quarta-feira, 25 de abril de 2012

COLUNISTAS

PAIXÃO COLORADA

Por Ítalo Petrecheli Bigliardi

Bom dia web-leitores do Gothe Gol, derrota e vitória, não entrar em campo e passear nele, foi isso que aconteceu na última semana colorada.

Vamos aos tópicos de hoje da Paixão Colorada:

INTER NA LIBERTADORES

Inacreditável. Só essa palavra define o que aconteceu na quinta passada no Peru. O Inter não jogou porra nenhuma e ainda perdeu pra um time de merda, que não ganha partida nem na Várzea gaúcha. Não me venham com a desculpa de altitude, gramado artificial, de carpete, ou sei lá o que, nada disso justifica o que aconteceu, o Inter não jogou nada, parecia não ter entrado em campo, se não fosse o Santos vencer no finalzinho o The Strongest poderíamos ter ficado fora da Libertadores, imagina se os bolivianos tivessem feito um gol por acidente e segurado o Santos depois, estaríamos fora por pura incompetência do grupo, ou seja, treinador, jogadores, comissão técnica inteira, preparador físico e todos esses babacas que hoje comandam um grupo de excelentes jogadores, mas que não rendem o que deveriam. Estou irritado, indignado, e sabe por que, porque tenho que ouvir as flautas dos azuis e ficar quieto, pelo menos antes de eles perderem para o Fortaleza e ficarem fora da Copa do Brasil, ou de vencermos o Gre-Nal no domingo, que não vai ser fácil. Sobre o jogo não vou nem comentar porque não tem nada para comentar, só aconteceu o gol do Juan Aurich e mais nada, foi ridículo, agora que venha o Fluminense hoje à noite e “guenta coração amigo” como diz o Galvão Bueno, dessa vez vou falar depois do jogo, pois já estou meio cansado de queimar a língua, já o placar vou arriscar 2x0 para o Inter, nunca acerto mesmo.

INTER NO GAUCHÃO

Diferente do jogo contra o Juan Aurich o Inter entrou em campo e atropelou o Veranópolis e mostrou que time do interior só vence os da “capitar” quando Inter ou Grêmio estão fazendo corpo mole. Foi um banho de bola, um passeio em cima do time penta-color da serra, Dátolo jogou muita bola, Damião fez os gols como é de costume em situações normais, Guiñazu foi o mesmo guerreiro de antes da lesão, por falar em lesão perdemos D’Alessandro neste jogo, a princípio fala-se em 3 semanas fora, o que nos deixa sem o Maestro para o Gre-Nal e as partidas contra o Fluminense, essa foi a grande baixa no jogo de domingo. Mas estamos na final do 2º turno, contra os azuis, e ambos querem vencer, por se tratar de Gre-Nal e valer vaga na final do Gauchão, Ruralito, como quiserem chamar, mas o que importa é que qualquer um que perder o jogo pode acarretar uma crise interna pela pressão da torcida e da imprensa. Acredito que vai ser um jogo muito parelho, duro, acirrado, decidido na raça e nos detalhes, espero que no final desta guerra os colorados permaneçam de pé e os azuis caídos e assistindo a final pela TV. Dá-Lhe Inter!!!!

PARCERIA GOTHE GOL E GOL À GOL FUTMESA

Foi muito legal a parceria que eu e o Gothe fizemos neste final de semana em São Lourenço do Sul para a transmissão do Lagoão, Estadual Máster e demais competições realizadas. Conseguimos manter o pessoal de casa informado e ainda tivemos o Gothe como comentarista das competições. Gostaria de ter levado as informações com mias rapidez e mais imagens mais a conexão da TIM estava horrível e muito lenta, cheguei a pensar que não iria conseguir fazer as postagens, mas mesmo com toda a lentidão conseguimos passar todos os resultados e informações das competições. Espero em outra oportunidade podermos repetir esta parceria, aqui no Gothe Gol ou lá no Gol à Gol, quem sabe!!!!!

FUTEBOL DE MESA

Lagoão

Tudo o que falei antes da competição se confirmou neste final de semana em São Lourenço do Sul, a Pérola da Lagoa, tivemos ótimos campeonatos, um clima agradabilíssimo, jogamos muitas partidas, fizemos novos amigos, batemos papo com amigos antigos, revimos amigos que andavam meio sumidos, enfim, nos divertimos. Não comentarei aqui cada campeonato, pois isso já foi feito pelo Gothe, e concordo em quase tudo, mas vou citar aqui alguns destaques na minha modesta opinião. Mateus da UPFM, o cara jogou bem, teve sorte (palavras do Índio), jogou calmo, coisa que digo há muito tempo pra ele, foi competente quando teve chance de gol e nas disputas de pênaltis, resumindo, está de parabéns. Não poderia deixar de falar do “grande” Ôchoa, que como sempre teve uma defesa quase intransponível, o que poderia ter levado o Ajax à final, se não fosse um gol contra pra lá de esquisito marcado no jogo contra Jader ainda na fase classificatória, uma pena, pois desde que comecei a jogar botão não vi o Ôchoa ser campeão, fazer o que? Outro destaque foi Luis Fernando do GEL que venceu o Caquinho na final do Júnior, com 2 golaços, o guri chuta muito, tem futuro, sorte dele não ter aprendido com o pai, pelo menos era o comentário que rolava após a partida final. Já eu não mereço destaque, mas como escrevo a coluna aqui no Gothe Gol vou fazer uma propagandinha, hehehe!!!! Fui para o campeonato pra me divertir, não joguei mal, mas o meu ataque não funcionou como era de costume, na primeira fase terminei em 3º lugar no grupo que tinha Júnior do CM, Gerson do Paladino e Jackson do HPC, com um empate, uma derrota e uma vitória respectivamente, acabei indo para disputa de pênaltis com Rui da UPFM e Villanova do CM por 2 vagas como 3ºs colocados de grupo, passei junto com o Rui. Na 2ª fase caí num grupo com Nilmar do CM, Cristiano Carneiro do GS e Diogo da AFUMERG, de cara já achei que caía fora, pois na minha opinião era o grupo mais equilibrado da fase, dito e feito, no equilíbrio somente, pois nas duas primeiras rodadas todos os jogos foram empate, já na rodada decisiva, Nilmar e Cristiano empataram novamente, e com um gol de cavador faltando 10 minutos para o final consegui vencer o Diogo e me classifiquei, o Nilmar passou nos pênaltis. Nas quartas caí contra o Mateus da UPFM, já sabia que seria jogo complicado, por se tratar de clássico interno, saí ganhando com um golaço de longe, depois cedi o empate e o jogo se arrastou empatado até o final, com o cara se defendendo demais, cavando e cobrindo tudo, não sobrou nenhum outro chute além do lance do gol, daí pênaltis, e a competência do Mateus falou mais alto e perdi por 5x4. Resumindo, pra quem deveria ter caído fora na 1ª fase fiquei no lucro, o que valeu foi o passeio e os momentos agradáveis que passamos em São Lourenço do Sul, ano que vem estarei lá de novo, se Deus quiser. Por hoje é só, um grande abraço a todos e até a semana que vem!!!!!!

NA AVALANCHE 

Por Cristian Costa

Agora tudo é grenal. Mas vocês sabem como o termo grenal foi criado? Conforme o livro História dos Grenais, do Nico Noronha e David Coimbra, a expressão surgiu em 1926, quando o jornalista Ivo dos Santos Martins (torcedor do Grêmio), cansado de ter de escrever por extenso os longos nomes dos dois clubes teve a ideia sensacional de abreviar o nome dos clubes. Genial.

O grenal cria heróis e vilões (adoro uma frase batida). Meus heróis foram Lima (como esquecer o grenal dos 3x3 no gaucão de 88 com dois gols dele), Jorge Veras - o carrasco do Taffarel -, Jardel, Nildo, Paulo Nunes (aquela bicicleta no clássico de 96 pelo brasileiro é inesquecível, eu tava naquele jogo), Rodrigo Mendes, e mais recentemente, o Ronaldinho, o Borges e o Junior Viçosa. Lendo o livro, a gente percebe que os caras fodões no clássico nos anos 50 e 60 eram o Marino, o Juarez e o Alcindo (bugre xucro). Sem falar nos mais antigos como Luis Carvalho, o rei da virada, ou o Foguinho e seu gol antológico no grenal de 1935.

Aliás, a leitura deste livro (li tanta a primeira versão como a segunda com a inclusão de material do Mário Marcos de Souza), faz cair algumas lendas. Por exemplo, o Figueroa perdeu dois grenais e não um ou nenhum como adoram dizer por aí. A vantagem construída pelo rival nos clássicos é em cima dos anos 40, onde eram jogados dezenas de clássicos amistosos. No brasileiro, por exemplo, a vantagem é nossa. Senão me engano: 17x15.

E vem mais um grenal por aí. O favoritismo é deles, como era nas quartas do primeiro turno e a gente papou. Quem sabe o “fenômeno” não se repete.

Cada vez que o Miralles corre da goleira onde os jogadores ficam aquecendo para falar com o homem do “pojeto”, é acompanhado de um frenesi da torcida do Grêmio. Eu não me encontro entre os fãs do atacante. Acho que ele vai ter que mostrar muita coisa ainda para ganhar o meu respeito. O grenal da decisão do segundo turno será uma ótima oportunidade pra ele calar a minha boca e decidir o título.

Tudo leva a crer que Miralles será o substituto de Léo Gago.

André Lima tem 29 gols com a camiseta do Grêmio. Quem sabe o 30 não pinta no final de semana.

Grêmio sem cinco jogadores da formação ideal: Mário, Moreno, Kleber, Julio César e Léo Gago.

Mário e Moreno talvez ainda possam jogar.

Eu surpreenderia e colocaria o Felipe Nunes no lugar do Léo Gago.

Fortaleza vem bem no campeonato cearense e na Copa do Brasil. Vai ser páreo duro.

Aposto numas quartas com o Bahia do “tenista” Falcão.

Futebol de Mesa

Já tem gente chamando o Gothe de Vasco da Gama do Lagoão. Sacanagem isso.

Cristiano jogou muito. Só parou nos penaltis contra o futuro campeão Nilmar.

Torcida vascaína em festa com Nilmar no Lagoão e Felipe no Engenhão. Até rimou.

Grande decisão nos Masters. Bom ver o Jader de volta em campeonatos oficiais. Minha torcida era pelo Fosca, mas não deu.

Gerson “Ronaldinho Gaúcho” Azevedo assinou com a Franzen. Prevejo muitas noites de amor nas quadras do Jardim Carvalho. O traíra e o carioca manauara vão fazer a festa no carpete durante a madrugadas frias que se avizinham no RS.

Brincadeira, o Gerson Azevedo é um dos meus grandes amigos do botão e desejo toda a sorte pra ele lá na Franzem. Joga muito. Os convites para os torneios de final de semana do Geraldo continuarão (complicado colocar as palavras desejo e botão na mesma frase e o povo não pensar maledicência).

Maciel promete um baita campeonato juvenil no Geraldo Santana. O torneio vai acontecer no salão da bocha, onde já ocorrem os troneios municipais organizados pelo Gothe.

Até agora só o Pirênio José confirmou participação no estadual de Veteranos. Paulo Fernando vai depender do cronograma de viagens do trabalho. O Gothe ainda não me deu um parecer tb.

Juliano e Leon serão nosso representantes no juvenil. Aposto em título.

Saul e Gerson Viera já se colocaram a disposição da organização do torneio para ajudar em todos os aspectos.

Círculo Militar vai emprestar umas mesas pra gente. Valeu galera.

Brasil afora

Planejamento de Ronaldinho Gaúcho sai conforme o esperado, para desespero do Caju, e Flamengo terá trinta dias de férias a mais no ano.

Um milhão de reais mensais e duas desclassificações seguidas para o Vasco. Nada como uma dia depois do outro.

Ferroviário, do Ceará, e Portuguesa são os times tradicionais que vão encarar uma segunda divisão estadual em 2013. Gosto de ambos. Torcer só pro Grêmio, mas tenho simpatias por muitos times, dependendo da ocasião mais ou menos.

Time da Ponte Preta vai xaropear nesta reta final de paulista e no brasileiro.

Remo luta para ganhar o paraense e disputar pelo menos a série D nacional. Que má fase de um clube que já disputou e primeira divisão do futebol brasileiro. Mesmo assim a torcida comparece em massa no Mangueirão.

Em São Paulo, a primeira divisão do estadual será composta por times de empresários ou de prefeituras: Atlético de Sorocaba, Paulista, Penapolense, Oeste, São Caetano.

Enquanto a segundona será recheada de clubes tradicionais e com torcidas apaixonadas: São José, Juventus (está lutando para subir da terceira), Comercial, Portuguesa, Ferroviária, São Bento.

Inter de Limeira e XV de Jaú e Marília devem continuar na terceirona.

Fenômeno parecido acontece aqui no sul com várias novas forças da Serra e região Metropolitana na elite do futebol do RS. Enquanto time centenários duelam na segundona.

É Caetano: alguma coisa está fora da ordem. Fora da nova ordem mundial.

Pelo Mundo

Racing com esperança de conquistar título depois de mais de dez anos. É na inédita Copa Argentina. Deve cruzar com o Boca na semi.

Pra alegria do Paulo Fernando e do Otávio Germano, River vence Instituto, com gol de Trezeguet (ele mesmo), e cola no rival pela brga na liderança da B Argentina. Los Canalhas, Rosário Central, atropelam nas últimas rodadas e chegaram também na disputa.

O time mais legal do mundo, ST Pauli Hamburgo, ainda luta para voltar a primeira divisão alemã.

Vou torcer pela lógica na Libertadores: Corinthians, Fluminense, Santos e Universidad nas semi finais.

Totenham desaba no Inglês. Pelo menos o City ainda pode ser campeão. Situação de City, Chelsea, PSG, Roma e Málaga é bem diferente dos times de empresários no Brasil. São todas equipes com tradição e torcida.

Frase da semana:

“Não posso jogar por que tenho que estudar”
 Leon tentando convencer alguém que estuda.

Um abraço aos amigos de Bornéu e Samoa Americana.

3 comentários:

Caju disse...

Fala "Anjo Pornográfico" do futebol de mesa....

Rapaz, primeiramente, a homofobia é crime e devemos aceitar a pluraridade de existências. E ainda que,o Gérson "Quevedo" ficou a tua disposição a anos e sem oferecer a ele uma relação mais "amigável". "Traíra" não, foi falta de carinho mesmo...hehehe.

Quanto ao futebol....Estamos fazendo um bem danado aos Vices. Imagine,eles agora tem a possibilidade de ter dois vices campeonatos em apenas um edição de competição estadual! Um feito inédito! Já conseguiram ficar em segundo na sua chave na Libertadores e serem o melhor "segundo" entre "segundos colocados" de classificação geral. Isso me deixa tranquilo, em relação ao bem que fazemos ao futebol..rs.

Fora isso, o R "zero", continua na sua excelente forma de notívago, não para o meu desespero, pois já previa tal fim.

A Lusa, "parente" próximo dos Vices, caiu, mas em compensação o XV de Piracicaba, que tem um dos uniformes mais bacanas do futebol nacional, permaneceu na elite do paulista.

Voltando a Libertadores, concordo contigo, somente coloco o Boca no lugar das "tricoletes" que acho que não passarão nem pelo colorados.

Abraço. Caju.

Cristian Ferreira da Costa disse...

Só sei que vcs perderam duas semi pro time das camisetas feionas. Acho que o vasco elimina o botafogo, mas perde pro Fu, ou seja, vice de novo...heheheh

Quanto ao Gerson Azevedo, trata bem esse corpinho que um dia foi TODO meu.
Abraço

lhroza disse...

LH.ROZA...
PÔ "CARAS" Srs.EDITORES...

Ta certo que o Colunista PAIXÃO COLORADA, defeda seus ideais, mas já em sua 2ª linha empolgar-se com palavras eloquentes de nivel no minimo afrontosas, olha que temos "web-leitores" de todas as idades.

Dai condordo com o "CAJU" ao referir-se ao "Anjo Pornográfico"

Volto cumprimentar o BLOG pela brilhante cobertura do LAGOÃO.

E AGORA TCHÊ!!!
Até +