quarta-feira, 16 de novembro de 2011

COLUNISTAS



NA AVALANCHE

Por Cristian Costa

Novo Blog do Gothe
Antes a minha vida era fácil. Eu escrevia a coluna de bermuda, chinelo e sem camisa. Hoje, infelizmente, tudo mudou.  O investimento de meio milhão de libras no novo layout do site, realizado pela direção do Grupo Gothe Plus Information obriga-me a escrever o material de terno, camisa de seda francesa e sapatos italianos.
Mas não posso reclamar, nossa redação melhorou, e muito. Ar-condicionado, água mineral da marca Da Pedra, antes era Charrua, refrigerante e petiscos a vontade são apenas alguma das benfeitorias concedidas por nosso amado chefe. O jantar de lançamento da nova página na sua casa foi belíssimo. A fonte grega jorrando espumante. As torneiras ornamentadas com diamante mostram o quanto é rentável esse lance de site de futmesa. Mas apenas em endereços eletrônicos de sucesso.
Os outros, com audiência traço, como diria o amigo do meu amado chefe, Ricardo Teixeira, têm que se contentar com layouts feio, redações modestas e casas sem nenhum glamour.
Grêmio
Em 30 de janeiro de 2005, a minha vida estava conturbada. O ano anterior fora marcado por notícias ruins: dez meses de tratamento quimioterápico, falecimento das minhas duas avós e a quase falência do meu clube sob o ponto de vista administrativo.
Dois mil e cinco deveria ser um ano de recomeço, pois a doença me fez sair do mercado de trabalho. Também não deixava de ser um recomeço para o Grêmio, atolado em dívidas e na segunda divisão do campeonato Brasileiro.
Voltando a 30 de janeiro de 2005, sai de casa às 13h e fui até Escola Júlio de Castilhos, Julinho para os íntimos. O objetivo fazer uma prova de um concurso federal. A grana era pouca, mas pra quem ganhava zero reais naquele janeiro de 2005, tudo era lucro. Fiz a prova em 90 minutos e saí dali direto para o Olímpico para ver a estréia do Grêmio no Gauchão. O adversário era o Caxias. Sem rádio, não reconheci metade dos jogadores em campo. Só fui saber que o camisa 7 era o Marcinho (esse mesmo do Atlético Paranaense) no outro dia.
Passei no concurso e comecei a reconstruir a minha vida financeira e afetiva. O tricolor também passou a reconstruir a sua. Do time que empatou com o Caxias em 0x0 para o time que ganhou do Náutico de 1x0 na Batalha dos Aflitos, na última partida de 2005, quase tudo mudou. Méritos da direção. Pegou um time falido e rapidamente transformou a cara do Grêmio. Bateu na trave duas vezes com o vice-campeonato da Taça Libertadores (2007) e do Brasileiro (2008).
Não gostava do Paulo Odone, mas aprendi a respeitá-lo por tudo que fez a frente do tricolor naqueles anos nefastos.
Depois do beijo vem o escarro. A administração do mandatário gremista está em cheque neste último ano de mandato. Seu antecessor tão duramente criticado pela oposição, hoje situação, apresenta números superiores. Vejam só:
Primeiro ano do Duda
Em 2009, o Grêmio chegou a semifinal da Libertadores.
Em 2009, o Grêmio não ganhou o Gauchão.
Em 2009, o Grêmio ficou entre os seis melhores do Brasileiro.
Primeiro ano do Odone
Em 2011, o Grêmio parou nas oitavas da competição continental.
Em 2011, o Grêmio não ganhou o campeonato regional.
Em 2011, o Grêmio corre sério risco de não ficar nem entre os dez do certame nacional.
Segundo ano do Duda
Em 2010, perdemos na semi da Copa do Brasil para um super time do Santos.
Em 2010, vencemos o campeonato Gaúcho.
Em 2010, ficamos em quarto no Brasileiro.
Segundo ano do Odone
?
?
?
Na próxima coluna vou enumerar os dez erros, na minha opinião, da gestão Odone.
Dentro de campo, o Grêmio vai cumprindo tabela. Hoje enfrenta o Fluminense sem nada a fazer no campeonato e com Gabriel e Lúcio em campo. Haja coração!!!
Futebol de Mesa
A sacada do Maciel foi genial. A separação do campeonato Brasileiro vai ser uma alavanca para os cavados. No próximo ano teremos muitas equipes disputando o torneio e poderemos ter chaves com mais de 80 botonistas. Porém é fundamental a exclusão do Centro-Sul para evitar o inchaço, ainda maior, do calendário.
Em Recife, os jogadores do RS mostraram a sua força em todas as frentes. Maioria de jogadores do Estado chegando nas oitavas de final do liso. Três entre os oito, com Marcelo Vinhas, pela segunda vez consecutiva, garantindo seu lugar entre os quatro.
No cavado, a gauchada dominou com destaque para a Franzen com dois entre os quatro e três entre os dezesseis. Título para Cristian Baptista. Bi-campeão Brasileiro, desta vez com a camiseta de Caxias do Sul.
Chambinho se deu também. Pois foi o botonista que mais agarrou travecos nas belas praias pernambucanas.  Parabéns, meu bruxo.
Agora os olhos do RS se voltam para a Taça RS no Círculo Militar. A competição terá o retorno de Viamão e talvez a estréia do Paladino (Gravataí). Leon e Cristiano deverão ser os representantes do Geraldo Santana no torneio.
As aventuras de Caju
Em função de ingresso na justiça concedida ao botonista da Franzen, esta cartola da coluna foi impedida de ser publicada nesta quarta-feira. Os advogados do site estão recorrendo e prometem uma liminar até o final de semana.
Jogos Olímpicos
Time feminino de vôlei do Brasil não garantiu vaga, como eu esperava, na Copa do Mundo. A classificação deve ocorrer, com certa facilidade, no sul americano. Porém, a expectativa para Londres fica cercada de incertezas...
Frase da semana
“Nem queria me classificar mesmo”
Pirênio depois de perder por 1x0 pro Jefferson e se despedir do primeiro turno da competição no Geraldo Santana.
Um abraço ao treinador da Argentina que escalou contra a Colômbia Guinazu, Brahma e Sosa e deixou na reserva Agüero e Javier Pastore.


O SACI É LEVANTADOR





















Por Rogério Feijó

FUTEBOL DE MESA NA VEIA
Ao conhecer a mecânica da Regra Brasileira eu tive a impressão que praticamente seria impossível ganhar de algum TOP, desses que fazem parte da listagem do editor do GOTHE GOL.
Ao longo do tempo, na verdade bem recentemente, percebi aonde os novatos (ou os menos experientes) cometem os erros, não adianta fazer cera ou puxar todos os botões para a defesa, eles vão forçar o teu erro e nesse momento você vai acabar perdendo para teu próprio erro.
Este nosso hobby/Esporte é feito de erros e acertos e, invariavelmente, vence aquele que acerta mais. Os craques praticamente não erram quando jogam com os menos desavisados, até porque eles sabem que quem vai errar está do outro lado da mesa, e isto tudo com muita naturalidade, sem forçar a barra, sem menosprezar ninguém, eles jogam para vencer, pois se eles não te vencerem, os concorrentes do mesmo nível dele vão te patrolar e ele vai ficar para trás na disputa por mais um Caneco... Portanto eles TE GANHAM É NO FOCO, nos momentos decisivos tipo COBERTURA, CHUTE AO GOL E NAS CAVADAS, eles vão lá e fazem acontecer com muita habilidade e técnica, técnica essa que eles foram depurando ao longo do tempo e neste nosso universo do FUTEBOL DE MESA existem aqueles os quais considero “EXTRA-CLASSE”,  que já chegam aos 13/14 ou 15 anos enxergando o jogo como deve ser jogado, e isto tudo na Regra Brasileira CAVADO, ESPECIALMENTE considero a Regra que nos permite montar um estratagema. Se você não errar ELES vão ter que parir uma BIGORNA para te vencer. Já no LISO, quem manda é a BOLINHA, quem tem o domínio quase sempre tem as maiores chances de sair vencedor.
No fim de semana passado e durante o feriado de 15 de novembro tivemos o Brasileiro de Futebol de Mesa realizado em Recife, este que acompanhamos aqui no Maior PORTAL DO FUTMESA, infelizmente podemos perceber mesmo a distância que a coisa andou meio confusa em relação às informações. No ano passado tivemos este mesmo Campeonato, realizado aqui em Porto Alegre, e aqueles que não puderam vir a Porto Alegre tiveram como acompanhar via BLOG ON LINE DA NOSSA FGFM, tá na hora da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa fazer algo neste sentido, afinal como vamos divulgar para aqueles Botonistas que não podem viajar, pensem nisso. Fiquei muito feliz por poder participar do Brasileiro aqui em Poa, passei pela primeira fase e afundei na 2ª fase, mas mesmo assim saí satisfeito da vida por ter tido a oportunidade de jogar mais um campeonato a nível Nacional, o legal é que você revê os bons e velhos amigos e conhece mais alguns botonistas suas habilidades e técnicas na mesa, aprender nunca é demais.
Gostaria de registrar os meus PARABÉNS AO BICAMPEÃO BRASILEIRO CRISTIAN BAPTISTA, baita botonista e excelente caráter, ao mesmo tempo gostaria de fazer uma breve referencia ao meu amigão Thiago LEÃO, carinha deu no poste (não foi em um poste qualquer), velho, siga na sua luta que em breve terás esta glória também, assim como aquela na Final de 1999, quando a vitória veio junto com um título de expressão na foto, o Leão 1 x 0 Cristian.
Thiago Leão Campeão do Estadual Especial 1999.














Tenho muitas preocupações em relação à continuidade da Regra Brasileira CAVADO, grandes expoentes desta categoria estão migrando para o LISO e pior do que isto muitos começam a fazer pressão para que haja uma debandada para esta Categoria, usando como argumento que só assim poderíamos ter maiores chances nas disputas da categoria Lisos em Campeonatos de nível Nacional. Penso que podemos ter grandes CRAQUES em várias Categorias do tipo ESPECIALISTAS, sem desistirmos de nenhuma outra, o grande problema é o egoísmo de alguns poucos que viraram o cocho depois de se deliciarem. Se quiserem migrar, que migrem, mas qual é necessidade de ficar gritando aos quatro cantos que o CAVADO vai acabar???
Pois eu digo que NÃO VAI ACABAR, até porque aqui no SUL temos os melhores Botonistas e as melhores associações nesta categoria e eu duvido que isto aconteça.
Registro aqui as minhas Felicitações a uma das mais Tradicionais Associações de Futebol de Mesa do Brasil, a AFUMEPA completou ontem seus 32 Anos de existência, Parabéns a todos os seus associados e amigos, que esta data se repita por muitos e muitos anos com muito Futebol de Mesa.
P.S.: 
Segunda coluna do “ O SACI É LEVANTADOR” e:
Título NACIONAL de um Gaúcho.
Poxa Gothe segunda aparição ???
Desse jeito vão acabar querendo que eu revele o Terceiro Segredo de Fátima na próxima Coluna.
ETERNAMENTE GRENAL
De médico e louco todos temos um pouco, este ditado é muito conhecido de todos nós, isto é a mesma coisa que falarmos de técnico e jogador todos temos um pouco (no meu caso só sou louco), fiquei extremamente contrariado com o meu treinador no domingo passado e no retrasado e assim por diante, ou melhor, assim para trás !!!
Contra os LADRÕES DO FUTEBOL MUNDIAL, cedemos o empate no último lance da partida, gol de fora da área, falhou o goleiro, contra o Atlético GO quase sofremos o empate no último lance dentro da nossa área, contra o Fluminense tomamos dois gols de dentro da área, contra o Cruzeiro o gol que sofremos foi em cima do nosso Goleiro, a minha sugestão é que tirem um MEIO-CAMPISTA, podem escolher qualquer um, não vai fazer diferença, e coloquem mais um GOLEIRO, pelo amor de Deus, QUE HORROR, os caras treinam a semana inteira e repetem exatamente os mesmos erros, na zaga chegaram a culpar o Bolívar, mas ele não é o único, o futebol atual é feito de muita transpiração e pouca inspiração, os atacantes que jogam contra nós estão sabendo achar o furo enquanto os nossos (exceção do Damião) tá louco, perdem gols daqueles que até mãe FARIA, se o Tinga tivesse feito todos os gols que teve por fazer o nosso time estaria em outra colocação, mas a culpa não é dele tão somente, nos últimos anos sempre escutamos e até chegamos a dizer que este é o Campeonato mais fácil de se ganhar, mas na prática a questão é outra e sempre entregamos de barbada e ainda assim estamos sempre nas bocas...
Enquanto isso o nosso futuro SALÃO DE FESTAS esta indo bem, os funcionários pararam de atear fogo nos alojamentos... e o Presidente deles o Paulo “ODONO”, apelido que ouvi em uma rádio aqui de Poa, ele esta fazendo uma cortina de fumaça para contratar a preço de ouro o SR. CONFUSÃO, na tentativa de não passar o mesmo vexame que passou com o R10 que durante meses vinha e terminou sendo vaiado aonde ele foi criado, SÓ PORQUE ERROU AQUELA FALTA CONTRA O INTERNACIONAL (FINAL DO MUNDIAL 2006), quero ver no que isso vai dar, será que finalmente vão usar as CAIXAS DE SOM !
Não sei o que é pior, comemorar uma derrota entre tantas vitórias do arquiinimigo ou ter que encarar a dura realidade de que a mais de DEZ ANOS não comemoram nada, quero ouvir eles falarem nos cafezinhos que andaram tomando.
Nós precisamos um do outro essa que é a verdade, mas na aldeia essa questão é muito difícil de ser equacionada, um quer ver o outro no fundo do poço e por isto os paulistas e os cariocas vem dominando o cenário futebolístico Nacional.
Enquanto isto no Rio de Janeiro o GAÚCHO mais carioca que já existiu se prepara para assumir o MENGÃO, podem cobrar do RENATO GAÚCHO (pra desespero das viúvas dele), ele é do Flamengo em 2012.
Em relação ao Futebol Brasileiro, desde o período que comecei a acompanhar o futebol esta seleção é disparada a pior de todas, uma verdadeira enganação, ainda bem que encerrou o ano, assim não teremos que tomar conhecimento deste amontoado de jogadores, vamos nos preparar para pagar o mico dos SÉCULOS, vai ser pior do que aquele de 1950.
Essa é daquelas para refletirmos:
“ Ir a uma churrascaria e pedir salada é o mesmo quer ir ao PUTEIRO e pedir um abraço.”

FUI, MAS EU VOLTO !!!

6 comentários:

Maurício disse...

Valeu Cristian... Sabes que senti tua falta lá...hehehehe!!!

Grande abraço!!!

Maurício Ferreira (Chambinho).

Caju disse...

Putz Cristian...Primeiro que isso que fazes é discriminação,todos tem liberdade de orientação sexual em qualquer sentido....rss.

Segundo,vou tentar arrancar uns "cascalhos" através dos danos morais e financeiros em cima do que vem escrito da minha pessoa...rsss.

Rogerinho,na boa "Reinight" Gaucho não quero nem de graça...É o melhor estilo "Vamos lá p...!".Se for assim,peço Joel "Jejão" Santana de volta.

Galera da Franzen está de parabéns pelo desempenho em Recife.

Abraço.Caju.

dr Maia disse...

Fala Rogério! Segue a zica do nosso colorado, goleiro médio em time grande da nisso.
Quanto ao futmesa. Apesar dos melindres, rebeliões e ameaça de uma nova diáspora, os cavados seguem e seguirão com muita força.
Abraço!

Leonardo Maia (Gel futmesa)
@drleomaia78 no twitter

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Rogério,
Estás coberto de razão quanto ao plantel de nosso colorado. está na hora de mandar pelo menos uns vinte "chinelinhos", enganadores, enceradeiras e frangueiros embora. Vamos renovar esse time e lutar seriamente para conseguir alguma coisa, pois dessa maneira não vamos longe.
Quero parabenizar o grande CHRISTIAN por essa conquista que marcará indelevelmente o nome da AFM CAXIAS DO SUL nos anais do botonismo nacional.
Adauto Celso Sambaquy

Perroni disse...

Amigo Rogério, parabéns pela coluna.
Gostaria também de mandar um recado aos "Lisistas Delirantes"

O CAVADO NÃO VAI ACABAR...CADA UM QUE JOGUE A SUA REGRA, SEM TENTAR ACABAR COM A OUTRA !!!

Abraço, Perroni

Saul Martini disse...

Ótima a coluna, tatu!