segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















Lisos e cavados, cavados e lisos, talvez tenha sido o grande tema do Futebol de Mesa no Rio Grande do Sul em 2011. O Gothe Gol mesmo deu foco ao assunto que esquentou debates, exasperou paixões, estabeleceu conceitos e até mesmo produziu antagonismos.

Afora alguns exagêros, pois nenhuma inimizade deve ser considerada a partir de diferença de idéias e preferências, a discussão de pontos de vista diversos sempre aponta para o crescimento geral, sugere reflexões, produz novos caminhos e constrõe novos pontos de vista.

O esporte em todas as suas facetas é competição e traz o melhor e o pior de todos para os campos, as quadras, as pistas, as mesas e hoje em dia para a rede. O esporte produz amizades e diverte, mas é tradução também de todos os sentimentos humanos, alegria, inveja, tristeza, glória, decepção, inerentes a vida de todas as pessoas e a todas as suas situações.

E é nos seus movimentos que vencemos, perdemos, acertamos, erramos e aprendemos ao longo dos tempos. Assim não fosse, e a Bíblia por si só com suas regras e sabedoria teria na história o poder de ter evitado guerras, a cobiça, o ódio e tantas sensações e desejos menos nobres. Só a prática nos leva a entender as diferenças e valores.

O debate as vezes contundente trouxe seus progressos para cavados e lisos, todos com suas razões, paixões, preferências e formas de compreender seus caminhos passados e futuros. Houveram mudanças, significativas para alguns, tênues para outros.

Os lisos tiveram aqui homologada a Taça RS e portanto viverão um 2012 de calendário completo, algumas estrelas do nosso botonismo o adotaram ou pelo menos se aproximaram de sua prática. Os cavados alcançaram a separação dos lisos no brasileiro e mantiveram localmente a sua expressão e forte tradição.

É bom à rigor pé no chão, mas novos horizontes se colocam em todas as frentes, que velocidade terão para percorrer novas oportunidades é algo desconhecido. Nos lisos os Gaúchos chegarão ao caneco do próximo brasileiro depois do excelente desempenho em Recife em 2011 ? O brasileiro cavados ganhará melhores mesas e organização agora de volta as mesmas condições de muitos anos atrás em sua nova realização em separado ? A adoção por parte de alguns nomes de expressão dará ao liso localmente o crescimento incialmente imaginado já por volta de 2005 ou 2006 ? São expectativas.

Na geografia macro o terreno pouco mudou. Os cavados seguem dominantes no sul do país com forte presença no Rio Grande do Sul, Paraná e em menor escala em Santa Catarina. Os lisos seguem únicos como modalidade no nordeste do país, somando-se a ele o Espírito Santo. O Rio de Janeiro surge como o melhor exemplo de eqüidade, de convivência entre modalidades, o ideal de desenvolvimento, um pouco do próprio jeito de viver as situações do Rio, aproximação e pluralidade. Em São Paulo pulverização, as duas modalidades são acessórias no Futmesa paulistano, em Brasília o dadinho comanda, enfim.

Na geografia local boas nuances, o liso parece encontrar seu espaço, se não na medida imaginada no começo, em ritmo que demosntra consolidação. Os cavados segue localmente com as principais competições e nacionalmente buscou as mudanças que sentiu necessárias por seus praticantes.

Vamos dar uma rápida passada pelas associações Gaúchas e conferir o que fizeram nas modalidades, e o que podem fazer em 2012. O ano de 2012 pode ser indicador de possibilidades, de perspectivas de crescimento, do acerto ou erro de decisões individuais sobre o que focar, ou mesmo coletivas. Vamos acompanhar.

RIOGRANDINA (Rio Grande) - A determinação de Degani colocou a entidade no caminho do liso em 2011, a parceria é de Garima. Ficou fora do Equipes da modalidade mas compensou com o título de Degani no Especial. O cavados segue sendo o carro chefe da Riograndina, Campeã por Equipes no Estadual e no Brasileiro, Campeã do Especial e semifinalista do brasileiro Especial e da Taça RS. Degani ficou perto das semi no liso do brasileiro e terá a companhia de Silvio e Duda para 2012. O desafio seguirá no liso, principalmente ampliar sua própria base na modalidade além de suas próprias estrelas.

AFUMERG (Rio Grande) - O cavado comanda as temporadas e 2012 não será diferente. As quartas de final da Taça RS com Terroso foi a boa notícia, poderá ter uma melhor presença no calendário externo.

ACADEMIA (Pelotas) - A que mais evolui na assimilação dos lisos, os cavados tornaram-se torneios de final de semana na verdade para que fosse mantida a tradição. Foi 3ª no Estadual de Equipes dos lisos (que ainda precisa ganhar corpo), e teve Marcelo Vinhas como semifinalista mais uma vez do brasileiro Especial. É possível dizer sem erro hoje que os lisos é sua principal modalidade, mas seguirá forte nas competições de cavados pela qualidade individual de seus jogadores.

COP (Pelotas) - Mesmo nos cavados, sua prioridade, diminuou sua participação no cenário estadual. As questões internas tiveram peso importante em temporada menor neste 2011. Os lisos não tiveram sucesso e o campeonato interno teve que ser cancelado durante sua realização. Jader Morales assume o leme para 2012, o COP tem boas possibildades de retomar seu espaço, mas nos cavados.

APFM (Pelotas) - Marcelo com o caneco da Taça RS de cavados salvou um ano marcado por atritos internos. O liso deu mostras de poder crescer homeopaticamente, mas a divisão do grupo no fim da temporada traz interrogações.

UPFM (Pelotas) - Surge como nova associação pelotense para 2012, dissidente da APFM. Com alguns bons valores ainda sim uma grande incógnita de comportamento nas modalidades.

GEL (São Lourenço do Sul) - Entidade onde se joga cavados. Patrocinadora do Lagoão, maior torneio regional do Estado, fica a torcida para que comece a ter presença nas competições da FGFM.

AABB (Canguçu) - Mais uma entidade de cavados e que ensaiou seus primeiros passos no circuito da Federação em 2011. Para quem acompanha suas competições internas, o registro fica para o bom nível de organização.

ENCRUZILHADENSE (Encruzilhada do Sul) - Com a saída principalmente do botonista Joni, perdeu-se na prática o maior celeiro de botonistas jovens para a regra brasileira cavados do Rio Grande do Sul.

DE'LEI (Bagé) - Literalmente sumiu das competições externas e a torcida é pelo retorno ao calendário estadual. Entidade de cavados.

ABP (Passo Fundo) - O jogo no planalto médio de cavados. Outra entidade que conviveu em 2011 com diferenças internas. Uma vez resolvidas, pode crescer.

MANCHESTER FM (Passo Fundo) - Dissidência recente da ABP é liderada pelos irmãos Moreira e deve ser por eles representada nos cavados. Nicho da regra 12 toques.

SANTA VITÓRIA DO PALMAR - Os desacertos do Futmesa pelotense rendeu alguns reforços para o time de Sta.Vitória. Na preferência de 9 entre 10 botonistas seus está o liso, prova confirmada na conquista do Estadual de Equipes Gaúcho 2011. Já 2012 promete uma entidade de ponta nos lisos ao lado de AFM Caxias, Academia e Riograndina principalmente, mas em condições de fazer bonito igualmente nos cavados se assim desejar.

AFM CAXIAS - (Caxias do Sul) - Internamente apenas disputa os lisos. A AFM Caxias teve um excelente 2011. Além do vice-campeonato do Equipes, conquistou o Centro Sul com Mário Vargas, a Taça RS experimental com Daniel Maciel e o 3º lugar no brasileiro de Equipes. É representada nos cavados em torneios externos com a fração São Paulo do time que trouxe o título brasileiro com Cristian Baptista e o vice-campeonato brasileiro de Equipes. Em 2012 deve ser uma das fortes entidades na luta por faixas nas duas modalidades.

AABB Caxias (Caxias do Sul) - Entidade de lisos, falta mais experiência externa. Venceu o Estadual de juniores da modalidade.

AFUMEPA (Porto Alegre) - Seguirá em 2012 tendo nos cavados sua maior força (Rodrigo foi semifinalista no Estadual Especial), embora já tenha realizado um interno de lisos em 2011. Kuhn o Campeão de lisos conquistou também o Sênior da modalidade que tem entre outros de seus praticantes no clube os mesmos nomes fortes dos cavados, como Felipe e Rodrigo.

FRANZEN (Porto Alegre) - Time forte nos cavados principalmente com Leão, vice-campeão brasileiro e Careca, vice-campeão Gaúcho e semifinalista do brasileiro além de Robin, Pufal e Alam, a Franzen foi vice-campeã Gaúcha também no Equipes da modalidade e deverá ser uma das forças para as disputas de 2012. Nos lisos o investimento é em competições internas abertas a visitantes para reforçar o mix da modalidade. Nos lisos deve ser a 5ª força tentando superar o favoritismo de Academia, AFM Caxias, Sta.Vitória e Riograndina.

CÍRCULO MILITAR (Porto Alegre) - Com competições nos cavados e lisos, o CM teve produção discreta em competições externas. Yago voltou ao título dos juniores estadual nos cavados, o que já era esperado e Nilmar estreou no Sênior com o vice-campeonato, na mesma modalidade. Deve dividir com a Franzen nos lisos a condição de pedra no sapato dos favoritos em 2012, nos cavados pode mais.

GERALDO SANTANA (Porto Alegre) - Se estivéssemos falando do futebol de Madrid, o Geraldo Santana seria o Rayo Vallecano lutando para sobreviver, mas com uma turma reduzida que não pretende seguir para os grandes Barça, Real e até mesmo o Atlético. As participações externas ficaram do seu exato tamanho.

UNIÃO (Porto Alegre) - Na regra brasileira jogando os cavados não mostrou a mesma mobilização de 2010. Pouco se sabe de seus planos para 2012.

SOGIPA (Porto Alegre) - Nos cavados teve presença no Aberto de Porto Alegre e tem presença na Liga Inglesa. Sem projetos conhecidos.

PALADINO (Gravataí) - Entidade de cavados ensaiou presença através do Lagoão 2011. Fica a expectativa para que jogue o calendário da Federação.

VIAMONENSE (Viamão) - Entidade de cavados, estreou no calendário da FGFM neste 2011 na Taça RS. Deve seguir em 2012 ganhando experiência.

Imagens by arquivos do Gothe Gol

Nenhum comentário: