terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NO CONSELHO TRICOLOR ESPECIAL




















A temporada agora é fora dos gramados, com os clubes acertando seus grupos para 2012. O Grêmio talvez seja dos clubes brasileiros quem melhor antecipou seus negócios e planejamento no futebol, e não só no futebol. Em ano onde o Tricolor não convive com troca de comando, sem processos eleitorais, não há necessidade de herdar nomes e manter idéias anteriores para serem corrigidas durante o decorrer da temporada seguinte, o que sempre produz prejuízos. Com um trabalho disciplinado e adequado na administração e finanças, foi possível derrubar o passivo existente nas contas, projetar para o próximo ano a utilização dos recursos das cotas de TV sem antecipação, retomar crédito e investimentos e ainda enfrentar a excecução da nova Arena com absoluto sucesso.

Vamos aqui fechando o 2011 de NO CONSELHO TRICOLOR e ao fazê-lo avaliar a situação de alguns jogadores e projetar o ano que começa logo ali e que promete um futebol mais eficiente e competitivo e de fato com a cara desta gestão, sem a pressão de ajustes de rotas, além de apresentar as novas informações sobre a Arena que estaremos inaugurando no final de 2012 e que ficará pronta em 30 de novembro.

Elenco

Victor - Só perde em desempenho se comparado ao seu próprio em 2010. Segue sendo um dos melhores goleiros do país. Fica;

Marcelo Grohe - Temporada de afirmação de um goleiro em quem ninguém confiava. Positvo que seja a opção para uma ausência do titular. Fica;

Matheus - O jovem goleiro segue no grupo a espera de seu espaço;

Busatto - Fecha o grupo de goleiros, fez um excelente brasileiro sub-20 em 2010;

Saimon - Literalmente desaprendeu ao lado de Rafael Marques, virou mais um rei do "balão". Precisa retomar o futebol do início. Fica.

Rafael Marques - Só não dá sustos quando está na área do adversário, quando até faz gols. Só não sai com muita falta de sorte do clube de não colocá-lo em algum lugar, mas é preciso lembrar que tem 7 vidas no Tricolor faz tempo;

Vilson - Atrapalhado por lesões neste ano, deve permanecer;

Ed Carlos e Rodolfo - Contratos encerrados;

Pablo - Fez bom campeonato brasileiro pelo Ceará. É de conferir sua adaptação a um clube de maior tradição;

Douglas Grolli - As referências são as melhores possíveis, é preciso conferir;

Mário Fernandes - Bola de Prata de Placar, um jogador diferenciado. A idéia é que não deixe o clube por menos de 30 milhões de euros, apesar das ofertas;

Gabriel - Um 2011 inexistente, certamente não desaprendeu a jogar. Pode voltar bem em 2012, deve ficar;

Spessatto - Se mantido no grupo, pode crescer na temporada;

Edilson - Volta do Atlético PR, bom para o grupo;

Bruno Collaço - Defende bem mas tem dificuldades no apoio, deve ficar;

Lúcio - O Grêmio não tem interesse em sua permanência;

Julio César - No custo benefício a melhor contratação da temporada que se encerra;

Rochemback - O Grêmio gostaria de negociá-lo, teve um bom primeiro semestre e um segundo comprometedor;

Fernando - Das pratas da casa a grande afirmação;

Adilson - Negociado para o futebol do leste europeu;

Misael - Jogador da base nos planos para 2012;

Gilberto Silva - Alternou bons e maus momentos, fica até dezembro do próximo ano;

William Magrão - Outro com 7 vidas no clube. Só não sai se não houver onde colocá-lo;

Marquinhos - Irregular ao extremo, precisa melhorar muito, mas deve ficar;

Douglas - O Grêmio não quer mantê-lo, mas quer fazer algum dinheiro com o jogador;

Escudero - O problema é a exigência do Boca de vendê-lo por 5 milhões de dólares. O clube gostaria de sua permanência;

Marco Antônio - Contratado junto a Portuguesa chega com excelentes referências;

Felipe Nunes - Adquirido do futebol do interior de São Paulo é uma jovem aposta;

Pessali - Jogador da base que deveria se melhor utilizado;

Mithyuê - Uma daquelas incógnitas próprias do futebol. Jogador com boa técnica, por que não deu certo no Grêmio ? Sofreu grave lesão no ombro, mas estará a disposição novamente neste 2012;

Guilherme (Biteco) - Sobe para os profissionais com ótima técnica, mas longe de entender os aspectos coletivos, precisa ser moldado, afinal tem apenas 17 anos;

Leandro - Uma promessa que aparentemente se perdeu. Fica;

André Lima - O novo técnico Caio Jr não quer o jogador no grupo;

Brandão - Fica até a metade da próxima temporada;

Viçosa - Com 22 anos e chance de evolução deve ficar no grupo para 2012;

Yuri Mamute - Jogador da base que já esteve no grupo em 2011, deve ter mais oportunidades;

Wesley - Jovem da base que não correspondeu até aqui;

Miralles - Há a convicção no Olímpico de que foi prejudicado pelo ambiente tumultuado de 2011, mas pode entrar em alguma oportunidade de negócio;

Kléber - Grande contratação para 2012, a dúvida fica por conta de seu temperamento explosivo;

Marcelo Moreno - Sendo apresentado hoje a torcida vem para formar uma bela dupla de ataque com Kléber;

Maylson - Deve ficar no Sport novamente;

Clementino - Quem trouxe ?

Bergson e Roberson - Serão emprestados;

Lins - Teve o contrato rescindido;

Leandro (Vasco) - Caio Jr. deseja contar com ele para 2012;

Possibilidades

O Grêmio conversa com um novo meio-campista, infelizmente o nome não pode ser ainda revelado. A conversa com Carlos Eduardo ainda não terminou, embora as sabidas dificuldades. Montillo foi tentado, mas o Cruzeiro pediu Douglas e mais 10 milhões de euros.

No planejamento a busca por mais dois zagueiros para o grupo, um deles de preferência para chegar e ser titular do time. As conversas com Alex do Chelsea são boas.

ARENA

Com previsão de entrega em 30 de novembro de 2012, a Arena do Grêmio fecha 2011 com 40,54% das obras físicas concluídas. Todos os equipamentos necessários já foram comprados para evitar atrasos nas entregas em função do aquecimento do mercado no próximo ano. Telões de LCD Screen de marca japonesa, iluminação junto a empresa européia, assim como a estrutura metálica da cobertura com testes de túnel de vento na Inglaterra. Sistemas de ar condicionado, elevadores, sprinters, subestação elétrica de 69KV, sistemas inteligentes, ambientes digitais e tantos outros itens como as cadeiras que virão da Àsia já estão adquiridos e com seus prazos de entrega determinados.

O gramado de tipo europeu começará a ser plantado em município a 80km de Porto Alegre no final de fevereiro. Em outubro será instalado na Arena, trabalho que leva de 3 a 4 dias, sendo que após a instalação pode ser utilizado em uma semana.

As "arquibancadas", ou seja, o concreto, ficam prontas de forma integral em setembro e as cadeiras serão instaladas em novembro. Hoje são 1.242 operários trabalhando no canteiro de obras em 3 turnos. A grande dúvida e que tem sido objeto de debate é se a Arena contará com fosso para separar o público do gramado, proteção de vidros ou sistema de proteção de invasões sem divisor físico, como teve o Soccer City em Johanesburgo na África do Sul. A decisão ainda terá que ser tomada.

As atrações para a inauguração da Arena estarão contratadas até o final do mês de março (contratos assinados), assim como o plano de vendas estará a disposição dos Gremistas no final do primeiro trimestre de 2012. O naming right deve estar negociado até o final do 1º semestre. A Arena recebeu vistoria FIFA na última semana através de profissionais que cuidam de estádios da Copa 2014 no Brasil, e outras duas acontecerão antes da inauguração da Arena. Nesta semana a Rede Globo estará na Arena fazendo o estudo de transmissão de imagens, para evitar que a fachada da Arena envidraçada tenha o percentual de translúcido incorreto, para que não exista prejuízo aos televisionamentos e para as conclusões sobre estudos de sombreamento, fundamentais para que as imagens de televisão fiquem perfeitas.

Por motivos de estratégia, planejamento e execução, não estamos revelando nomes de fornecedores, valores de contratos e as cidades nos vários continentes onde os negócios Arena estão sendo fechados, mas sem com isso deixar de dar um panorama do momento do empreendimento.

4 comentários:

Cristian Ferreira da Costa disse...

Quero o AC/DC no show inaugural da Arena.

Pedrinho Gmail disse...

Eu quero o CHEFE no show inaugural da Arena.

AFM Caxias do Sul disse...

Parabéns ao Campeão e Agora Papai Chambinho!
Abração e Boas Festas!
Maciel

dr Maia disse...

O gremio não aceitou o show do U2. Segundo o Zini Pires, a banda irlandesa era pouca coisa pra o Greminho. uhauhauhauahuahhahu!