sábado, 29 de setembro de 2012

CONEXÃOLiso Epecial - JBR

por Pedrinho Hallal

O MISTÉRIO JBR DESVENDADO


















A humanidade adora mistérios. Quem matou Odete Roitman? Essa pergunta ecoou pelo Brasil por várias semanas. Jogos de perguntas e respostas sempre atraíram muita atenção também. Quem foi Kidiaba? Qual time portoalegrense foi rebaixado em 1991 e 2004? Aproveitando-se dessa paixão da humanidade por mistérios e perguntas, o editor resolveu criar o mistério JBR. E a tática funcionou. A lista de suspeitos começou a ser formada de forma rápida. Polêmicas se sucederam. Mas hoje tudo será revelado, depois de um "descuido" do editor no dia 27 de Setembro, a data que para sempre será lembrada como o fim do mistério JBR. Mas para começar, apresento aqui uma lista de 10 dos principais suspeitos de assinarem a coluna mais polêmica do futmesa nacional:

SUSPEITO 1 – Aldyr


















Já houve até briga nesse blog com acusações de que Aldyr seria JBR. Evidências coletadas ao longo das investigações apontam que Aldyrzinho jamais lidou bem com o fato de que o famoso da família sempre foi o pai (na foto), criador da camisa da seleção brasileira de futebol. Para reverter o quadro, Aldyr teria usado o pseudônimo JBR no blog do Gothe, para finalmente ficar famoso que nem o pai. Existem também suspeitas de que Marcelo Conceição, vulgo CEPEL, é seu comparsa. Marcelo é estranhamente visto jantando com Aldyr no Lobão todas as quartas-feiras, véspera das colunas do JBR.

SUSPEITO 2 – Pedrinho

















Isso mesmo, eu também sempre fiz parte da lista de suspeitos. Torcedor do time da presidente, posso ter cutucado o Xavante na coluna para despistar. Recebi nos últimos meses 3-4 e-mails com teorias interessantes comprovando que eu era o JBR. A primeira foi: “Estranho o Pedrinho parar de escrever Conexão Liso bem na época que surge o JBR”. A segunda foi ainda mais longe: “Agora que o Pedrinho é vice-presidente da FGFM, ele não pode mais dar alfinetadas se identificando, então ele criou o JBR para continuar dando suas alfinetadas sem se identificar”. Confesso que achei os e-mails criativos.


SUSPEITO 3 – Cristian Costa

























Muita gente tem certeza de que nosso segurança de festa de Playmobil é o verdadeiro JBR. Sempre irônico e com texto refinado, Cristian Costa resolveu usar o pseudônimo para aumentar o tom de suas cornetadas. Os ciúmes em relação ao meu interesse pela Karen seria o motivo de tantas alfinetadas do JBR no Pedrinho. O comparsa seria o “sempre companheiro” Caju, que discutiria as colunas em momentos íntimos. JBR significaria Jogo Bem Rápido.

SUSPEITO 4 – Sílvio


























Ainda no time dos que medem menos de 1,5 metros vem mais um de nossos suspeitos. Ninguém suspeitou do grande campeão no início, exceto eu. O homem que faz um filho por ano virou suspeito após uma coluna em que criticava a si próprio, uma estratégia conhecida dos escritores fantasma. No entanto, vários duvidam da participação de Sílvio, pois um dos critérios para ser bom colunista é NÃO JOGAR PORRA NENHUMA. Seu comparsa seria Alex, sendo as colunas preparadas nas longas noites de treinos naquele bairro de Pelotas que insiste em se chamar de cidade. A sigla JBR seria uma homenagem ao amigo João Garima. A coluna seria financiada por Leonardo Magnata.

SUSPEITO 5 – Dani Junqueira

























Esse é um suspeito óbvio. Não joga porra nenhuma, então poderia ser bom colunista. É amigo do editor, o que lhe permitiria acesso às senhas. Começou a colocar as asinhas de fora com a coluna sobre o time do estádio da favela e pode ter gostado da brincadeira. Seu comparsa seria o Caco, que também escreve melhor do que joga. Não gosta do liso, alvo de críticas do JBR.

SUSPEITO 6 – Marcelo Vinhas














Mais um suspeito óbvio. O rapaz que usa laquê no cabelo deixou a presidência da FGFM e precisa de ocupação para o tempo ocioso. As colunas de JBR costumam incluir muitas informações sobre a Academia, algumas conhecidas apenas por poucos. A estratégia de falar mal do liso ajuda a manter seu nome longe dos holofotes de suspeitos. Se confirmado como JBR, passou dos limites ao falar mal do CHEFE e terá que arcar com as punições. Ninguém sabe o que significaria JBR, mas existem suspeitas de que seria Gosto Bem Refinado.

SUSPEITO 7 – Gothe
























Esse é o principal suspeito da maioria. Ele posta como Gothe, posta como JBR, posta como Aline. Preenche vários dos requisitos para ser o JBR: (1) não joga nada; (2) odeia os lisos; (3) adora polêmicas. Cometeu uma gafe horrível no dia 27 de setembro, postando logado como JBR, mas assinando como Gothe. Ao ser desmascarado, deu a desculpa de que tem acesso a todas as senhas. Estranhamente, eu e o Cristian, como colunistas, nunca lhe demos senha alguma e nunca postamos nada direto no blog. Deixou a Aline em maus lençóis e deve explicações a todos os leitores. Parece estar estressado com a reta final da campanha para prefeito (na qual deve ganhar), coincidindo com a reta final da campanha para a presidência do clube rebaixamento (na qual deve perder). É considerado por muitos o maior pé frio da sociedade contemporânea.
 
SUSPEITO 8 – Cristian Baptista






















Esse é um suspeito novo. Sempre gostou da vida online no futebol de mesa, mas nunca se envolveu em polêmicas. A identidade secreta pode ter sido a porta de entrada para o mundo das intrigas. Não joga liso. Seu comparsa seria Juarez, o que justificaria suas informações privilegiadas sobre a Academia. É o maior ídolo do editor, o que justificaria o convite. JBR significaria Jogava Bem quando morava em Rio Grande.

SUSPEITO 9 – Chambinho






















Ele já declarou publicamente não ser muito bem dotado, embora julgue o ‘guri’ um bom brincalhão. Preenche parcialmente o requisito de não jogar porra nenhuma, embora não concorde com isso. Tem habilidade na escrita e teria Rodrigo Bernardes como um potencial comparsa. As brigas com o editor poderiam ser uma estratégia para desviar o foco. As melhores colunas do JBR coincidem com semanas em que houve campeonatos com a sua participação.

SUSPEITO 10 – Dr. Maia





















O rapaz que assina como Dr. Maia é outro suspeito. Não joga nada e tem a língua afiada. Torce para o time da beira do rio, e pode falar mal do Inter para despistar o público. Só joga cavado, e bem pouquinho. Costuma apimentar a zona de comentários do blog e nunca teve espaço como colunista. Poucos pensam nele como potencial suspeito, mas é um nome a ser considerado.

VEREDITO















Antes de comunicar o veredito, é imperativo explicar como o mistério foi desvendado. Nas últimas semanas, eu e dois colegas botonistas resolvemos confirmar nossa suspeita e passamos a fornecer informações privilegiadas para o editor, informações que ninguém teria acesso. As mesmas acabaram publicadas na coluna do JBR, o que nos confirmou a teoria. Mas ainda faltava o fato novo, para que fizéssemos a revelação.

O fato novo então acabou sendo a coluna de ontem, na qual JBR se atreveu a falar mal do nosso CHEFE. Avisei na zona de comentários de que cabeças rolariam e marquei a opção ‘receber novos comentários por e-mail’. E foi aí, que assustado com as retaliações por falar mal do CHEFE, o editor cometeu o maior "erro". Fez uma postagem logado como JBR, mas assinou como Gothe. Tentou imediatamente apagar o comentário, mas já era tarde, pois eu já havia recebido o e-mail. O editor então entrou em desespero. Postou novamente, agora logado como Aline, e assinou Gothe mais uma vez. Mais um e-mail que chegou na minha caixa de entrada. Notou o "erro" e apagou a postagem mais uma vez. Colei os dois e-mails e postei na zona de comentários. O comentário foi censurado. Depois começaram as explicações: “Eu tenho acesso a todas as senhas”. Aline pediu desculpas. O mistério enfim havia sido revelado.

Foi então que meu telefone tocou. Era o editor. Como bom sem vergonha que sou, fiz chantagem. Pedi pagamento alto para manter o segredo. O editor negociou. Disse que não manteria o segredo por menos do que o telefone de verdade da Karen. O editor disse que não possuía. Dei a ele 10 minutos para ligar para o Cristian Costa e conseguir. Ele ligou. Mas Cristian Costa imaginou que era para mim e não passou o número. O editor voltou a me ligar desesperado. Disse que me conseguiria um camarote no estádio novo do lado da favela. Desprezei. Ofereceu pagamento em dinheiro. Eu insisti: é o telefone da Karen ou nada. O editor implorou. Eu aceitei trocar o telefone da Karen pelo telefone da Gabi. O editor negou. Cansado de tanta pressão, me forneceu o número. Liguei. “Sua chamada está sendo encaminhada para a caixa de mensagens e está sujeita a cobrança após o sinal”. O número era falso, e assim, o mistério seria revelado. Vim para o computador. Chegou a hora de desmascarar um dos bons mistérios dos últimos anos.






















Nenhum dos suspeitos e ao mesmo tempo todos os suspeitos são JBR. O editor teve uma interessante ideia de criar um personagem que não existe, cujo texto é criado por várias pessoas diferentes, por meio de conversas, discussões e informações que chegam ao longo da semana. Quem não recebeu uma mensagem do Gothe no Facebook, MSN ou e-mail entre terça e quarta perguntando quais as novidades? O editor tem o trabalho de sumarizar as cornetas e colocar as melhores no blog. Só assim poderia estar em tantos campeonatos e saber tantas estórias que poucas pessoas de cada entidade sabem.

O JBR somos todos nós, botonistas, apaixonados por uma brincadeira de criança, que só nós sabemos que é muito mais do que isso.

TODOS mataram Odete Roitman.


Imagens cortesia by Pedrinho Hallal

15 comentários:

AFUMECA disse...

Parabéns Pedrinho,muito criativa esta publicação!
Gothe, já que o mistério foi desvendado, fala pra nós o significado da sigla JBR...

Rangel

lhroza disse...

LH.ROZA
Pô "cara"!!! e agora de quem vou receber as "geladinhas" ???
Só pode ser do EDITOR,já que derrubaram o "FANTASMA"...
Ficamos no aguardo de sua atenção...

AFUMECA disse...

Rozinha agora ficou bom pra ti hem! TODOS vão ter que te pagar "geladinhas"! Me convida pra festa!

Rangel

Daniel disse...

Não poderia esperar o final tão bacana como este, texto maravilhoso do Pedrinho, com muita criatividade e muito talento.
Nossa brincadeira realmente viajou de uma maneira incrivel em nosso universo ou em nosso mundinho.
Divertiu as rodas de bate papos de norte a sul , as Associações, os amigos, intrigou, mexeu com a curiosidade de todos.
Teve gente que não gostou, estão no seu direito, teve gente que se ofendeu infelizmente.
Mas conserteza divertiu muita gente que esperavam todas as semanas para entregar os colegas, os amigos, ou não tão amigos deixando o pessoal em saia curta.
Talvez por que no fundo ninguém gosta de ser exposto ou criticado, mas sofremos um amadurecimento neste processo.
Enfim um grande abraço a todos que participaram, e um parabéns especial ao Pedrinho.

GOTHE disse...

Prometo para a segunda-feira revelar o que quer dizer JBR e contar como nasceu a idéia, como foi o projeto original, quem é o criador. Amanhã a Aline faz sua última publicação aqui no Gothe Gol, vou deixar o espaço inteiramente para ela.

Um abraço
Gothe.

mário ribeiro disse...

Parabéns pelo texto do Pedrinho, mas este humilde pseudoblogueiro já sabia disso, pois quando criança fui obrigado a ficar de castigo no campo de concentração, digo, colégio marista, na biblioteca e então li todos os livros do Conan Doyle. Então, a pergunta que não quer calar, neste momemnto é: qual será o tema do TCC (trabalho de conclusão de curso) da senhorita Aline?
Abraço a todos!
Mário Ribeiro
Pseudoblogueiro e botonista com Alzheimer.

Maurício disse...

Elementar meu caro Watson!!!

Rogério D. Feijó disse...

Mas o que foi que aconteceu afinal???Koff, Koff, Koff...

Unknown disse...

Sensacional Pedrinho. Simplesmente, sensacional.

abraço

Dr.Maia disse...

Vou discordar do brilhante texto escrito pelo Pedrinho. Eu jogo muito. Prova disso é que vencerei um jogo na taça RS.

Rogério D. Feijó disse...

Esqueci de comentar que de minha parte fiquei muito FELIZ em não ser apontado como fazendo parte do Grande JBR, confesso que eu já estava ficando preocupado, alguns "AMIGOS", ( mui amigos) comentavam que seria eu, imaginem só...
Abraço
Rogérinho

GOTHE disse...

Houve uma sugestão ao colunista e a editora, para que evitassem as maiores sensibilidades. O Pedrinho apesar da irreverência levou em consideração, e como percebemos por 99% das manfestações bem humoradas, deu show.

Gothe.

lhroza disse...

LH.ROZA...

Amigo ROGÉRIO FEIJÒ

Embora VC.tenha escolhido um time da "beira do rio" para ser sua paixão, o que não o deixa de ser uma dos SUSPEITOS para ser o "FANTASMA JBR", ficamos na expectativa de que realmente tal fato não se confirma-se.

Pois assim,creio que poderia prejudicar o desempenho deste grande FUTMESÍSTA...

Aldyr Rosenthal Schlee disse...

Assim como a Elis e o Elvis, JBR VIVE! É no que quero acreditar! Afinal, o que será das nossas quintas-feiras, pelo resto de nossas vidas, sem as suas maledicências? Esqueçamos, pois, a (perfeita) "teoria da conspiração" apresentada pelo Pedrinho Lalau! Para mim o JBR está rindo de todos (e deve ser... o Rozinha!).

hamster adestrado disse...

Se o Lalau, descobriu ou não, quem na verdade sabe?
Na quinta, aguardo as maravilhosas flechadas que só o Jotinha e talvez o lendário Príncipes dos Ladrões, cravem no alvo.