sábado, 14 de janeiro de 2012

ALMA URUGUAYA BATIZA O PORTO ALEGRE FUTMESA CLUBE




















Direto de Curumim/RS - O título do post que no dia 15 de janeiro de 2010 anunciava a fundação do Porto Alegre Futmesa Clube, vinha carregado de simbolismos. Um dia antes o grupo de botonistas que havia saído do Grêmio fazia apenas 5 dias, fundava a entidade que manteria reunidos muitos daqueles que ainda hoje jogam no Geraldo Santana.

Foi preciso raça uruguaya para ficar sem competições e sem teto durante 6 meses e só então ver confirmada a nova sede na Luiz de Camões. O local do encontro no dia 14 de janeiro de 2010 foi o restaurante uruguayo Punta del Diablo, nos altos da Protásio Alves, lá foi assinada a ata de fundação do Porto Alegre Futmesa Clube e escolhido por votação seu nome e suas cores.

Punta del Diablo é um balneário distante 298 km de Montevideo que no verão é muito frequentado por brasileiros, argentinos e europeus e que no resto do ano é um povoado de pescadores com não mais do 650 habitantes, fica no Departamento (Estado) de Rocha.

Mas já em janeiro o Porto Alegre realizava sua primeira competição nas dependências do Círculo Militar, gentilmente cedido, era o Iº Torneio de Verão e Leon Amaral ficou com o título passando na decisão pelo Editor do Gothe Gol.

No dia 22 de janeiro o Portal do Futmesa lançava Concurso Aberto para a escolha do emblema da nova associação, a primeira vez na história do Futmesa onde a marca de uma associação seria definida democraticamente pela internet, com votação posterior pelos associados.

Chegaram trabalhos de todo país, e até do exterior, foram mais de 40 trabalhos inscritos. O vencedor foi Rogério Prezzi de Caxias do Sul que levou como premiação um time de cavados do Schalke 04 assinado por Manoel Gonçalves de Rio Grande. A segunda colocação ficou com Otávio Germano de Porto Alegre que recebeu uma camisa do Boca Juniors e o 3º colocado foi o arquiteto também de Porto Alegre Ernani Borges que ganhou uma camisa do Futmesa do Grêmio.

No dia 25 de julho o Porto Alegre Futmesa Clube estreava em sua casa no Geraldo Santana realizando sua primeira competição oficial que foi vencida por Cristiano Carneiro. Porto Alegre Futmesa Clube, 2 anos, o espírito  uruguayo continua.

FENÔMENO MUSICAL




















Almoçava com o amigo Fosca em Torres na última terça e a conversa como sempre versava sobre o velho e bom Futmesa quando fomos interrompidos por um pedido de " licença ". Uma bonita morena queria nos entregar um folder.

Olhei ao redor e percebi que a equipe de divulgação era grande, havia no restaurante pelo menos outras 3 meninas, mais uma morena e duas loiras, todas muito bonitas, no jargão popular, gostosas. A morena e o folder nos convidava para apresentações de Roberto Carlos cover, o número de apresentações impressionava. No lado de fora uma SUV BMW com serviço de som chamava para apresentação local na Praia da Guarita com um super palco, luzes e queima de fogos, seria logo mais à noite.

Além das duas apresentações na própria Torres, o folder listava ainda durante todo o verão apresentações em Capão da Canoa, Capão Novo, Xangrilá, duas apresentações no Planeta Atlântida tanto em Santa Catarina quanto aqui no nosso em Atlândida, e ainda no Cassino, São Lourenço do Sul, Arambaré, Cidreira, Pinhal, Arroio do Sal, Tramandaí, Arroio Teixeira, Paraíso, Imbé, Camboriú, Praia do Rosa, Praia dos Ingleses e com encerramento em turnê por Mariluz, Santa Teresinha, Albatroz e finalmente Presidente.

A morena era mesmo demais, o Fosca em meio ao papo convidou a moça para uma gauchinha na SAPT, eu com a minha veia de repórter cover descobri que as meninas eram as back vocals do Roberto Carlos do nosso litoral.

Foi só quando saíram do restaurante, que olhando mais detidamente para o nosso RC no folder, reparei forte semelhança com um botonista Gaúcho, hoje meio afastado do circuito. Na dúvida questionei o Fosca sobre a semelhança e ele perguntou se eu sabia o nome da morena, deixa pra lá...

Minha surpresa aumentou quando no dia seguinte de volta a Curumim me deparei com reportagem de página central do Segundo Caderno de Zero Hora, " Roberto Carlos Reúne Milhares no Verão Gaúcho ". De cara reconheci a morena lindíssima numa das fotos de palco. O texto de Kamila Almeida relatava o estrondoso sucesso de RC, falava de seu set list com os maiores hits do Rei, da enorme empatia com as mulheres da platéia (principalmente durante a semana quando os maridos estão em suas cidades trabalhando) e como ele havia largado o Futmesa e as corridas no verão para cantar e encantar centenas.

Eu não estava errado, o nosso Roberto Carlos era botonista e mais do que isso, eu o conhecia, e mais do que isso, já haviámos jogado juntos. Fechei o jornal e imediatamente liguei para quem imaginava fosse. Atende uma voz gentil e feminina dizendo que era impossível falar com o Rei diretamente, que teria que marcar um horário.

Argumentei que era um velho amigo, um botonista como ele e que por isso mesmo queria uma entrevista para o Gothe Gol, não adiantou. A moça seguindo com sua voz gentil me disse que a agenda do Rei estava repleta até o veranico de maio quando voltaria a Torres para duas noites no Dunas Praia, e que naquele momento da manhã fazia sua aplicação facial com geléia de pêssego que mantinha sua pele imune ao tempo e ao sol. Olhei a foto no jornal mais uma vez, agradeci o contato. Pensando bem era fato. O nosso Rei está em bem melhores condições que o original, na verdade o original já está muito próximo do visual da Dercy Gonçalves nos seus últimos dias.

Amanhã no LANCE DE DOMINGO, além do FutRIOmesa de Alenio Cheble e mais informações, você confere o botonista (foto acima) que hoje faz sucesso cantando as músicas de Roberto Carlos pelo litoral Gaúcho e catarina, segundo a jornalista de Zero Hora Kamile Almeida, com uma voz aveludada melhor que a do próprio Rei.

Imagens

Porto Alegre Futmesa Clube by arquivos do Gothe Gol
Roberto Carlos cover by reprodução de folder

Um comentário:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Gothe,
É incrível a sua capacidade de deixar os seus leitores em suspense. Esperava saber tudo sobre o Roberto Carlos botonista e vou ter de esperar até amanhã para saber quem é o dito cujo.
Gostei muito da história do Porto Alegre, que acompanhei desde o início quando o meu afilhado Rogério Prezzi me falou que estava entrando em um concurso. E ganhou, pois a sua capacidade de criação é imensa.
Parabéns pelo suspense. Mesmo estando no litoral o blog não perde a imensa vibração diária.
Aproveite bastante esses dias de descanço à beira mar, pois o ano promete em realizações.
Um grande abraço colorado.