sábado, 28 de julho de 2012

RESGATE & DÚVIDA




















Bem meninos, sumido completamente do cenário externo, esta aí um bom botonista que talvez hoje em dia poucos conheçam. Claudio Viegas joga na Viamonense, atualmente é vice-líder do Municipal de cavados, mas com aproveitamento superior ao líder, Alexandre Guimarães.

Claudio no ano de 1999 em Gravataí, disputou com o nosso gruru editorial a decisão dos 31º Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul, jogos organizados no Futmesa pela Federação Gaúcha de Futebol de Mesa como competição oficial da temporada.

A medalha de ouro ficou com Gothe, a prata com Claudio e a de bronze com Di Leone. A competição de cavados teve entre outros a participação de Breno Kreuner, que no último final de semana sagrou-se mais uma vez Campeão Estadual Sênior nos lisos.

LANCES RÁPIDOS

* Dia de ficar de olho na rodada do Brasileiro, afinal Forlán estreia nos vermelhos contra o Vasco no Beira-Rio. Os vermelhos entrarão no G4 enfrentando um adversário mais forte que o Atlético GO e o Figueirense ? Essa talvez não seja de fato a estreia de Fernandão ?

* Desafio para o Grêmio no Couto Pereira sem Kleber e Souza. O Coxa se recuperou bem no último jogo vencendo o Náutico no Recife, o Tricolor quer sua 5ª vitória consecutiva.

* Dia de Copa da Liga Inglesa de cavados que o internauta confere no LANCE DE DOMINGO.

NA DÚVIDA ?

















Degani vai tapando a mesa, terminou o primeiro jogo decisivo da Copa do Brasil de lisos da Riograndina, sua expressão de dúvida permanece. Jogando em casa na quinta, sofre o gol de Silvio, mas busca o empate. Na próxima quinta com a vantagem do gol fora, Silvio joga por um empate sem gols para ser o Campeão.

Mas qual a dúvida ? A final rolava quando Silvio ficou em situação complicada defensiva, contando com a técnica que tem de sobra, tentou que seu botão em um único movimento desse dois tapas na bola, e assim sendo, ao ceder o escanteio evitasse o dois lances, jogada de mestre !

Mas no primeiro toque a bola correu demais, a bola já estava a um dedo além da linha de fundo quando o segundo toque aconteceu. Dois lances certo ? Dúvida ! O relógio é parado. Afinal ao dar o segundo toque na bola, o botão de Silvio ainda tocava o campo de jogo...

Se você pode cavar em um botão que está todo para o lado de fora da mesa, com apenas parte da borda tocando a linha lateral ou de fundo, um botão não pode ser considerado em jogo ao tocar pela segunda vez na bola, ela estando além das linhas, mas o botão tocando ainda estas mesmas linhas ?

Pensa daqui, pensa de lá e o dois lances não foi confirmado. O relógio é destravado, segue o jogo, final com empate em 1 gol e Silvio vai com a vantagem para a decisão da Copa do Brasil de lisos da Riograndina. São daqueles lances para levar para o travesseiro, o Futmesa está sempre aprontando novidades.

Imagens

Claudio Viegas by Viamonense
Degani by Riograndina

4 comentários:

dr Maia disse...

Lance muito fácil. Art. 29, "C" é claríssimo. O lance era de dois toques. E aí vão dizer: 'Ora, quando a bola sai e toca um botão que esta em jogo ela é considerada cavada". Sim, não há duvidas disso, porém, esse foi um recurso utilizado para facilitar a arbitragem, conforme o art. 32 da regra, ou seja, foi criada uma ficção para facilitar a arbitragem. Porém, a questão específica de tocar a bola duas vezes antes de sair pela linha lateral é regulada pelo art.29 "c", tendo em vista que o regramento é específico para esse tipo de jogada. Pra quem ainda não leu o art. 29, "C" :Art. 29º – Constitui lateral quando a bola sair, integralmente, do campo de jogo, nas
seguintes condições:
c:C) no caso de a bola ser impulsionada outra vez pelo mesmo jogador, em
continuação ao lance inicial, estando o jogador e a bola ainda em campo, e sair
pela linha lateral em qualquer um dos lados do campo.
Note-se que, o dispositivo legal traz a a necessidade de bola e jogador ainda estarem em campo.
Esta era facil.

Leonardo Maia
(GEL-futmesa)

dr Maia disse...

E outra coisa, a ficção criada pelo art. 32 não vale para o lance de dois toques, tendo em vista o disposto no paragrafo 3 do art. 48, ou seja, não se pode alegar que a regra é conflitante.
Buenas, de minha parte é isso.

Abraços.

Silvinho disse...

Amigo Maia

Além de ter tocado duas vezes na bola, a 2° vez quando esta já estava fora mas o botão ainda queimando a linha, acidentalmente a bola toca no botão do Alex, que estava encostado, ou seja, cavou!!!

abraço forte

Silvinho

dr Maia disse...

Beleza. Conforme tu descreve o lance houve a cavada. No mais, segue valendo o que eu disse na descrição do lance pelo Gothe.