sábado, 26 de novembro de 2011

GOTHE CROMO GOL - DANIEL MACIEL




















Meu nome é Daniel Alves Maciel e nasci em Caxias do Sul no dia 19 de Outubro de 1981.

Meus Amigos Botonistas, vou contar como iniciei neste esporte que amamos tanto!

Década de 80 e 90

















A primeira vez que conheci e joguei botão foi através do meu Primo Paulo Rodrigues, onde em sua casa ele me apresentou os dois times que ganhará, um time do Brasil e outro da Argentina (de plástico e adesivado), onde já me falou tu pode jogar com o Brasil, então vamos lá, a partir daí foi como se entrasse um vírus em minhas veias que foi se manifestar somente anos mais tarde...

Nessa mesma época fazíamos diversos Torneios, A Copa Daulo quando jogávamos eu e  Paulo Rodrigues, a Copa Dário quando disputávamos eu e o também meu Primo Mário de Vargas e quando duelávamos nós três juntos era então a famosa Copa Primos que é jogada até os dias de hoje na sede.
E como na nossa Serra Gaúcha normalmente o tempo é instável, então quando éramos crianças cada um pegava em torno de uns 12 times e fazíamos um torneio, que a regra era parecida com a tok-tok.

2003

















Era meados de 2003 quando fui ler o nosso Jornal Pioneiro e nele no caderno de esportes tinha uma matéria de uma página inteira falando sobre a Associação de Futebol de Mesa que estava comemorando 38 anos de sua fundação e ficava situada na rua Garibaldi em uma sala comercial no Sexto andar. Então fiquei maluco,  fui lá conferir o que era aquilo, pois sempre quis jogar botão e não sabia que existia na minha cidade.

Chegando lá falei com um senhor muito sério e de muitos títulos em sua extensa carreira, o sr. Vanderlei Duarte, um verdadeiro abnegado pelo esporte em nossa cidade. Ele me mostrou os botões, as mesas, a bolinha, as réguas e como era jogado na regra Brasileira e eu fiquei fascinado, era como se aquele vírus voltasse a se manifestar novamente. A partir desse dia ia todos os dias na sede para aprender com ele como se jogava e tudo mais. Porém era uma época financeira muito difícil para me associar, pois a sala comercial onde eles jogavam tinha um aluguel muito caro e cada sócio pagava em torno de R$ 60,00 por mês. Então o Vanderlei inventou uma promoção para que eu pudesse entrar na Associação, ele me fez R$ 15,00 a mensalidade, pelos primeiros três meses, hehehe!

Também tive dificuldade para comprar o meu primeiro time, então o Empresário dos Botões em Caxias, Clóvis Baixas me vendeu um time do Palestra por R$ 100,00 dividido em duas vezes pra pagar, hehehe!

Mas não satisfeito no final desse mesmo ano consegui vender esse Palestra para o Mário começar a jogar e mandei fazer o meu time personalizado do DAM (Daniel Alves Maciel) no seu Manoel que o Mestre Vanderlei Duarte com muita dedicação havia criado a arte.

2004

















Nesse mesmo ano praticamente era jogado em nossa sede somente o Campeonato Caxiense e era disputado o ano inteiro, então como eu entrei na metade do ano anterior, eu não pude participar, porém acredito que isso foi melhor, pois quando comecei a jogar o Campeonato Oficial somente em 2004, eu já não era carne fresca, hehehe, tanto que nesse mesmo ano consegui me classificar para o quadrangular final e saindo na foto com a Quarta colocação e o Marcos Zeni com a sua Ponte Preta sai Campeão.

Esse foi o ano que tive o prazer de conhecer pessoalmente o meu Grande Mestre, Conselheiro e agora Pai adotivo Adauto Celso Sambaquy em sua breve visita a nossa cidade, onde tive o grande prazer de jogar uma partida amistosa com ele e isso foi muito marcante até hoje.

2005















Já em 2005 gostaria de jogar com gente diferente, fazer Caxias voltar ao cenário das competições externas e essa vontade foi tão grande que mesmo ainda não filiados a Federação Gaúcha, o Amigo Carlos Roberto Foscheira descobriu a gente e através do Vanderlei nos convidou para disputar o Torneio de Aniversário da Cidade de Porto Alegre. Então prontamente atendemos o convite e nesse fomos eu, o Mário e o Émerson para a primeira disputa externa. Chegando lá conheci o também abnegado pelo esporte Foscheira, o incansável Breno e o dedicado Bopp que na época no Grêmio estavam deslumbrados com a modalidade Liso. Apesar de ser um torneio com pouca gente, voltamos muito animados por conhecer outros praticantes do nosso esporte e também por eu ter conquistado o Vice-Campeonato.

A partir daí, fizemos uma parceria com o Grêmio muito interessante, com diversas integrações tanto em Caxias, como em Porto Alegre e acredito que o Departamento de Futebol de Mesa do Grêmio, principalmente através de Foscheira e Breno, que ajudaram muito a nos inserirmos nos Campeonatos Oficiais da FGFM.

No mesmo ano disputamos o II Experimental de Lisos no COP em Pelotas, onde na época fomos recebidos com muito pouco caso, pelo então Presidente o Senhor Mário Baptista. Mas isso não nos abalou...

Tanto que no mesmo ano realizamos a Taça 40 anos de Fundação da Liga Caxiense no Shopping Martecenter em Caxias do Sul com a presença de diversos Botonistas do Estado. Nessa oportunidade fiquei conhecendo o meu Grande Amigo Marcelo Vinhas e o seu Dindo Osmar. A inseparável dupla César e André na época da Afumepa, os simpáticos Cláudio e Rodolfo de Santa Catarina, entre outros. Esse foi vencido pelo Vinhas, com o César em Segundo e Eu em Terceiro.
Ainda em 2005 tive a grande felicidade de levantar o meu primeiro título de Campeão Caxiense.





















2006

















Em 2006 depois de muita luta interna, pois o nosso pessoal não tinha interesse de jogar fora da cidade e com todo o movimento que realizamos para divulgar o Esporte em Caxias e a modalidade Liso no Estado, acabamos nos federando a Federação Gaúcha e com isso na gestão do Presidente Cláudio Luiz Schemes da Afumepa, sendo assim inserido oficialmente o  primeiro Estadual Liso no estado do Rio Grande do Sul. E tivemos o prazer de realizar  em nossa cidade com a presença de 31 Botonistas, onde o Vinhas sai campeão com o nosso excelente Daniel Pizzamiglio em Segundo. Nesse campeonato tive o prazer de conhecer outros Botonistas que hoje são grandes Amigos, entre eles o Sérgio de Oliveira, o meu Chefe Zilber e o Alemão Augusto.

No mesmo ano disputamos o Centro-Sul em Criciúma e foi a nossa viajem mais divertida até então, fomos novamente com o meu Golzinho Quadrado 007 lotado, foram Eu, o Mário, Ednei, Paulo e o Daniel Pizzamiglio. Demos tanta rizada que na volta eu tive que parar o carro diversas vezes, pois não me agüentava mais de tanto rir...

No mesmo ano sentimos a necessidade de vôos mais ousados, então fomos atrás de patrocínio junto a Prefeitura de Caxias do Sul, através do Fundel (Fundo de Desenvolvimento de Esporte e Lazer), para angariar verba para ir disputar o nosso primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa que seria realizado em Vitória-ES.  O projeto foi aceito pela CAS (Comissão de Avaliação e Seleção) e então conseguimos levar Seis Botonistas para disputar o Campeonato, foi um sucesso, a maioria ainda nunca tinha viajado de avião, vocês imaginem...

Nesse Campeonato tivemos a oportunidade de conhecer as grande feras do nosso esporte a nível nacional. E também fazer novos amigos, entre eles os nosso Irmãos Capixabas.

Eu acredito que foi através dessa parceria entre a AFM/Caxias e a Prefeitura de Caxias do Sul/Fundel que projetamos toda a evolução Caxiense nesse esporte, pois a parceria até os dias de hoje é renovada a cada ano e com isso conseguimos disputar a todos os Campeonatos Nacionais da nossa categoria, além de podermos realizar os Campeonatos Estaduais em nossa cidade com toda a estrutura que eles merecem. Foi através de um projeto desses que hoje revelamos os Juniores Gustavo Pica-Pau e Hemerson, que já estão nos dando muito orgulho, além de projetarmos o futuro do nosso esporte.

2007

















Em 2007 tive o meu primeiro pódio a nível nacional, terminei em Terceiro no Centro-Sul realizado em Pelotas, onde o Vinhas sai Campeão e o Pierobom foi Vice.
Nesse mesmo ano o Amigo André Marques venceu o Estadual da Modalidade Liso realizado no Grêmio.Também realizamos algumas integrações com os Amigos da Afumepa em Caxias do Sul.

Ainda em 2007 começou a jogar conosco um cara com uma Juventus, muito dedicado e com chutes precisos, o meu Bruxo Luciano Carraro, não conheço ninguém no Brasil que treina em três turnos diários que nem ele! 

2008

















Em 2008 tivemos a grande alegria de conquistarmos o título de Campeão Estadual com o meu Bruxo Daniel Pizzamiglio, esse campeonato foi realizado nas dependências da Afumepa. Nesse mesmo ano o Vinhas sai Bi-Campeão do Centro-Sul em Vitória-ES.

Ainda em 2008 fomos convidados pela nossa entidade co-irmã Academia de Pelotas a participar da Copa da Academia e também participar do ilustre churrasco na casa do Fernando (LFS), esse torneio foi muito importante, pois conseguimos estreitar uma grande amizade com Amigos da Academia até os dias de hoje e claro o churrasco é algo espetacular!

Nesse ano assumi o meu maior compromisso até então, fui eleito o Presidente da AFM/Caxias tendo que revolucionar alguns métodos muito arcaicos que ainda eram aplicados e então promovendo grandes mudanças, inclusive a de nossa sede para uma sala bem maior no Ginásio do Vascão, onde estamos até hoje.
Outras grandes mudanças internas foram necessárias para a manutenção e o bem estar do esporte em nossa cidade, que ajudaram na ótima convivência que temos até os dias de hoje.

2009











Ainda em 2009 foi criado o Estadual por Equipes da Modalidade Liso, realizado em Caxias, tivemos a felicidade de sairmos Campeões, a equipe contou com Maciel, Mário, D. Pizzamiglio, Crosa e A. Prezzi. Nesse mesmo o meu Amigo Vinhas conquistou novamente o Estadual e o Centro-Sul.

Ainda em 2009 tive a felicidade de conquistar o meu segundo Campeonato Caxiense.

Nesse mesmo ano fiz novas amizades, tais quais o Matias da Academia, o Dinossauro Guido e a lenda viva Robson Bauer, nosso melhor churrasqueiro da região. Foi também nesse ano que contratei o melhor goleiro de todos os tempos, o Sandro Mazzochi.

2010

















Em 2010 no Centro-Sul do Rio de Janeiro conheci outra figuraça, o grande amigo Chambinho que devido a essa grande parceria criamos o nosso núcleo em São Paulo.

Nesse ano tive o grande prazer de ver outro Amigaço Sérgio de Oliveira levantar o Título de Campeão Estadual Liso, sem levar nenhum gol seguer. Foi muito emocionante, pois na época ele disputava os nossos torneios internos, foi como se AFM/Caxias ganhasse também.

No Brasileiro de Porto Alegre ficamos no quase, com o nosso maior expoente da modalidade Liso Marcelo Vinhas, mas ele não perdeu o título para qualquer um, ele perdeu para Alênio que com a sua ficha e muita habilidade levantou o caneco para os Cariocas.

Mas tivemos os títulos na categoria Máster com o Laurinho da Franzen e Junior com o Marcelo da Pelotense.

Fizemos bonito no Brasileiro de Equipes Liso 2010 terminando com a Quarta colocação, a equipe contou com Maciel, Mário e Carraro.

Somente esse ano tive o prazer de duelar pela primeira vez com o Holanda de Pedrinho e o Vinicius Celso Roth.

Também tivemos uma grande revelação na modalidade Liso, Alex Degani da Riograndina que conquistou o título Estadual e de quebra ficou em Sexto Lugar no Brasileiro Especial Liso. Mas claro tudo isso graças aos seus treinos com o Amigo João Garima.

Ainda nesse ano tive o grande prazer de entregar o Troféu de Campeão Centro-Sul-Brasileiro Liso para o meu “Irmão” Mário de Vargas. Onde o Robson terminou em Segundo, o Tiago Feliz-ES em Terceiro e o Daniel Pizzamiglio em quarto. Também recebemos o troféu de Terceiro Lugar com o Pica-Pau na categoria Junior. Ainda entregamos a homenagem por todos os serviços prestados ao nosso esporte a Sambaquy.

2011

















2011 é um ano no qual eu gostaria que demorasse mais um pouco para acabar, pois consegui conquistar o “Experimental” da Taça RS de Lisos, também fiz a minha melhor campanha em Campeonatos Brasileiros, com a Oitava colocação. Em Caxias conquistei a Copa Caxias e os Jogos Abertos e cheguei na zona de premiação em outros torneios no estado. No Brasileiro de Equipes Liso ficamos com a excelente Terceira colocação e no Livre fomos Vice-Campeões com Cristian, Chambinho e Cícero.

Tivemos no individual o Cristian que foi o Bi-Campeão Brasileiro de Livre, nos Juniores Pica-Pau e Hemerson que ficaram na Segunda e Quarta colocação respectivamente. E o nosso Craque Vinhas figurou na foto novamente nos Lisos.















Desculpem por enaltecer tanto a vitória dos meus Amigos, mas para eu se eles ganharem eu ganho também.

Me lembro muito bem que logo que entrei na Associação o Vanderlei falava “Esse cara será o nosso futuro Presidente, é ele quem vai tocar tudo isso aqui”. Eu sinceramente não acreditava muito nisso, mas hoje devido a toda essa dedicação ao esporte aqui estamos, pronto para mais um desafio e espero atender a todas as nossas necessidades agora a nível estadual e conto com a ajuda de todos vocês, pois ninguém realiza nada sozinho...

Um grande abraço e viva o nosso esporte!

14 comentários:

Robson Betemps Bauer disse...

Impressionante como alguem demonstra tanto carinho pelos amigos enaltecendo-os. Isto simplesmente demosntra neste simples depoimento a pessoa que este grande amigo Maciel é. Pessoa do bem e que pratica este bem aos quatro cantos que se encontra. Um cara que todos fazem questão de estar perto, de conversar, de jogar e de dar risadas, menos tomar uma cervejinha pois oi cara é de má bebida....
Tá certo que quando ele vem aqui em casa o desfalque é grande no churrasco, o cara se sente em casa e manda ver nos talheres, que bom, que bom mesmo.
Mas enfim, eu que tenho que agradecer em ter te conhecido, juntamente com os demais grandes amigos de Caxias que conquistei, e poder conviver com pessoa tão iluminada.
Parabéns Maciel pela história, parabéns pelo botonista que vc é, parabéns pelo trabalho que vcs fazem em Caxias com a gurizada e preincipalmente, parabéns pela pessoa que vc é COM TODOS.
Abraço e obrigado por fazer parte da minha vida !!!!!!

Vinicius disse...

Grande Maciel!!!!
Parabéns pelo belo relato, mais verdadeiro impossível, estava lendo teu texto e imaginando a tua narrativa.
Narrativa esta, que vem apenas comprovar a grande figura que tu és dentro e fora da mesa, como todos que praticam o futebol de mesa têm a certeza disto, é muito pelo prazer de conhecer e conviver com pessoas como você, que tenho o grande prazer de praticar e jogar competições de futebol de mesa, o titulo se vier é apenas um detalhe, o que conta para mim é o belo final de semana ao lado dos amigos como você, este sim, é garantido.
Parabéns meu amigo....

Guido - Maletas para Futebol de Mesa disse...

O Daniel mostra o caráter ao enaltecer os amigos - ele sim, um grande amigo! Mostra uma competência impressionante, indo aos poucos galgando posições, seja na mesa ou na "política". Suas realizações são palpáveis pois trouxe Caxias - uma das mais antigas entidades de futebol de mesa do estado - para o nosso convívio. Para mim isso já é sua maior realização. Sua competência como dirigente é notável pois antes de assumir a FGFM propôs a realização do brasileiro de cavado em data diferente do liso e teve aceita sua idéia. É um visionário, com um dinamismo envolvente e o futebol de mesa gaúcho ganha muito com sua postura e caráter, já acima de tudo é um grande homem! Me sinto honrado em tê-lo como amigo.

Guido - Maletas para Futebol de Mesa disse...

Corrigindo:

já .... que... acima de tudo é um grande homem!

Maurício disse...

Concordo plenamente com os comentários anteriores citados pelos amigos Robson e Vinicius, espero conseguir estar sempre ao lado de pessoas como o Maciel, pois o que levamos de nossas vidas são as amizades, muito obrigado por ser este grande amigo!!!

Grande abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu filhão do coração,
Parte dessa história eu já conhecia, e muitas vezes o Vanderlei me disse que via em você o seu sucessor. E o aluno superou em muito o mestre. Você consegue ser unanimidade entre as pessoas porque seu coração é enorme e sempre cabe mais um nele. Desde que o conheci, dia 21 de janeiro de 2004, quando jogamos nossa primeira partida, tenho mantido um contato constante contigo e sei bem do seu desprendimento e de sua vontade férrea em fazwer o futebol de mesa atingir o objetivo de ser o esporte mais popular de todos os brasileiros.
Meu filhão, como tens feito em sua vida, nada tema. Enfrente os problemas que haverão de surgir e mostre a sua fibra a todos. Continue a boa trilha que o Marcelo Vinhas traçou para a Federação e continuaremos a ser a melhor organização esportiva do país. Desejo que essa narrativa, carregada de amizade e amor por todos que conviveram contigo, continue sempre, engrandecendo e motivando mais pessoas a jogarem o nosso amado futebol de mesa.
Eu estou feliz com a sua felicidade e acredito que muitas alegrias estarão reservadas até 2013. Tomara que eu chegue a ve-las, pois tenho muito orgulho de ser chamado de pai por uma pessoa que consegue encantar a todos.
Um grande abraço meu filhão.

Afumtiba disse...

Parabéns Maciel! Uma história muito linda de amor e dedicação ao futmesa, fidelidade e admiração aos seus amigos. Pelo grande caráter que você demonstrou ter, sua competência à frente da AFM Caxias e excelente grupo de amigos, todos apaixonados pelo futmesa, certamente fará uma grande gestão à frente da FGFM. Grande abraço. Clair Marques

D. Pizzamiglio disse...

Maciel,

O futebol de mesa teve sorte de você ter aparecido na sede da Garibaldi de tênis amarelo e aquele cavanhaque "pega rapaz".

Espero que você não mude, se conquistar muitos títulos melhor, mas para mim você já está marcado na história pelos feitos que fez e que continuará fazendo.

Não importa oque aconteça, sempre seremos grandes amigos.

Daniel Pizzamiglio

Daniel disse...

DE Dani para Dani Tamo junto parceiro conte comigo para o que voçê precisar.
Grandes estórias vem de grandes homens e grandes amigos.
Um grande abraço parceiro.

Dani Junqueira.

Pedrinho Gmail disse...

Excelente o relato de um excelente botonista e uma excelente pessoa. Parabéns também por abraçar a causa da FGFM!!!

Augusto 2 - toques disse...

Pôôô fantinha tu é o cara, parabéns por tudo e todos os amigos que conquistasses, um quebra costela bem forte e que 2012 seja ainda melhor.

Marcelo disse...

Grande botonista, competentíssimo dirigente e, acima de tudo, um amigo. Simplesmente um dos grandes amigos que o futebol de mesa me possibiitou conhecer.

Parabéns pela grande história construída no esporte, a qual tenho plena certeza de que está apenas começando.

Abraço,

Marcelo Vinhas.

Alenio Cheble disse...

Parabéns pela história, muito bem contada, mas principalmente pela valorização dos amigos e pela dedicação que sempre teve.

Grande abraço,

Alenio Cheble

AFM Caxias do Sul disse...

Meus Amigos!
Agradeço a todos de coração!
Um grande abraço e viva o nosso esporte!
Maciel