quarta-feira, 9 de maio de 2012

COLUNISTAS

PAIXÃO COLORADA

Por Ítalo Petrecheli Bigliardi

Bom dia web-leitores do Gothe Gol, empate na 1ª partida da final do Gauchão e o jogo de volta da Libertadores contra o Fluminense agitam a semana colorada.

Vamos aos tópicos de hoje da Paixão Colorada:

INTER NO GAUCHÃO

Não foi um jogo de encher os olhos, mas pelo menos não perdemos e ainda marcamos um gol fora de casa. Tenho a certeza de que a partida de volta será o vareio esperado, como já aconteceu em outras oportunidades contra a dupla CA-JU em finais de Estadual. Já que não goleamos no primeiro jogo iremos golear no segundo, podem apostar.

INTER NA LIBERTADORES

Acho que não dá pra inventar muito no confronto de amanhã contra o Fluminense, com os desfalques que teremos, perdemos muito, mas ainda temos Damião e Oscar que devem fazer a diferença para o lado colorado. Minha aposta como colorado otimista é de vitória do Inter e classificação para a próxima fase, mas não vou falar muito, pois ando queimando a língua ultimamente vou ficar na torcida. Dá-lhe Inter, rumo ao TRI da Libertadores!!!!!

GLOBO REPÓRTER

“To eu” bem tranquilo assistindo na última sexta-feira ao Globo Repórter na Rede Globo, quando vejo uma matéria sobre profissionais de Educação Física e logo me deparo com figurinhas conhecidas do meio do nosso futmesa, além dos professores que tive na Faculdade em Pelotas. O primeiro a aparecer foi o colega colunista que voltou ontem, Pedrinho, ouvi dizer que o cara conseguiu uma verba do Governo Federal para pesquisas na UFPel, ta mandando ver, logo depois aparece a esposa do nosso amigo Augusto, a Melissa ou Mel, como queiram, antes do nascimento do filho e após já como o “guri” nos braços, pelo jeito ela participou das pesquisas do Pedrinho, são os amigos do nosso futmesa fazendo aparições na telinha!!!!

FUTEBOL DE MESA

Não tive muito tempo em semana de mudança para Brusque – SC, portanto não acompanhei muito o que rolou no futmesa gaúcho na última semana, mas deve ser sempre a mesma coisa com o Alex e o ROBERTO MOREIRA ganhando tudo que veem pela frente. Já aqui em SC entrei em contato com os amigos do Marcílio Dias de Itajaí e vestirei a camisa do Marinheiro na temporada 2012. Espero bater uma bolinha por lá no fim de semana!!

Por hoje é só, um grande abraço a todos e até a semana que vem!!!!!!

NA AVALANCHE

Por Cristian Costa

Tricolores

Dia de confirmar a vaga pras quartas.

Se o Grêmio vencer iguala a marca de 89. No ano do primeiro título também foram seis vitórias consecutivas. Na época eram 32 clubes e a marca nos levou a semi contra o Flamengo.

Confira as seis vitórias em 89:

Ibiraçu (ES) 0x1 Grêmio
Grêmio 6x0 Ibiraçu
Mixto (MT) 0x5 Grêmio
Grêmio 1x0 Mixto (MT) – WO
Bahia 0x2 Grêmio
Grêmio 1x0 Bahia

Desculpa se tiver erro nesses resultados, Eu os coloquei de cabeça. Depois dessa a gente empatou com o Mengão em 2x2 (gols do Paulo Egídio e Edinho) e faturamos na volta por 6x1 (2 do Paulo Egídio, 2 do Cuca, 1 do Assis e 1 do Almir).

Os nossos dois postes podem chegar a marcas interessantes nesta quarta.

Podiam, acabei de ler que o Moreno tá fora do jogo.

André Lima busca o seu trigésimo gol com a camiseta do Grêmio.

Marcelo Moreno busca torna-se o artilheiro único da temporada. Hoje ele está empatado com o Kleber com nove gols.

O Zé Roberto da Portuguesa, do Real Madrid, do Santos e do Bayern é uma baita contratação. O Zé Roberto do Hamburgo é uma boa contratação. O Zé Roberto do Catar não tenho a mínima ideia. Vou dar uma de PSDB e ficar em cima do muro.

Tomara que os valores anunciados sejam exagerados. Muita grana pra um jogador de 38 anos.

Não conheço o Rondinelli do Vila Nova. Mas vale a aposta. Acerto da direção.

Contratação de Zé Roberto e Rondinelli parece ser um indicativo que os dias de Marquinhos no Olímpico estão contados. Grêmio precisa urgente de um volante em nível de grupo.

Preços da Arena assustam. Não é fácil construir um estádio novo. Mas se criasse um teto salarial no Brasil e soubessem contratar, não precisaria explorar o torcedor comum desta forma.

Direção deveria criar uma centena de pacotes de sócio para ter sempre a Arena lotada.

Fluminense sempre contou com a minha simpatia. Mas só ganha quinta se encarar a partida como uma decisão e não como um simples jogo como foi no primeiro duelo das oitavas da Libertadores.

Caso Oscar

Eu não ia me meter no assunto, entretanto o Cadore me mandou tantos emails que eu vou dar o meu pitaco.

Vou parecer reacionário num primeiro momento, mas a minha preocupação tem uma caráter estritamente social.

Não tem virgem na zona. Não quero parecer que estou defendendo o Sâo Paulo, até porque o time do Morumbi é mestre em “roubar” jogadores.

Mas acho o caso o Oscar sintomático e até agora único no Brasil.

Antes de mais nada, sou contra a lei do passe. Acho que os jogadores deviam ficar presos ao clube até os 24 anos e não o absurdo que era antigamente de até os 30 anos. Porém a culpa da mudança radical da lei foi dos próprios dirigentes. Inescrupulosos, como são em 50%, cometiam barbaridades contra os atletas só por birra ou perseguição pessoal.

O caso do zagueiro Flávio do Vitória nos anos 90 foi emblemático. O clube queria pagar um salário ridículo para o jogador. Ele não aceitou. Ate aí tudo certo. Só que quando colocaram o passe dele na Federação colocaram um preço gigantesco. Resultado: nenhum clube se interessou e o cara ficou sem jogar bola com o passe preso ao Vitória. Parece que mais ou menos aconteceu a mesma coisa com o goleiro Alberto do Grêmio nos anos 60. Mas não conheço bem essa história.

O São Paulo, segundo dados do próprio clube, investe R$ 19 milhões na base por ano. Os números impressionam. Eu sei que via Lei do Esporte eles andaram ganhando algum pra melhorar a estrutura do clube (o que eu considero um absurdo), porém não sei se os valores estão embutidos nesta conta.

Toda essa grana sustenta milhares de meninos. Não existe almoço grátis nessa vida: investimento para ser recuperado via formação de jogadores. Aí quando tu tem um jogador formado, vem um outro clube e leva. Ou seja, tu fica com todo o risco e o outro time só com o lucro.

Ah, mas o SP não depositou sei lá o quê do caralho a quatro na conta do Oscar. Então lá vai. Digamos que eu trabalhe em qualquer clube do país e não seja uma das pessoas mais honestas deste mundo. O empresário de algum jogador talentoso chega pra mim e larga a seguinte barbada:

“Olha só, o guri burro assinou um contrato ganhando uma mixaria até 2013. Já que tu é o responsável por depositar a grana do sei lá o que caralho a quatro na conta da garotada da base, não deposita a grana por três meses e eu posso exigir o passe dele na justiça. Pra não ficar na cara, esquece de depositar a grana na conta de mais uns dez garotos pra ninguém desconfiar. Tu vai ganhar uma grana firme, pois já tem clube interessado”.

É uma teoria conspiratória (logo eu que sempre me arrio nas teorias conspiratórias), é verdade, mas até bem plausível. Abriu-se um precedente perigoso.

Pelo Mundo

Guardiola se “aposenta” do Barcelona com uma marca inacreditável. Desde que assumiu o time catalão, em 2009, em nenhuma partida sua equipe teve menos posse de bola que o adversário. Na minha modesta opinião: simplesmente o melhor time de todos os tempos.

Falando em melhor de todos os tempos. Messi marca mais quatro no Espanhol, de Barcelona, e pulveriza a marca do Gerd Muller. Agora o argentino chegou aos 72 gols na temporada, já havia, durante a semana, ultrapassado os 67 de Gerd Müller pelo Bayern de Munique em 1972/1973, se tornando o maior artilheiro da história do futebol da Europa em uma temporada. O Barcelona ainda entra em campo mais duas vezes na temporada 2011/2012.

Na semana passada morreu o atacante nigeriano Yekini. O dono da comemoração mais emocionante em Copa do Mundo.

Link aí: http://www.youtube.com/watch?v=99iZrDe9itk

Na B Argentina, vi o jogo do River Plate. E vendo jogo do River Plate a gente sempre lembra de Tano Pasman.

http://www.youtube.com/watch?v=ZqtMOYm1AwE

Na próxima coluna, vou fazer uma análise das dez principais ligas da Europa. Fora a Russia, onde o Zenit passeou, o resto foi de um equilíbrio difícil de ver.

A volta do Pedrinho

Ótima a coluna como sempre. E como sempre me complicando com a minha atual namorada ao falar da ex.

Aproveito para parabenizar o Pedrinho: ótima reportagem no Globo Repórter (e nem precisou mentir a idade como o Leon). Na verdade eu não a vi, mas li a matéria no G1. Parabéns, cara.

Depois, quando a gente se cruzar em algum campeonato, te conto uma história envolvendo nós dois. Não tem nada de amor na história. Afinal não quero causar ciúmes no Vinhas.

Geraldo Santana

Pirênio será o nosso cavaleiro solitário no Veteranos. Do jeito que o homem tá jogando, pintou o campeão.

Paulo Fernando perde duas e desabafa: “Não é fácil jogar botão com o Gothe no meu colo”. (brincadeira editor, brincadeira).

Um comentário:

Gerson Azevedo disse...

Dani....
desculpa a minha indignação mas acho que já estamos jogando com equipes do nosso nível... quero ver qdo jogarmos com equipes melhores (tipo os reservas vermelhos!).
Abração,
Gerson Azevedo.