quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COLUNISTAS

NA AVALANCHE
por Cristian Costa
A derrota na final dos juniores na Copa FGF da categoria aos 48 do segundo tempo me fez refletir sobre o atual estágio da base tricolor. O Grêmio das crises intermináveis de 2003 e 2004 teve um grande mérito apenas: a revelação de jogadores.
Em 2005, o time revelava dois craques de cara – Anderson (Manchester United) e Lucas (Liverpool). Em 2007, aparecia o endiabrado Carlos Eduardo (Rubin Kazan). Todos foram negociados por altos valores para o mercado europeu.
A gestão moderna de Odone, depois veio o Duda, capitaneada pelo Rodrigo Caetano não rendeu porra nenhuma. A frase é essa mesmo. Vamos posição por posição.
Goleiro – Nenhum. O Cássio (PSV) já estava no Olímpico assim como o Marcelo Grohe. Tiago (juvenil) é a grande aposta da direção. Foi mal na Taça São Paulo deste ano.
Lateral direito – Nenhum. Felipe (Mallorca) já estava também no Olímpico. O garoto Tinga aparece como uma boa promessa da base tricolor.
Zagueiros. Neuton (Udinese) e Saimon (Grêmio). Nenhum chegou a ser titular indiscutível. Gerson é bom tecnicamente, mas a altura atrapalha.
Lateral esquerdo – Nada
Volantes – Fernando e aposto em Misael também.
Meias – Douglas Costa (Shaktar)
Atacantes – Nenhum
É muito pouco pra tanto investimento. Agora fizeram uma limpa e remodelação. Vamos esperar. Mas detalhe, nos quatro anos da trupe de Odone a frente da base tricolor, não revelamos o número de jogadores suficientes para considerar o trabalho medíocre !! Ou seja, ficou abaixo disso.
Defendo a contratação de grandes jogadores como Kléber e Carlos Eduardo, mas elas devem ser complementadas por garotos da base.
Quando eu penso que serei feliz, vêm mais notícias a me deixar triste. A simples citação do nome Vanderlei (o cara mudou tantas vezes a grafia do nome dele que nem mais sei como se escreve, então vou colocar abrasileirado mesmo) Luxemburgo no Grêmio me toma de revolta.
É a volta da megalomaníaca dos tempos do Guerreiro, que os senhores lembram bem como nos deixou. A comissão técnica do “Profexô” onera os cofres de qualquer clube. Já se foi o tempo que o “pojeto” dele valia a pena pois revelava inúmeros jogadores. Hoje o treinador está mais interessado na sua campanha política (parece que o nosso presidente também) do que nos clubes que dirige.
Espero que seja só boataria da imprensa. Vou até deixar meu ateísmo de lado e dar uma rezadinha que seja só isso mesmo!
Outra coisa preocupante. Olhando o site do Grêmio hoje leio sobre a chave do brasileiro sub 20 e a seguinte manchete: Grêmio busca conquistar título que nem em 2008.
Detalhe o tricolor também foi campeão deste campeonato em 2009. E por que este ano não foi citado e só o primeiro ? Porque 2008 a gestão era do Paulo Odone e 2009 do Duda. Se até nessas picuinhas menores aparece a rivalidade entre os grupos que se perpetuam no poder no Grêmio, imagina em coisas sérias mesmo.  É pra foder o cu do palhaço.
Geraldo Santana
A mão que afaga é a mesma que apedreja. Na verdade vou inverter os versos de Augusto dos Anjos. Depois de criticar meus companheiros, vou elogiá-los. O clima no Geraldo tá cada vez mais legal. No dia 17 a gente encerra a temporada com o um torneio de final de ano e mais um churras no final. Se o Gustavo topar assar novamente, nos preparemos para comer bem, muito bem.
Segunda-feira surgiu a possibilidade de três meninos abaixo de 15 anos começarem a jogar conosco. Melhor notícia não poderia haver neste final de ano. O Pirênio deseja levar os dois guris menores dele para o Geraldo. Imaginem só, cinco meninos representando a nossa camiseta no juvenil de 2012 que acontece no clube da Luís de Camões -, ou seja, na nossa casa. Seria muito bom.
Taça RS
Fomos mal, muito mal. O Leon largou bem e tinha potencial para ir longe. Porém insucessos na manhã de sábado deram uma caída na sua moral e isso foi fatal na classificação final. Porém, o rapaz foi o protagonista das duas cenas mais marcantes do campeonato.
A primeira ocorreu no jogo contra o Yago. Inebriado pela beleza juvenil do filho do Douglas, Leon passou mal e teve que ser socorrido pelos médicos do Círculo Militar.
Na última partida, contra o Curi (COP), deu um grito e subiu na “cacunda” do Dani. Eu quase chorei de rir na mesa ao lado. O Leon é sem dúvida o cara mais divertido e espirituoso do universo do futebol de mesa.
Caju comemorou durante o torneio o seu milésimo 0x0 no ano.
Parabéns ao Marcelo, campeão, e ao Michel, vice. Nas duas campanhas uma semelhança. Ambos beberam comigo. O Michel durante o meio-dia de sábado e o Marcelo na noite. Além das recentes beneficies descobertas pela ciência, cerveja faz você jogar bem futebol de mesa. E como eu bebi e não joguei nada ?  É que nem o líquido precioso é capaz de realizar milagres.
Jogos Olímpicos
O Brasil caminha para não assegurar uma das três vagas que a Copa do Mundo de vôlei Masculino que garante nas Olimpíadas. Que fase do esporte coletivo mais vencedor do país em Jogos Olímpicos.
As Aventuras de Caju
Renato caminha até o nosso herói e afaga lentamente os seus cabelos desgrenhados. Em resposta recebe um sorriso triste, mas verdadeiro. Com as mãos firmes, o atacante ergue Marcelo, o abraça e o encaminha até a mesa do bar. Lá pede a mais gelada e dois copos. Olhos nos olhos de Caju e pergunta: mulher ?
Nenhuma resposta. Em vez de insistir, Renato enche os copos e começa a beber. Caju o acompanha. O boleiro, com seu jeitão extrovertido, consegue o que nem os maiores psiquiatras do Rio de Janeiro conseguiram. Caju, depois de alguns copos, começa a falar compulsivamente.
Relata a história com Renata e o desfecho trágico de todos os envolvidos. Revela a curra que levou de sete caras quando tinha quinze anos. Ops, desculpa, leitor, isso ele não revelou. Mantém em segredo até hoje. Putz, acho que escrevi de mais agora.
Esqueçam o lance da curra, ok ? Ele já superou esse trauma. Mas, enfim, contou para Renato todos os seus traumas da relação com a bela sobrinha de Newton Santos.
Renato já ouviu milhares de histórias como essa, mas se afeiçoou ao rapaz e a partir daí iria iniciar uma grande amizade que duraria por longos e bons anos.
Continua
Frase da semana
“O Leon passa mal jogando botão, imagina se eu o convidasse par jogar bola no Araribóia”
Jefferson Bodão
Um abraço aos amigos de Belfast, Groningen e Antuérpia.
O SACI É LEVANTADOR





















Por Rogério Feijó

Breve comentário

Voltei, porque O SACI É LEVANTADOR, voltei por ter uma coisinha a mais para dizer, não somos donos da verdade, até porque A VERDADE É COMO UM CRISTAL MULTIFACETADO, DEPENDENDO DO ÂNGULO QUE OLHAMOS TEREMOS SOMENTE UMA PARCELA DA VERDADE E DIFICILMENTE CHEGAREMOS A ENXERGAR A VERDADE NA SUA PLENITUDE.  Por isto precisamos conviver em sociedade e isto não é diferente para nós botonistas que AMAMOS verdadeiramente este nosso ESPORTE PAIXÃO, o SACI voltou sem ter ido a lugar algum, porque onde houver algo a ser dito em prol do Futebol de mesa gaúcho, o SACI vai arrumar um modo, uma maneira de se comunicar, enquanto tivermos AMIGOS para levantarmos juntos uma única bandeira, a Bandeira do FUTEBOL DE MESA !!!

FUTEBOL DE MESA NA VEIA

Ao Daniel Maciel as nossas boas vindas, que saiba dar continuidade as coisas boas que os seus antecessores nos deixaram como legado, que busque inspiração naqueles que inovaram e tiveram acima de tudo coragem nos seus posicionamentos, por exemplo, o ANDRÉ MARQUES, que conforme apurei num breve bate papo (colunista também apura/investiga, sou bem remunerado para fazer isso) ontem na FRANZEN com o EX-PRESIDENTE da NOSSA FGFM, que no ano de 1986 ele foi autor do Processo Administrativo junto a CND - Conselho Nacional de Desportes que resultou na alteração do Estatuto da FGFM permitindo a existência de mais de uma Entidade de Futebol de Mesa no Estado do RS, o que era proibido anteriormente. Sem esta atitude, cidades como Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande só teriam uma Entidade filiada a FGFM até hoje. O resultado deste processo permite que atualmente tenhamos em Porto Alegre 5 entidades, em Rio Grande 3 entidades, em Pelotas 3 entidades e em Caxias do Sul duas entidades, além das cidades que tem uma entidade filiada à FGFM. A alteração do Estatuto da FGFM que ocorreu 1987, e nesta época segundo me consta ele não havia sido eleito PRESIDENTE, o que aconteceu no final deste mesmo ano. A conversa estava muito boa ainda e com aquela ceva e com aquele churras, André me relatou mais alguns feitos, que conforme o andar do SACI traremos a público, afinal o SACI É LEVANTADOR.

CONFRARIA UNIÃO PELO FUTEBOL DE MESA

Gostaria de fazer uma pequena homenagem ao grupo de botonistas que me recebeu de braços abertos, num momento em que eu já estava pronto para largar a PALHETA.

Confrades, sou e sempre serei grato a todos vocês, não teria como eu elencar o nome de todos até porque correria o risco de esquecer alguém muito importante, por isto me reporto a CONFRARIA e aos CONFRADES.

A Confraria é um local diferenciado em relação ao que a grande e imensa maioria dos botonistas conhecem dentro das associações, na confraria jogamos quase todas as regras relacionadas ao Futebol de Mesa, vou falar das que estão à disposição dos botonistas que lá se divertem.

















Regra Gaúcha

Muitos Botonistas Gaúchos iniciaram a sua carreira botonistica nesta regra, sendo que alguns, não sabemos muito bem porque, passaram a desmerecer esta regra que foi a origem deles no Futmesa, o que é profundamente LAMENTÁVEL.  Futmesa é futmesa em qualquer regra, É O BOTÃO, A BOLINHA E DOIS SONHADORES VIAJANDO ENTRE AS DUAS GOLEIRAS, É OU NÃO É ? Temos um bom número de praticantes desta regra na Confraria e sempre participamos de competições externas, no coletivo nos saímos medianamente e nas competições individuais sempre incomodamos. Não jogo mais competições externas desta regra, mas de vez em quando bato uma bola na Confraria.




















Regra Brasileira Cavado

Esta chegou a ser a número “UM” na preferência dos confrades, mas como o ESPÍRITO da Confraria baseia-se na camaradagem, tipo vamos lá e batemos uma bola, não se tem aquela ambição em termos externos  de alcançarmos  uma maior expressividade nessa regra,  deixando muitas vezes a competitividade de lado e então acabou por ser deixada de lado, mas não abandonada, a queixa da maioria dos Confrades é o TEMPO DE JOGO, e é inevitável a comparação com as outras Regras que tem um tempo menor de disputa.

Temos uma grande promessa com algumas boas colocações nos Campeonatos Juniores, o KEVIN, é com certeza um grande Botonista, tem capacidade e um baita potencial, se quiser e levar a sério alcançará aquilo que ambicionar.

Estou filiado pelo GNU,  e tenho orgulho de vestir a CAMISA da CONFRARIA, é uma Grande Honrra representar a Confraria nas competições da FGFM ou até mesmo em competições tipo o Aniversário de POA e o LAGOÃO e outras competições, a Brasileira é a minha regra preferida e penso ter dado uma boa contribuição até aqui, para o seu melhor desenvolvimento na Confraria.

















Regra FUTSAL de FUTMESA

Uma criação do nosso Confrade Antônio, figurinha carimbada no mundo do Futmesa, jogava no gigantinho na época do “ LENDÁRIO PED ” e foi nesta época que ele Antonio, elaborou uma mescla da Regras conhecidas do Futmesa (Gaúcha e Brasileira) com as Regras do próprio FUTSAL, sucesso absoluto entre os confrades. Todos os BOTONISTAS do Mundo deveriam no mínimo jogar ao menos uma vez, o que seria impossível, porque quem joga uma quer jogar mais e mais, é convidar que eu estou pronto para jogar, é excelente.

















Regra DOZE TOQUES

Atual namoradinha dos Confrades é competitiva e ao mesmo tempo é uma regra que testa o domínio da bola que é de feltro.

A confraria é a atual VICE-CAMPEÃ POR EQUIPES do RGS e contamos com excelentes botonistas nesta Regra, tenho certeza de que logo a CONFRARIA será reconhecida como uma força nesta Regra, pois em pouco tempo de prática já alcançamos bons resultados. Recentemente o União patrocinou o Estadual individual e concorremos com o Kevin pelo Botonista destaque do ano, deu no poste, na próxima vem.  Eu Jogo, mas prefiro as outras, como sou limitado precisaria de mais dedicação para melhorar a técnica e ainda mais o domínio de bola, então abro mão, mas se tiver tempo e parceria vou lá bater uma bola, BOTÃO É BOTÃO.

















ETERNAMENTE GRENAL

Sabemos quem vai jogar neste final de ano lá no Japão, bem provável que aconteça uma final entre Santos e Barcelona, só ganhará ou perderá aquele que por méritos conseguiu a vaga para tentar ganhar do melhor TIME dos últimos tempos no Mundo, O BARÇA, perdeu a primeira no ano (QUE MÁQUINA)

Meu clube em 2006 fez um grande feito, uma verdadeira façanha, mas penso que infelizmente nossos dirigentes não conseguiram entender, avaliar e compreender; como foi que eles fizeram o que fizeram, pois se a receita do bolo recentemente havia sido utilizada por que é que não repetiram logo em seguida ? Não acredito em fórmula mágica, eu creio em competência mesclada com a responsabilidade de representar uma NAÇÃO DE COLORADOS espalhados por este mundo a fora. Domingo agora teremos mais um GRENAL nas nossas vidas, e penso que é inevitável não puxar a brasa para o nosso assado, é o maior CLÁSSICO DO MUNDO, é sim, mas ainda falta muito para que nós mesmos acreditemos nisto, é uma pena, pois este produto venderia uma bela imagem para A NOSSA GLORIOSA QUERÊNCIA.

Quando você pensa que já viu tudo, aí é que você percebe que não viu nada, o Celso Roth é um baita de um esperto e junto com os dirigentes azuizinhos ficou mais ainda, fizeram mais uma jogada daquelas ensaiadas, tipo a BAITA CONTRATAÇÃO do JULINHO CAMARGO, me lembro dos sorrisos faceiros de alguns torcedores deles, acreditando que haviam tirado o chão debaixo dos pés COLORADOS. Vocês gremistas vão me desculpar, mas estes dirigentes são uns fanfarrões, estão sempre naquelas de fazer uma cortina de fumaça para despistar, e essa agora do pedido de demissão do cavalo PARAGUAIO (esse camarada não tem vergonha ?), querendo botar toda a reponsa no INTER, mas digo que isto não vai adiantar nada e o GRENAL virou UM CAMPEONATO para eles, é muito pouco pra um clube desta grandeza.

Quanto ao futebol, VAMOS GANHAR E FELIZES DISPUTAREMOS MAIS UMA LIBERTADORES rumo ao TRI, DESEJAMOS AOS NOSSOS CO-IRMÃOS uma ótima COPINHA e mais a SUL-AMERICANA para testarem o gladiador (essa foi de concurso). E DE TROCO UM CAFÉZINHO, ULTIMAMENTE TÃO TOMANDO MEIO AMARGO.

FUIIIIIII, MAS EU VOLTO (SE NÃO ME TIRAREM A OUTRA PERNA) !!!

NA QUINTA TEM TOP 10 GOTHE GOL E +

















Nesta quinta é dia de TOP 10 Gothe Gol, a lista. Depois de uma primeira edição após o Estadual Especial Gaúcho e uma segunda na sequência do Brasileiro vem a edição final, que aponta os melhores da temporada. A Riograndina com 4 jogadores domina o TOP 10 contra 2 jogadores da Franzen e 1 cada de AFM Caxias, Academia, AFUMEPA e APFM. É conferir o TOP 10 que também estará a disposição em nossa barra lateral esquerda.

Mas vem mais por aí, e nem mesmo é novidade do Gothe Gol. Mais do que dados numa Edição única, soltos e difíceis de serem novamente consultados ou memorizados, vem aí com a assinatura de Cristian Baptista um verdadeiro Google do nosso Futmesa, talvez até mais apropriadamente um Wikipedia do botonismo. Todas as informações estatísticas e históricas reunidas num site com fácil acesso e atualizadas depois de cada competição.

Quem foi ou é isso ou aquilo, quem lidera, quem é mais, tudo sistematizado e organizado sempre ao alcance de um "clic", um verdadeiro museu eletrônico do Futebol de Mesa. Claro que aqui no Gothe Gol você terá ponte direta com o maior Banco de Dados do botonismo em Banner exclusivo. É para breve.

Imagens

Fotos O SACI É LEVANTADOR by Rogério Feijó
Banner TOP 10 Gothe Gol by Gothe Gol

11 comentários:

lhroza disse...

LH.ROZA
Alo grande ROGÉRIO

Nossas saudações pela bela narrativa. Pelo visto, em sua nova atividade (COMENTARISTA ou CORNETEIRO) fica melhor adaptado do que FUTMESISTA...

Aqui de JOINVILLE, pelas brincadeiras 1 forte abraço...

Gothe disse...

A corneta na pouca bola do Editor já é tradicional, rsrs... Mas agora estão querendo dizer que o pessoal do Gothe Gol na mesa é bola murcha, pô, que corneta !!!

O único que merece o sarro que eu saiba é o colunista azul que apanhou bem na Taça RS, rsrs...

Um abraço,
Gothe.

Rogério D. Feijó disse...

Fala sério Rozinha em termos de Futmesa te pergunto vale TÍTULO JÁ QUITADO? Pelo visto vc esqueceu que sou XAVANTE TAMBÉM. Grande abraço.
Rogério

Rogério D. Feijó disse...

Grande Rozinha, muito obrigado pelo prestigio da sua referência a nossa Coluna, um grande abraço.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Rogério,
Você é colorado. Xavante é o mesmo que eu pelo Caxias, só na falta do nosso Inter.
Meus parabéns pelas excelentes cronicas que tens apresentado. Realmente você conseguiu dar um dinamismo grande a esse espaço e nas quartas feiras é leitura obrigatória.
Continue e não acredite no Rozinha, pois ele está fazendo guerra de nervos para te diminuir. Os redatores do Gothe Gol são excelentes botonistas.
Um abraço do leitor fiel e colorado
Adauto Celso Sambaquy

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Rogério,
Mais uma: se vieres para Santa Catarina de férias, podes trazer os botões da regra de doze toques, pois aqui em Itajai existem duas entidades que praticam essa regra e mais o dadinho.
Marcilio Dias e Barroso. assim poderemos bater uma bolinha, com toda certeza.
Adauto Celso Sambaquy

Rogério D. Feijó disse...

Mestre e Guru Sambaquy, é bom demais saber que estamos indo pelo caminho certo, de minha parte abraçei este espaço na parceria com o Editor do blog, que me dá total liberdade para escrever por conta e risco, não é todo o dia que nos surge uma oportunidade de falarmos sobre aquilo que amamos e defendemos ainda mais em um blog diferenciado como é o GOTHEPLUS. Com certeza que um dia aportarei as margens desta bela terra e os meus botões terão a honrra de lhe conhecer. Agradeço as palavras e o incentivo, que vindo de pessoas tão distintas, respeitadas por todos e considerados PAVILHÕES do Futebol de Mesa, como o Sr. meu Guru e amigo virtual e o meu amigo Rozinha estou certo de que devo continuar. Um grande abraço e o meu muito obrigado
Rogério

Gothe disse...

Felizmente o "staff" do Gothe Gol está muito bem servido, cada um com seu estilo, estão de parabéns e as estatísticas de acessos mostram que os nossos colaboradores e colunistas estão mandando muito bem. Obrigado as referências dos amigos.

Um abraço a todos,
Gothe - Editor

Jaime disse...

Rogerinho,

Conseguiste resumir, em poucos e bem redigidos parágrafos, o que se pensou, colocou em prática, e é o mote da nossa Confraria.

Sendo quem és, não seria de outra forma que te receberíamos na nossa entidade. Teu caráter, teu jeito de ser e agir, tua sociabilidade, teu amor pelo Futebol de Mesa e tua permanente alegria (acho até que deves ter problemas de cãibras nas bochechas, tal é a quantidade de sorrisos que praticas, estás sempre rindo!), adaptaram-se perfeitamente aos nossos princípios. Daí nossa temporária frustração por aquele período em que estivestes ausente.

Assim, meu caro amigo, receba deste que já tantas vezes foi surrado por ti na mesa, mas que também já te meteu uns golzinhos, um grande abraço e felicitações pela Coluna do Saci.

O Gothe também é merecedor de minhas parabenizações pela descoberta do teu talento de colunista, bem como pelo Blog como um todo, leitura obrigatória para a comunidade meso-futebolística gaúcha.

Aquele abraço.

Jaime (UniãoFutMesa)

Rogério D. Feijó disse...

Meu AMIGÃO GREMISTÃO, grande parceiraço do Futebol de Mesa.
Jaime, cara nem sei o que dizer, então vou no POPULAR, MUITO OBRIGADO por essas palavras.
Um grande abraço e saiba que a recíproca é verdadeira.
Rogério

lhroza disse...

LH.ROZA....
Amigo ROGÉRIO FEIJÓ...

Brincadeiras e/ou frescurinhas a parte venho de repassar a seguir o seguinte pensamento:

"Quem pensa muito faz pouco...As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem...

1ªObs.:
n/troca de "CAMISAS" p/ocasião do Brasileiro "AFUMTIBA X FGFM", tem feito 1 tremendo sucesso. Encotrei uns "gaúchos" querendo me surrupiá-la.

2ªObs.:
Me repassa novamente teu "e-mail" pois tenho lhe enviado mensagem e estão retornando
??? posso estar c/algum erro.

Até +