sábado, 24 de novembro de 2012

ENCONTRO DE TAÇAS




















São Lourenço do Sul recebe no próximo final de semana a Taça RS de cavados que fecha a temporada oficial de Futmesa 2012 da FGFM. Luis Felipe Lobato e seus parceiros de GEL, Grêmio Esportivo Lourenciano, estarão com a cortesia de sempre recebendo os principais jogadores do Estado, da principal modalidade do Estado.

De quebra Lobato (foto) também estará recebendo os cinquentões para a primeira Edição da Taça RS de Veteranos, uma idéia para aqueles que já entenderam o valor de um bom torneio regado a boa conversa e cervejas geladas.

Pelotas foi o palco da Iª Taça RS em 1980, o caneco ficou nas mãos de Clair da Riograndina, com Claudio Schemes da AFUMEPA de vice, Moisés da LJFM em 3º e Cícero da AFUMEPA na 4ª posição.

O maior vencedor da Taça RS é Cristian Baptista, hoje na AFM Caxias (é tetra), e o Bi foi conquistado por Clair, Claudio Schemes, Marcos Paulo, Marcelo Mallet e  Mário Baptista. Cepel da Associação Pelotense de Futebol de Mesa - APFM é o atual Campeão, título conquistado em Porto Alegre no ano passado.

Próximo final de semana ? Encontro marcado para o mais tradicional e autêntico Futmesa do Rio Grande do Sul com a Taça RS 2012 em São Lourenço. A gauchada curtindo as origens sem correr atrás.

LANCES RÁPIDOS

* Aconteceu a largada em nossa ENQUETE que procura descobrir na opinião de quem interessa, os internautas, os 10 melhores botonistas gaúchos de 2012, não importa se jogadores dos cavados ou lisos, é o TOP 10 Gothe Gol. No momento deste post com 35 votos eletrônicos, a lista teria Degani da Riograndina, Silvio também da Riograndina, Vinhas da Academia, Róbson de Sta.Vitória, Mário da AFM Caxias, Cristian Baptista da AFM Caxias, Pica Pau da AFM Caxias, Duda da Riograndina e Rodrigo da AFUMEPA entre os 10. A última vaga está sendo disputada entre Cepel da APFM, Mateus Pierobom da Academia e Gilvani do Manchester FM de Passo Fundo.

* Gosto de Mano Menezes como treinador, mas não há dúvida de que não foi bem com a seleção brasileira. Penso que a CBF espera o resultado de Tite no Mundial de Clubes, se for bem, será ele o novo treinador do Brasil.

* Ingressos comprados para a Arena do Grêmio. Depois da inauguração diante do Hamburgo no dia 08 de dezembro, quem gosta de futebol não pode perder Amigos de Ronaldo contra Amigos de Zidane no dia 19 próximo. Ver Zidane, Del Piero, Neymar e outros tantos é absolutamente especial.

* Neste sábado vou tentar um amistoso no Geraldo Santana, provavelmente diante de algum time de J.Lucas. Vamos colocar o Bota Premium creio que pela primeira vez nas mesas do Geraldo. É um time absolutamete raro, clássico.

* O Goleiro Adler (seleção alemã), o ala Westermann (também seleção) e o espetacular meia holandês Van der Vaart serão as principais atrações do Hamburgo no dia 08 na inauguração da Arena. O técnico é o ex-jogador do Bayern de Munique Thorsten Fink.

Imagem

Lobato by arquivos do Gothe Gol

6 comentários:

Pedrinho Gmail disse...

A necessidade do editor afirmar, todos ou quase todos os dias, que o cavado é a "melhor" modalidade, demonstra bastante insegurança...

Cada um escolhe qual a "melhor" modalidade.

Claramente ambas estão consolidadas no Rio Grande do Sul. Jogar só a modalidade que nos deixa na "zona de conforto" (Degani, 2012) não me parece uma opção muito corajosa.


GOTHE disse...

Pedrinho Pelaipe,

tua preocupação em responder ao Editor, sempre que o blog estampa a sua opinião sobre as modalidades, revela bastante insegurança, rsrs...

" Cada um escolhe a "melhor" modalidade " é a frase do seu comentário. Então não há necessidade de a cada vez que o blog expressa a realidade do cavado ser a mais tradional, você se preocupar em "responder".

Mesmo diante desta realidade, o Gothe Gol foi o único blog Brasileiro a acompanhar de fato o Campeonato Nacional da modalidade em Salvador e neste 2012 está colocando os jogadores do liso na disputa do TOP 10 Gothe Gol. Onde está algum preconceito com o liso ?

Em nenhum momento afirmei que o liso não está consolidado entre os Gaúchos, mas alguém pode negar a única afirmação feita, de que o cavado segue sendo não o "melhor", mas a mais tradicional modalidade do Rio Grande do Sul ?

Faça como o Gothe Gol, não seja preconceituoso.

Um grande abraço,
Gothe.

Dr.Maia disse...

Alguém sabe quem foi o primeiro a "cavar" um botão, onde teria nascido essa idéia?

Daniel disse...

Diariamente me depero neste espaço com discussões levantadas por leitores e jogadores de qual a regra é a melhor.
Uma discussão que mesmo que seja somente pegação no pé é uma grande perda de tempo.
Já que todas regras, mas digo todas são legais e servem para nos divertir.
A grande discussão é que nosso jogo, nossa regra não tem renovação e estamos fadados a extinção.
E não adianta porque a concorrência com outros lazeres levam nossos jovens sem volta.
Abram os olhos para outors tipos de debates.
Abraço a todos.
Dani.

Gothe disse...

Camarada Dani,

abre uma bem gelada. Lembro que no início dos anos 70 meu avô me disse que a bocha ia desaparecer, que não tinha renovação, que era um esporte de velhos.

Taí a bocha já no novo século, certamente mais frágil, mas nos clubes e na beira da praia no verão.

Sem dúvida a rivalidade também vai manter todas as regras. E que bom que há preferências e há paixões, são elas que movimentam tudo.

Um abraço,
Gothe.

LUÍS FELIPE LOBATO disse...

Amigo Gothe,
em nenhum momento ao longo deste período entre as discussões e ideias sobre cavados e liso, nunca havia me manifestado, acho válido a troca de ideias, mas não concordo com a pratica de querer desmotivar o cavado ou até mesmo mostrar que está ou aquela modalidade é a melhor, deixo uma pergunta no ar, alguém pensou no calendário de competições, o quanto o mesmo está apertado, havendo poucas datas disponíveis para que possa surgir novas competições, e manter as tradicionais Lagoão, Fronteirão e tantas outras que já fizeram parte de nosso calendário e que certamente foram destas competições que surgiram novos botonistas, que hoje despontam a nível estadual e nacional, porque não tentar incentivar estas competições para que possam surgir novos adeptos.
Pois pelo que vejo, estão tentando enfraquecer o cavado,com enorme enfase ao liso, e isto vejo como preocupante para o futuro próximo.
Apenas uma sugestão em semana de Taça RS de cavados.
Um abraço