quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O PRESIDENTE NO BLOG

Nem tudo o que é publicado no Gothe Gol é criação acontecida nas pranchetas de nossa redação. Não são poucas as idéias que permanecendo ou não publicadas em série, partem na verdade de sugestões dos internautas. O PRESIDENTE NO BLOG, que trouxe para perto dos Web leitores a palavra direta do Presidente da FGFM, surgiu fruto de um debate público sobre conceitos de gestão do esporte.

Na época em que aconteceu, houve um pedido de resposta imediatamente publicado pelo Gothe Gol diante do debate acirrado, e isso foi em realidade o mote de criação de O PRESIDENTE NO BLOG. Por que não possibilitar ao Presidente da Federação um espaço exclusivo para suas manifestações, livre em conteúdo e na periodicidade que este imaginasse adequada ?

Marcelo Vinhas ao assumir o comando da FGFM foi o primeiro a responder ao convite de forma objetiva, e passou a ser publicado bimestralmente, segundo sua própria sugestão. A tarefa de noticiar, analisar, comentar e opinar só fica completa se permitir o contraponto, e foi com esta visão que nasceu O PRESIDENTE NO BLOG. A diferença de idéias é o que de fato produz novos e positivos caminhos.

Daniel Maciel, o novo Presidente da FGFM, estreará brevemente no espaço dando sequência ao saudável diálogo com os botonistas e também apreciadores do esporte.

Marcelo Vinhas, a quem agradeço tenho certeza em nome de todos os navegadores a aceitação de escrever neste período no Gothe Gol, inaugurou um tempo de um riquíssimo pensar sobre o Futmesa e se despede hoje com seu balanço de 2 anos de excelente gestão com a sobriedade, equilíbrio e elegância em cada relato apresentado, em cada nome lembrado, um estilo que ficou definitivamente conhecido por todos nós.

O PRESIDENTE NO BLOG

Por Marcelo Vinhas

BALANÇO DE GESTÃO

Há 2 anos, quando lancei a chapa para assumir a Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, eu me sentia em dívida com esse esporte. Tudo o que eu queria era colaborar um pouco com esse esporte que já me deu tantas alegrias, tantos amigos e me ajudou a ser quem eu sou.

Hoje, aos leitores do Gothe Gol, falarei um pouco do que ocorreu no nosso futebol de mesa nos últimos dois anos, divididos em 4 semestres. Terminarei essa coluna agradecendo às pessoas que fizeram parte de tudo isso.

PRIMEIRO SEMESTRE

PFRIR – Após organização do calendário do ano durante o mês de janeiro, lançamos no primeiro dia de fevereiro o Plano de Facilitação de Registro e Incentivo à Renovação. Com a identificação de clubes organizados que não estavam unidos aos filiados e tampouco participando das competições oficiais, assim como a necessidade de incentivo às categorias de base, o plano foi implantado. O objetivo era conceder descontos nas taxas de registro e descontos nas taxas de anuidade para os clubes que apresentassem botonistas para participar dos estaduais da categoria Júnior. Os resultados puderam ser vistos durante toda a gestão.

Escolha online das novas sedes – Desde a primeira competição oficial não foi necessária a realização de congresso técnico para a escolha dos locais onde as competições do ano seguinte seriam realizadas. A confirmação da próxima sede foi feita sempre de forma online, o que nos ajudou a garantir a pontualidade no cumprimento das programações.

Filiações – Neste semestre foram filiados 4 novos clubes: Grêmio Esportivo Lourenciano (São Lourenço do Sul), AABB Caxias do Sul, AABB Canguçu e Hermenegildo Praia Clube (Santa Vitória do Palmar).

Estadual Júnior – Já contando com alguns botonistas filiados após a implantação do PFRIR, a edição de 2010 foi realizada na Academia Franzen, com a participação de 10 botonistas juniores.

Votações em Assembléia – Neste semestre tivemos aprovadas duas propostas elaboradas pela FGFM. A primeira foi a possibilidade do aumento do número de botonistas participantes do Estadual de Liso. Com isso, no ano seguinte, o número pulou de 32 para 40 participantes. A segunda foi a inclusão do Estadual Sênior e Júnior da Modalidade Liso no calendário oficial.

SEGUNDO SEMESTRE

FGFM Online – Foi lançado o Blog FGFM Online, que passou a cobrir todas as competições oficiais do Rio Grande do Sul. Embora a ferramenta ainda precise ser aperfeiçoada, em algumas competições chegou a ter mais de 2 mil acessos em apenas 3 dias.

Filiações – Neste semestre foram filiados 3 clubes, sendo 2 praticantes da regra 12 toques, que passou a ser praticada de forma oficial na FGFM. São eles a Associação Hortenilense de Futebol de Mesa (Tapejara) e a Associação dos Empregados da Viação Férrea (Rio Grande). Também foi filiado o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (Porto Alegre), praticante da regra 1 toque.

Novo Site da FGFM – Com um novo layout e novas ferramentas administrativas foi lançado o novo site da FGFM, o qual possui recursos para ser ainda mais explorado.

Brasileiro 2010 – Sob organização da FGFM em conjunto com a CBFM, foi organizado na cidade de Porto Alegre um dos maiores Campeonatos Brasileiros de todos os tempos, com a participação de 186 botonistas de 12 estados do Brasil.

Patrola – O futebol de mesa conseguiu espaço na grande mídia, através de matéria sobre o Campeonato Brasileiro no programa Patrola, da RBS. Iniciativa de Cristian Costa (Diretor de RP).

Bolinhas – No final do ano a FGFM distribuiu 50 bolinhas para cada clube filiado.

Votações em Assembléia – Por iniciativa da FGFM foi aprovada a realização da Taça RS da Modalidade Liso e do Estadual Master no ano seguinte, sendo ambos de forma experimental.

TERCEIRO SEMESTRE

Código Disciplinar – Foi formada uma comissão da qual participaram o Diretor Jurídico (Tiago Pufal) e membros do Tribunal de Justiça da FGFM (Paulo Zilberknop, Sérgio de Oliveira, Pedro Curi Hallal e Antonio Carlos Oliveira) para a redação do Código Disciplinar da Federação.

Estadual Júnior – Ainda colhendo os resultados do PFRIR, a edição de 2011 foi realizada na APFM com a participação de 17 botonistas. Apesar do alto número, nossa expectativa era superior a 20 participantes.

Diretoria TVCom – Mais uma vez o futebol de mesa conseguiu seu espaço na grande mídia com matéria do Estadual por Equipes transmitida no programa Diretoria, da TVCom. Iniciativa de Marcelo Cajú com ajuda de Rodrigo Bernardes.

QUARTO SEMESTRE

Experimentais – Foi realizada a Taça RS Experimental da Modalidade Liso com a participação de 8 clubes, juntamente com o Estadual Máster Experimental com 9 botonistas.

Proposta de Separação do Campeonato Brasileiro – A proposta elaborada pelo Daniel Maciel entrou na pauta da assembléia da CBFM de 2011, tendo sido aprovada para realização de forma experimental no ano seguinte.                       

Filiações – Neste semestre foram filiados 3 clubes, a Associação Viamonense de Futebol de Mesa (Viamão), o Paladino Tênis Clube (Gravataí) e o Manchester Futebol Clube (Passo Fundo), com isso a FGFM passou a contar com 23 clubes filiados de 13 diferentes cidades do estado (Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Passo Fundo, Bagé, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Canguçu, Encruzilhada do Sul, Tapejara, Viamão e Gravataí).

Aprovações em Assembléia – Neste semestre tivemos aprovados o Regulamento Oficial das Competições da Regra 12 Toques, a alteração dos critérios de direcionamento dos confrontos nos Estaduais Especiais, o Código Disciplinar da FGFM e a inclusão da Taça RS da Modalidade Liso e do Estadual Master no calendário oficial.

Caixa – Conforme balancete disponível no site da federação, no dia 1º de janeiro de 2010 a FGFM contava com aproximadamente R$ 8.000,00 em caixa. Hoje esse valor é de R$ 18.000,00.

AGRADECIMENTOS

Nada do que foi feito teria sido possível se não fosse por alguns fatores. O primeiro deles foi o fato de eu ter recebido “a casa” em ordem. O trabalho dos últimos gestores que tivemos no nosso futebol de mesa tornou a nossa federação de uma organização exemplar. Meu amigo e então presidente, André Marques, me entregou a FGFM em perfeitas condições para que pudéssemos dar início ao nosso trabalho. Só tenho a agradecê-lo por isso.

Agradeço a todos os meus amigos da Academia de Futebol de Mesa, que me apoiaram desde o dia em que, durante um churrasco, manifestei a idéia de assumir a Federação.

Agradeço à todos que fizeram parte da diretoria da FGFM, Daniel Maciel, Cristian Costa, Tiago Pufal, Augusto Nedel, Rodrigo Bernardes, César Keunecke, Luis Rodalles e em especial Jader Morales e Leandro Jardim que, assim como eu, desempenhavam tarefas quase que diárias em função do nosso futebol de mesa.

Agradeço a todas as pessoas comprometidas com o nosso esporte. Pessoas que possuem pensamento coletivo e que, direta ou indiretamente, também nos ajudaram ao longo desses dois anos, em especial ao Sérgio de Oliveira, com quem pude contar em todos os momentos que precisei.

Agradeço a todos os clubes filiados à FGFM e seus dirigentes, em especial ao Círculo Militar de Porto Alegre, onde foi realizada a maior parte das competições. Durante toda a gestão tive um ótimo relacionamento com todos os clubes, sem exceção. Me senti orgulhoso ao perceber que, ao mesmo tempo, os clubes também mantinham um relacionamento saudável entre si, o que só traz benefícios ao ambiente que almejamos para a prática do esporte.

Deixo o cargo com a certeza de que o mesmo ficará em ótimas mãos. A gestão do nosso futebol de mesa passa a ficar sob responsabilidade de Daniel Maciel e Pedrinho Hallal, dois amigos que o futebol de mesa me deu, ambos com competência muito mais do que suficiente para ajudar nosso esporte a seguir crescendo de forma organizada.

Um abraço e um ótimo 2012 para todos os botonistas e suas respectivas famílias.

Sexta é dia de REVISTA no Gothe Gol e o internauta confere a programação da reta final do Futmesa neste ano de 2011, muito de futebol e novas imagens desta semana da nova ARENA do Grêmio.

6 comentários:

AFM Caxias do Sul disse...

Grande Amigo Vinhas,
Parabéns pela excelente e irretocável gestão.
Me sinto honrado em poder seguir o teu trabalho ao lado do Pedrinho, da Diretoria e todos os Botonistas Gaúchos.
Abraço.
Maciel

lhroza disse...

LH.ROZA...

Assim como registras-te em sua empolgante narrativa, venho novamente cumprimentar-lhe pela sua maneira simples de ser, tanto como botonista como pessoa facil de ser tratada, resultando em uma amizada alem das mesas.

A tua gestão ficará marcada na história da FGFM, por tantas arrojadas iniciativas.

VINHAS...indistintamente do escudo que estejam estampados nos teus "atletas" o mais importante é que é XAVANTE...

1 forte abraço.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Vinhas,
Receba de um "velho" botonista os cumprimentos por seu excelente trabalho. Eu só posso dizer que fico feliz quando sinto essa união maravilhosa entre os botonistas gaúchos, independente de regras, coisa que foi impossível no passado. Graças ao seu trabalho, muitos egos foram abafados e o bem comum tornou-se uma obrigação.
Continue a incentivar e ajudar o esporte que escolhemos para amar para sempre, pois são pessoas como você que o fazem grande.
Almejo que o meu "filho" Daniel Maciel continue o seu trabalho e dessa forma continuarmos a ver o crescimento do futebol de mesa no Rio Grande do Sul e por consequência no país inteiro. Seremos sempre modêlos para todas as demais Federações, já que somos a melhor delas.
Um grande abraço desse que o estima muito.
Adauto Celso Sambaquy

lhroza disse...

LH.ROZA...
Amigo AC.SAMBAQUY...
Seus cometários alem de serem de uma claresa emotiva, são muito poéticos.
VC.realmente é o nosso "ÍCOME INCOMESURÁVAL"...
Até +

alex degani disse...

Hoje, olho pra trás e vejo que a gestão passada da FGFM foi ímpar! E, para completar, tenho a certeza que o "barco" seguirá rumando para o mesmo lado estando mãos do Maciel e do Pedrinho!!! Mas, deixo um conselho pro Maciel: Cuidado com as pedrinhadas!!! rsrsrs

Brincadeiras a parte, feliz Natal e um ótimo 2012 a todos os botonistas do Brasil, os quais tive oportunidade de conhecer no últimos dois anos!

Alex Degani

Rogério D. Feijó disse...

Caro Marcelo Vinhas, não poderia perder a oportunidade de dizer:
Você fez o que muitos pensam que fariam se lá estivessem, fez muito e com a mesma qualidade e competência que você tantas vezes demonstrou nas mesas e foi além disto, mostrou como se faz fora das mesas, demonstrando o seu AMOR por este ESPORTE chamado FUTEBOL DE MESA. PARABÉNS é pouco, digo mais, fique sempre por perto pois o FUTEBOL DE MESA precisa muito de pessoas que tenham uma mentalidade arejada, sem o ranço daqueles que são exclusivistas em relação as Regras de Futebol de Mesa, podemos dizer que você será sempre lembrado de maneira positiva pelos seus feitos frente a Presidência da nossa FGFM.
Um abraço
Rogerinho