quinta-feira, 19 de julho de 2012

BOLA NO CENTRO + JBR + TAMO JUNTO !




















BOLA NO CENTRO  
por Ricardo Gothe

Sinceramente já achava que não ia acontecer. Mas a Aline com necessidade de mais tempo para as suas atividades inovou, e convenceu o próprio autor do Blog a ser um de seus colunistas. A proposta do espaço é mais ampla, saindo do espectro único do binômio Futmesa & Futebol. O acordo é não haver período e entrar nas publicações quando isso for avaliado como adequado pela nossa editora. Vamos lá !

Economia Espanhola I

O Athletic Bilbao deseja modestos 99 milhões de reais pelo jovem Javier Martinez. O Presidente do Bayern de Munique, Karl Heinz Rummenigge, inicialmente interessado no atleta, disse que nem mesmo o Barça pagará esta quantia para ter o jogador. Estão realmente fora da casinha numa europa em sua maioria quebrada economicamente.

Economia Espanhola II

Enquanto nadavam em dinheiro da mesma especulação imobiliária que vitimou americanos e alguns de seus bancos a partir de 2008, europeus em geral jamais tiveram qualquer tipo de preocupação social além de seus umbigos e usavam e abusavam da mão de obra barata dos imigrantes para tarefas menos dignas. Finlândia, Irlanda, Grécia e agora Espanha e em breve ainda Portugal e Itália, só agora se dão conta do prejuízo do crédito ilimitado e permissivo que aqueceu suas economias e permitiu padrões de vida fora do comum. É até estranho ver o povo espanhol nas ruas em protestos contra índices de desemprego na casa dos 25% (44% entre os mais jovens), pois antes bastava gastar o que quisessem sem preocupação com a poupança interna e humilhar asiáticos, africanos e latinos em suas cancelas de imigrações no aeroportos.

Economia Espanhola III

A Alemanha que trabalhou com equilíbrio fiscal, não gastou mais do que arrecadou, cuidou das exportações e segue com balança comercial positiva olhando com cuidado para o amanhã, mais uma vez é a vilã do cenário. Exige-se dela a salvação dos demais. O exemplo da correta austeridade vem da tradicional Volkswagen que com 7 anos de antecedência alcança suas metas em plena crise do setor e já é a primeira do mundo na fabricação de veículos, e com lucro, empregando meio milhão de pessoas.

Economia Espanhola IV

Quem imagina que igual fenômeno não atingirá o Brasil, independente de sua escala, está enganado. No auge da crise do Lehmann Brothers & Cia o país seguiu gastando o que não tinha porque era necessário reeleger o projeto que o governava. O "boom" imobiliário que continua, o crédito fácil e outros programas sem o devido lastro farão seus estragos brevemente. A redução já em 1% da projeção do PIB para este ano, a tentativa do Governo Federal de enxugar 55 bilhões de reais do orçamento da união e o desaquecimento já detectado da atividade industrial verde e amarela, são apenas os primeiros sinais do que vem por aí. Comecem suas poupanças e esperem para 2013 as medidas amargas que serão inevitáveis.

Nos Gramados

A vinda de Zé Roberto mereceu desde sempre nosso apoio. Jogador diferenciado em todos os aspectos, físico, técnico, tático e emocional, vai acrescentar cada vez mais ao Grêmio. Elano igualmente deve somar significativamente ao time e torço pela manutenção do 4-2-2-2, desde que Fernando pare de enganar como nos últimos jogos e volte a jogar o que sabe, esquecendo de sua não convocação para Londres.

Victor, Réver, Ronaldinho, Escudero... Vitória com espírito Gremista na quebra do tabu do Galo diante dos vermelhos. A liderança Gaúcha no brasileiro troca de lado mais uma vez. E o D'Ale hem ?! O fiasco de sempre, nada profissional.

O Zé no Grêmio e outros não significa no entanto que eu seja favorável a uma enxurrada de coroas, você pode ter Elano e Zé Roberto no meio de criação quando tem Fernando e Souza com 22 e 23 anos na marcação. Juan da Roma para os vermelhos não me pareceu bom negócio, o que Juan vinha apresentando na meia dúzia de jogos em que atuou na última temporada não é mais do que Bolívar e Índio vem fazendo.


Também torço o nariz para uma possível vinda de Sóbis para o Grêmio, é bom jogador, mas o histórico físico não recomenda. Forlán nos vermelhos foi extraordinária contratação se encaixar, substitui muito bem o fracasso que foi até aqui Dagoberto que nada tem a ver com o time da Beira-Rio.

Eleições

Páreo duríssimo as municipais em Porto Alegre. Manuela segue bela e simpática no imaginário de muitos e uma mulher no comando como Dilma é um apelo que cai bem. É inteligente, mas surpreendeu pelo mal preparo no primeiro debate. É bem verdade que o fato de termos na prática os mesmos partidos em quase todos os governos dificulta a diferenciação de propostas, e elas de fato não são quase nada diferentes. Quem quer o lugar acaba tendo que sugerir em seu projeto um tanto daquilo que quem está governando já vem fazendo, fica tudo muito confuso.

O Prefeito Fortunati é o telhado de vidro, afinal já tem a obrigação de fazer, os bodoques ficam bem a vontade. A seu favor uma vasta experiência na política e na administração que se reflete nos movimentos do dia-a-dia e nos embates públicos. O enfrentamento na questão dos médicos, os containers que vão sendo implantados na questão do lixo, soluções históricas para a mobilidade urbana com investimentos para superar o atraso de 40 anos da capital, o metrô e a transparência nas informações da Prefeitura, dados, salários, relatórios etc, são entre outros, contabilidade favorável.

Uma pena o desaparecimento do PT na cidade, partido que tem o Governo Federal e o Governo do Estado e que por aqui sempre contabilizou 1/3 dos votos, até se o candidato fosse um poste. O que fez de errado o PT em 16 anos de Prefeitura para enfrentar o limbo que agora ostenta e os índices de seu candidato ? O fato é que o Adão Villaverde é um bom cara, bem articulado e com potencial para boas idéias, mas carrega contra si uma herança de tempos mais românticos e que não terminaram bem, e o inconteste fato de não ser conhecido do grande público. O encanto da estrela em um de seus lendários berços parece ter findado.

Futmesa

Cada vez mais me convenço do que defendemos aqui como tese desde o princípio e que se confirma na prática aos longo dos anos. Os lisos terão sempre ótimo espaço no ambiente Gaúcho, competições atrativas, teremos vencedores nacionais e não demorará muito, mas o status dos cavados seguirá intacto como a mais tradicional modalidade nossa, com uma história ímpar, e mais do que isso, a verdadeira alma do esporte por estas bandas.

Nada que nos impeça de curtir e muito o Estadual de lisos que acontece em Caxias do Sul neste final de semana com Sênior e Juniores. No Gothe Gol os espaços são verdadeiramente democráticos e o que me parece, é que independente de onde irão parar os canecos dos lisos, a AFM Caxias seguirá sendo a meca da modalidade no Rio Grande do Sul e o torneio acontecerá na meca.





JBR

Não poderia ser diferente, o principal suspeito de estar a frente do Jota, tinha que ser o criador do Gothe Gol. Quando ele escolheu o nome da coluna, as evidências se agigantaram. Mas o importante é que vai muito bem obrigado, o Jota é um sucesso fantástico aqui e em outras paragens, e vai na pena eletrônica escrevendo tudo aquilo que 99% dos internautas gostariam de dizer. É claro que num meio policialesco como o do nosso Futmesa, a alternativa rodrigueana seria indispensável. Fico entre a cruz e a espada, ou uma grande Promoção para comemorar os 9 Anos do Gothe Gol em agosto revelando sua identidade, ou mantê-lo arrebentando no IBOPE. A proposta já fiz ao Jota, estamos negociando, creio que vou convencê-lo. Aliás, em uma das suas últimas colunas ele soltou uma frase que de verdade revela completamente sua identidade, não sei como isso não foi sacado. Fosse vocês, releria as 3 últimas colunas, sem contar a de hoje é claro.

Allen

Sempre tive minhas restrições ao cinema de Woody Allen, mesmo gostando de alguns de seus filmes. Mas preciso reconhecer que esta sua fase de franchising rodando filmes por várias partes do mundo tornou-se muito interessante. Meia Noite em Paris já demonstrou que um cara inteligente desejando ser mais comercial pode dar muito certo, estou procurando um tempo para ver o filme rodado em Roma com a Penélope Cruz, Roberto Benigni e Alec Baldwin e tenho enorme curiosidade de vê-lo trabalhando aproveitando o Rio de Janeiro como pano de fundo. A Penélope Cruz de vermelho já vale o ingresso.

Arenas

As anotações são muitas das experiências com projetos de estádios, Arenas, vias, Copa do Mundo, FIFA, COL, bastidores do futebol, viagens, situações que as circunstâncias tem me privilegiado viver nos últimos tempos. Na parceria de um jornalista amigo já tenho gasto algumas horas com catalogações e primeiros traços. Vão se tornar um livro se assim for possível para um projetado lançamento na Feira do Livro de 2014 na capital, ano do Mundial brasileiro. Algo como a COPA DO MUNDO QUE NINGUÉM VIU, Como Porto Alegre Respirou 2014, e então se estiver liberado, vou equacionar algumas lendas, como por exemplo, por que perdemos a Copa das Confederações em 2013 ? Política da CBF ? Falta de pulso dos governantes locais ? Falta de interesse econômico de quem se comprometeu ? Simples incompetência ? Isso e muito mais.

Livros

Falando em livros, na pauta para o próximo ano o GOTHE CROMO GOL impresso, nossas figurinhas transformadas em book para perpetuar as fantásticas histórias de nossos apaixonados pelo Futmesa. Algumas conversas já acontecem para obtermos o patrocínio necessário para tornar o GOTHE CROMO GOL BOOK uma realidade.

Nos Gramados II

Não tão nos gramados é verdade, mas surgiu até faixa por Koff no Grêmio como Presidente novamente, no Parcão em Porto Alegre. Tem pouca gente deste grupo de fato torcendo pelo time nos jogos infelizmente, querem é ver o circo pegar fogo. Impossível não respeitar a história de Koff no Grêmio, mas a dúvida que fica é no caso de uma eleição sua, se teremos o Koff Campeão de 83, ou Koff que desandou com o até então todo poderoso Clube dos 13, onde enquanto esteve, pouco ou quase nada se dedicou ao Tricolor.

Pelas bandas de Nova Iorque a boa notícia é que o lendário New York Cosmos retorna ao futebol profissional em 2013. Agora se dedica as categorias de base.

Como colecionador estou atrás de uma camisa do Figueirense no tamanho certo, provavelmente GG, com o nome do artilheiro Loco Abreu (13) as costas. Quem souber me avise.






Futmesa II

Nas mesas minha espera é pela arte do pretendido novo Botafogo, com o rosto dos jogadores estampados. Vai assim que estiver disponível para Mestre Manoel em Rio Grande.

Adega

Como tomar vinhos nacionais (e alguns são muito bons), se os tradicionais Cabernet Sauvignon chilenos, Malbec argentinos e Tannat uruguayos seguem custando bem menos ? A alta do dólar regulará a questão ? Mas é correto dizer também que o câmbio nunca alterou aromas e paladares.




Economia Tricolor

Ontem foi o dia  que celebramos o encerramento do chamado Condomínio Tricolor, que permitiu ao clube honrar dívidas com vários jogadores, negociação que começou em 2005. A redução do déficit nominal, o encurtamento de outros compromissos e um novo modelo de gestão a partir da nova Arena, colocarão a partir de 2013 o Grêmio em outro patamar. Ainda escuto promessas visando a próxima eleição no clube falando de mirabolantes fórmulas que levarão o Grêmio ao paraíso, fico curioso em conhecê-las além do discurso de eventual candidato envolvido com as teorias catalãs, e também além da "boca" de alguns colunistas e blogueiros.

COLOCA por JBR




















ESTAMPIDO

Me pediram tiro curto hoje porque o nosso guru editorial gastaria várias linhas. É f... mas tudo bem.

LISOS

Semana de estadual de velhos e gurizes e quero dizer que não tenho o mesmo preconceito de alguns. Pra mim vai de gauchinha, 12 toques, 3 toques, dadinho e o que mais inventarem. Jogo todas. Quando escrevo diferente é pura corneta.

LISOS DE NOVO

Até nos assanhamos com associação da capital que surgiu como a locomotiva dos lisos e fez campeonatos bacanas reunindo interna e externamente um belo grupo e tal. Mas aí o olho grande e a péssima gestão de pessoas foi afastando gente após gente e agora tá virada em maria fumaça da modalidade, se arrastando com pingos de amistosos e meia dúzia "competindo". Uma pena.

GS

Tá tudo muito bem, tudo muito bom, grupo legal, mas que tá estranho o Geraldo sem os medalhões, ah ! isso tá. Paulinho Fernando um pouco afastado, Cristiano, Gothe, Azevedo e Fosca de fora, Leon e Saul na prata, Moreira exilado, Reginho volta e não volta... Tá muito descaracterizado o GS, nem parece mais a turma que veio do Grêmio e muito menos turma de regra brasileira. Parece liga árabe.

BAIXO CENTRO

O Marcelo Moreno na Cidade Baixa não serviria nem pra garçom, que dirá pra atacante do Grêmio. Mas alguém que já morou nesta faixa da cidade entende de futebol ? Birita, outras drogueditas e alternativos em geral é que são as especialidades do perímetro. Sorte do Gêmio !

E AS PIADAS SÃO SOBRE PORTUGUESES...

Vai Oscar e vem Juan para o nosso glorioso colorado. E eles levam a fama.

TAMO JUNTO ! por Dani Junqueira




















Tamo Junto ! Gurizada.

Quarta feira com muitas notícias sobre o mundo do futebol e mais uma rodada do Brasileiro.

Com a janela fechando no final desta semana vai se encerrando o período de contratações e a grande notícia é do tricolor, o final do CONDOMÍNIO, assim denominado para as dividas gremistas com os ex jogadores.

Agora teremos mais tranquilidade na administração do clube.

Mas o negocio é futebol e hoje a noite enfrentamos o SPORT em casa e em casa todos já sabem que a obrigação é nossa.

Vamos em busca de regularidade e estabilidade de nossa equipe, então todos na torcida.

A PARTIDA

A temática de nossos adversários tem sido a retranca quando vem enfrentar o Grêmio no Olímpico e o Sport não fugiu a regra, saindo somente nos contra-ataques.

Em um primeiro tempo dominado pelo tricolor mas que não soube traduzir seu dominio em gols, acaba recebendo o castigo do adversário em uma bola parada, mais uma vez.

No segundo tempo se repete a mesma situação, só que de uma forma mais desorganizada e somente aos 30 minutos de partida com a entrada de Leandro no lugar de Fernando, conseguimos através de Moreno o empate, e o próprio Leandro em uma noite iluminada amplia mais duas vezes, dando números finais a partida.

O ADVERSÁRIO

Sem desmerecer o adversário, é candidato ao rebaixamento e mesmo assim dificultou muito a vida do Grêmio nesta noite.

O Sport bem postado em sua defesa e saindo nos contra-ataques teve no primeiro tempo três oportunidades e numa delas abriu o placar.

No segundo tempo aguentou a pressão gremista até os 30 minutos e depois a portera se abriu.

O TREINADOR

Já comentei anteriormente de que não se vai contra a natureza das coisas e que devemos deixá-las correr seu curso normal que teremos êxito.

O que quero dizer é que quando temos um lateral de origem da posição, não fazemos improvisações.

Luxemburgo insistiu com seu bruxo improvisado sem ter a perna esquerda, sabendo que não terá jogadas pelo lado esquerdo.

Chego a conclusão que ele puniu a Anderson Pico por sua expulsão e acabou punindo sua equipe deixando-a capenga.

No segundo tempo não entendi suas substituições, ele tirou Fernando e colocou Leandro, depois tirou Moreno e colocou Léo Gago para recompor o setor.

Simplifica !

Hoje ele teve muita sorte.

A EQUIPE

Marcelo Grohe -  Acho que ele se atrapalhou no gol sofrido, mas fez duas boas defesas na partida;

Tony - Tomou conta da posição, apoiou com força e personalidade e defendeu com qualidade;

Vilson - Vem fazendo seu trabalho com eficiência, fez uma boa partida;

Gilberto Silva - Vacilou uma única vez junto com Pará e sofremos o gol de cabeça. Tem que conversar mais para saber quem marca quem;

Pará - Muito esforçado, todos veêm que não pode mais jogar improvisado nesta posição, não consegue defender e nem atacar, pois tem que enquadrar o corpo sempre para dar prosseguimento a qualquer jogada.    

Fernando - É asustador a queda do seu desempenho, talvez tenha sentido a não convocação, é a segunda vez que é substituido;

Souza - Continua crescendo e contribuiu muito com sua equipe, vem tomando o espaço de Fernando;

Elano - Que qualidade acrescentou ao Grêmio, muito participativo, foi o melhor da partida;

Zé Roberto - Com toques rapidos e um passe refinado cresceu no segundo tempo, participando das principais jogadas de sua equipe. Em processo de adaptação, vai melhorar muito com o tempo.

Kleber - Trombou bem menos e seu futebol apareceu com conclusões e assistências. Com um pouco de sorte voltará a marcar;

Marcelo Moreno - Centroavante vive de gols, marcou e fez seu trabalho, assim cala os críticos; 

Léo Gago - Entrou para compor o meio, assim o fez;

Leandro - Sou seu maior crítico e hoje me calou, entrou posicionado pelo lado esquerdo e teve velocidade e presença de area marcando duas vezes;

Marquinhos - Com pouco tempo, não apareceu.

Não foi um bom jogo, tivemos muitas dificuldades para furar a retranca do Sport e com a entrada de um iluminado Leandro aos 30 minutos do segundo tempo, mudou tudo para nós e conseguimos marcar três gols.

Enfim fizemos nossa obrigação e somamos três pontos o que nos coloca em uma posição na tabela mais agradavel.

Agora é Botafogo no domingo fora de casa, vai ser uma tarefa muito dificil.

Então até lá.

Tamo Junto !  

Imagens

Banner Bola no Centro by Gothe Gol
Javier Martinez by Google
Juan by Google
Fortunati by Terra
FGFM by FGFM
Cinema Woody Allen by Google
Arena do Grêmio by arquivos do Gothe Gol
Gothe Cromo Gol by Gothe Gol
Loco Abreu by Terra
Vinho by Google
Banner COLOCA by Gothe Gol
Banner Tamo Junto ! by Gothe Gol

4 comentários:

dr Maia disse...

Bah! errei o blog. Achei que tinha entrado no Gothegol e me deparei com o Blog da urubóloga Miriam Leitão.

Abraços!

Gothe disse...

Dr.Maia,

aproveitando sua passagem por aqui,sempre tão crítica do cenário geral e pelo assunto ter já figurado na zona de comentários por sua autoria,por favor permita uma canja informativa para os internautas.

Já deram ouvidos as suas argumentações junto a FGFM,quanto a punição sofrida com ausência compulsória no próximo estadual de equipes cavados em 2013 ?

Obrigada,
Aline

dr Maia disse...

Não, pois sequer enviei o pedido de "recurso" ou "reconsideração" à FGFM. Em verdade, troquei e-mails com o Presidente da Federação na esperança de receber informações sobre o cumprimento, por parte da Federação, de alguns aspectos do rito processual da condenação e da interposição de defesa. Até agora não obtive a resposta dos meus questionamentos. Já tive mais pressa nesse assunto, porém, pelo que percebi até o momento, a minha punição foi tão ridícula que nem a ritualística mínima foi seguida pela Federação. Todavia, como eu tenho razão, é questão de tempo até que a decisão seja revertida. Ficará chato para alguém? Não sei e nem me interessa. Ficarão melindrados comigo? Não sei e também não me interessa. O erro da Federação foi achar que estava lidando com "guaipecas" e, posso garantir, que não é o caso. Seguiremos na luta. Como diz o grande Lulão: " É só uma marolinha".
Valeu pela lembrança e pela oportunidade Aline.
Abraços.

dr Maia disse...

Pra tornar minha postagem mais informativa, segue o que escrevi no blog da Riograndina:

"Valeu pela força Mário!
Imagino que tu também possua formação jurídica e entende o porquê do minha insatisfação. Reafirmo que em nenhum momento me neguei a arbitrar jogos, eis que arbitrei todos que estavam sob a minha responsabilidade no estadual por equipes. Em verdade, a minha ausência na manhã de Domingo se deu por justo motivo e que revelarei agora porque espero encontrar mais pessoas que se juntem ao meu protesto. Na sexta-feira, data de início do Estadual, a minha esposa, que é técnica química no SANEP, foi informada que estava escalada para trabalhar em regime de plantão no Domingo das 8:30 as 17:30. O local de trabalho da minha esposa é a Estação de Tratamento do Sinnot que fica no 9º distrito de Pelotas e que dista uns 16 km do centro da cidade. Ocorre que, aos Domingos, a única maneira de se chegar ao seu local de trabalho dela no horário correto é fazendo uso do próprio veículo. Entretanto, a minha esposa está com a CNH suspensa em razão de multa de trânsito (excesso de velocidade maior que 50%), fato que me obrigava a leva-la ao local de trabalho. Bueno, em razão da distancia, que separa a Estação de Tratamento de água em Pelotas e a AABB em Canguçu, não havia tempo hábil para minha chegada antes do início da rodada que seria às 9:30 da manhã. E foi, por esta razão, que no Sábado a noite, a equipe do GEL informou a Federação do problema e eu fui substituído por outro botonista na arbitragem das semi-finais, sem qualquer ressalva da possibilidade de imputação de qualquer penalidade.
Diante da punição e da certeza da ilegalidade, é meu dever dizer que a minha punição é deveras absurda e deverá ser revertida no âmbito da Federação ou fora dele, pois com advogado é impossível tolerar a manutenção dessa ilegalidade.

Abraço.

Leonardo Maia (Gel Futmesa)"