segunda-feira, 26 de novembro de 2012

domingo, 25 de novembro de 2012

LANCE DE DOMINGO























Um dos maiores defensores do liso no Rio Grande do Sul, nosso Pedrinho CONEXÃOliso Hallal, o Pedrinho Pelaipe aqui para a nossa Editoria depois de suas explicações sobre o sucesso dos pampas na modalidade em Salvador, não mediu esforços para estar presente nos cavados da Taça RS que rola no próximo final de semana em São Lourenço do Sul.

Mesmo com a nova paixão, justificada, Pedrinho não quis ficar de fora da mais tradicional modalidade Gaúcha, tanto assim que fará companhia pela Academia de Pelotas a Tiago Pierobom, com vaga gentilmente cedida por Marcelo Vinhas, o craque de lisos e cavados da associação pelotense.

LANCES RÁPIDOS

Mesmo provavelmente com presença em São Lourenço do Sul nas "Taças", a intenção do Editor é jogar os Veteranos sem qualquer preocupação, aproveitando as parcerias e a cerveja gelada. É claro que o Gothe Gol trará DIRETO do Clube Comercial as informações dos torneios, mas fora do conceito AO VIVO.




* A ACBF de Carlos Barbosa é Campeã Gaúcha de Futsal. A vitória veio na prorrogação, onde a vantagem era do Atlântico de Erechim. No tempo regular a vitória até com certa facilidade foi do Atlântico, o jogo foi fantástico.

* Rola um papo de Pep Guardiola na seleção brasileira, o próprio site da Globo colocou post dizendo que ele aceitaria um convite imediatamente. Sinceramente gostaria de ver esta experiência no Brasil.

* Vettel larga em 4º e Alonso em 8º no GP Brasil de F1, um dos dois será o novo TRI Campeão da categoria.

* O Bayern de Munique goleou o Hannover na Allianz Arena e segue fácil na liderança da Bundesliga.

* O Troféu Expedicionário de cavados do Geraldo Santana que primeiro teve uma fase classificatória que colocou 8 times nas "finais", terá além disso semifinais e finais. O Sergipano tem menos turnos.

* Para esclarecer a quem possa ter dúvida, os nomes pré-escolhidos para a disputa do TOP 10 Gothe Gol através da ENQUETE, são resultado da avaliação de alguns colaboradores do Blog. Nem sempre só resultados contaram para isso, e sim a qualidade do botonista, o quão é mais completo que seus colegas de associação em todos os fundamentos, etc. Estar entre os mais votados na ENQUETE, não necessariamente garantirá o botonista entre os 10 melhores, pois os mesmos colaboradores tem 50% de peso na definição final. O TOP 10 Gothe Gol não tem nenhuma pretenção de ser um ranking, é tão uma lista de melhores na visão do Portal do Futmesa.

NOVO ENDEREÇO PARA O BREAKFAST NESTA SEGUNDA




















Será só clicar no link www.gothegolplus3.blogspot.com.br para automaticamente migrar para a nova página do Gothe Gol. Por ser efetivamente um Blog diário, o Gothe Gol estoura o limite de Uploads permitido para cada página pelo Blogger, em cerca de 12 meses, o que nos obriga a migração para mais uma vez ter direito a 1 GB de espaço para imagens.

O Gothe Gol a partir de amanhã (segunda), volta com mudanças sutis, mas com tudo que o internauta já acostumou ter a disposição quando o assunto é saber o que rola no Futmesa, e também no futebol e outras curiosidades.

Imagens dos arquivos do Gothe Gol

sábado, 24 de novembro de 2012

ENCONTRO DE TAÇAS




















São Lourenço do Sul recebe no próximo final de semana a Taça RS de cavados que fecha a temporada oficial de Futmesa 2012 da FGFM. Luis Felipe Lobato e seus parceiros de GEL, Grêmio Esportivo Lourenciano, estarão com a cortesia de sempre recebendo os principais jogadores do Estado, da principal modalidade do Estado.

De quebra Lobato (foto) também estará recebendo os cinquentões para a primeira Edição da Taça RS de Veteranos, uma idéia para aqueles que já entenderam o valor de um bom torneio regado a boa conversa e cervejas geladas.

Pelotas foi o palco da Iª Taça RS em 1980, o caneco ficou nas mãos de Clair da Riograndina, com Claudio Schemes da AFUMEPA de vice, Moisés da LJFM em 3º e Cícero da AFUMEPA na 4ª posição.

O maior vencedor da Taça RS é Cristian Baptista, hoje na AFM Caxias (é tetra), e o Bi foi conquistado por Clair, Claudio Schemes, Marcos Paulo, Marcelo Mallet e  Mário Baptista. Cepel da Associação Pelotense de Futebol de Mesa - APFM é o atual Campeão, título conquistado em Porto Alegre no ano passado.

Próximo final de semana ? Encontro marcado para o mais tradicional e autêntico Futmesa do Rio Grande do Sul com a Taça RS 2012 em São Lourenço. A gauchada curtindo as origens sem correr atrás.

LANCES RÁPIDOS

* Aconteceu a largada em nossa ENQUETE que procura descobrir na opinião de quem interessa, os internautas, os 10 melhores botonistas gaúchos de 2012, não importa se jogadores dos cavados ou lisos, é o TOP 10 Gothe Gol. No momento deste post com 35 votos eletrônicos, a lista teria Degani da Riograndina, Silvio também da Riograndina, Vinhas da Academia, Róbson de Sta.Vitória, Mário da AFM Caxias, Cristian Baptista da AFM Caxias, Pica Pau da AFM Caxias, Duda da Riograndina e Rodrigo da AFUMEPA entre os 10. A última vaga está sendo disputada entre Cepel da APFM, Mateus Pierobom da Academia e Gilvani do Manchester FM de Passo Fundo.

* Gosto de Mano Menezes como treinador, mas não há dúvida de que não foi bem com a seleção brasileira. Penso que a CBF espera o resultado de Tite no Mundial de Clubes, se for bem, será ele o novo treinador do Brasil.

* Ingressos comprados para a Arena do Grêmio. Depois da inauguração diante do Hamburgo no dia 08 de dezembro, quem gosta de futebol não pode perder Amigos de Ronaldo contra Amigos de Zidane no dia 19 próximo. Ver Zidane, Del Piero, Neymar e outros tantos é absolutamente especial.

* Neste sábado vou tentar um amistoso no Geraldo Santana, provavelmente diante de algum time de J.Lucas. Vamos colocar o Bota Premium creio que pela primeira vez nas mesas do Geraldo. É um time absolutamete raro, clássico.

* O Goleiro Adler (seleção alemã), o ala Westermann (também seleção) e o espetacular meia holandês Van der Vaart serão as principais atrações do Hamburgo no dia 08 na inauguração da Arena. O técnico é o ex-jogador do Bayern de Munique Thorsten Fink.

Imagem

Lobato by arquivos do Gothe Gol

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FRIDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA

















Reta final para o TOP 10 Gothe Gol 2012, quem serão os 10 melhores jogadores Gaúchos desta temporada ? Duda da Riorandina foi o Nº1 de 2011, quando apenas os jogadores de cavados disputavam a condição de melhor do ano.

Agora estarão juntos botonistas de cavados e lisos e o internauta também estará escolhendo o melhor. Com metade da nota atribuída por escolha direta no blog através da ENQUETE e metade pelo nosso Conselho Editorial, estaremos anunciando na semana posterior a Taça RS de cavados que acontecerá em São Lourenço do Sul, o TOP 10 Gothe Gol 2012.

Vote em nossa barra lateral, os votos aqui atribuídos serão somados aos postados no novo endereço do Gothe Gol que estará disponível a partir da segunda-feira. O www.gothegolplus3.blogspot.com.br é o endereço que dará acesso ao BREAKFAST NA REDAÇÃO na segunda.

LANCES RÁPIDOS

* Xavantes e gringos se cruzaram ontem à noite e os bombeiros serão necessários uma vez mais para assear as arquibancadas do Bento freitas neste final de semana, não importa qual seja o resultado do jogo que decidirá a Copa Helio Dourado. O Ju fez o vira-vira com o Brasil no Alfredo Jaconi. E eu não estava lá desta vez (risos).

* Fraca a programação de futebol na TV no sábado. Fique com o VT na ESPN Brasil às 19:30hs de Bayern de Munique e Hannover pela Bundesliga.

* No domingo melhora e rola o clássico na Premier League de Chelsea e Manchester City às 13:55hs na FOX Sports.

* Também na FOX Sports às 17:40hs tem clássico na Bota com Milan e Juventus, jogo do Calcio.

* No PPV tem o Grêmio em Floripa contra o Figueira. Quem sabe não acontece nesta rodada o vice Gremista, ficando para a última rodada apenas as laranjas ?

* Finais do Liso da Academia ainda sem data marcada. A turma espera pela recuperação de Mateus Pierobom.

* Zagueiro do Mazembe chega para reforçar o Passo Fundo. Sorte dos vermelhos que o Passo Fundo não esteja na 1ª divisão do futebol Gaúcho.

* Confirmei no final da noite de ontem minha participação na Taça RS de Veteranos que acontece em São Lourenço do Sul, mesmo faltando ainda a liberação do Prefeito de Porto Alegre para a viagem. Fico agora na torcida para que o Manoel de Rio Grande me entregue a tempo o Grêmio Arena para jogar. Caso contrário vamos de Botafogo, também assinado pelo Manoel, ou ainda com o Bota Premium, ex-Carlos Kuhn. Voltamos rápido após para assistir o último jogo oficial do Estádio Olímpico no domingo, o GREnal pelo Brasileirão.

* Já da Copa da Liga Inglesa no próximo dia 08 de dezembro, que fecha a temporada britânica, o meu Celtic, atual TRI Campeão, ficará de fora. Mesmo dia da inauguração da Arena do Grêmio me impede a participação, vou estar envolvido desde cedo.

* O Breno está anunciando a realização também no dia 08 de dezembro, da 3ª edição de sua Copa Franzen de Lisos, que teve em 2010 Moretto com o caneco e em 2011 Carraro. Se o Pica Pau participar leva. Que tal o desafio ?

* Já em testes a nova versão do Gothe Gol, sofrendo pequenos ajustes para estrear na segunda com o BREAKFAST. As novidades serão sutis, já está cadastrada no Google Analytics para controle de acessos, etc. É a página que vai enfrentar o ano 10 do Gothe Gol na rede. O ano de 2013 marca 5 anos de atualizações ininterruptas do Portal do Futmesa e os 10 ANOS do Gothe Gol, o Futmesa na Rede com  Cara de Esporte.

NAVEGANDO

Nosso abraço hoje vai para os amigos de Lages e Itajaí em Santa Catarina, Jundiaí e Limeira em São Paulo, São Sebastião do Paraíso em Minas Gerais, Barra do Corda no Maranhão e São Domingos de Rana em Portugal.

Imagem

Logo TOP 10 by Gothe Gol

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

JOTINHA + LANCES RÁPIDOS + BRASILEIRO DE LISOS +...





















FRANK

Quando você precisa montar um Frankenstein para dar conta de vários monstros, é sinal que você vai ficar muito tempo brincando da coisa sem ganhar nada.
TURISMO
A favor dos gaúchos o fato de que ganhando ou perdendo, pelo menos Salvador vale muito sempre, e jogar botão também.
PEDRINHO PELAIPE
Um fala em altitude, cansaço e torcida adversária, outro em mesas boas, tempo e necessidade de ir a Disney para intercâmbios. Sem essa de foco do Alex, técnica do Vinhas, etc, o que precisamos é de um Pedrinho Pelaipe pra dar explicações.
REVOLUÇÃO
Povo metido a fazer revoluções o certo é que se entrega sempre. A gauchada meteu o rabo entre as pernas e hoje comemora no 20 de setembro uma revolução derrotada e no botão entregou desde sempre a rapadura pra vontade dos nordestinos em matéria de modalidade.
PICA PAUS E MARAGATOS
Os Pica Paus na revolução federalista de 1893 estavam do lado do poder central, e os revolucionários eram os maragatos. Ao fim e ao cabo os Pica Paus de Júlio de Castilhos venceram a revolução. Acabamos precisando contraditoriamente de um Pica Pau pra bater no poder central dos lisistas.
TIAS
Depois falam horrores do nosso editor mor. Cantou a pedra do desastre da TIA desde o primeiro dia, como tinha feito com o Falcão. Acertou sobre as duas TIAS.
BERIMBAU
Depois da frescura, hora de jogo de verdade em São Lourenço na virada pra dezembro. Quem quiser curtir um nordestão que curta o verdadeiro nas nossas praias gaudérias.
SAGUÃO DO SALGADO FILHO LOTADO !
A grande surpresa no retorno dos gaúchos do brasileiro de lisos em Salvador, foi o saguão do Salgado Filho lotado...  de vendedores de réguas. A INFRAERO teve trabalho para conter os comerciantes, todos atrás do pessoal da área médica.
GRAVATAL
CBFM já decidiu que fará o próximo brasileiro de sênior e máster de lisos de 2013 para os gaúchos, nas termas de Gravatal em Santa Catarina. Um banho mais perto.
WO
O mais baiano dos gaúchos conseguiu somar mais um WO a sua carreira. Nesse WO se puxou e aumentou sua estatística por 10 minutos. Elementar meu caro Watson quem possa ser o nosso baianinho.

EX-CHEFE

Com 3 derrotas em 3, tipo 100%, o cara não perde a plaquinha de chefe ?

SUB-20 TRICOLOR

A gente olha o time da gurizada do Grêmio Campeão da Copa BH e dando show na Copa do Brasil, e percebe que espetáculo de trabalho, organização, escolhas e profissionalização. E agora tem gente querendo navegar nessa onda, inclusive um colunista do Gothe Gol que dizia que tava tudo errado.

IBAMA

Se ainda existisse o IBAMA, jamais iriam deixar um Pica Pau de fora para usar um Carraro.

ACIDENTE

Depois dos vermelhos em 2006, o maior acidente do futi mundial foi o Chelsea no ano passado. Mais um técnico demitido, mal na premier e quase fora da atual champions, essa é a sua real. O Mazembe nunca foi acidente.

LANCES RÁPIDOS

* Não foi fácil, mas o Bayern de Munqiue mesmo sem jogar uma grande partida, empatou contra o Valência da Espanha e já garantiu vaga para as oitavas da Champions League.

* Sigo sendo criticado por falar que o ex-vermelho Oscar não seria um grande no Chelsea. Fez alguns gols realmente fantásticos. Mas o Chelsea, atual Campeão da Champions, classifica na fase de grupos ?

* Gostei muito do que vi do Sub-20 do Grêmio na goleada sobre o Fluminense que classificou para as semi da Copa do Brasil, o goleiro Tiago, uma zaga segura, o ala esquerdo Léo Campos, Misael, Wangler (que estará no Grêmio Arena que vem aí assinado pelo Manoel Teixeira), Gustavo Xuxa e até o Mamute que vai evoluindo.

*  Reta final no atual interno de cavados e lisos do Círculo Militar de Porto Alegre. Nos cavados já carimbados para as finais Caco e Azambuja, nos lisos Junior e Douglas.

* Na AFUMECA em Cascavel no Paraná a definição fica para o torneio de Encerramento (cavados). No Grupo 1 Deco já tem vaga para o heptagonal decisivo, no Grupo 2 Rangel já carimbou o passaporte e no Grupo 3 é Ademir quem já pode fazer planos para a decisão.

* Em Canguçu na Taça AABB (cavados), lideram no Grupo A Wagner e no Grupo 2 Fábio.

* Lobato e Leonardo serão os representantes da casa na Taça RS de cavados 2012 que fecha em São Lourenço do Sul o calendário oficial da FGFM nos dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro.

* O Editor do Gothe Gol deve participar da Taça RS de Veteranos nas mesmas datas em São Lourenço do Sul, aguarda apenas a liberação do Prefeito de Porto Alegre. Fase de transição do Governo comprime as agendas.

* Na AFUMERG (cavados) já tem Grupo definido para a reta final da 8ª Etapa, é o Grupo C. Márcio Correa e Jorgito já passaram.

* Se por um lado Koff erra ao tornar Rui Costa Executivo de futebol do Grêmio, Koff começa a desprofissionalizar o clube conforme esperávamos, acerta na renovação por 2 anos com Luxa, mesmo que tenha tomado a atitude por pressão do contexto.

BRASILEIRO DE LISOS

Foram muitos os que reclamaram da falta de informações sobre o Brasileiro de lisos que aconteceu em Salvador. Mesmo com imensas dificuldades, o Gothe Gol ainda foi a página que deu acompanhamento a competição. O blog online da CBFM foi lento e "trancou" com as informações das semifinais. Fica claro que nossos dirigentes, mesmo os máximos, seguem longe de estarem preparados para dar ao Futmesa a sua real condição de notícia, de esporte, de efetiva e necessária divulgação.

As reclamações não são só deste Editor, são de todo Brasil, daqueles que tentaram acompanhar a competição.

Seguem as informações finais do Brasileiro com os seus premiados, tendo como fonte a página da Lusa carioca, ou seja, de alguém que esteve lá e trouxe a informação para publicá-la depois. Seguimos muito atrasados quando o assunto é informação em tempo real, isso em pleno tempo de completa informatização. Não há desculpas que se possa aceitar.

Classifcação final do Equipes Liso
Campeão - AFM - RN
Vice - ACRA - BA

Classificação final do Especial Liso
CAMPEÃO - Aldemar -RN
Vice - Franklin - RN
3º - Ivo Couto - BA
4º - Fernando Miranda - ES

Classificação final do Sênior Liso
CAMPEÃO - Rebouças - RN
Vice - Eduardo - BA
3º - Carlos Alberto - BA
4º - Luiz - BA

Classificação final do master liso
CAMPEÃO - Carlos Alberto - PE
Vice - João - SE
3º - Waltinho - BA
4º - Moscovits - BA

Classificação final Juniores
CAMPEÃO - Gustavo (Pica Pau) - RS
Vice - Iago - BA

PRETO & BRANCO

Acontece quase todo final de ano. Como o espaço de imagens fornecido pelo Blogger, que hospeda os endereços Blogspot é de 1GB, o Gothe Gol sempre por novembro estoura este limite, pois usa ao longo de suas Edições que são de fato DIÁRIAS, muitas imagens. Assim nos obrigamos a registro de novo e-mail e feitura de nova página com novo endereço a cada uma destas oportunidades.

Vai ser preciso conviver alguns dias com Edições sem imagens, até que tenhamos tempo desta nova transformação, exceção feita aos Banner de colunistas que já residentes, poderão ser carregados normalmente.

Então vem aí o www.gothegolplus3.blogspot.com.br, em breve. Vamos estar comunicando aos internautas quando o novo endereço passará a ser utilizado.

NAVEGANDO

Nossa saudação especial vai hoje para os novos amigos de Cachoeira Paulista em São Paulo e Bronsville no Texas (EUA).

Abraço aos Web leitores de Gramado e Santa Rosa no Rio Grande do Sul, Sertãozinho e Araraquara em São Paulo, Uberlândia em Minas Gerais, Feira de Santana na Bahia, Campina Grande na Paraíba, Aracajú no Sergipe, Aracati no Ceará, Belém no Pará, Lisboa em Portugal e Hannover na Alemanha.  

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

COLUNISTAS
















Ausente por 15 dias, Jotinha como Gaúcho dos 4 costados, não deixou de estar em Salvador na Bahia neste último brasileiro de lisos. Conferiu jogos e jogadores, curtiu uma praia, andou nos bastidores, proseou com os nativos e outros integrantes da região nordestina, e a gora com sua mordaz pena eletrônica talha na tela suas impressões e traz pequenos relatos. É amanhã no Gothe Gol que o nosso JBR, COLOCA tudo no lugar e tem mais o LANCES RÁPIDOS com tudo de futebol e Futmesa. É só conferir !

CAMPEÃO DE TUDO

por Alex Degani




















Curíntia

O colorado foi humilhado em pleno Beira-Rio. Não assisti ao jogo, mas os noticiários esportivos deixam claro que o time paulista patrolou o colorado gaúcho. Após o jogo, ficou a dúvida de quem está mais arruinado: o time ou o estádio? Nós vermelhos, esperamos ansiosamente pelo final de 2012. Um ano marcado pela escassez de títulos, consequência da inoperância de nossos jogadores. Nosso consolo foi ter levantado a última taça na Era Olímpico, no regional. Com a queda de Fernandão, foi manchada a história de mais um ídolo colorado. Virá outro treinador e, seja quem for, não conseguirá ajeitar o esfacelado time colorado para os últimos confrontos do Brasileiro.

Millonarios

Estava em solo baiano quando assisti ao jogo do co-irmão contra o "temível" time colombiano. Estava jantando juntamente com os gremistas Careca, Pepeta, Jota Bahia e Duda. No gol do Grêmio, todos levantaram e começaram a comemorar o tento, cantando músicas em castelhano e batendo na mesa. Na hora, indaguei: "Não são vocês que falam que a Sulamericana não vale nada?". Riram da minha cara... Com o desenrolar do jogo, os gols do time da Shakira foram saindo, até o saci Rentería marcar o 3 x 1. Naquele momento, terminava nosso jantar. Gremistas iam pagando a conta, ao passo que o colorado Alam Casartelli perseguia Pepeta proferindo zoações em progressão geométrica, as quais culminaram com o choro do tricolor. Mas, por que chorar? Sulamericana não vale nada... Uma coisa é certa: o jejum continua!

Salvador

O Brasileiro 2012 deixou claro que a gauchada ainda está aquém dos tops nordestinos. Ainda temos muito o que evoluir. Fora termos que melhorar nosso pensamento de jogo, temos que procurar melhorar o nível de nossas mesas. Treinamos em mesas completamente diferentes, sendo isso um grande variante. Nossos campeonatos estaduais também são disputados em mesas distintas das usadas a nível nacional. Contudo, fiquei satisfeito quando chegamos com 8 gaúchos entre os 32 finalistas. Após esta fase, o afunilamento nos deixou com apenas 3 gaúchos entre os 16; e entre os 8 primeiros, apenas um. De todos os participantes gaúchos, dois merecem destaque. O primeiro é Michel Bresqui, botonista que disputa a modalidade há menos de um ano, e que realizou ótimas apresentações. O segundo é Mário Cachaça, que mesmo jogando abaixo do que sabe, conseguiu ficar entre os 8 premiados. Tenho certeza que estamos no rumo certo. Ou você, caro web-leitor, acha que o Rio Grande do Norte atingiu o ápice nacional da noite para o dia?

Pica-Pau

O grande destaque gaúcho na Bahia, falando-se em todas as categorias, foi este caxiense que, jogando de forma aguda, deu show na Bahia. Colocou todos os baianos no bolso e trouxe o caneco para o RS. Segundo Maurício Ferreira, vulgo Chambinho, o nosso Pica-Pau é "bipolar"... Parabéns garoto!!!

NA AVALANCHE

por Cristian Costa

Futuro...

Eu tinha milhares de ideias para expor hoje aos milhões de botonistas espalhados mundo afora que diariamente trafegam neste site.

Falaria de como a arbitragem dilacerou o Grêmio nessa temporada. Falaria...

Falaria do Pedrinho e da sua genialidade com as palavras e da sua mediocridade com uma régua na mão. Falaria....

Falaria do brasileiro de liso e da confusão de informações via internet. Falaria...

Falaria do sucesso do s caxienses Mário e Pica-Pau em na Terra de Todos os Santos. Falaria...

Falaria da implicância inexplicável do Gothe e do Dani com os jogadores oriundos da base. Falaria...

Mas chego completamente bêbado do lugar onde mais fui feliz na vida, o Olímpico, e só vos digo: Wangler! O futuro começou hoje.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CONEXÃOLiso por Pedrinho Hallal



















A primeira coisa para começar um documento sério é mudar a letra do computador de Calibri para Times New Roman. Embora seja mais feia, a fonte Times New Roman passa um ar de seriedade ao texto. Por exemplo, um texto do Cristian Costa ou do Mario Ribeiro raramente poderia ser escrito em Times New Roman. Sugiro a eles o uso da fonte Comic Sans, mais adequada para textos descontraídos. Mas hoje sou obrigado a usar a fonte Times New Roman, visto que o editor me encomendou uma análise do desempenho gaúcho no campeonato brasileiro de lisos.

Em primeiro lugar, quero deixar claro que o meu texto não é oportunista, visto que manifestei essa mesma opinião em outras oportunidades, tendo como testemunhas vários dos leitores desse blog. Não fiquei nada surpreso com nosso resultado. Eu tinha dito aqui que seria uma grande conquista conseguir colocar um gaúcho entre os oito melhores do Brasil. E conseguimos. Nosso querido amigo Cachaça, depois de uma crise existencial, voltou a jogar o fino da bola e representou e bem o Rio Grande do Sul nas quartas de final do Brasileiro de Salvador.

Mas então começam as perguntas. Por que achavas que seria difícil colocar um gaúcho entre os oito melhores do Brasileiro? Minha resposta é simples: fosse o Brasileiro um campeonato de pontos corridos, não colocaríamos nenhum gaúcho entre os oito melhores. Minha teoria é que vários gaúchos podem vencer os melhores do Brasil em uma, duas ou três partidas. O problema é que para ser campeão brasileiro é preciso vencer os melhores do Brasil cinco, seis vezes, seguidas. Mesmo nossos melhores representantes, como Alex, Vinhas, Mathias, Maciel, Cachaça, entre outros, ainda estão um degrau abaixo dos melhores do Brasil. E os amigos precisam entender isso, sem ofensas, mas como uma realidade que está prestes a mudar.

Vamos então montar o melhor botonista gaúcho de lisos: FOCO: Alex Degani; TÉCNICA: Marcelo Vinhas; PENSAMENTO LISISTA: Mário Cachaça; CRIATIVIDADE: Mateus Pierobom; SISTEMA DEFENSIVO: Sérgio Oliveira. Se tivéssemos esse botonista, talvez ele conseguisse enfrentar de igual para igual os melhores do Brasil, não apenas em um ou dois jogos, mas durante um campeonato inteiro.

Alguns podem achar que a minha coluna é pessimista ao extremo, mas na verdade ela não é. Tivemos surpresas excelentes. O Michel, que tem tudo para jogar muito no liso, especialmente pelo fato de ter sido incentivado por mim, chegou longe e mostrou que brigará de igual para igual com eles em breve. O João Garima deu um banho de bola no Gláucio, ao vivo, pela Twitcam do Breno. O Sílvio chegou, e sabemos que quando ele chega perto da final, a chance de título é grande. As decepções de Vinhas e Degani não chegaram a ser reais decepções, pois foram eliminados apenas no mata-mata, por botonistas que chegaram entre os quatro melhores do país.

Os nordestinos estão na nossa frente única e exclusivamente pelo maior tempo de prática da modalidade. Em dois ou três anos, estaremos em igualdades de condições. Não demorará muito para vermos um gaúcho levantando o troféu de campeão brasileiro. Mas para que isso aconteça, não adianta um enganar ao outro. Mas precisamos de uma série de ações para que esse dia realmente chegue:

1)      Precisamos admitir que ainda estamos atrás. Para isso, precisamos aprender com o campeão estadual Alex Degani. Ele começou na modalidade liso com muita humildade, sempre admitindo a superioridade dos adversários, mesmo os gaúchos. Somente com a humildade do Alex no começo da carreira nos lisos, conseguiremos chegar nos nordestinos.

2)      Precisamos treinar. A capacidade de tomar as decisões corretas nos lances de ataque e defesa só chega com treino. Então temos que treinar, treinar e treinar. Sem isso, não chegaremos lá.

3)      Precisamos de intercâmbio. Não adianta enfrentar os melhores do Brasil uma vez por ano. Precisamos organizar torneios menores, de intercâmbio, contra os melhores botonistas do Brasil. Proponho desde já uma viagem a Bahia no primeiro semestre de 2013, com um grupo de seis gaúchos, para realizar torneios de integração com quatro ou cinco entidades baianas.

4)      Precisamos de mesas decentes. Não podemos seguir praticando liso em mesas ‘medianas’ no estado e jogar os campeonatos em mesas decentes. Precisamos urgentemente conseguir mesas em igualdade de condições às dos nordestinos.

Por fim, gostaria de deixar alguns abraços aos nossos leitores:

1)      Aos torcedores do time do Zilber, o Milionários, pela classificação heroica para as semifinais da Copa Sulamericana. Claro que a presença de certo pé frio no estádio ajudou, mas a forma cruel com que o adversário foi eliminado merece aplausos. Fica a dúvida se teremos ou não DVD dessa vez.

2)      Aos torcedores Xavantes, mais uma vez em uma final. Claro que enfrentar o time do editor pé frio na semifinal foi um bônus parecido com chegar na semifinal do estadual contra o Cristian Costa, mas está valendo. Que venha o time da beira do rio ou aquele sem torcida de Caxias.

3)      Aos amigos Marcelo Cepel e Chambinho, que recentemente cornetearam minha coluna no Blog da Academia (www.academiafm.blogspot.com). A crítica de vocês é mais um sinal de que estamos no caminho certo.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















Bem, este é o homem que salvou os Gaúchos em Salvador na Bahia no brasileiro de Lisos. É só um menino ?

Bem, este é o menino Campeão Brasileiro de juniores dos Lisos 2012. Haviam apenas 7 jogadores ? E aí ? Havia mais um Gaúcho, o Hemerson e outros 5 baianos, e a festa estava pronta para a baianada. Aliás a baianada não levou nada !

Deu Pica Pau, deu AFM Caxias, deu Rio Grande do Sul !

Pica Pau jogava pelo empate na decisão frente ao baiano Iago Chagas, mas fez mais, Pica Pau venceu por 3 a 2 a decisão e foi a festa Gaúcha em Salvador.

Pica Pau nesta temporada ganhou na categoria o torneio da Festa da Uva, o Estadual e o Centro Sul, e chegou as semi do Estadual de cavados sem nunca ter jogado nesta modalidade.

Nada acontece de graça ! Parabéns Pica Pau ! Todos nós te agradecemos.

LANCES RÁPIDOS

Foi espetacular a final do Mundial do Futsal na Tailândia. Depois de um empate em 2 gols, onde o gol de empate saiu dos pés dos poucos minutos de Falcão na quadra, o título veio a 30 segundos do fim da prorrogação através de Neto, melhor jogador do torneio. Foi mesmo de muita adrelina a vitória do Brasil sobre a Espanha que deu aos brasileiros seu 7º título mundial.


* A decisão da F1 ficou para o GP Brasil, muito bom para quem estará ou poderá ir a São Paulo. Vettel e Alonso na briga é garantia de uma grande corrida.

* Radek Stepanek jogou muito diante de Almagro e levou a República Tcheca ao título da Copa Davis ontem em Praga, em piso duro. A decisão da 100ª Copa Davis foi fantástica e a festa tcheca merecida. Eles só haviam conquistado uma vez a Davis e ainda se chamavam Tchecoslováquia, isso pelos anos 80.

* Copa da Liga Inglesa que encerrará a temporada da Liga Inglesa e prevista inicialmente para o próximo sábado, deverá acontecer em nova data, ou mesmo só em 2013.

O xavante chegou a decisão da Copa Hélio Dourado, não sem um bom susto, mesmo jogando no Bento Freitas. Virou o jogo e agora espera o vencedor da série entre o Juventude e os vermelhos para a final. Reza a lenda que foi necessário após a partida uma ação dos bombeiros e suas mangueira de forte pressão para assear as arquibancadas do tradicional estádio.




Ênero Cabaldi é o Campeão da Taça 30 Anos da ALFM em São Lourenço do Sul. Recebeu seu troféu das mãos de Luis Felipe Lobato. Eduardo Iepsen foi o vice-campeão, Edilberto Hammes ficou com a 3ª colocação e Ochôa na 4ª posição.






Vinícius Auch conquistou o caneco da Copa dos Campeões do Círculo Operário Pelotense - COP. O vice foi Roberto com Marcelo em 3º e Virgínio na 4ª colocação.







* O Grêmio precisou levar 2 gols da Lusa para reagir e ter vontade de jogar pelo brasileiro. Precisa ser assim ? Estou agora contando os dias para que termine logo a temporada.

* Já os vermelhos... Bem, o CT do Corínthians agora entrará em forte ritmo de reformas.

* De volta ao Brasil e utilizando o domingo para descansar e ficar a frente da TV, optamos por fazer a cobertura dos momentos decisivos do Brasileiro de Lisos, ou como dissemos pelos resultados, um Nordestão com alguns convidados. Não foi tarefa fácil, pois o blog "online" da CBFM apresentava enorme delay e nem mesmo as finais ou o resultado final foram publicados pelo menos até as 23hs do domingo. Ainda não há uma única página na internet com o resultado da premiação completa, nem as chamadas oficiais, o futmesa neste aspecto segue um fiasco. Com informação que de fato podia ser consultada a qualquer momento (que é a informação que garante a completa liberdade e mobilidade de quem procura saber notícias), acabou só o Gothe Gol cobrindo por completo a competição no Brasil, mesmo que incialmente só focado nos Gaúchos, mesmo sem ter todas as informações. Quero agradecer ao Vinhas, ao Chambinho, ao Rogério Prezzi e quem mais tenha ajudado neste desafio e que eu possa estar esquecendo de citar.

* Dia de rodada na reta final de cavados do Troféu Expedicionário do Geraldo Santana.

* Que tal um CONEXÃOLiso Especial sobre o brasileiro de lisos de Salvador e a atuação dos Gaúchos ? Assina Pedrinho Hallal amanhã no Gothe Gol.

* O Bayern de Munique tropeçou contra o Nuremberg fora de casa pela Bundesliga empatando por um gol, mas segue líder, 8 pontos a frente do Schalke 04.

* O Peñarol fez 3 a 1 no Progreso e segue líder do Apertura uruguayo. O Nacional também fez 3 a 1, no Juventud, e também segue na 4ª posição.

CADDIE NO FUTMESA




















O golfe é um esporte inventado pelos britânicos, mais precisamente pelos escoceses. Mas eles foram espertos e criaram junto os caddie, estas figuras que carregam os tacos, água, isotônicos, toalhas e outras cositas mais dos jogadores.

Toda a boa idéia deveria mesmo ser copiada, por que não essa ? Os botonistas que se dedicam ao Liso estão durante os jogos constantemente juntando os botões (vários) de volta para a mesa de jogo após cada jogada, e a cada jogada passando papel na mesa no trajeto que fará o botão que será acionado, para que não "tranque" num espaço prejudicado por uma mão suada ou outro empecílio, poeira, umidade natural, etc.

Sei que parece corneta, mas não é, os nossos praticantes do curling como brincamos aqui nos pampas para falar do liso, poderiam cada um ter o seu caddie, ou os torneios fora (para não encarecer as participações) poderiam colocar caddie's a disposição.

Desta forma sem ficar juntando (vários) botões durante a partida e passando papel na mesa o tempo todo (até porque não é este o principal objetivo do jogo, mesmo que de longe é o que pareça), poderiam ficar mais focados na partida e suas jogadas.

Outra observação importante e mais crível é sobre a história dos campeonatos brasileiros do chamado disco (1 toque), e é sempre bom lembrá-la, principalmente para quem não a conhece.

Os campeonatos começaram em 1970 e a categoria era a Livre, ou seja, jogavam juntos lisos e cavados. Foram 17 edições neste formato e os Gaúchos foram Campeões 5 vezes e os cariocas outras 5 vezes, portanto mais do que os botonistas do nordeste, e temos que contabilizar ainda um título capixaba em 1988, embora de time liso, creio.

Então... Então a partir de 1991 as modalidades cavados e lisos, foram separadas para a disputa do brasileiro, embora jogadas ao mesmo tempo e no mesmo lugar (só com o Brasileiro em Cascavel este ano, ficaram separadas também de lugar e data). As mesas, o espaço e a organização para o "Livre" (cavado), passaram a ser quase sempre precárias, ou até mais do que isso.

De lá para cá foram 21 edições de brasileiro de lisos e cavados (deste não contei) separados. Quantas vezes o título brasileiro exclusivamente de lisos ficou fora do nordeste ? Uma única, com o carioca Alenio Cheble por coincidência em Porto Alegre em 2010.

Qual tem sido a opção ? Acompanhar os nordestinos e sua modalidade preferida com os resultados já conhecidos. O liso é de fato, até por todo o contexto, a modalidade mais praticada, exceção ainda ao Rio Grande do Sul.

Aqui não estou entrando no mérito do que é a preferência deste ou daquele, qual a modalidade "mais gostosa" de ser jogada, a mais plástica ou a mais emocionante, apenas é possível avaliar o histórico dos acontecimentos e tirar cada um suas conclusões.

A idéia do caddie embora não seja de toda despropositada (faz pensar), teve o objetivo a partir de sua foto, de chamar a atenção para a leitura do conteúdo principal, a do contexto histórico dos brasileiros e nossas opções, capituladas ou não.

TAMO JUNTO ! por Dani Junqueira




















Bem pessoal estamos de volta ao brasileirão agora faltando três rodadas para o final do campeonato.

Já sabendo dos resultados desta rodada podemos consolidar nossa posição se tivermos competência.

Algo que nos faltou em nossa última partida, mas faz parte de  nossa realidade.

Temos sim que terminar estas partidas que faltam com vitórias a assim estaremos diretos na Libertadores e entrando em férias de uma vez para que a nova Diretoria comece a trabalhar para a temporada de 2013.

Então vamos a partida com o que temos de melhor no momento.

A PARTIDA

Um primeiro tempo morno e fraco tecnicamente, tirando o gol do Grêmio mal anulado pela arbitragem e a bela intervenção de Marcelo Grohe no final, foi uma partida até o momento ruim, com perde e ganha da posse de bola.

Com o segundo tempo um pouco mais movimentado, a Portuguesa abre o placar com um penalti duvidoso de Naldo.

Cresceram na partida e minutos mais tarde em uma jogada pela direita, o drible acontece em cima de Naldo, o cruzamento perfeito e o segundo gol.

Com as substituições, o Grêmio muda de atitude e empata com André Lima e Zé Roberto em uma partida muito ruim.

O ADVERSÁRIO

A equipe da Portuguesa é mediana e o Técnico Geninho tem tido muito trabalho para mantê-la na primeira divisão e com certeza irá brigar até o final do campeonato.

Em seus dominios tentou se impor mas até o momento não conseguiu superar o tricolor.

Na segunda etapa cresceu e a abriu 2x0, mas não conseguiu manter a vitória e cedeu o empate a melhor qualidade individual do Grêmio.

O TREINADOR

Mais uma vez com um atacante tentou a vitória, mas seus comandados estavam apáticos, lentos e errando passes demais.

No segundo tempo perdendo de dois a zero, veio a mão do treinador.

Fez três substituições ao mesmo tempo que mudou a movimentação de sua equipe, conquistando o empate.

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Duas defesas dificéis e falhas de saida do gol;

Pará - O mesmo jogador de sempre;

Werley - Bateu cabeça com seu colega de zaga, não foi uma jornada boa;

Naldo - Participou das duas jogadas de gols do adversário, não passa confiança e é  irregular;

Anderson Pico - Repetiu os mesmos erros da última partida, é fraco técnicamente;

Fernando - Continuidade dos erros de passe é muito alta para a função;

Souza - Em relação a ele mesmo não foi uma jornada a ser lembrada;

Léo Gago -  Oscilou demais nesta partida, mas não comprometeu;

Elano - Mal, se arrastou em campo, até tentou umas jogadas;

Marcelo Moreno - Não teve companheiro, ficando isolado para combater os zagueiros até cansar;

Marquinhos - O lento conseguiu pifar duas vezes seus colegas, participando dos lances que deram o empate a sua equipe;

André Lima - Quando joga dentro da área, a resposta vem na hora, quando sai, desaparece;

Leandro - A correria de sempre, pelo menos conteve o apoio do lateral direito da Portuguesa.

Não foi uma semana boa para nós, primeiro a derrota para o Millonarios e agora este empate com a pequena Portuguesa jogando muito mal.

Depois do jogaço contra o São Paulo, duas atuações desastrosas que deixam nossas limitações expostas.

Mais uma vez Luxemburgo dá as cartas e mostra seu valor, e Zé Roberto com toda a idade demonstra uma qualidade ímpar.

E hoje o Zé jogou sozinho os dois tempos.

No Grêmio para o ano que vem tudo passa por ter Luxa no comando e Zé Roberto e Souza no meio campo para iniciar uma equipe vitoriosa.

Para os que pensam que temos equipe, mais uma vez perdemos a chance na rodada como outras tantas se apresentaram durante toda a competição.

Colocamos diversas oportunidades fora neste campeonato, tudo por não termos qualidade.

No Grêmio nos falta laterais, zagueiros, meio campistas e atacantes, e não estou decretando terra arrasada, é só fazer uma análise criteriosa do plantel atual para vermos que falta muita coisa na equipe, não podemos viver de atitudes em determinadas partidas pontuais como foi este ano todo, além de não ganharmos nada.

O Grêmio é muito grande para dependermos de Naldos, Andersons, Parás, Fernandos, Marquinhos e tantos outros do plantel.

Nossas alegrias foram a classificação para a Libertadores e algumas poucas partidas como contra o Fluminense e o São Paulo, além do Grenal.

É muito pouco para mim, e acabo vendo alguns gremistas se darem por satisfeito com jogadores mediocres como Marco Antônio, Leandro, Fernando e Anderson Pico.

Além de me empurrarem guela abaixo um goleiro mediano, falei e volto a falar, não sabe sair do gol, não comanda a área, não defende penalti, não tem estrela, fez diversas defesas incríveis, mas quando precisamos não fez nenhuma, como na partida contra o Millionarios, tomou três, todos perto de suas mãos e várias na trave. Contra a Lusa bateu cabeça novamente com seus zagueiros apesar das duas defesas.

Este negocio de se ajoelhar no meio do gol para rezar  antes do inicio da partida é coisa para igreja, afinal DEUS é de todos e para todos.

Enfim foi um desabafo, mas não deixa de ser a nossa realidade e a nossa verdade apesar de alguns não quererem enxergar.

Abraço à todos.

Tamo Junto !

NAVEGANDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Formiga em Minas Gerais. Hora de conferir quem curtiu o brasileiro de lisos no Gothe Gol e portanto de mandar abraços aos internautas de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Marau, Passo Fundo, Santa Maria, Lajeado, Bagé, Canguçu, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Criciúma, Sombrio, Joinville e Camboriú em Santa Catarina, Curtiba, Londrina, Paranaguá e Maringá no Paraná, São Paulo, São José dos Campos, Santos, Lorena, Guarulhos e Campinas em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói no Rio, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Cuiabá no Mato Grosso, Belo Horizonte, Ipatinga e Ouro Branco em Minas Gerais, Brasília no DF, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia, Recife em Pernambuco, Maceió e Mossoró nas Alagoas, Natal no Rio Grande do Norte, Porto Velho em Rondônia e Belgrado na Sérvia.

Imagens

Pica Pau cortesia by Rogério Prezzi
Brasil Campeão Mundial de Futsal by Terra
Brasil e 14 de Julho by blog do Futebol Gaúcho
Lobato e Ênero Cabaldi by GEL
Vinicius Auch by COP
Golfe montagem by Gothe Gol
Banner TAMO JUNTO ! by Gothe Gol
Formiga by Google

domingo, 18 de novembro de 2012

ALDEMAR É O CAMPEÃO BRASILEIRO DE LISOS

























Aldemar (foto) em decisão com o também potiguar e até então Campeão Brasileiro de lisos Franklin, conquistou o caneco de 2012 disputado nesta temporada em Salvador na Bahia faz poucos instantes. O Rio Grande do Norte além do título individual na categoria Especial, já havia conquistado a faixa de Campeão entre as Equipes na última quinta-feira, início do brasileiro.

Pica-Pau da AFM Caxias conquistou o Campeonato Brasileiro de Lisos entre os juniores.

Confira na segunda-feira no BREAKFAST NA REDAÇÃO, mais detalhes do brasileiro, mais de futmesa, o principal de futebol e muito mais.

Imagem by Gothe Gol

FRANKLIN TENTARÁ O BI EM FINAL POTIGUAR

























O atual Campeão Brasileiro de lisos, Franklin, do Rio Grande do Norte (foto), fará a decisão contra outro potiguar, Aldemar, e vai tentar o Bi Brasileiro. Na semi Franklin passou por Ivo da Bahia nas penalidades, enquanto Aldemar eliminava ao capixana Fernando. A vantagem da igualdade nesta final é de Aldemar.

Imagem by Google

SEGUE O NORDESTÃO

















Ao contrário do que o internauta local possa imaginar, não se trata do característico forte vento das praias gaúchas, o que segue é o Brasileiro de Lisos, que a partir de seus movimentos decisivos, as semifinais, bem que poderia ser mais uma edição do Nordestão, torneio de futmesa desta região do país.

Aliás as quartas já apontavam para esta condição, pois entre os 8 melhores, a exceção do Gaúcho Mário de Caxias do Sul e do capixaba Fernando, todos os demais pertenciam a estados do nordeste, entre os 16, apenas 4 não eram da região na oitavas. O Brasileiro na categoria especial ficou parecendo um Nordestão com alguns convidados de outras unidades da federação, o que de certa forma não deixa de ser uma realidade.

Mário caiu para o potiguar Franklin. Nas semi Franklin enfrenta o baiano Ivo, e o "convidado" Fernando do Espírito Santo estará diante de outro potiguar, Aldemar.

Imagem by Google

MÁRIO É O RIO GRANDE DO SUL EM SALVADOR

























Dos Gaúchos nas oitavas, foi Mário Vargas da AFM Caxias quem com um empate em 2 gols com o baiano Sandro, obteve vaga as quartas do Brasileiro de Lisos na categoria Especial. Silvio caiu por 3 gols para o também baiano Ivo. Corrigindo informação do post anterior, mais um Gaúcho estava no páreo nas oitavas, Michel da Riograndina, que foi eliminado pelo potiguar Tosta, por 1 gol.

Imagem by Google

ESPERANÇAS EM SALVADOR




















Da turma de Gaúchos que foi se aventurar no baianíssimo, ou nordestíssimo curling, Silvio Silveira da Riograndina e Mário Vargas da AFM Caxias, são os 2 que seguem no páreo agora tentando uma vaga nas quartas-de-finais, segundo informações recebidas. É torcer muito para que nossa insistência de adaptação a modalidade mais jogada no país, coloque um dos 2 técnicos entre os 4 melhores no Brasileiro de Lisos em Salvador.

Montagem by Gothe Gol

LANCE DE DOMINGO




















De Porto Alegre - Alguns resultados nos jogos válidos pelo Brasileiro de Equipes de Lisos em Salvador na última quinta, assustaram nossas projeções e abalaram a própria confiança dos torcedores Gaúchos, mas felizmente terminaram por não balizar a atuação no Brasileiro Especial (individual) dos nossos jogadores. A prova disso é que 8 deles chegam neste domingo entre os 32 melhores para a série eliminatória que apontará no final o grande Campeão. Vinhas da Academia de Pelotas que já esteve entre os 4 melhores nos 2 últimos brasileiros e ainda Silvio, Degani, Michel e Garima da Riograndina, Mário da AFM Caxias, Piruka UPFM de Pelotas e Robson Bauer de Santa Vitória do Palmar, são os Gaúchos que seguem na disputa do caneco. Nossa torcida por eles todos.

LANCES RÁPIDOS

* Domingo esportivo irretocável. Além dos jogos já anunciados no REVISTA da sexta, rola a final do Mundial de Futsal na Tailândia entre Brasil e Espanha às 10:30hs com TV na Band e no SporTV2.

* Já a F1 em Austin no Texas que pode decidir o TRI para o alemão Sebastian Vettel, dependendo da combinação de resultado dele com Alonso, acontece às 17hs e terá transmissão do SporTV.

* Com os jogos do sábado, dá para dizer com segurança que o título do Troféu Expedicionário de cavados do Geraldo Santana está entre Juliano e Leon.

* A imprensa ainda fala em acerto até a próxima terça entre Luxa e Koff. A informação que nos foi passada é que o acerto já está concluído. Luxa segue sendo o técnico Gremista.

O El Campín em Bogotá que conheci no jogo do Grêmio diante do Millonarios é um estádio com uma muito boa estrutura, confortável e com um bom gramado. Não foi o estádio, não foi a altitude, não foi a torcida contrária que derrotou o Tricolor, foi sua incompetência. É preciso fazer justiça, a torcida do Millonarios é de muita paz e foi mesmo quando esteve atrás no placar.



ESPAÇO NOBRE




















Com 10 times para guardar (o 10º time chega breve, o Grêmio Arena), recebo amanhã em boa hora reforço, a caixa assinada com talento pela Carla (Caixas FutMesa no Facebook). Vale a pena um giro no FB para conferir o belo trabalho da Carla. Fiz a opção de não adicionar emblemas na tampa, porque como já relatei, são 10 times para ocupar espaço agora em 3 caixas.

Imagens

Montagem Brasileiro by Gothe Gol
El Campín by Gothe Gol
Caixa de botões by Carla (Caixas FutMesa)

sábado, 17 de novembro de 2012

GOTHE CROMO GOL - GILVANI




















Meu nome é Gilvani da Silva Moreira, natural de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, tenho hoje 40 anos de idade, trabalho em uma empresa de Software na área de suporte,  meu primeiro contato com o jogo de botão ocorreu por volta dos meus  6 anos de idade, onde meu irmão Gilson jogava com seus amigos no chão e não eram botões de hoje e sim botões de roupas  e jogavam no leva-leva, no começo somente ficava  olhando; quando eles paravam de jogar, então era a minha vez de me divertir , este foi o meu primeiro contato. Com passar do tempo passei  a jogar com meu irmão Gilson e o meu interesse pelo jogo foi crescendo.

Com o tempo, o jogo de botão jogado no chão, passou a ser jogado em uma mesa, denominado futebol de mesa , comecei a acompanhar  meu irmão nos campeonatos da Liga de Futebol de Mesa de Passo Fundo, nestas idas aos campeonatos fui conhecendo mais o jogo e os atletas da Liga, através do meu irmão conheci  Telmar, que foi muito importante, além de me incentivar no esporte, ganhei dele o meu primeiro time oficial de Futebol De Mesa que era Guarani (SP), pois Telmar tinha o Ponte Preta(SP); lembro que foi o próprio Telmar que fez o time de botão, e ia diariamente na casa dele jogar, embora não alcançasse na mesa. Além de Telmar o meu irmão Gilson e Doutor Rubens Posser me ensinaram e incetivaram a praticar este esporte fascinante. Lembro do meu irmão me levar no campeonato estadual, ocorrido em Passo Fundo, no qual Ronir de Rio Grande foi campeão, foi um grande incentivo ver o campeonato e me motivou a querer ser campeão estadual.

Então entrei para a Liga Passofundese  de Futebol de Mesa, onde comecei a participar do campeonato dos Juniores, no qual  consagrei campeão, no ano seguinte, já estava participando da segunda divisão do campeonato , sendo que os quatro primeiros colocados passariam para a primeira divisão e obtive a quarta colocação, fiquei muito feliz com o resultado, por que não acreditava que passaria para a primeira divisão e estaria jogando com os melhores botonistas da cidade. A minha primeira participação da primeira divisão foi excelente, pois ganhei o campeonato, sendo até aquela data o jogador mais novo do estado a ganhar  um campeonato municipal, segundo o jornal da FGFM de 1987.

A partir desta data comecei a colecionar títulos, sagrando-me várias vezes  Campeão Municipal, Taça Passo Fundo e Torneios Municipal. Iniciei nos campeonatos estaduais sem sucesso, pois não tinha nenhuma  experiência , e o nervosismo diante dos melhores dos estado , prevalecia, porém jogar com eles me dava uma satisfação imensa e já era uma grande vitória estar lá.





















A vontade de vencer era imensa, comecei a me preparar com o foco no estadual, através de muitos treinos durante alguns anos, conquistei em 2002 na cidade de Bagé o Campeonato Estadual, para min foi o máximo, pois foi algo que almejava deste que entrei para Liga e vi pela primeira vez um campeonato estadual, e ainda considero o Campeonato Estadual o mais importante, sendo que é um campeonato difícil, por ser um celeiro de ter os melhores botonistas do Brasil. Neste mesmo ano participei do campeonato Brasileiro na cidade de Salvador (BA), no qual tive excelente resultado de vice-campeão. No ano seguinte (2003) tornei Campeão Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro, sendo que a disputa final foi com o grande botonista Alex Degani, no qual considero um dos melhores jogadores, esta conquista foi fantástica; Em 2004 representando  Internacional na cidade de Florianopolis (SC), tornei
Bi – Campeão Brasileiro, integrando o ranque dos melhores botonistas  do Rio Grande do Sul, junto com muitos que admiro deste o meu inicio no futebol de mesa.

Na minha permanência no Clube do Internacional, ressalto que venci todos os campeonatos e torneios internos realizados internamente  e conquistei  invicto o Metropolitano, estas conquistas no mesmo ano, foram muito importantes e inesqueciveis. No ano seguinte retorno para Passo Fundo. Em 2007 recebo o convite do Grêmio de integrar seu quadro de botonista, fiquei imensamente satisfeito , sendo que era um dos meus sonhos, jogar no clube, pois sou tricolor, também venci algumas competições no Grêmio. Retornando a Passo Fundo, reintegro a ABP. Contudo eu juntamente com meu irmão Gilson, tínhamos um sonho, de ter nossa própria associação, então surge em 2011 Manchester Futebol Clube (Departamento de Futebol de Mesa), já neste ano (2012) com muito esforço e vontade, estamos jogando nas modalidades 12 toques, 1 toque cavado e 1 toque liso; Associação é composta por atletas de várias faixas etárias,  onde a experiência e a juventude se integram, pois temos no nosso quadro jogadores experientes e jogadores jovens iniciantes.; no qual temos a certeza de serem os continuadores deste esporte fascinante que é o Futebol de Mesa.

 Durante todos estes  anos colecionei vários títulos, conforme virão a seguir,  o que tenho a dizer sobre o Futebol de Mesa,  que é um esporte apaixonante, é obvio que a ganhar é importante, nós faz sentir bem, porém o que você aprende com este esporte, não tem vitória melhor, que é o respeito pelo próximo, saber perder e ganhar (humildade) ninguém é melhor que o outro, mas sim um estava melhor preparado para aquela partida e enfim, não posso deixar de mencionar as amizades que você conquista  e irá conquistar através deste esporte , esta é a grande conquista maior que um campeonato, pois amigos são eternos.

Agradeço deste já a todos que fizeram e fazem parte desta minha trajetória fascinante do Futebol de Mesa, mencionar nomes seria impossível, pois todos contribuíram com sua parcela na minha formação botonistica, porém não posso deixar de  mencionar o meu querido irmão Gilson, que me ingressou  e incentivou neste esporte fabuloso, o meu muito obrigado.

Um abraço a todos e espero que minha historia incentive novos campeões e principalmente novos botonistas, que possam descobrir o fascínio do Futebol de Mesa. Muito Obrigado meu amigo Gothe  pelo espaço que você concedeu a min e aos demais botonistas e  principalmente ao Futebol  de Mesa.




















Meus principais títulos:

Taça Passo fundo = vários

Municipais= varios

Torneios Municipais e Integrações: varios

Metropolitano equipes: campeão

Metropolitano Individual: Campeão

Internacional: Campeão de todos que participei

Grêmio: Campeão de 3 competições

Estadual Especial: campeão (2002)

Estadual Especial Equipes: Vice-Campeão

Taça RS Cavado: Vice campeão

Campeonato Brasileiro: Vice-Campeão (2002)

 Campeonato Brasileiro: Campeão (2003)

Campeonato Brasileiro: Campeão (2004)

Estadual 12 Toques: Vice Campeão Estadual (2011)


Estadual de Equipes 12 Toques: 3º colocado 2012 e atleta destaque do Campeonato.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FRYDAY, VIERNES, SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA



















 
Direto de Bogotá - Saio hoje de Bogotá na parte da tarde, voo charter ainda sem horário definido, então a idéia da Edição de hoje do Gothe Gol é que as informações do LANCES RÁPIDOS estejam entre algumas imagens como a de cima, a Catedral de Sal de Zipaquirá, cidade próxima a capital. Com 200 metros de profundidade, fica numa mina de sal desativada faz 15 anos e possui ambientes fantásticos, inclusive uma área de comércio e café. Impressiona.




















O Museu D'oro possui peças de até 400 anos A.C

* O futebol na TV neste final de semana tem como um dos seus destaques às 10:30hs do sábado na ESPN Brasil, Arsenal e Tottenham pela Premier League.

*  Já às 12:25hs na ESPN+ rola Nuremberg e Bayern de Munique pela Bundesliga. 




















Na pequena Cajicá se encontra o simpático e típico restaurante Sanalejo, com o tradiconal colorido da região

* No domingo o Grêmio já de volta da Colômbia é a atração com jogo às 19:30hs contra a Portuguesa em São Paulo pelo brasileirão. Jogo para o SporTV.

* Também no domingo o Leão da Fronteira vai ao Bento Freitas atrás de uma vaga a final da Copa Hélio Dourado contra o favorito Brasil de Pelotas. Mas futebol... 




















A sede do periódico El Tiempo em Bogotá

* AFUMEPA fez ontem nos cavados seu torneio de Aniversário, Felipe foi o Campeão com Wilson vice-campeão, Elias em 3º e Nelsinho na 4ª posição.




















Em La Plaza de Toros no centro de Bogotá, se sente uma atmosfera diferente no local que remonta a história de touros e toureiros

* O Brasileiro de Equipes nos lisos em Salvador já tem um Campeão, e os canecos ficaram mesmo no nordeste. A AFN do Rio Grande do Norte ficou com o título, o vice-campeonato é da Acra da Bahia, o 3º lugar ficou com Santo Amaro da Purificação também da Bahia e a 4ª posição com o Clube dos Amigos do Sergipe.




















Una calle característica do centro velho de Bogotá

* Pelo que se soube de alguns resultados, é possível temer que os Gaúchos possam retornar do Brasileiro de Lisos de Salvador sem muito a comemorar.




















Se vende no Brasil que o Transmilenio dá mobilidade a Bogotá. Na verdade o trânsito é um caos

* Depois de em conversa no café da manhã de quarta escutar do maior dirigente de futebol do clube que Luxa não fica, recebo o recado no intervalo do jogo com o Millonários no El Campín de que Luxa renovou. E aí ?




















A arquitetura inglesa tem forte influência em Bogotá como se vê num dos prédios da Universidade, a Universidade faz calçada com uma das principais carreras da cidade (avenidas)

* Sábado é dia de GOTHE CROMO GOL com a figurinha eletrônica de Gilvani Moreira de Passo Fundo.

APAGÃO




















A festa, e merecida, foi da torcida do Millos, como são chamados por aqui na Colômbia. O Grêmio depois de um 1º tempo com um gol e o controle do jogo, fez vexame na 2ª etapa, a equipe apagou, e depois de levar o 2º gol se mostrou apavorada e a eliminação na Sul-Americana fica assim plenamente justificada. Nada atenua um time que entrega um jogo com a vantagem estabelecida.

Como torcedor patircularmente, não aguento mais principalmente Fernando e Pico. É rezar agora para que não haja desmotivação, que a vitória contra a Portuguesa aconteça no domingo pelo brasileirão e a vaga na Libertadores como vice-campeão se confirme.

TAMO JUNTO ! por Dani Junqueira




















Estamos aqui na expectativa agora na Sul-Americana, e a torcida colombiana já começou dando um espetáculo com seu estadio lotado.

Vamos ao jogo.

A PARTIDA

O jogo começou cadenciado e as duas equipes tensas errando muitos passes.

O Grêmio está bem postado com duas linhas de quatro, bloqueando o Millonarios até o momento.

Os tricolores com mais posse de bola e mais perigo abrem o placar aos 12 minutos com Werley no rebote da cobrança de falta de Léo Gago.

A equipe está mostrando experiência e competividade, valorizando cada momento da partida.

Somente aos 25 minutos, o primeiro lance de perigo do adversário contido pela defesa tricolor.

O Millionarios cresceu e conseguiu sua segunda finalização com perigo e voltou a mostrar sua melhor caracteristica que é o poder de passe, e o Grêmio pelo contrário, mesmo dominando a partida, erra muitos passes.

Termina o primeiro tempo e a vantagem aumentou a nosso favor.

Segundo tempo e com 7 minutos, erros de passe do tricolor levam a primeira finalização do Millionarios.

Com 12 minutos domínio do adversário e bola na trave de Marcelo Grohe, continuamos errando muitos passes.

Aos 14 minutos o domínio se traduziu em gol de empate.

Com trinta minutos a disputa pela bola está maior,  mas o Grêmio tecnicamente tem dificuldades e vai se defendendo como pode.

Mas não demorou muito para o Millionarios fazer dois a um.

O Grêmio começou a sentir a altitude e demonstra cansaço,  já chegamos aos 41 minutos e ainda temos a vantagem.

46 minutos, penalti de Werley convertido por Reiteria, dando a classificação ao Millionarios.

O ADVERSÁRIO

O Millionarios mesmo com o placar adverso em nenhum momento tremeu ou saiu de sua caracteristica.

Tocou a bola com calma e com muita movimentação soube tirar proveito de seus domínios.

E na segunda etapa foram sempre superiores ao Grêmio e alcançaram sua classificação com propriedade.

O TREINADOR

Não passa pelo Luxemburgo nossa derrota, e sim por nossas limitações técnicas somando-se a altitude.

Talvez com uma escalação diferente com dois atacantes pudesse ser melhor, como saber ?

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Não foi uma partida boa, quando precisávamos de suas defesas, não apareceram e foi em um momento decisivo, como já haviamos previsto;

Pará - A garra e a determinação de sempre, mas faltou qualidade nesta jornada;

Werley - Vinha bem até fazer um penalti infantil;

Gilberto Silva - Teve muito trabalho, mas manteve sua média;

Anderson Pico - Sofreu demais na marcação e não conseguiu apoiar;

Fernando - Voltou a ser aquele jogador truncado que errou muitos passes;

Souza - Decaiu com sua equipe;

Marco Antônio - De boa movimentação na primeira etapa ao sumiço no segundo tempo;

Léo Gago - Outro que estava bem mas decaiu com sua equipe;

Zé Roberto - O maestro não conseguiu conduzir sua equipe na segunda etapa;

Marcelo Moreno - Tentou, tentou, mas não conseguiu;

Elano - Entrou no segundo tempo, mas não conseguiu ajudar sua equipe;

Kleber - Entrou no lugar de Moreno, mas saiu machucado;

André Lima - Voltou a jogar fora da área onde não soma para sua equipe.

Não fiquei supreso com o resultado, apesar de termos dominado o primeiro tempo e aumentado nossa vantagem, perdemos porque não conseguiramos manter a mesma marcação na etapa final e sentimos também a altitude somada a boa equipe do Millionarios.

Infelizmente hoje também nosso goleiro não conseguiu fazer nenhuma defesa, todas que foram ao seu gol entraram ou bateram em suas traves e na hora decisiva não brilhou.

Outra, é que todos nós não podemos nos enganar, sabemos das limitações técnicas do nosso plantel.

Enfim terminamos mais um ano sem titulos, há beleza, somos vice até o momento no brasileirão e temos mais três partidas para consolidar nossa posição.

É gurizada o futebol é maravilhoso, é uma paixão, vamos inaugurar nossa Arena, mas no futebol fomos onde podíamos.

E agora é tudo com o Sr. Koff.

Temos que pensar grande e fazer uma equipe forte e campeã, do contrário nada adiantou.

Abraço a todos.

E tenho dito,  TAMO JUNTO !

NAVEGANDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. Abraço hoje aos internautas de Jundiaí e São Vicente em São Paulo, São Luis no Maranhão, Barreiro em Portugal e Munique na Alemanha.

Imagens

Todas as imagens da Colômbia by Gothe Gol