sábado, 14 de julho de 2012

GOTHE CROMO GOL - AUGUSTO NEDEL




















Meu nome é Augusto Torres Nedel.  Nasci no sempre frio 09 de junho, do ano de 1983 em Passo Fundo – RS. Sou o filho caçula da família, tendo um “único” irmão, embora haja suspeitas que Grilo e Gilvani também o sejam. Hoje sou casado e tenho dois filhos, o Guilherme e o Rafael. Adoraria que os dois futuramente jogassem conosco.

Amigos, a minha história botonística começou através do meu irmão e seus amigos, pois com eles participei dos meus primeiros campeonatos de puxadores. Eu era terrível! O desafio do melhor da turma era me fazer 20 gols sem levar nenhum. Eu nunca fazia um gol no cara! Muitos gostavam de jogar comigo e nem preciso dizer o porquê.

No ano de 1995 conheci os amigos Bruno Vieira e Marcelo Vinhas. Eu havia trocado de turno no colégio um ano antes e passei a ter muito tempo livre durante às tardes, sendo que numa delas resolvi dar uma volta no meu bairro ver se encontrava algum conhecido na rua. Foi então que encontrei um grupo de abobados que naquele dia jogavam bola, sendo que a maioria deles era da minha idade. Passei a persegui-los por todo bairro para tentar me enturmar, e foi o que aconteceu. Não demorou muito para o assunto botão vir à tona, pois eles eram viciados!

Resolvi convidá-los para um jogo lá em casa, no “estrelão” do meu irmão. Meus botões eram muito piores que os deles, e eu era ainda pior em relação a eles do que ao meu irmão e seus amigos, sem contar que eles me enganaram em várias trocas de botões e o saldo só não foi pior porque eu não tinha nada muito bom para negociar.

Viramos bons amigos, entrei para o time de futebol da zona e até fui estudar no mesmo colégio do Bruno. Era uma nova e boa época de minha vida, com futebol, taco, bicicleta, sacolé, futebol de novo e muito botão.

Logo me interessei em jogar na APFM junto com meus amigos. O Bruno me vendeu um time amarelo e preto muito ruim, mas para a minha bolinha e disponibilidade de caixa estava excelente. Ainda lembro que o time custou R$ 40,00, parcelado. Com esse time, ainda em 95, joguei o hexagonal final campeonato juvenil da APFM, tendo conseguido uma ou duas vitórias.

Em 96 começamos jogando um Torneio Sub 16, organizado pelo Osmar. Fui muito bem no torneio, ficando em quarto lugar, atrás apenas de Vinhas, Bruno e Tiago Pierobom, era o meu 1° troféu. Nesse mesmo ano também joguei a 1°divisão da APFM me classificando para jogar na Divisão Especial em 97 após a saída de vários botonistas. Também joguei alguns torneios da FGFM como o Estadual Juvenil e o Estadual Especial de 97, no qual consegui pescar uma vaga.

No Juvenil, realizado em Bagé, caí na 2ª fase. A viagem foi muito boa com as trapalhadas do Sinval, a rivalidade com Zé Vitor, a amizade com o Bruno e as palhaçadas do Ochôa, que era o responsável por nós. Ochoa foi quem mais torceu, ajudou e batalhou para que jogássemos botão, devemos bastante ao nosso velhinho retranqueiro (hehe). O Guido levava para esse campeonato algo como uma dúzia de guris extremamente competitivos, sendo que a final foi jogada entre dois deles.

Fui ao Estadual Especial na companhia de Aldyr, Bruno, Osmar, Vinhas e outros. Lá conheci várias figurinhas das quais até então só conhecia suas histórias e estava louco para vê-los jogar. Caí na 2ª fase diante de Leandrinho e outros dois que não lembro. Naquele Estadual tive a oportunidade de jogar na 1ª fase com o campeão Alex, tomei 2x1 e fiquei impressionado com o jogo dele.

Mais para frente, joguei tudo que é campeonato que aparecia, inclusive um Torneio de Verão em Tramandaí, na companhia de Bruno e Zé Vitor. Lá tomei outra aula de futmesa, dessa vez de Claudio Schemes, mas o jogo foi 1x1. Joguei também o Torneio de Aniversário do GEVI, esse foi o 2° torneio em que apareci nas fotos, após fazer a final com o falecido Teixeira, de Bagé, tendo perdido o jogo por 2x1. Fato curioso foi eu ter vencido o mesmo Teixeira na 1ª fase por 5x0, já demonstrando algum descontrole emocional. Outro jogo semelhante foi uma final da Primeira Divisão da APFM contra o Edson Sapo, na qual eu tinha a vantagem do empate, saí vencendo e deixei ele fechar um “porco” no qual tomei o gol de empate. O volante que não chegou na jogada foi punido ao final do jogo. Ao estilo Nalbandian, dei um soco bem no meio dele, que por ali ficou esmigalhado.

Em 2000 foi o 4° colocado no Estadual Júnior. Esse foi o meu primeiro ano sem os amigos Bruno, Zé Vitor e Marcelo Vinhas, mas continuei junto de meus affairs, Marcelo Cepel e Paulinho Malhão.

2001 e meu primeiro e único grande título individual. Fui campeão Centro-Sul Brasileiro em Florianópolis, com direito a gol antológico nas quartas contra Rodrigo, um jogaço contra Piruka e uma grande e conturbada final contra Jefferson. Ganhei todas essas partidas nos pênaltis e devo esse título ao Bruno, grande amigo e conselheiro.

2004 – Ótimo ano, Campeão Estadual por Equipes com aquele timaço da APFM, que quase não jogou por causa do uniforme. Fui também 4° lugar nos Estadual Especial.

Em 2007 fui jogar na Academia. Por adorar a APFM, fui com o coração partido, mas acreditava que mudar de ares poderia ser uma decisão acertada, e realmente foi. Na Academia demorei um pouco para me enturmar, mas aos poucos fui fazendo grandes amigos e admirando cada vez mais o grupo fantástico que temos. Nesse ano fiquei em 3° no interno dos lisos.

Em 2008 fomos vice do Equipes em Passo Fundo em um grande campeonato. Em 2009 fui campeão do Torneio Início, e ao fim do ano montávamos uma grande equipe com “Os 3 Patetas” para o primeiro Brasileiro de Clubes, sendo 3° no livre e, principalmente, vice no liso, fazendo uma final antológica contra as feras da Bahia. Nesse confronto perdíamos por 3x0 ao final do 1° tempo e ao som de não vamos desistir, empatamos 2 jogos, Mateus encostou no placar e eu tive a grande chance de levar o jogo para as penalidades, mas desperdicei um 2 toques e acabamos perdendo o confronto por 1x0. Mesmo assim, acredito que fomos muito bem.

2010 – O GRANDE ANO BOTONÍSTICO – Bicampeão Estadual por Equipes (livre e liso), Campeão Interno Livre, vice no Liso e terceiro no Estadual Individual de Liso.

Melhores resultados:

Na APFM tive somente 1 título de uma Copa APFM, e no Campeonato Pelotense fui 2°, 3° e 4°, mas nunca campeão.

Competições Oficiais:

Equipes Livre
2000 – vice (APFM – Piruka, Valter, Edson)
2001 – 4° (APFM – Valter, Victor, Piruka)
2003 – vice (APFM – Victor, Joni, Piruka)
2004 – Campeão (APFM – Bruno, Piruka, Victor)
2005 – 3° (APFM – Charles, Bruno, Piruka)
2008 – vice (Academia – Pedrinho, Tiago Pierobom, Marcelo)
2010 – Campeão (Academia – CHEFE, Marcelo, Mateus Peirobom)
2011 – 3° (Academia – Osmar, Bruno, Marcelo)

Equipes Liso
2009 – 3° (Academia – CHEFE, Figueira, Marcelo)
2010 – Campeão ( Academia – CHEFE, Marcelo, Mateus Pierobom)
2011 – 3° (Academia – Marcelo, Osmar, Bruno)

Brasileiro de Clubes
2009 Livre – 3° (Academia – Marcelo, Mateus)
2009 Liso – Vice (Academia – Marcelo, Mateus)
2010 Livre – Vice (Academia – Mateus, Marcelo)

Centro-Sul Brasileiro Livre
2000 – Campeão – (APFM)

Estadual Especial Livre
2004 – 4° Lugar (APFM)

Estadual Especial Liso
2010 – 3° lugar (Academia)

Estadual Júnior Livre
2000 – 4° Lugar (APFM)

Na Academia fui 3 vezes vice consecutivo no liso, 1 título do livre e algumas outras boas colocações. Ganhei também os títulos de Augusto Dois Toques, Gordo Augusto, Alemão Fanfarrão, Alemão Cavador e, o principal, o Alemão que vai dar bom.

Obrigado a todos os amigos do futebol de mesa por esses ótimos anos de convívio de futebol de mesa. A amizade é nosso maior hobby e o botão nos proporciona isso.

Forte Abraço.

11 comentários:

Marcelo disse...

Aleirmão,

Grande história, da qual me orgulho de fazer parte.

E não te preocupa, pois de cavada em cavada esse Alemão ainda vai dar bom!

Abraço,
Marcelo.

Aldyr Rosenthal Schlee disse...

Gostei da tua história, Alemão. Só acho que faltou destacar um certo acontecimento lá no velho garajão da Telles. O Cepel vai te lembrar a respeito...

Edson Sapo disse...

Amigo grande historia e bons tempos aqueles . . . lembro bem daquele jogo pois tomei um susto ao final da partida achei que ia apanhar hehehehehehe abraço

Pedrinho Gmail disse...

Esse Alemão ainda vai dar bom.

PANDA_PEL disse...

grande alemão,história muito bonita deste esporte no qual adoramos e chamamos de futmesa com certeza és um excelente botonista com grande carater acima de tudo,um forte abraço e tudo de bom a todos da AFM fuiiiiiiiiiii

PANDA_PEL disse...

ops já ia me esquecendo no ano de 2004 quando chegamos em porto alegre por volta das 19:00 e fomos informados que se nós não tivessemos o uniforme completo não jogariamos o ESTADUAL POR EQUIPES o que fazer naquelas horas preste a começar a competição?????? resolvemos ir para o shopping mais proximo em busca de calças de abrigo para jogar todos uniformizados ate que encontramos as benditas calças kkkkk fico muito agradecido de fazer parte daquela equipe onde só tinha grandes feras e principalmente vencedores valew valew mesmo fuiiiiiii!!!!!

hamster adestrado disse...

Maravilhoso conto, só espero que eu nunca seja convidado para o "Cromo" se não... eh eh eh

AFM Caxias do Sul disse...

Grande Alemão Cavador!
Bonita história! Fico feliz em ser teu Amigo! Pois és uma pessoa de excelente caráter.
Um forte abraço!
Maciel

Vinicius disse...

Grande Alemão!!!
Parabéns fera, linda história mesmo, lembro bem dos treinos na casa do Vinhas, turma forte e muito gente boa, viciados em futebol de mesa...
Quanto ao Bruno eu concordo, já vinha mostrando sua vocação como conselheiro e hj esta comprovado o grande SUPER TECNICO do futebol de mesa, quem sabe o substituto do OCHOA técnico da grande maioria e principal incentivador da maioria dos juvenis da nossa época aqui em Pelotas... hahaha
Deixa o coitado do guri zonzo no estadual juvenil, será o "Bruno Muricy" com muita TITEBILIDADE será? hahaha
Abração Alemão!!!

Daniel disse...

Baita cara, baita amigão, tudo de bom para ti Alemão.

Show de bola continua a abrilhantar o fut-mesa.

Abrços

Dani

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Alemão,
Parabéns pela história vibrante dentro do futebol de mesa.
Imagino o dia em que forem reunidos todos esses cromos e em forma de livro,essas histórias serem repassadas aos futuros botonistas brasileiros.
Continuem sendo essa pessoa que cativa aqueles que tem o privilégio de serem seus amigos.