja, micos não traumatizam ninguém, rsrs...

LANCES RÁPIDOS

* Uma verdadeira equação vai dobrando o time do Grêmio neste final de temporada, o desgaste físico, as consequências técnicas e é claro o resultado disso, ou seja, os resultados. O Grêmio da metade do 2º tempo contra o Millonários no Olímpico pela Sul-Americana foi constrangedor, um time sem a ambição de uma maior vantagem que lhe trouxesse a tranquilidade em Bogotá no dia 15 próximo. O 2º gol pode fazer falta.

* Depois de Copa do Mundo e Arena, provavelmente me lanço a novos desafios em 2013, após umas férias com direito aos filhos, aos velhos amigos (os joelhos não permitem mais o futebol e o tênis), leituras charutos, cervejas e o Gothe Gol de Verão. Estarei então focado em projetos especiais para a cidade de Porto Alegre, entre eles o Cais do Porto, Orla, nova ponte e resíduos sólidos. Mas a minha menina dos olhos será uma nova atração para a capital, um aquário oceanográfico gigante, fica o anúncio aqui em primeira mão, e sem recursos públicos envolvidos. Já duvidaram da Copa, já duvidaram da Arena do Grêmio, nada como os desafios. Duvidem !

* Mano convoca mais uma vez para o jogo do Brasil, desta vez diante da Colombia em New Jersey, Damião, jogador de pouco ou nenhum resultado no 2º semestre deste ano, e deixa de fora Fred do Fluminense. Será que um dia Mano consegue fazer Damião pegar preço ?

Quem confirmou presença ontem na Edição 2012 da Copa Gerd Wenzel, é o botonista e amigo Luis Felipe Lobato do GEL de São Lourenço do Sul. Sempre a frente do leme do tradicional Lagoão, no final deste mês de novembro estará tortalmente dedicado a Taça RS de cavados da temporada e a Iª Taça São Lourenço do Sul de Veteranos. Lobato será o manager do Stuttgart, cujo maior acionista é o "Barão paulista" Ricardo Bacci Acunha.

* Nos lisos depois de mais uma rodada do interno de Caxias, Pizza Filho lidera na série A e Aramis na série B.

AS CABEÇAS E AS CIDADES



















Contabilizo minha segunda passagem pela área de planejamento da cidade, estive a frente desta pasta na outra oportunidade em 2007/2008, e o aprendizado com urbanistas, arquitetos e engenheiros, muitos deles com mais de 30 anos de serviços prestados a Porto Alegre é fantástico.

Trouxe de minha parte como colaboração a articulação para que os projetos tenham facilitados seus fluxos, a proximidade e alinhamento político com o Prefeito (estamos juntos no processo por quase 20 anos) e a determinação de avançar nas decisões em um tempo repleto de ações externas, em terrenos complexos e de contrapontos consistentes, Ministério Público, Conselhos dos mais diversos, Tribunal de Contas, mídias das mais diversas, lideranças populares, etc, etc, etc. Em resumo, não pipoco, procuro com base técnica, jurídica e senso político, que a SPM tenha sua visão e suas posições.

Aprendi com todos estes profissionais que por maiores que sejam os investimentos, projetos e ainda as realizações que possamos propiciar como gestores do desenho urbano, seu desenvolvimento e perfil estético, nunca transformaremos uma cidade em algo diferente do que é a cabeça de seu público, de seus moradores, de seus cidadãos, a menos que possamos miscigená-la ininterruptamente.

Copacabana não pode estar em Porto Alegre, nem as ciclovias de Amsterdam e assim por diante, seria preciso trazer junto cariocas e holandeses. Mas adaptações são possíveis. Desde que "assumida" por portugueses, o lugarejo, a vila, etc, até transformar-se em cidade e a "grande" metrópole que é hoje, Porto Alegre experimentou seus melhores momentos enquanto recebia novos habitantes via porto, em navios abarrotados de lusitanos, alemães, italianos, outros brasileiros e demais povos.

Com eles não vinham apenas força de trabalho, mas sobretudo novas visões de vida e um horizonte cultural diferente. Melhor ou pior ? A resposta segue a mesma, diferente. A partir do momento em que a ocupação dos espaços da cidade passou a ser resultado de um movimento "quase" unicamente interno ao Estado, o preenchimento de espaços como objetivo primeiro de novas oportunidades, sem agregar necessariamente um experiência de vida mais contemporânea e cultura maiores, então experimentamos um ciclo que de certa forma perdura até hoje, talvez levemente rompido pela chamada globalização em todos os setores, ou seja, um ciclo levemente amorfo.

Uma cidade não é os seus viadutos, túneis, arenas, vias expressas, shoppings, edificações do todo tipo e mesmo grandes propostas de planejamento, uma cidade é as cabeças de suas pessoas, e será do tamanho exato destas cabeças e suas idéias de vida, cultura, convívio, etc.

Tanto assim que um indivíduo pode ser extraordinário em São Sepé, e minúsculo em Tóquio ou Nova Iorque. Onde exatamente a intervenção urbana pode ser positiva para a alteração do perfil de seus cidadãos ?

Quem compôs suas virtudes e defeitos em Porto Alegre, dificilmente irá colaborar com um pensamento de vanguarda em Paris (não é uma regra estática), não será transformador para aquele espaço, mas pode individualmente estabelecer uma relação de sucesso com ele. Você jamais terá uma cidade cosmopolita ao absorver apenas o fluxo interno de pessoas de uma região, precisará ser suficientemente atrativo para receber pessoas de fora deste universo.

E é neste esforço que o desenho urbano, suas proposições, obras e investimentos pode de fato atuar diretamente na alteração do perfil básico dos moradores de um determinado centro, tendo a capacidade de oferecer possibilidades de ter o mundo ao seu redor, e não só ser dormitório de quem deseja colocar o seu mundo de origem na ordem do dia, tê-lo todos os dias debaixo de seu travesseiro, travesseiro trazido na travessia entre sua origem e a cidade que pretendeu adotar.

Sou favorável a volta dos bondes para Porto Alegre, cheguei a andar em alguns da linha da avenida Protásio Alves, mas eles teriam que retornar em linhas turísticas, não é um modal que possa hoje atender o transporte de massas, nem que eu bata o pé. É simples.

COLOCA por JBR




















DUDU EM PELOTAS

Analistas políticos esforçam-se em obter uma resposta para a vitória do PSDB no 2º turno das eleições municipais em Pelotas contra o petista Marroni, mesmo que a Senadora Manu... digo, Ana Amélia Lemos, tenha apoiado o candidato Tucano depois de ser a pé frio da candidata comunista na capital dos Gaúchos. A reposta foi encontrada por cientistas da USP que concluíram que conhecido professor universitário, pesquisador e super pé frio local, apoiador de Eduardo, o Prefeito eleito, ter viajado para a Oceania as vésperas do pleito, foi decisivo. Há suspeitas de que o partido dos trabalhadores pelotense fez de tudo para que o Professor não embarcasse. Também se especula que a viagem ao afastado continente tenha sido resultado de pressões de candidato derrotado a Reitoria da Universidade Federal existente na cidade e até mesmo de parente que concorreu a Vereador.

AINDA NA ZONA SUL

Quem lança novo plano de sócios é o São Paulo de Rio Grande. O sócio torcedor pagando mensalmente 5 reais terá direito a todos os jogos, uma ida rápida ao único banheiro da arena Aldo Dapuzzo e a cobertura legal da inigualável natureza riograndina. Aviso de utilidade pública: Caso você tenha qualquer tipo de deficiência física, o plano não estará a sua disposição.

PIPOCA GAÚCHA

Poderemos não ter um campeão gaúcho em Salvador, mas pipoca sulista vamos ter à vontade.

MÃO

Alguém viu realmente a mão de Barcos no gol legítimo de mão do Palmeiras no jogo contra os vermelhos ?

CROMO

Fui convidado para ser um dos próximos GOTHE CROMO GOL. O Cromo do Jotinha com certeza será aquela figurinha difícil do álbum, hehe...

MP

Importante está decisão tomada de que a Arena não poderá vender cachorro quente com molho branco.

SERGIPANO

A Federação Sergipana que costuma fazer aqueles estaduais com 8 turnos e a repescagem da repescagem tá fazendo escola. Aqui tem campeonato que começa sem que outro tenha conhecido o campeão e outras zorras afins.

TABELA

Olhando as tabelas do brasileiro de lisos da especial e do sênior também, é preciso elogiar o espírito turístico de alguns nobres botonistas. Afinal, Salvador vale a pena.

NOSSA LICHTENSTEIN

Definitivamente o brasileiro boliviano MM não será convocado para a seleção da Cidade Baixa. Vão chamar o Damião, provavelmente.

NAVEGANDO

Nosso abraço hoje vai para os amigos de Guaporé no Rio Grande do Sul, São Carlos, Diadema, Serrinha e Araraquara em São Paulo e Alverca em Portugal.

Imagens

Montagem Mico by Gothe Gol
Arena do grêmio by Google
Lobato by Google
Banner COLOCA by Gothe Gol

Nenhum comentário: