quarta-feira, 14 de novembro de 2012

COLUNISTAS

NA AVALANCHE

por Cristian Costa

GRÊMIO

Fica Luxemburgo

O coro da torcida pedindo para Luxemburgo ficar foi emblemático. A torcida quer. O treinador quer. E parece que o cara fica de qualquer jeito em Porto Alegre: ou com a gente ou contra nós, no Time do Sonda. Com a palavra a direção do Grêmio. Direção atual que de tanto falar no ex-jogador Lugano, perdeu o ótimo Gilberto Silva. Naldo, de bons jogos no início e no final de 2012 deve sair também por inércia do novo comando de futebol. É o episódio Jonas se repetindo. São os eternos rachas daqueles que colocam a vaidade acima do interesse do Grêmio. Parece partido político que quando assume o Governo acaba com todos os projetos da gestão anterior. Como o Koff é unha e carne com o Sonda, dono do time do Sonda, podem pintar reforços do Menino Deus no nosso time.

Pico e Zé Roberto jogaram demais contra o São Paulo.

Segundo lugar garante vaga direta na Libertadores e mais duas semanas de boa preparação.

Tabela do Grêmio e do Atlético MG é muita parecida.

Fluminense campeão. Arbitragem e os 26 torcedores do time em festa. André Lima faz gols importantes e garante mais um ano de contrato.

Relação da torcida com o jogador é de amor e ódio. A minha também.

Quinta é decisão. Basta um empate. Bom lembrar que são mais de dois meses sem perder. Na minha singela opinião, altitude colombiana e São Paulo são os obstáculos para o título. Léo Gago termina a temporada em alta. Inter perdeu dois jogos no mesmo dia para a Ponte Preta e Juventude (FGF).

Categorias de base

No sábado, o Grêmio perdeu, em casa, para o São José por 1x0, mas como venceu a primeira partida por 2x0, está na final do estadual infantil. O adversário da final é o time do Sonda.

O Grêmio joga terça, no Rio de janeiro, contra o favorito Fluminense pela Copa Brasil sub-20.

Essa coluna foi escrita antes do jogo. O Tricolor que venceu todos os jogos até aqui, aposta na boa fase do avante Mamute. Um título significa a redenção da fraca administração atual em relação as categoria de base.

No final do ano a FGF vai sediar os campeonatos brasileiros Juvenil e Junior. Final de temporada intenso pra base.

FUTEBOL DE MESA

Geraldo Santana

O octogonal semi final já indica três dos quatro classificados para a semi-final: Maurício (como vai viajar está adiantando os jogos), Leon e Juliano. Uma vaga em aberto e cinco pretendentes – Régis, Jeferson, Bopp, Saul e Cristian.

Brasileiro de Liso

Fantástico o número de participantes no campeonato brasileiro da modalidade. O liso é um sucesso. Só acho meio bobagem essa coisa de gauchismo exacerbado. Eu jamais torceria para uma entidade rival em função de uma tal unidade federativa. Acho uma das cenas mais idiotas da história do botão é aquela que um monte de gente vibra no gol do Rodalles contra o cara da Bahia no campeonato brasileiro aqui em Porto Alegre. No botão, eu só torço pros caras do Geraldo Santana e uns outros camaradas que tenho muita amizade. O resto sou indiferente.

Pra não perder o Trem da História, uma das prioridades do Geraldo Santana terá que ser a implantação e efetivação do liso em 2013.

Censo

Pessoal, na semana passada falei do censo do botão, mas ninguém me deu bola. Me informem, por favor, o número de jogadores, independente da filiação a FGFM, que jogam regularmente em cada entidade. Vamos mapear, de verdade, quantas pessoas jogam botão no RS. Vou encher o saco toda a semana até obter todos os dados.

CAMPEÃO DE TUDO

por Alex Degani




















Inter x Ponte Preta

Um jogo que serviu apenas para cumprir tabela. Certo? Claro que não! Serviu para provar que o 2013 será inebriante para a maior torcida do RS. Um time de futebol não é feito apenas de nomes. Um esquadrão de sucesso é feito - antes de mais nada - de atitude e de imposição em campo. E, na semana passada, o Inter provou que entende de "imposição", pois seguiremos com o nosso mandante outorgado Giovani Luigi.

Voltando ao jogo, a atuação do Inter no domingo lembrou, e muito, a participação do Rangel na Copa Gerd Wenzel um dia antes. E o tal do Ratinho? Não marca nem apóia. Damião só engana e Forlán, de fato, nunca mostrou mais jogo que Dagoberto. D'Alessandro esqueceu de jogar bola, e o (ex)general Bolívar não passa de um jogador em franca decadência.

O Brasileiro 2012, para O Clube do Povo, nos alijou até de uma vaga da Libertadores. Restou-nos o último greNAL no nosso salão de festas. Aliás, caro web-leitor, você sabe qual foi a última taça levantada no Olímpico? Não lembra? Pergunte ao El Cabezón!

GRENAL 297

Como nosso presente nos desfavorece, vamos relembrar o "GRENAL do Século", o qual valia vaga na final do Brasileiro de 1988. Provocações, brigas e cavadas ocorriam por parte dos clubes nas vésperas do clássico. Estádio lotado, Inter entrando em campo com o barulho de foguetes, gritos e aplausos. As vaias por parte da torcida oposta eram inaudíveis. Foi assim escalado: Taffarel; Luis Carlos Winck, Aguirregaray, Nenê e Casemiro; Norberto, Leomir e Luis Carlos; Maurício, Nílson e Edu. Logo depois entrou o Grêmio e sua recepção foi recheada de vaias. UUUUUUUU!! No soar do apito de Arnaldo César Coelho as duas torcidas se calaram, tamanho era o nervosismo. Tinha gente até roendo as unhas dos pés. No início do jogo o susto: aos 25 minutos do primeiro tempo, 1 a 0 Grêmio. A pequena torcida gremista fazia a festa. O resultado parcial classificava o tricolor. A comemoração gremista foi maior com a expulsão de um jogador colorado aos 38 minutos. Acaba o primeiro tempo. A preocupação colorada era enorme! Meu deus, e agora, como iríamos fazer no mínimo um gol em 45 minutos com um jogador a menos? Parecia impossível, mas nem tanto. O Inter começou o segundo tempo melhor, a mobilização do técnico no vestiário surte efeito. Aos 16 minutos o ponteiro Edu sofre falta. Ele mesmo vai para a cobrança. O goleiro Mazaroppi avisa: "Cuidado o Nílson! Marcação cerrada nele, porra!". Apesar do aviso, a zaga gremista descuida-se. Nilson marcado já era perigoso... imagina desmarcado! Enfim, Edu alça a bola na área e, no terceiro andar, Nílson dá um "chute" de cabeça! Bem ao estilo nove graus... INTER 1 a 1! A festa colorada sacudiu o Beira Rio! Era uma loucura! O Inter continuou presionando e logo mais num contra-ataque Maurício escapa pela direita, passa por dois marcadores e chuta! A bola passa pelo goleiro, mas se encaminha para a linha de fundo. Aparece então, por trás da zaga o carrasco Nílson! Ele só escora para o gol e marca 2 a 1 INTER! Era o gol do desabafo, o gol do alívio! O torcedor colorado não esquece isso até hoje. Pena que na final daquele mesmo ano o Inter acabou perdendo o título para o Bahia!

Palmeiras

O Verdão, no último domingo, conseguiu a façanha de igualar-se ao Grêmio. Ambos ostentam, agora, DOIS rebaixamentos!

Avante Gauchada

Amanhã começa a peleia na terra do acarajé. Vamos com força e foco. Como diria Theodore Roosevelt, "nada é impossível. Se puder ser sonhado, então pode ser feito".

Um comentário:

Daniel disse...

É já tem colorado vivendo do passado, não esperava que isto acontecesse tão cedo, é o futebol é um caxinha de supresa.

Dani