quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O LANCE NO BLOG


















No futebol nosso hábito é sempre o de analisar times, jogadores, dirigentes, resultados, nada mais natural. Alguém já parou para observar as torcidas e suas gerações ? Sou um Gremista forjado no final dos anos 60 e que precisou se consolidar durante os anos 70, nada pior, melhor, nada melhor.

Foram anos onde na prática não conquistamos nada, regionalmente se salva o Gauchão de 77 com André Catimba, Éder e Telê Santana. Nacionalmente então... Mas somos uma geração de Gremistas que aprendeu a ultrapassar dificuldades numa época em que nada se ganhava e as perspectivas eram sempre as mais terríveis possíveis. Não se arrumava dinheiro para mudar a foto do time do dia para a noite como acontece hoje, as vezes não se arrumava dinheiro em anos.

Não se tinha uma péssima temporada como a deste 2011 e no final dela já se apresentava um jogador do porte de Kléber, se contratava um promissor Marco Antônio, promessas como o Grolli e Felipe Nunes ou se falava em fechar com Marcelo Moreno, Alex do Chelsea, jogador de bom desempenho no brasileiro 2011 como Pablo do Ceará e não sei mais quem.

Mas começávamos mais uma temporada Gremistas como nunca com os nossos Alexandre Tubarão & Cia, sem a choradeira que acostumamos a ouvir entra ano e sai ano de vacas magras do Tricolor hoje em dia. Existe uma nova geração de Gremistas forjada nos vitoriosos anos 80 e 90, depressivos, que não souberam valorizar os anos de glória do clube e não sacam os ciclos do futebol.

Muito menos estão compreendendo o momento histórico do Grêmio que trabalhando forte para deixar para trás os anos de caos financeiro, começa a restabelecer seu crédito para investir em um time que longe de ser brilhante, deverá mostrar-se mais competitivo em 2012 e que associado aos novos tempos de Arena como agente financiador do futebol poderá significar um novo ciclo, desde que exista trabalho, dedicação e CONFIANÇA.

Era preciso mudar o modelo de financiamento do futebol do clube e isso só será possível com a nova casa que irá gerar receitas impossíveis hoje com o Olímpico e a alteração da forma de administração arcaica dos clubes brasileiros. Foi preciso que alguém tomasse esta atitude e ela esta sendo tomada, mas não é passe de mágica, tem uma trajetória a cumprir.

Mas está aí uma geração perdida e depressiva de torcedores, que justamente por " ganhar brinquedos demais " sem esforço quando de sua formação, está assustada e amedrontada como meninos que largaram a mão de suas mães e agora quando devem se comportar como homens que cresceram e tem que enfrentar obstáculos, não sabem muito bem o que fazer.

Lembro o time dos vermelhos de 79, Campeão Brasileiro invicto, cano (foto), diante do qual nós Gremistas não tínhamos muito o que fazer, nem mesmo ir as compras, nem mesmo imaginar algo melhor para a temporada seguinte.

A época se o Grêmio dependesse desta geração depressiva para ser Campeão Brasileiro 2 anos depois como foi em 81, na sequência Campeão da Libertadores, do Mundo, 4 vezes da Copa do Brasil, Campeão Brasileiro e da América novamente, certamente não teria escrito a história que conhecemos. Esta geração depressiva estaria num canto, calça mijada, tentando achar defeito em tudo, beiço grande reclamando e com certeza chorando como crianças mimadas.

LANCES RÁPIDOS

* Brasileiro de cavados deverá ser em Cascavel no Paraná nos dias 07, 08 e 09 de setembro de 2012 e com novidades assinadas pela AFUMECA.

* Já o Estadual de Equipes dos cavados também mudará de ares, acontecendo em Canguçu. Fundamental para o Futmesa a interiorização das competições, sem dúvida.

* Vi apenas os gols do Santos na vitória diante do Kashiwa Reysol pela semifinal do Mundial de Clubes no Japão. Foram 3 belos gols que reabilitam a dignidade do futebol brasileiro na competição.

Pelo 2º ano consecutivo Rafa Tosh vence o Bolão de amigos que utitliza a plataforma do Bolão da ESPN. Rafa fez 2.665 pontos contra 2.582 de Flávio, o Laranja (o nome é do tio), 2.559 do jornalista da Guaíba Vinícius Sinott, 2.324 de Sabrina Cravo e ainda 2.241 de Ernani Borges. Leva de premiação uma camisa de futebol a sua escolha. No ano passou arrematou uma nova camisa do Grêmio.


* Trabalha bem a Direção do Grêmio preparando 2012. Começa a mesclar jogadores consagrados com promessas e algumas novas afirmações. A base do Grêmio vai sendo toda reformulada e profissionalizada, pois infelizmente na gestão anterior o modelo utilizado foi de coordenação através de pessoas por proximidade de grupos de apoio.

* Hoje na condição de secretário-Geral da Grêmio Empreendimentos estarei recebendo junto com o Presidente da GE, Eduardo Antonini, o consultor da FIFA para estádios. Faremos uma última vistoria da obra neste 2011 com foco em todos os indicadores (memorial descritivo) que darão a Arena não só o padrão UEFA Elite (superior a classificação FIFA) como o melhor padrão entre os estádios brasileiros, mesmo depois de prontos os 12 estádios brasileiros para a Copa de 2014, entre novos e reformados.

Quem festejou o útlimo título da temporada na Franzen foi o vice-campeão brasileiro de cavados, o excelente Leão. O vice-campeonato do torneio de encerramento de cavados ficou com Marcelo Cajú, herói das histórias do nosso colunista Cristian Costa, em 3º Robin e na 4º posição Edu.

* Copa Presidente Púglia estará definindo no próximo sábado o melhor desempenho da temporada em 2011, primeira temporada cheia, já que a temporada de 2010 foi de agosto à dezembro (Moreira teve o melhor desempenho). Cristiano Carneiro pode confirmar o 1º lugar com facilidade, pois tem uma vantagem de 22 pontos para Gothe, Leon em 3º com 13 pontos de desvantagem para o 2º ainda briga pela posição e Cristian Costa tem chances mínimas de lutar pelo 3º lugar.

FUTMESA PREMIADO




















Em evento no Sest-Senat aconteceu na noite da última terça a premição do Mérito Esportivo 2011 do jornal A VOZ DO AMADOR do jornalista Luiz Carlos Oliveira. O Futmesa esteve entre os premiados ao lado do futebol, atletas paraolímpicos, ginastas, mesatenistas, atletismo, árbitros, fotógrafos, jornalistas, dirigentes esportivos e autoridades. " Um reconhecimento para quem escreveu seu nome nas páginas do esporte amador de Porto Alegre ", disse o jornalista Luiz Carlos Oliveira ao abrir o evento que teve o auditório lotado. O Editor do Gothe Gol recebeu a medalha do Mérito Esportivo 2011 pelos mais de 40 anos de prática do botonismo e pela divulgação do esporte.

NAVEGANDO




















Nossa saudação aos novos amigos de Vinhedo em São Paulo, Arroio dos Ratos, a terra da melancia no Rio Grande do Sul e Bell Hills na Inglaterra. Hoje abraços aos internautas de Cachoeirinha e Lavras no Rio Grande do Sul, Araranguá em Santa Catarina, Sorocaba, Santos e Araçatuba em São Paulo, Cabo Frio e Nova Friburgo no Rio de Janeiro, Goiânia em Goiás, Belém do Pará, Santiado do Chile, Cidade do México, São João da Madeira e Porto em Portugal, Valkenburg na Holanda, Colônia na Alemanha e Riad na Arábia Saudita.

Imagens

Vermelhos by Google
Bolão ESPN by ESPN Brasil
Premiação by Gothe Gol
Cidades by Google

7 comentários:

Pedrinho Gmail disse...

O Rafa ficou apenas 227 atrás do campeão do bolão...

Daniel disse...

Editor parabéns pela homenagem recebida.
Como um grande gremista que sou diferentemente de muitos azuis e uma grande maioria de vermelhos.
Está foto postada pelo editor é justa,e pode ser sim uma homenagem ao coirmão pois aquele time era um cano, uma maquina a ser vencida.
Uma epoca que iamos ao estadio para tentar vence-los.
Pena é a falta de desportismo de algumas cabeças que só enchergam o seu lado e não admitem o que foi conquistado pelo coirmão.
Não falo de corneta que é um combustivel saudavel entre nos.
Mas.
Mas a vida é assim.
E para nos gremistas fica a espera de uma nova temporada com muita expectativa.
Belo texto camarada bem colocado.


Dani Junqueira

HORACIO ARGENTINO disse...

GRANDE AMIGO GOTH, COMO VC ESTA??? GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA SOBRE O CAMPEONATO BRASILEIRO DE CAVADOS. FICOU ACERTADO EM REUNIÕES PASSADAS DA CONFEDERAÇÃO QUE OS CAMPEONATOS BRASILEIROS TERIAM QUE SER EM CAPITAIS, VC PUBLICOU QUE O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2012 PODERIA SER EM CASCAVEL. GOSTARIA DE SABER SE É CERTO ISSO OU SERÁ EM PORTO ALEGRE COMO HAVIAM DITO. GRANDE ABRAÇO PRA TI MEU AMIGÃO

Gothe disse...

Amigo Horácio,

estou apenas reportando as possibilidades de local para o brasileiro de cavados, segundo informações recebidas por boa fonte, sem me deter em outros detalhes.

Não está pelo que fiquei sabendo 100% confirmado, mas de minha parte apoio, pois a interiorização do Futmesa é necessária, pois o esporte precisa sobreviver.

Não podemos engessar um esporte que precisa de mais oxigênio, precisamos quebrar os entraves.

Agoras separado do liso, tenho a impressão que pode ganhar mais flexibilidade.

Um abraço,
Gothe.

dr Maia disse...

Não há dúvidas que a interiorização das competições é importantissima à expansão do futmesa. Além disso, uma outra medida importante é facultar as entidades disputar competições com suas equipes ainda que não consigam levar um árbitro. Nesse caso, a entidade sede supriria a necessidade fornecendo árbitro suplente, eis que, por mais incrivel que pareça, o GEL ficou alijado das duas ultimas Taças RS porque não possui tres botonistas com disponibilidade para viagem. Poderiamos criar um regramento específico para esse caso. Ex: A entidade que se utilizar de arbitro suplente deverá, obrigatoriamente, comparecer ao proximo evento do calendário oficial com a equipe completa, sob pena de ser desclassificada do evento.
Precisamos flexibilizar as condições de participação das entidades, na medida em que essa flexibilização será uma maneira de mais entidades integrarem-se ao calendário oficial.

Gothe disse...

Desculpem o "AgoraS" da minha última frase no recado anterior (erro de digitação), mas para deixar claro, reafirmo que a separação das modalidades no caso do brasileiro e portanto uma menor concentração de jogadores nos dois casos, trará também menos dificuldades operacionais.

Sublinho, é importante que o Futmesa possa estar com competições significativas em todos os lugares onde há desejo de seus botonistas de participarem ativamente dos calendários de federações e confederação.

Um abraço,
Gothe.

AFUMECA disse...

Caro Gothe e demais amigos do futmesa.
Para esclarecer em relação a Cascavel sediar o Brasileiro Livre (ou cavados após a divisão das modalidades?)gostaria de colocar nossa posição:
Na última assembléia da CBFM em Recife ficou definido que: se Porto Alegre não sediasse a competição, a segunda opção seria realizá-la em Cascavel. Isto foi votado e aprovado pelos representantes das federações presentes na assembléia e em nenhum momento foi questionada a realização em Cascavel por não ser capital de estado. Estamos aguardando uma manifestação oficial da FGFM confirmando ou não a realização da competição em Porto Alegre. Para nós as decisões tomadas em assembléia são soberanas e ninguém pode questioná-las e, poetanto, caso Porto Alegre não sedie a competição, esperamos que se cumpra o que ficou DEFINIDO na assembléia em Recife e possamos receber todos os amigos do futmesa em Cascavel.

Um grande abraço a todos!

Paz e bem!

Rangel
(Vice presidente da AFUMECA e representante do Paraná na assembléia da CBFM em Recife)