segunda-feira, 19 de novembro de 2012

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















Bem, este é o homem que salvou os Gaúchos em Salvador na Bahia no brasileiro de Lisos. É só um menino ?

Bem, este é o menino Campeão Brasileiro de juniores dos Lisos 2012. Haviam apenas 7 jogadores ? E aí ? Havia mais um Gaúcho, o Hemerson e outros 5 baianos, e a festa estava pronta para a baianada. Aliás a baianada não levou nada !

Deu Pica Pau, deu AFM Caxias, deu Rio Grande do Sul !

Pica Pau jogava pelo empate na decisão frente ao baiano Iago Chagas, mas fez mais, Pica Pau venceu por 3 a 2 a decisão e foi a festa Gaúcha em Salvador.

Pica Pau nesta temporada ganhou na categoria o torneio da Festa da Uva, o Estadual e o Centro Sul, e chegou as semi do Estadual de cavados sem nunca ter jogado nesta modalidade.

Nada acontece de graça ! Parabéns Pica Pau ! Todos nós te agradecemos.

LANCES RÁPIDOS

Foi espetacular a final do Mundial do Futsal na Tailândia. Depois de um empate em 2 gols, onde o gol de empate saiu dos pés dos poucos minutos de Falcão na quadra, o título veio a 30 segundos do fim da prorrogação através de Neto, melhor jogador do torneio. Foi mesmo de muita adrelina a vitória do Brasil sobre a Espanha que deu aos brasileiros seu 7º título mundial.


* A decisão da F1 ficou para o GP Brasil, muito bom para quem estará ou poderá ir a São Paulo. Vettel e Alonso na briga é garantia de uma grande corrida.

* Radek Stepanek jogou muito diante de Almagro e levou a República Tcheca ao título da Copa Davis ontem em Praga, em piso duro. A decisão da 100ª Copa Davis foi fantástica e a festa tcheca merecida. Eles só haviam conquistado uma vez a Davis e ainda se chamavam Tchecoslováquia, isso pelos anos 80.

* Copa da Liga Inglesa que encerrará a temporada da Liga Inglesa e prevista inicialmente para o próximo sábado, deverá acontecer em nova data, ou mesmo só em 2013.

O xavante chegou a decisão da Copa Hélio Dourado, não sem um bom susto, mesmo jogando no Bento Freitas. Virou o jogo e agora espera o vencedor da série entre o Juventude e os vermelhos para a final. Reza a lenda que foi necessário após a partida uma ação dos bombeiros e suas mangueira de forte pressão para assear as arquibancadas do tradicional estádio.




Ênero Cabaldi é o Campeão da Taça 30 Anos da ALFM em São Lourenço do Sul. Recebeu seu troféu das mãos de Luis Felipe Lobato. Eduardo Iepsen foi o vice-campeão, Edilberto Hammes ficou com a 3ª colocação e Ochôa na 4ª posição.






Vinícius Auch conquistou o caneco da Copa dos Campeões do Círculo Operário Pelotense - COP. O vice foi Roberto com Marcelo em 3º e Virgínio na 4ª colocação.







* O Grêmio precisou levar 2 gols da Lusa para reagir e ter vontade de jogar pelo brasileiro. Precisa ser assim ? Estou agora contando os dias para que termine logo a temporada.

* Já os vermelhos... Bem, o CT do Corínthians agora entrará em forte ritmo de reformas.

* De volta ao Brasil e utilizando o domingo para descansar e ficar a frente da TV, optamos por fazer a cobertura dos momentos decisivos do Brasileiro de Lisos, ou como dissemos pelos resultados, um Nordestão com alguns convidados. Não foi tarefa fácil, pois o blog "online" da CBFM apresentava enorme delay e nem mesmo as finais ou o resultado final foram publicados pelo menos até as 23hs do domingo. Ainda não há uma única página na internet com o resultado da premiação completa, nem as chamadas oficiais, o futmesa neste aspecto segue um fiasco. Com informação que de fato podia ser consultada a qualquer momento (que é a informação que garante a completa liberdade e mobilidade de quem procura saber notícias), acabou só o Gothe Gol cobrindo por completo a competição no Brasil, mesmo que incialmente só focado nos Gaúchos, mesmo sem ter todas as informações. Quero agradecer ao Vinhas, ao Chambinho, ao Rogério Prezzi e quem mais tenha ajudado neste desafio e que eu possa estar esquecendo de citar.

* Dia de rodada na reta final de cavados do Troféu Expedicionário do Geraldo Santana.

* Que tal um CONEXÃOLiso Especial sobre o brasileiro de lisos de Salvador e a atuação dos Gaúchos ? Assina Pedrinho Hallal amanhã no Gothe Gol.

* O Bayern de Munique tropeçou contra o Nuremberg fora de casa pela Bundesliga empatando por um gol, mas segue líder, 8 pontos a frente do Schalke 04.

* O Peñarol fez 3 a 1 no Progreso e segue líder do Apertura uruguayo. O Nacional também fez 3 a 1, no Juventud, e também segue na 4ª posição.

CADDIE NO FUTMESA




















O golfe é um esporte inventado pelos britânicos, mais precisamente pelos escoceses. Mas eles foram espertos e criaram junto os caddie, estas figuras que carregam os tacos, água, isotônicos, toalhas e outras cositas mais dos jogadores.

Toda a boa idéia deveria mesmo ser copiada, por que não essa ? Os botonistas que se dedicam ao Liso estão durante os jogos constantemente juntando os botões (vários) de volta para a mesa de jogo após cada jogada, e a cada jogada passando papel na mesa no trajeto que fará o botão que será acionado, para que não "tranque" num espaço prejudicado por uma mão suada ou outro empecílio, poeira, umidade natural, etc.

Sei que parece corneta, mas não é, os nossos praticantes do curling como brincamos aqui nos pampas para falar do liso, poderiam cada um ter o seu caddie, ou os torneios fora (para não encarecer as participações) poderiam colocar caddie's a disposição.

Desta forma sem ficar juntando (vários) botões durante a partida e passando papel na mesa o tempo todo (até porque não é este o principal objetivo do jogo, mesmo que de longe é o que pareça), poderiam ficar mais focados na partida e suas jogadas.

Outra observação importante e mais crível é sobre a história dos campeonatos brasileiros do chamado disco (1 toque), e é sempre bom lembrá-la, principalmente para quem não a conhece.

Os campeonatos começaram em 1970 e a categoria era a Livre, ou seja, jogavam juntos lisos e cavados. Foram 17 edições neste formato e os Gaúchos foram Campeões 5 vezes e os cariocas outras 5 vezes, portanto mais do que os botonistas do nordeste, e temos que contabilizar ainda um título capixaba em 1988, embora de time liso, creio.

Então... Então a partir de 1991 as modalidades cavados e lisos, foram separadas para a disputa do brasileiro, embora jogadas ao mesmo tempo e no mesmo lugar (só com o Brasileiro em Cascavel este ano, ficaram separadas também de lugar e data). As mesas, o espaço e a organização para o "Livre" (cavado), passaram a ser quase sempre precárias, ou até mais do que isso.

De lá para cá foram 21 edições de brasileiro de lisos e cavados (deste não contei) separados. Quantas vezes o título brasileiro exclusivamente de lisos ficou fora do nordeste ? Uma única, com o carioca Alenio Cheble por coincidência em Porto Alegre em 2010.

Qual tem sido a opção ? Acompanhar os nordestinos e sua modalidade preferida com os resultados já conhecidos. O liso é de fato, até por todo o contexto, a modalidade mais praticada, exceção ainda ao Rio Grande do Sul.

Aqui não estou entrando no mérito do que é a preferência deste ou daquele, qual a modalidade "mais gostosa" de ser jogada, a mais plástica ou a mais emocionante, apenas é possível avaliar o histórico dos acontecimentos e tirar cada um suas conclusões.

A idéia do caddie embora não seja de toda despropositada (faz pensar), teve o objetivo a partir de sua foto, de chamar a atenção para a leitura do conteúdo principal, a do contexto histórico dos brasileiros e nossas opções, capituladas ou não.

TAMO JUNTO ! por Dani Junqueira




















Bem pessoal estamos de volta ao brasileirão agora faltando três rodadas para o final do campeonato.

Já sabendo dos resultados desta rodada podemos consolidar nossa posição se tivermos competência.

Algo que nos faltou em nossa última partida, mas faz parte de  nossa realidade.

Temos sim que terminar estas partidas que faltam com vitórias a assim estaremos diretos na Libertadores e entrando em férias de uma vez para que a nova Diretoria comece a trabalhar para a temporada de 2013.

Então vamos a partida com o que temos de melhor no momento.

A PARTIDA

Um primeiro tempo morno e fraco tecnicamente, tirando o gol do Grêmio mal anulado pela arbitragem e a bela intervenção de Marcelo Grohe no final, foi uma partida até o momento ruim, com perde e ganha da posse de bola.

Com o segundo tempo um pouco mais movimentado, a Portuguesa abre o placar com um penalti duvidoso de Naldo.

Cresceram na partida e minutos mais tarde em uma jogada pela direita, o drible acontece em cima de Naldo, o cruzamento perfeito e o segundo gol.

Com as substituições, o Grêmio muda de atitude e empata com André Lima e Zé Roberto em uma partida muito ruim.

O ADVERSÁRIO

A equipe da Portuguesa é mediana e o Técnico Geninho tem tido muito trabalho para mantê-la na primeira divisão e com certeza irá brigar até o final do campeonato.

Em seus dominios tentou se impor mas até o momento não conseguiu superar o tricolor.

Na segunda etapa cresceu e a abriu 2x0, mas não conseguiu manter a vitória e cedeu o empate a melhor qualidade individual do Grêmio.

O TREINADOR

Mais uma vez com um atacante tentou a vitória, mas seus comandados estavam apáticos, lentos e errando passes demais.

No segundo tempo perdendo de dois a zero, veio a mão do treinador.

Fez três substituições ao mesmo tempo que mudou a movimentação de sua equipe, conquistando o empate.

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Duas defesas dificéis e falhas de saida do gol;

Pará - O mesmo jogador de sempre;

Werley - Bateu cabeça com seu colega de zaga, não foi uma jornada boa;

Naldo - Participou das duas jogadas de gols do adversário, não passa confiança e é  irregular;

Anderson Pico - Repetiu os mesmos erros da última partida, é fraco técnicamente;

Fernando - Continuidade dos erros de passe é muito alta para a função;

Souza - Em relação a ele mesmo não foi uma jornada a ser lembrada;

Léo Gago -  Oscilou demais nesta partida, mas não comprometeu;

Elano - Mal, se arrastou em campo, até tentou umas jogadas;

Marcelo Moreno - Não teve companheiro, ficando isolado para combater os zagueiros até cansar;

Marquinhos - O lento conseguiu pifar duas vezes seus colegas, participando dos lances que deram o empate a sua equipe;

André Lima - Quando joga dentro da área, a resposta vem na hora, quando sai, desaparece;

Leandro - A correria de sempre, pelo menos conteve o apoio do lateral direito da Portuguesa.

Não foi uma semana boa para nós, primeiro a derrota para o Millonarios e agora este empate com a pequena Portuguesa jogando muito mal.

Depois do jogaço contra o São Paulo, duas atuações desastrosas que deixam nossas limitações expostas.

Mais uma vez Luxemburgo dá as cartas e mostra seu valor, e Zé Roberto com toda a idade demonstra uma qualidade ímpar.

E hoje o Zé jogou sozinho os dois tempos.

No Grêmio para o ano que vem tudo passa por ter Luxa no comando e Zé Roberto e Souza no meio campo para iniciar uma equipe vitoriosa.

Para os que pensam que temos equipe, mais uma vez perdemos a chance na rodada como outras tantas se apresentaram durante toda a competição.

Colocamos diversas oportunidades fora neste campeonato, tudo por não termos qualidade.

No Grêmio nos falta laterais, zagueiros, meio campistas e atacantes, e não estou decretando terra arrasada, é só fazer uma análise criteriosa do plantel atual para vermos que falta muita coisa na equipe, não podemos viver de atitudes em determinadas partidas pontuais como foi este ano todo, além de não ganharmos nada.

O Grêmio é muito grande para dependermos de Naldos, Andersons, Parás, Fernandos, Marquinhos e tantos outros do plantel.

Nossas alegrias foram a classificação para a Libertadores e algumas poucas partidas como contra o Fluminense e o São Paulo, além do Grenal.

É muito pouco para mim, e acabo vendo alguns gremistas se darem por satisfeito com jogadores mediocres como Marco Antônio, Leandro, Fernando e Anderson Pico.

Além de me empurrarem guela abaixo um goleiro mediano, falei e volto a falar, não sabe sair do gol, não comanda a área, não defende penalti, não tem estrela, fez diversas defesas incríveis, mas quando precisamos não fez nenhuma, como na partida contra o Millionarios, tomou três, todos perto de suas mãos e várias na trave. Contra a Lusa bateu cabeça novamente com seus zagueiros apesar das duas defesas.

Este negocio de se ajoelhar no meio do gol para rezar  antes do inicio da partida é coisa para igreja, afinal DEUS é de todos e para todos.

Enfim foi um desabafo, mas não deixa de ser a nossa realidade e a nossa verdade apesar de alguns não quererem enxergar.

Abraço à todos.

Tamo Junto !

NAVEGANDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Formiga em Minas Gerais. Hora de conferir quem curtiu o brasileiro de lisos no Gothe Gol e portanto de mandar abraços aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Marau, Passo Fundo, Santa Maria, Lajeado, Bagé, Canguçu, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Criciúma, Sombrio, Joinville e Camboriú em Santa Catarina, Curtiba, Londrina, Paranaguá e Maringá no Paraná, São Paulo, São José dos Campos, Santos, Lorena, Guarulhos e Campinas em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Cuiabá no Mato Grosso, Belo Horizonte, Ipatinga e Ouro Branco em Minas Gerais, Brasília no DF, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Maceió e Mossoró nas Alagoas, Natal no Rio Grande do Norte, Porto Velho em Rondônia e Belgrado na Sérvia.

Imagens

Pica Pau cortesia by Rogério Prezzi
Brasil Campeão Mundial de Futsal by Terra
Brasil e 14 de Julho by blog do Futebol Gaúcho
Lobato e Ênero Cabaldi by GEL
Vinicius Auch by COP
Golfe montagem by Gothe Gol
Banner TAMO JUNTO ! by Gothe Gol
Formiga by Google

2 comentários:

Daniel disse...

Não foi esquecimente a falta da analise individual de Zé Roberto, é que sua atuação na partida de ontem foi tão anos luz dos demais jogadores do Grêmio que mistura-lo seria desprestigiá-lo.
O cara com toda a idade que tem correu muito, passes precisos, criação de jogadas, luta pela bola e um gol de craque, os demais deveriam assistir novamente a partida para terem vergonha na cara.
É isso aí meu caro editor, abraços.
Tamo Junto.

Rogério D. Feijó disse...

Registro aqui os meus cumprimentos aos jovem Botonista Pica Pau GAÚCHO DOS QUATRO COSTADOS , que além de todos estes Campeonatos Conquistados ainda teve o desprendimento de participar do Campeonato Estadual de Equipes da Regra 12 Toques onde teve destaque na sua Equipe com um dos melhores desempenho, PARABÉNS é pouco pois além de jogar muito é um garoto de bem com a vida e com muito talento para a prática do nosso Hobby e sabe ter um comportamento de Campeão, e isto é para poucos(RAROS).
Pode até ser que o nosso esporte tenha um triste fim do tipo não ter uma única regra para ser jogada, mas enquanto existirem os Pica Pau's da Vida é certo que teremos nossas esperanças alimentadas.
Grande GUSTAVO(PICA PAU) um abraço
Rogério D. Feijó