quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COLUNISTAS

NA AVALANCHE
por Cristian Costa
Ataque dos pesadelos
Vinte e três milhões de reais. Já pensou o que dava para fazer com uma grana dessas. Muita coisa.  Viajar, traçar uma mulherada, viajar, traçar uma mulherada e finalmente viajar e traçar uma mulherada. Se você é um clube de futebol esqueça o viajar e traçar uma mulherada, use essa fábula para contratar dois atacantes de ponta. Dois jogadores indiscutíveis. Garantir com ambos, no mínimo, 50 gols na temporada e títulos.
O Grêmio, mesmo com dívidas astronômicas (tem jornais falando que ultrapassam os 200 milhões de reais) fez isso. Buscou dois atacantes de pedigree no mercado. Pagou cinco milionetas pelo passe do Kleber e dezoito por Marcelo Moreno.  E deve estar completamente... arrependido. Tanto o Gladiador como o boliviano vivem de lampejos. Infelizmente, cada vez mais raros.  Os gols e as assistências corretas vão desaparecendo com a aproximação da reta final dos torneios do segundo semestre.
Em defesa do Gladiador a lesão. Antes, o cara tava arrebentando. Tudo bem que era Gauchão e os adversários não colocam medo nem no time do Geraldo Santana, porém ele decidiu vários jogos com destaque para o grenal eliminatório do primeiro turno. Depois da volta da contusão teve alguns bons momentos, mas muito longe do jogador que conquistou o coração dos torcedores de Palmeiras e Cruzeiro.
Marcelo Moreno chegou no Olímpico demonstrando uma raça incomum. Caiu nas graças da torcida. Marcou gols bonitos contra o Avenida, no ruralito, Cruzeiro e Flamengo no brasileiro. Mas convenhamos fez pouco, aliás, muito pouco para quem é a maior contratação da história do Grêmio, me refiro a valores e não futebol.
Com 35 gols marcados na temporada, a dupla que custou 23 milhões aos cofres tricolores, marcou, até agora, menos gols que o contestado Jonas (acho inacreditável que tenham gremistas que o considerem um jogador mediano).  O hoje atacante do Valência foi embora por 10% desse valor. Chega a doer escrever uma merda dessas.
Luxemburgo já identificou o problema. Sabe que precisa de outro atacante urgente. O garoto Leandro (bom lembrar que só tem 19 anos) têm todos os defeitos, mas quando entra no gramado o time sempre dá uma melhoradinha. Não pelas virtudes do atleta, mas pelo fato de termos um jogador de velocidade em campo. Ou seja, Kleber e Moreno não podem jogar juntos. Ainda mais em um time sem meias rápidos e goleadores.
Em 2013, Marcelo Moreno e Kleber continuam certamente no Olímpico. Mas aposto, um em campo e o outro sentando confortavelmente no banco. Minha aposta é que o Gladiador vai encher as redes da Arena de gols. Quanto ao boliviano...
RETA FINAL
O Grêmio tem que focar em duas partidas das próximas quatro do brasileiro. Ponte Preta em casa e Figueirense, provavelmente já rebaixado, fora. Com esses seis pontos ta morta a cobra e estamos na Pré-Libertadores em 2013.
A vitória magra ontem contra o Milionário foi aquém da expectativa da torcida, todavia importante. Agora é confiar no setor mais estável da equipe, a defesa, e voltarmos classificados da Colômbia.
Não gosto do Naldo, mas o cara vem jogando bem as últimas partidas.
Quem cresceu também foi o Léo Gago.
E o Bertoglio se machucou de novo. Vamos esperar 2013.
Tomara que o Manchester United contrate o Lugano.
Meu sonho de consumo, no bom sentido, para a defesa é o Antônio Carlos do Botafogo.
Ex-gremistas em alta na Rússia. Mário Fernandes é o jogador que mais atuou no líder CSKA. Adilson, para regozijo do editor, é o volante titular da surpresa da competição:  o Terek, que ocupa atualmente a quarta colocação. Infelizmente, acho que o Zenit recupera o terreno perdido e vence o campeonato com Anzhi na segunda colocação.
Quem sabe o mercado Russo tão rico não nos dá uma força e leva o Moreno.
Falando em ex-gremistas e Leste Europeu, dois jogadores lançados na Azenha estão desvalorizados em seus clubes. Douglas Costa atua muito pouco no Shaktar, da Ucrânia, e Carlos Eduardo só jogou 20 minutos em três meses no Rubin Kazan, da Rússia. Quem sabe o atacante de velocidade não esteja aí.
Hoje cheguei a sentir uma dor física quando entrei no Olímpico. É igual o sentimento quando alguém que tu ama muito esta próximo da morte. Quase chorei.
CATEGORIAS DE BASE
Com a eliminação no estadual juvenil, o presidente Paulo Odone se aproxima de uma marca nada interessante. Ele correr o risco de ficar dois anos no poder e não ganhar nenhum título regional nas categorias de base em competições dirigidas pela FGF. A última esperança do político é o estadual infantil.
Em contra partida, sua gestão comemorou o título da tradicional Copa BH e pode ainda entregar a administração com a conquista da Copa Brasil sub-20 que classifica o campeão para a Libertadores da categoria.
Bah, acabei de ler nas redes sociais sobre a provável venda do Biteco. Espero que seja só boato.
ARENA – Parte 1
Foi desmotivador ouvir a notícia que os sócios vão pagar no jogo de inauguração. Tudo bem, não foi tão desmotivador assim, eu já meio esperava a notícia.
Mas porque ora bolas ela não vem acompanhada de iniciativas de marketing. Vou dar uma simples sugestão (na verdade é do meu cunhado).  Cria-se uma camiseta especial para o jogo. Só será usada uma vez na vida. Cada torcedor que pagar para ver o jogo recebe uma “de graça”. O custo é irrisório para o clube e vai deixar o cara todo pimpão. Imagina desfilar na rua e todo mundo olhar pra ti e pensar: “Esse cara foi na primeira partida da Arena, que afudê”.
Ontem conversando com o Gustavo, no intervalo do jogo com o Milionários, a gente ficou falando sobre a pasmaceira que é o departamento de marketing do Grêmio. Só ali batendo papo, a gente teve várias ideias. O Gustavo deu uma que eu achei ótima. Todo o ano o sócio recebe um presente de natal do clube. Se quiserem pode ser presentes diferentes para os níveis de sócios.
Uma que eu acho massa é a que o Sport Recife fez faz uns dois anos. Sortear um grupo de torcedores para jogar na Ilha do Retiro contra o time juvenil do Leão. O Liverpool fez isso também se não me engano.
Outra iniciativa. No início do ano cria-se uma promoção. Por 50 reais o cara é sorteado para assistir um jogo. Pode ser que dê azar e vá ver um Grêmio e Cerâmica, mas vá que brilhe e tu seja sorteado para ver a final da Libertadores.
Essa sugestão poderia ser ampliada para gremistas que moram no Exterior. O cara paga uma taxa simbólica e garante assistir um jogo quando estiver no Brasil. Claro, tudo acertado antecipadamente por email.
ARENA – parte 2
 Elogiar o futuro conforto da Arena virou um mantra entre os torcedores tricolores espalhados nas redes sociais. Quer saber: navego em sentido contrário a essa corrente. Acho tudo isso uma merda. A Arena só vai valer a pena se realmente no final de cada um dos doze meses do ano o orçamento do clube apontar uma linda cor azul (o que eu duvido muito). Caso o clube siga se endividando, pra mim não vai ter valido a pena a construção de um estádio desse porte. Só servirá para impedir que pessoas de classes sociais mais baixas tenham o direto de torcer em campo pro seu time do coração. O preço abusivo dos ingressos já mudou a cara do torcedor e esse fenômeno só deve piorar.
Não sou contra a Arena em si ou a modernidade, mas sim contra a exclusão que no primeiro momento a acompanha. Elitizaram o futebol e todo mundo acha normal. Pior: bate palma. Estádio é pra ter emoção, não conforto. O comportamento da torcida do Grêmio já mudou muito nos últimos anos como reflexo imediato dessa mudança. A pressão exercida na semi da Libertadores em 2007, contra o Santos, foi a exceção que confirma a regra. Hoje qualquer empate em casa é "comemorado" com vaias.
Hoje neguinho paga cerca de 85 reais (que não é pouca grana), mas pode ficar transitando pelo anel inferior do estádio. Tem o livre arbítrio de ir e vir e não ficar engessado sentado em uma cadeira. Na Arena vai ter lugar marcado e o escambau. Ou seja, se por um azar do destino tu pegar o cara mais chato e corneteiro do teu lado, fudeu. Vai ser o teu “parceiro” eterno. Bom é ir no jogo e ficar atrás do gol do teu time nos dois tempos. Ver o jogo na mureta lateral e gritar pro teu atacante ir pra cima do lateral.
Ah, mas lá tem conforto, muito vão dizer. Foda-se o conforto. Futebol não é conforto, caralho. Futebol é emoção. Antigamente, o cara levantava no estádio e um babaca gritava la de trás: “Senta aí”. Na hora vinha a tua resposta : “Quer ficar sentadinho vai ver no sofá da sala”. E todo mundo te apoiava. Hoje vão apoiar o babaca que grita.
O que adianta a Arena ser colada no campo. Se não vai rolar pressão. Até vai, mas num jogo ou outro esporádico. Aquela torcida incendiária morreu. Ela não tem mais grana pra ver o time jogar. É como diz o Fergusson: “O torcedor do Manchester United está no bar, aqui no Old Trafford estão os turistas”.
Já ta uma merda ir ao Olímpico. Se o time não termina vencendo o primeiro tempo é vaia. Se empata o jogo no final dos 90 minutos, mais vaias. Porra, eu tinha sete anos quando o meu pai me levou num jogo do São Paulo de Rio Grande. O Leão da Zona Sul andava numa draga de dar dó (ainda anda) e eu entrei na onda de meia dúzias de babacas e vaiei o time durante a partida. Me pai me deu a letra: “Se tu veio pra variar a gente vai embora.” Lição aprendida: nunca mais vaiei o São Paulo, que era o meu segundo time, imagina o primeiro que eu amo mais que a vários membros da minha família.
Mas agora é moda vaiar. Criticar os jogadores. No meu tempo, a gente avacalhava o juiz e o adversário e de preferência o tempo inteiro. Fora as tão criticadas torcidas organizadas, o silêncio é constrangedor no estádio. Tu só ouve barulho quando um jogador do Grêmio erra um passe, aí a manifestação é geral. E na Arena, vai ficar pior.
E nas outras arenas vai ser mais sinistro. Nem lugar pra ver o jogo em pé vai ter. Na nossa ainda tem, só não se sabe até quando. Tomara que eu me engane e o torcedor dentro do estádio inverta essa ordem. Transforme realmente as arenas modernas e sem vida em um estádio de futebol. Mas tô pessimista. Duvido que isso aconteça.
O ingresso mais barato no jogo de inauguração vai custar quase 100 reais. É o recado para milhões de torcedores: jogo pra ti, trouxa, só na tevê e se dê por contente. A gente podia optar pelo modelo alemão, onde existem generosos espaços para ver o jogo em pé a preços populares (92 reais é longe de ser popular). Mas estamos optando pelo modelo britânico: caro e super elitista.
Na Alemanha, por exemplo, existe o mesmo modelo de modernidade e os estádios estão cheio de torcedores comuns, ao contrário da Inglaterra. Nosso administradores são amadores e muitos deles desonestos (não me refiro ao Grêmio exclusivamente), e em vez de usar essa aumento nos lucros para criar vários modelos de sócios, garantindo um estádio sempre lotado (que é o grande objetivo de um clube), ele vai por outras vias. Todos os novos e volumosos recursos vão parar no bolso de empresários, jogadores e do parceiro, sem que necessariamente montemos grandes esquadrões de futebol.
Tivemos o aumentos da receita da TV recentemente e o que aconteceu: salários inflacionados fora da realidade brasileira. Repito, eu não sou contra a modernidade e sim contra a falta de visão que faz os preços do novo estádios serem abusivos. O futebol inglês só é o melhor do planeta porque os times têm donos milionários (não vou entrar no mérito de lavagem de dinheiro), mas é na Alemanha onde os clube mais crescem. Lá a divisão da televisão é quase equânime e existe um controle muito grande sobre os gastos dos clubes. Aqui o dirigente faz o que quer e ainda é chamado de doutor.
A única Arena do Brasil que via ter lugares em pé será na nossa. Ponto pra nós. Mas poderiam ser muito mais lugares. Teríamos um estádio sempre cheio. Hoje a média de público brasileirão é de 12.000, ou seja, ridícula. A nossa é de quase 20 mil pessoas, mas garanto que tem mais gente querendo ir ao estádio. Os jogos contra o Atlético goianense e o Náutico provaram isso.
Há cinco anos a mensalidade no mesmo setor, onde hoje será 93 reais, era de 50 reais. Num país que diz que vive sem inflação, quase 100% de aumento. E num dia de jogo ainda rola os adicionais. Transporte, alimentação e por aí vai. Muitos caras vão optar por não ir. Gente que adora um estádio de futebol, mas vai se encolher pela grana.

Me associei em 2005, mas vou a futebol desde 95 continuamente e vi , ao longo dos anos, os ingressos subirem e descerem de preço de acordo com a classificação do time na tabele. Não existe uma política de preços. Não existe organização.

Pra mim é tranquilo, não tenho filhos, mas e quem tem. Que quer levar uma criança no estádio vai ter que se submeter a valores maiores ainda, pois os setores pra ver o jogos sentado tem valores quase imorais.
Eu lembro quando os ingressos dos jogos começaram a custar 40 reais, foi em 2007. Eu na posição de sócio achava um absurdo. Impedia muita gente de assistir o joguinho de dez, quinze mil pessoas que sempre rola no Gauchão ou no Brasileiro. Agora vai ficar pior, muito pior. Tô pensando seriamente em mudar minha rotina e sofrer só em casa ou no bar. Ando sem saco pra corneteiro e arenas multiusos. A única coisa multiuso na minha vida é a minha mão direita. Gosto de futebol e não de Shopping Center.
Não tem muito nexo o que eu escrevi. Era só pra desabafar mesmo.
Abaixo o link de dois texto escritos com muita mais competência sobre o mesmo assunto. O primeiro é do Rodrigo, meu colega de pós. O segundo é do Lucas, blogueiro do Grêmio no Globo.com.
http://www.sul21.com.br/blogs/caouivador/2012/05/06/r-92-para-ficar-atras-do-gol-arena-te-vejo-pela-tv/

http://globoesporte.globo.com/platb/rs-torcedor-gremio/tag/elitizacao/

CAMPEÃO DE TUDO

por Alex Degani




















Inter x Palmeiras
O Colorado conseguiu vencer o virtualmente rebaixado Palmeiras. Aliás, o verdão irá cair novamente! Um absurdo. Deve ser difícil cair para a segundona! E, pior ainda, descer a ladeira da Série B pela segunda vez!
O Inter jogou mal, saiu atrás no placar. Mas, conseguiu, aos trancos e barrancos, virar o jogo. Com a vitória, encostamos na zona da Libertadores, porém não vamos alcançá-la. Quem mandou perder no Beira-Rio para o Figueirense? E este é apenas um exemplo de três pontos jogados ao léu.

Brasileirão 2012

Vamos fazer uma tomografia computadorizada (Raio-X é para alemães fracos e falastrões) dos grupos - que possuem soldados da FGFM - no Brasileiro de Lisos que se avizinha:

Grupo A: Michel (ARFM) terá que fazer milagre para classificar, pois enfrentará os expoentes Gabriel (BA), Fernando (ES) e Marquinho (SE). Não deve avançar. Mas, como todo gaúcho, lutará até o fim para honrar nossa camisa.

Grupo B: Rogério Prezzi (AFM Caxias) também não deverá alcançar o segundo front. Enfrenta o excelente Aldemar (RN), o qual já venceu Nordestão, e os competitivos Weber (RJ) e Walter (BA). Porém, para um botonista que se recupera de uma intervenção cirúrgica recente, o resultado é o que menos importa. Já está de parabéns.

Grupo C: Alam (Franzen) foi beneficiado pelo sorteio. Tirando Rogério Horta (BA), um campeão e candidato a título, nosso "João Kléber" poderá brigar por vaga de igual para igual como os outros dois. São eles Raimundo (SE) e Hélio (PE). Confio na competência do Alam, e acho que o mesmo avançará.

Grupo D: Zilber (Academia) tem totais condições de surpreender Derocy (RN) e Renivaldo (BA). No confronto contra Alexis Lisa (SE), será mais difícil. Mas, acho que ele avança.

Grupo E: João Garima (ARFM) terá que fazer mágica para avançar. Enfrentará o monstro Diógenes (BA), o qual deve ser sempre respeitado, e Sandro (BA) que também é um bom botonista. Jonatas (SE) fecha o grupo e deve ser apenas figurante. Acredito no jogo de Jota, mas tenho medo que sua ineficácia nas finalizações impeça seu avanço junto a tropa gaúcha.

Grupo F: serei taxativo! Avançam Vinhas (Academia) e Gláucio (ES). Sei da capacidade do meu amigo Marcelo, e já fui vitimado pelo excelente futmesa do capixaba (clone do árbitro Héber Roberto Lopes).

Grupo H: Maciel (AFM Caxias) e Fera (BA) avançam, com certa facilidade. Levo muita fé no jogo do Cecel, ainda mais se não estiver pecando nas finalizações.

Grupo I: Carraro (AFM Caxias) não terá vida fácil. Enfrentará os competitivos Fábio Lustosa (BA) e Anselmo (SE). Joaquim (ES) deve ficar pelo caminho. Confio na sua artilharia pesada para avançar na competição, pois esse alemão chuta muito. Tenho certeza que não irá reeditar a sua campanha no último Centro-Sul Brasileiro.

Grupo K: Róbson (HPC - Sta Vitória) avançará com folgas no grupo. Joga muito, é competitivo, finaliza bem, e está completamente ambientado ao clima das grandes decisões. No clássico dos "Robsons", o nosso Bauer deve passar pelo carioca malhado. Irá ainda patrolar Aragão (BA) e alvejar o sergipano Zé Roberto (SE). Será mais um atirador de elite da FGFM na segunda Batalha da competição.

Grupo L: Chambinho (AFM Caxias) deverá vencer o incipiente Glaiton (carioca competitivo na modalidade cavado, mas que no liso será presa fácil). Irá complicar contra o limitado Lennon (SE), porém não deve causar dificuldade ao excelente Tosta (BA). Acredito na classificação do Chamba em segunda da chave.

Grupo M: Piruka (UPFM) e Ivo (BA) avançam. Alguém tinha alguma dúvida?

Grupo N: difícil falar do meu grupo... Sei do potencial do Rodolfo (ES). Também estou ciente de que Wilninho (BA) é um expoente da interiorana Alagoinhas. Horácio (RJ), embora seja um dos meus amigos do futmesa, nunca o vi jogando liso e nem tenho informações do mesmo. Uma coisa eu garanto: avanço!

Grupo O: Mazzochi (AFM Caxias) fará sucesso na Bahia! Mas não me refiro às mesas. É que, caso ele encontre a fogosa Gabriela, com certeza ela o chamará de "moço bonito!". O Mazzochi deve, na segunda fase, estar disponível para visitar o Elevador Lacerda. Também, enfrentará Lucas Maluquinho (BA) - o Panda baiano - e o atual campeão brasileiro Franklin (RN). Jorge (PE) irá acompanhar Mazzochi no elevador... Já estou com ciúmes!

Grupo P: Duda (ARFM) terá que machucar alguma fera para seguir na competição. Enfrentará campeoníssimo Danilo (BA) com toda a torcida contra. E, como se não bastasse, irá medir forçar contra o excepcional Flávio Lisa (SE). Raul (RN) completa a chave. Duda cresce nos momentos difíceis e, certamente, integrará o batalhão gaúcho na segunda fase. A dúvida é a seguinte: Flávio ou Danilo, quem morrerá cedo?

Grupo Q: Leão (Franzen) enfrentará os competitivos Wellington (BA) e Alênio (RJ - Campeão Brasileiro 2010). Desconheço o botonista Walter (ES). O Thiagão terá que intensificar os treinos contra o Alam, pois terá vida dura já na primeira fase. Mas, vem realizando boas campanhas nos campeonatos do RS e acredito no seu potencial. Deve avançar, juntamente com Alênio!

Grupo R: uma chave com dois gaúchos... Mário (AFM Caxias) e Careca (SC) deverão brigar por vaga, juntamente com o campeão brasileiro Dudu (BA). Parada dura, mas confio nos meus cavalos. E, além do mais, ano passado joguei com Dudu e não vi nada no seu jogo. Sou mais o cabaço serrano e o carecone!

Grupo S: Cícero (AFM Caxias), um botonista decisivo na cavado, enfim, apresentar-se-á pela principal categoria do futmesa brasileiro. Exausto de praticar seu vistoso futmesa em salões desabitados, agora arregaça suas mangas e parte para os lisos e seus campeonatos infectados de grandes campeões. Conta com a torcida de Victor Mecking, o qual mandará "vibrações positivas" para o milânes... Não deve avançar para a segunda fase. Teta (BA) vai passear pra cima do grupo, e a segunda vaga deve ficar com Raphael (SE). Mas, vai que um nordestino trema como o Pepeta no último Brasileiro de cavado...

Grupo T: consegui parceria pro Mazzochi na visitação ao ensaio do Olodum: Alexandre Prezzi (AFM Caxias). O polenteiro "pó-de-arroz" deve se contentar com o título de campeão brasileiro dos gramados. Enfrentará os competitivos Sidney (RJ) e Bruno (PE) e o excepcional - melhor botonista de liso que vi jogar - Léo (BA).

Grupo U: Silvio (ARFM) avança com um pé nas costas. Porém, deve tomar cuidado com Serginho (BA) e Tiago (RN). A classificação será conquistada com seu futmesa ousado e ótimo aproveitamento nas finalizações.

Grupo V: Cristiano (AFM Caxias) debutará em campeonatos oficiais. Não avançará, mas o campeonato servirá como experiência para o mesmo evoluir. Só tem a ganhar estar enfrentando feras do futmesa. Já é um vencedor, pois não se esconde atrás das adrenalizantes coberturas, como muito macaco velho !

TAMO JUNTO !

por Dani Junqueira




















Hoje a noite enfrentaremos o Millonarios da Colombia, uma equipe bem montada e bem veloz, será um desafio muito dificíl. Tudo passa por uma vitória no Olímpico, em caso de empate ou derrota nos considero fora da Sul-Americana, não por não merecermos e sim pela média de nossas atuações que estão bem abaixo de uma equipe que quer ser campeã. Não vejo condições na equipe de revertermos um resultado negativo, pois estamos com a equipe cansada mentalmente e fisicamente e nosso plantel já deu mostras de ser limitado. Então vamos ao jogo e torcer muito para que Luxemburgo tire mais uma carta do bolso.

A PARTIDA

Com 12 minutos de partida a superioridade do Millonários se traduz no primeiro arremate defendido por Marcelo Grohe. A resposta vem aos 17 minutos com um chute de primeira de Zé Roberto e a defesaça do goleiro colombiano. O Grêmio com muita determinação e garra vai segurando o ímpeto do adversário que é veloz e tem um toque de bola envolvente. Aos 36 minutos em cobrança de escanteio com falha da defesa e o bom posicionamento de Marco Antônio, abre o placar de cabeça a nosso favor. Após o gol equilibramos as ações e dominamos a partida até o seu final. Na segunda etapa continuamos controlando o adversário e anulando todas as tentativas do Millonarios e com o dominio do meio campo conseguimos atacar, mas nos faltou qualidade de finalização. Assim terminou com o placar minimo a nosso favor.

O ADVERSÁRIO

É uma equipe experiente com um bom entrosamento que teve posse de bola e velocidade e foi sempre perigosa. Em determinados momentos no primeiro tempo parecia que estavam jogando em casa, tal a tranquilidade como tocavam a bola. Mas não resistiram a um Grêmio bem determinado defensivamente.

O TREINADOR

Esteve atento e orientou bem sua equipe, cobrando atenção na marcação para segurar o perigoso Millonarios. Fez suas três substituições de praxe e acabou dominando o adversário, faltou mais um gol. Mais uma vez esteve bem.

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Duas boas intervenções, no mais sua equipe anulou o ímpeto do adversário;

Pará - Bem defensivamente, aproveitou o corredor que se apresentou pelo seu lado, o que lhe faltou foi qualidade para finalizar as jogadas.

Naldo - Muito boa sua atuação, simplificou e jogou duro nas disputas contra os atacantes;

Gilberto Silva - O experiente foi soberano não perdendo nenhuma disputa de bola, estave perfeito;

Anderson Pico - Teve muito trabalho pelo seu lado, por vezes foi afoito mas não comprometeu;

Fernando - Fazendo a função de Pitbull na frente da área vai se dar bem, pois com a bola nos pés erra muito;

Léo Gago - A titularidade está madura, movimentou-se bem durante a partida fazendo a ligação entre defesa e ataque;

Marco Antônio - Autor do gol da vitória, mas apresentou os mesmos erros de sempre;

Zé Roberto - O mais lúcido de sua equipe, cada vez que toca na bola mostra a qualidade que tem;

Leandro - Apresentou os erros que já conhecemos, mas teve pequenos lampejos;

Marcelo Moreno - Movimentação intensa com finalização, faltou o gol;

Souza - Poupado entrou aos 26 minutos e deu equilibrio ao seu meio campo;

Marquinhos - Entrou bem com boa movimentaçã;

André Lima - Entrou aos 42 minutos, teve pouco tempo.

É gurizada o Grêmio se mostrou bem determinado e mostra que o seu conjunto defensivo é quase perfeito, é esta marcação que deixa a equipe gremista competitiva. O que está nos faltando é qualidade de finalização, pois individualmente nossos jogadores mostram deficiência no fundamento de passe e de finalização.

Retomamos a posse de bola mas erramos muitos passes e perdemos muitas oportunidades de colocar a bola no fundo do gol adversário. Foi uma bela vitória que conquistamos e a vantagem de 1x0 vai ser boa, mas o jogo de volta será mais difícil, na casa deles vão partir para cima de nós com tudo. Pode ser por aí que poderemos conquistar nossa vaga para a próxima fase. Agora é brasileiro no fim de semana.

Tamo Junto !

terça-feira, 30 de outubro de 2012

CALENDÁRIO DE LUXO !




















O ano do Futmesa vai fechando, na quinta-feira inicía novembro, mas o calendário botonístico ainda oferece grandes atrações, confira !

Já no dia 10 de novembro acontece o GP de Mônaco do botonismo com a 5ª Edição da Copa Gerd Wenzel nos cavados, e que será disputada por 16 times alemães. Entre confirmados ou quase lá, algumas novidades como o Hertha Berlim de Gilson Moreira de Passo Fundo, Schalke 04 de Cristiano de Porto Alegre, Luis Felipe Lobato de São Lourenço do Sul no comando do Stuttgart, Rafa Tosh de Porto Alegre voltando as mesas com o Dínamo Dresden, mais um jogador de Gravataí na condição de manager do Bayer Leverkusen e ainda Rogerinho de Porto Alegre com o Nuremberg. Os demais o internauta pode conferir na edição do último sábado, com apenas uma desistência, a de Perroni e o seu Kaiserslautern. Há ainda 3 botonistas na lista de espera e na quarta-feira da próxima semana, no dia 31, os promotores Marcelo e Gothe já estão com almoço marcado no Hotel Holiday Inn, onde irá acontecer o sorteio dos Grupos. Bazar Mimo e Canais ESPN são apoiadores do torneio que tem como atual Campeão o Colônia de Maurício Paim de Passo Fundo. A Copa GW neste ano de 2012 terá lugar na AFUMEPA em Porto Alegre.

De 15 à 18 de novembro em Salvador na Bahia é a vez dos lisos com o Campeonato Brasileiro da modalidade. No Hotel Sol da Barra, baianos, sergipanos, capixabas, gaúchos, cariocas, potiguares, pernambucanos e catarinenses entre outros, estarão "brigando" pelo caneco.

Os cavados voltam a cena em Porto Alegre para mais um torneio da Liga Inglesa no dia 24 de novembro. A 7ª Edição da Copa da Liga Inglesa fecha a temporada dos Britânicos portoalegrenses na AFUMEPA. O Celtic do Editor tenta o Tetra desta Copa e terá pela frente o atual Campeão da Copa da Inglaterra, o Queens Park Rangers de Dani, e ainda o City de Marcus, Liverpool de Dornelles, United de Rogerinho, Wolverhampton de Valdir, Sheffield de Gerson, Tottenham de Cristiano, Ipswich Town de Wilson, Blackburn de Carlos, Arsenal de João Luiz, Derby County de Júnior, Fulham de César e muito mais.

A virada de novembro para dezembro não poderia ser melhor, a mais tradicional modalidade de Futmesa do Rio Gande do Sul reúne seus maiores jogadores para a Taça RS 2012 de cavados. A competição acontecerá no Clube Comercial de São Lourenço do Sul, sediada pelo Grêmio Esportivo Lourenciano que irá promover conjuntamente a 1ª Taça São Lourenço do Sul de Veteranos. Imperdível.

Dezembro também fecha as inúmeras temporadas dos clubes Gaúchos, como o Geraldo Santana que nos cavados deve realizar a Copa Presidente Púglia de cavados provavelmente no dia 15, encerrando o ano de 2012. O GS caracteriza-se pela integração e costuma receber convidados para sua competições internas, o que é mais uma de suas atrações.

LANCES RÁPIDOS

* Grêmio hoje contra o Millonários de Bogotá no Olímpico pela Copa Sul-Americana poderá estar desfalcado de Werley, Souza, Elano e Kleber. Não será jogo fácil.

* Recebo oficialmente o convite para fazer parte da delegação do Grêmio para o jogo da volta no El Campin em Bogotá contra o Millonários, por coincidência a última viagem com o time havia sido também para a Colombia, quando enfrentamos o Atlético Junior de Barranquilla pela Libertadores. Valeu mesmo a pena para conhecer Cartagena no Caribe, já que o time Tricolor na terra de Shakira pareceu modorrento, sonolento e desinteressado sob o comando ainda de Portaluppi e com Douglas, Gabriel & Cia no time. Neste ano não foi possível na prática viajar com o Grêmio, pois as eleições tomaram todo o nosso tempo. O que pode ficar prejudicado é o acompanhamento do Brasileiro de lisos em Salvador pelo Gothe Gol, já que devemos sair no dia 14 e retornar no dia 16 de novembro.

* Tem campeão na serra Gaúcha ! Nos lisos da AFM Caxias, Pizza Filho levantou o caneco do Troféu Labocórdis.

* Começa também nos lisos da Graciliano Ramos, a última competição da temporada interna, com a Copa Franzen que contará com 16 botonistas divididos em 2 grupos.

Quem ultima treinos para a Copa Gerd Wenzel é o Wolfsburg de J.Lucas. Ontem esteve na mesa pelas finais dos cavados do Geraldo Santana empatando em 1 gol com a Roma de Régis e depois caiu por 2 a 1 para o Bayern de Munique do Editor, que assim recuperou-se da derrota para o QPR de Dani na última quinta e segue procurando ajustes também para a Copa GW. Em bate-bola de 25 minutos o "novo" Botafogo conseguiu levar 1 gol com 30 segundos de jogo do Barça de Henrique.

* Também na noite de ontem pelos cavados do GS, Régis fez 4 a 1 sobre Roberto Bopp.

* Amanhã é dia de COLUNISTAS no Gothe Gol. Degani vem para o raio-X do brasileiro de lisos no CAMPEÃO DE TUDO e Cristian Costa assina NA AVALANCHE. Tem também o TAMO JUNTO ! Dani Junqueira e o Grêmio contra o Millonários da Colômbia.

NAVEGANDO




















A boliviana Santa Cruz de La Sierra entra para o mapa das cidades que navegam no Gothe Gol e os amigos de lá ganham nossa saudação especial. Hoje igualmente saudação para os Web leitores de Santo André, Bauru e Ribeirão Preto em São Paulo e Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

Imagens

Torneios montagem by Gothe Gol
J.Lucas by Gothe Gol
Santa Cruz de La Sierra by Google

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















J.Lucas e Cristian empataram sem gols no sábado e a tabela atual do interno de cavados em sua fase decisiva, aponta para uma divisão da liderança entre 3 jogadores no Geraldo Santana. Maurício Cadore, Leon Amaral e Juliano Castilhos estão na ponta da tabela com 4 pontos cada.

O torneio segue na noite desta segunda com mais uma rodada. Juliano é favorito diante de Bopp e J.Lucas deve ter jogos equilibrados diante Régis e do próprio Juliano. O GS começa o processo de mudança de suas mesas, a primeira mesa nova já está no Departamento.

GRÊMIO EMPREENDIMENTOS





















Recebo do vice-presidente de administração e Presidente da Grêmio Empreendimentos Eduardo Antonini, convite para participar da reunião da GE no próximo dia 06 de novembro, reunião que encaminhará o fim da gestão da GE, já que a Arena será inaugurada no dia 08 de dezembro e que a partir de então a SPE - Sociedade de Propósito Específico criada pelo Grêmio e OAS, é que passará a ser a gerenciadora dos interesses da Arena. Na pauta além dos relatórios finais, visita a Arena e almoço dos Conselheiros integrantes.

Muito legal nesta reta final estar sendo tratado como se Conselheiro da Grêmio Empreendimentos ainda fosse, já que deixei o cargo de executivo do grupo no início de abril deste ano para assumir como Secretário de Planejamento da capital.

Agradeço de público o convite para participar também da inauguração da Arena no dia 08 de dezembro, extensivo aos meu filhos (uma vez que nem mesmo os Conselheiros terão acesso sem custos), e tomo isso como um reconhecimento a tarefa a que todos nos propomos desde 2007, quando reunidos na Secretaria de Planejamento de Porto Alegre, o então Secretário José Fortunati e eu, recebemos o Eduardo Antonini e seu time nos propondo a loucura da construção de uma Arena para 60 mil expectadores, e imediatamente abrimos mapas da cidade para auxiliá-los na busca de uma área para o "sonho".

Quero deixar expresso o meu orgulho de ter participado do Projeto Arena desde a sua concepção, certamente o dia 08 de dezembro estará para sempre em nossa memória como uma oportunidade de viver intensamente a história do Grêmio, tanto quanto, tenho afirmado isso, a abertura da Copa de 2014 em Porto Alegre terá o efeito sobre nós de um sonho realizado, o sonho de ter participado com intensidade de dois marcos. São oportunidades únicas que não se repetem em ciclos inferiores a 50 anos no mínimo, e que quem possui o privilégio de participar e de ter isso na sua vida, deve agradecer sempre.

LANCES RÁPIDOS

* Vettel venceu mais uma na manhã de domingo e o hino da Alemanha soou na Índia. Abriu 13 pontos de vantagem sobre o espanhol Alonso da Ferrari na briga pelo titulo da F1 de 2012. Lembro que seu 1º caneco foi em prova disputada no Brasil num domingo de Brasileiro de Futmesa em Porto Alegre. Vettel era o Campeão menos provável, mas ele, Cristian Baptista nos cavados e Alenio Cheble nos lisos fizeram a festa.

O Bayern experimentou sua 1ª derrota na Bundesliga, em casa para o Leverkusen. Não fez uma grande partida, mas ainda sim merecia uma vitória, que seria a sua 9ª no campeonato. Os acidentes do jogo não lhe favoreceram, no gol da derrota, o atacante adversário cabeceia completamente desviado, a bola bate no rosto de Boateng e entra no gol.

* Rankings da Riograndina caminhando para a definição em 2012. Nos cavados Silvio na frente seguido por Ronir, Michel e Azevedo. Nos lisos Degani lidera seguido por Silvio, Garima e Michel.

* Nos lisos da Academia de Pelotas, Vinhas, Mateus e Augusto já tem passaporte para as finais. Para as vagas restantes lutam Alexandre, Tiago, Osmar, Zilber e Badia.

* Os resultados do final de semana em São Lourenço do Sul não mudou os líderes nos cavados. Dr.Hammes e Ênero Cabaldi seguem dividindo a ponta com 26 pontos em 11 jogos disputados.

* Já no Círculo Militar de Porto Alegre Douglas lidera os lisos da Copa Santos Dumont e Azambuja os cavados.

No João Martins em Livramento com um gol de Fernando Lima, o Leão da Fronteira bateu o São Paulo de Rio Grande no jogo de ida da quartas da Copa Hélio Dourado. No jogo da volta em Rio Grande o 14 de Julho classifica na série com um empate ou derrota por 1 gol, caso também faça gol.




* Na Franzen Breno apenas espera pelo seu adversário para a decisão do interno de lisos. André Marques com a vantagem terá pela frente Leão na sua semi, jogo duro.

* Não dá pra esquecer, semana com tudo sobre o brasileiro de Salvador que aqui no Gothe Gol já começa com a coluna de Alex Degani na quarta e suas projeções e comentários, Alenio Cheble direto do Rio de Janeiro e se tecnicamente for viabilizado, com Pedrinho Hallal e o CONEXÃOLiso direto de Sidney na Austrália. Rola ainda o Jotinha se ele estiver de boa vontade e tem o TAMO JUNTO ! com a Sul-Americana e o Grêmio diante do Millonários da Colômbia assinado pelo Dani Junqueira. E tem todo o noticiário do Futmesa completo e ainda NA AVALANCHE com Cristian Costa. Pode também aparecer o Sambaquy com o seu Bate-Bola e a Redação aguarda igualmente a próxima figurinha do CROMO GOTHE GOL, Gilvani Moreira de Passo Fundo. Semana cheia no Gothe Gol, é se divertir no Portal do Futmesa.

GRÊMIO ARENA FUTMESA




















Arte pronta e assinada pelo Kiko da Copystation (Bazar Mimo), segue hoje para as mãos de Manoel Teixeira Gonçalves o Grêmio Arena. O time deve estar pronto e estrear próximo a inauguração da Arena do Grêmio no dia 08 de dezembro e a tempo de participar ainda da Copa Presidente, que encerra a temporada 2012 de cavados do Geraldo Santana.

Além de contar com todos os 30 jogadores do elenco atual, que fará a transição do Olímpico para o novo endereço, recebe o enxerto de Loco Abreu, que nos times do Editor já veste as camisas do Leão da Fronteira e do Nacional de Montevideo.

Loco dividirá com Kleber e André Lima a vaga de centroavante de referência e os 25 graus serão Elano, Zé Roberto, Marcelo Moreno, Bertoglio, Rondinelly e Felipe Nunes. A idéia de marcar este elenco é daqui há alguns anos olhar para os que protagonizaram a inauguração da Arena, sem precisar de esforço para lembrar seus nomes. Não há preconceito, todos estarão no novo time, Grolli, Saimon, Pablo, Gabriel, Wangler, Felipe Guedes, além dos mais conhecidos.

A Arena merece a homenagem, é momento único, por isso a idéia do Grêmio Arena. Time da estreia ? O mesmo de Luxa, com direito a alterações no intervalo, Grohe, Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando e Souza; Elano, Zé Roberto, Marcelo Moreno e Kleber.

NAVEGANDO




















Nossa saudação especial hoje aos novos amigos de Dracena em São Paulo e ao colunista Pedrinho Hallal do CONEXÃOLiso que vai nos acessando de Sidney na Austrália onde cumpre compromissos profissionais.

Abraço aos internautas que curtiram o Gothe Gol desde a sexta-feira, navegando de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Santa Maria, Lageado, Passo Fundo, Bagé, Canguçu, São Lourenço do Sul, Montenegro, Rio Grande, Caxias do Sul, Pelotas e Tramandaí no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Lages, Sombrio, Cricúma, Joinville e Blumenau em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Maringá e Paranaguá no Paraná, São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra, São Caetano do Sul e São José dos Campos em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Goiânia em Goiás, Brasília no DF, Belo Horizonte, Governador Valadares, Barbacena e Ouro Branco em Minas Gerais, Vitória no Espírito Santo, Salvador na Bahia (os baianos ligadíssimos em todos os dias das semanas no Gothe Gol), Recife em Pernambuco, Maceió nas Alagoas, Fortaleza no Ceará, Porto, Guimarães, Aveiro, Vila Nova de Gaia e Portoalegre em Portugal e Brno na República Tcheca. 

Imagens

Geraldo Santana by arquivos do Gothe Gol
Bayern vs.Leverkusen by Kicker Online
14 vs. São Paulo RG by FutebolGaúcho.com
Grêmio Arena by Gothe Gol
Dracena em São Paulo by Google 

domingo, 28 de outubro de 2012

LANCE DE DOMINGO




















O programa Globo Esporte da Rede Globo apresentou reportagem sobre o Futmesa ontem pela manhã. E é claro que a Riograndina foi o palco da matéria, merecidamente. Na associação de Rio Grande está a maior concentração de Campeões e títulos dos últimos tempos.




















Silvio Silveira foi destaque, afinal é Tetra-Campeão Gaúcho nos cavados




















O lance em slow mostrado, foi espetacular, confira




















Detalhes da preparação dos times foram mostrados na reportagem da RBS




















Presidente Mário Ribeiro em momento raro de "seriedade"

LANCES RÁPIDOS

* Caso não estejamos acompanhando a delegação do Grêmio para Bogotá na Colombia, para o jogo da volta pela Sul-Americana diante do Millonários, o Gothe Gol estará acompanhando o Brasileiro de lisos em Salvador. Acordo neste sentido já foi fechado ontem, e mesmo direto de Bogotá, não está afastada a hipótese de uma inédita transmissão do brasileiro, de fora do país.

* O Grêmio tecnicamente não jogou em outubro, tem sido pavoroso e a esta altura o 3º lugar no brasileiro até surpreende. Elano vive de uma ou outra bola parada, Fernando tem que ir para o banco imediantamente, Pico deve dar o lugar a Julio César, Naldo é um filme de terror, Marquinhos, M.Antônio e Leandro não existem, Kleber precisa ficar de pé. Marcelo Grohe do qual não sou fã, Zé Roberto principalmente e Souza tem salvo o semestre. Falta ambição, Léo Gago já deveria ser titular.

* Os vermelhos esboçam uma reação, meio tarde. Sonham com a Libertadores ainda ? É só um pesadelo.Cairão nos Aflitos.

Quando apontamos aqui o Sapucaiense (foto) como favorito na Copa Hélio Dourado no mata-mata contra um xavante até então com 14 jogos de invencibilidade, ouve incredulidade. No 1º jogo da série o Sapucaiense bateu o Brasil de Pelotas por 2 a 1 e joga na volta por um empate no Bento Freitas.



* A principal competição interna da Franzen segue, com destaque para a estreia de Leão que hoje é sem dúvida o melhor jogador da associação da Graciliano Ramos, tantos nos cavados que está no seu torneio de encerramento, quanto nos lisos, onde Leão vai enfrentar a principal categoria pelo clube no brasileiro enfrentando o baiano Wellington, o carioca Alenio e o capixaba Walter na 1ª fase. Leão empatou com Bürgel e venceu a Mano nos cavados franzeanos.

BRASILEIRO DE LISOS

Definidos os Grupos da principal categoria do Brasileiro de lisos que acontecerá agora em novembro em Salvador (Especial), Grupos que você confere abaixo, no Gothe Gol as análises e projeções sobre a competição vão acontecer com especialistas, estarão escrevendo nossos colunistas Campeões na próxima semana.

O Campeão Gaúcho e da Taça RS Alex Degani na sua tradicional coluna das quartas estará fazendo os seus comentários e ainda teremos o Campeão Brasileiro e Campeão carioca Alenio Cheble falando do brasileiro de lisos com o FutRIOmesa.

As feras apaixonadas pela modalidade no Rio Grande do Sul estarão na categoria principal da competição, Michel, R.Prezzi, Alam, João Garima, Vinhas, Maciel, Carraro, Bauer, Chambinho, Piruka, Degani, Mazzochi, Duda, Leão, Mário, Cícero, A.Prezzi e até mesmo o veterano CHEFE Zilber com a coragem de encarar os grandes jogadores de lisos do país na Especial.





































TAMO JUNTO ! No Brasileiro

por Dani Junqueira




















Bem senhores estamos de volta ao brasileirão agora contra o desesperado Bahia no Pituaçu.

O Grêmio já vem demonstrando o cansaço fisico e mental.

E terá que ter força para esta reta final.

A equipe é limitada e tem em seu técnico o maior alicerce para esta campanha até o momento.

Vamos na torcida.

A PARTIDA

Começa a primeira etapa, e o Bahia toma toda a iniciativa.

A pressão está forte mas estamos resistindo.

O Bahia é um equipe veloz e forçou o Grêmio para trás, continuamos nos defendendo.

Mas no final do primeiro tempo o time baiano abre o placar, mas futebol é futebol e Kleber em uma bela escapada empata a partida que teve dominio dos baianos.

Segundo tempo com saída gremista.

A partida está bem disputada com as duas equipes marcando bem e tirando todos os espaços.

Com 18 minutos melhoramos um pouco, mas a disputa está equilibrada.

Aos 30 minutos o Bahia chega com mais perigo e o Grêmio com o inoperante Leandro.

O equilíbrio continua, para sair algum gol só com algum talento individual que não temos em campo hoje de ambos lados.

E chegamos ao final da partida com um empate merecido.

O ADVERSÁRIO

Foi um grande adversário que em sua casa mostrou que queria o resultado e lutou muito, com velocidade e belas triangulações, mas esbarrou em um sistema defensivo bem montado pelo treinador gremista.

O TREINADOR

Fez tudo que estava ao seu alcance com os jogadores que tem, sem alternativas melhores o empate fico de bom tamanho.

A  EQUIPE

Marcelo Grohe - Mais uma bela partida com boas intervenções, não teve culpa no gol;

Pará - Esteve bem na marcação e no apoio;

Werley - Está sentindo falta de Gilberto Silva, mas sempre atento comandou sua defesa;

Naldo - Inseguro, mais uma vez apresenta falhas de posicionamento;

Anderson Pico - Esteve melhor que na sua ultima apresentação, bem determinado e participativo.

Fernando - A saga continua, erros de passe, por vezes afobado;

Souza - Não está fácil ter que jogar por dois ou três, mas sempre muito participativo;

Marquinhos - Muito lento e por vezes envolvido pela velocidade do Bahia, não voltou na segunda etapa;

Elano - Mesmo desgastado e cansado é sempre um jogador de qualidade;

Kléber - A luta de sempre, determinado acabou premiado pelo gol;

Marcelo Moreno - Boa movimentação, mas está em má fase, centroavante vive de gols;

Marco Antônio - Entrou para fazer o que Marquinhos não fez, teve boa participação e só;

Leandro - É brabo não termos outro atacante;

Léo Gago - Entrou muito bem pelo lado esquerdo, bem na marcação e com velocidade na saída para o ataque.

É gurizada, tá de bom tamanho este empate para a equipe que temos, nos falta muitas alternativas mas não adianta chorar, é o que temos.

O perigo é que nós continuamos empatando e o São Paulo continua vencendo e nossa gordura está terminando.

Então até a próxima que é já no inicio de semana que vem.

Abraços a todos.

E Tamo Junto !

Imagens

Riograndina by Gothe Gol
Sapucaiense by Google
Banner TAMO JUNTO ! by Gothe Gol

sábado, 27 de outubro de 2012

COPA GW MUDA DE ENDEREÇO




















Os promotores da Copa Gerd Wenzell (Marcelo Silva e Ricardo Gothe) receberam convite do comando da AFUMEPA (Presidente Dani Junqueira), para realizarem o tradicional torneio alemão deste 2012 na sede da rua Felisberto Pereira, no Jardim Itú. Com o objetivo sempre de a Copa GW ser um evento de integração, mais do que uma competição, e na medida em que alguns dos associados da AFUMEPA já participam da festa alemã do botonismo, o convite foi aceito.

A Copa Gerd Wenzel foi disputada nos anos de 2008 e 2009 no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, em 2010 foi recebida no Círculo Militar de Porto Alegre e no ano passado aconteceu nas dependências do Geraldo Santana. Permanece a idéia de levá-la ao interior do Rrio Grande do Sul em sua 6ª edição, em 2013.

Neste ano a Copa GW rola no dia 10 de novembro e tem confirmada a partipação dos seguintes times e managers

Borussia Dortmund - Marcelo Silva
Bayern de Munique - Ricardo Gothe
St.Pauli - Carlos Roberto Foschiera
Wolfsburg - J.Lucas
Werder Bremen - Marcus
Arminia Bielefeld - Roberto Azambuja
Colônia - Maurício Paim
Bochum - Dani Junqueira
1860 Munique - Valter
Kaiserlautern - Perroni

Com o encerramento do período de confirmações (20 de outubro) e garantia de vaga daqueles que haviam disputado o torneio em 2011, inicia-se a fase de remanejamentos. Os primeiros nomes confirmados são os de Cristiano e de Rogério Feijó, ambos da AFUMEPA, restando a definição dos times com que jogarão, pois não pode haver a repetição de equipes. 

Outro nome confirmado é o de Paulo Lofrano do Paladino com o Hamburgo. Fica faltando o preenchimento de 3 vagas, que estão sendo estudadas entre os já inscritos na fila de espera e aqueles que ainda poderão confirmar participação e que estiveram em outras edições da Copa.

Confira agora como foi a classificação final da Copa GW 2011

Campeão - Colônia - Paim
vice-campeão - Bayern - Gothe
3º lugar - Werder Bremen - Marcus
4º lugar - Schalke 04 - Paulo Fernando
5º lugar - Stuttgart - Rodrigo Bernardes
6º lugar - Hoffenheim - Caco
7º lugar - Borussia Moenchengladbach - Azevedo
8º lugar - Arminia Bielefeld - Villanova
9º lugar - Borussia Dortmund - Marcelo Silva
10º lugar - St.Pauli - Foschiera
11º lugar - Wolfsburg - J.Lucas
12º lugar - Bochum - Dani Junqueira
13º lugar - Kaiserslautern - Perroni
14º lugar - 1860 Munique - Valter
15º lugar - Hamburgo - Otávio Germano
16º lugar - Eintracht Frankfurt - Pirênio José

Falando em eventos alemães, vai uma frase de um dos mais célebres alemães de todos os tempos. Você sabe quem é ?

" Guardar ressentimentos é tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra ", rsrs...

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE












Falha nossa !

A dica era para ter saído na edição de ontem do Gothe Gol, no REVISTA, mas vamos lá ! Foi inaugurada ontem mais uma Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega, no chamado centro histórico. De 26 de outubro à 11 de novembro é um programa imperdível. Serão mais de 130 espaços entre editoras e livrarias para todos os públicos com quase 700 sessões de autógrafos. A expectativa é de que a Feira receba mais de 1 milhão e 700 mil visitantes, e uma atração a mais é a Praça da Alfândega totalmente renovada. É uma promoção da Prefeitura da capital com a Câmara Riograndense do Livro e vários apoiadores.

Imagem

Banner Copa Gerd Wenzell by Gothe Gol
Banner Feira do Livro by Facebook

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

FRIDAY, VIERNES SEXTA - GOTHE GOL EM REVISTA




















Hércules com o seu Vasco (de preto na foto acima), larga na frente na disputa do octogonal decisivo em turno e returno da Taça José Luiza, última competição nos cavados do ano da A.A.Light do Grajaú no Rio de janeiro. Se decidirá entre os 8 melhores de 18 que participaram do torneio, não só o Campeão, mas também os 2 botonistas que serão rebaixados e ainda o Campeão da temporada 2012 do clube.

Além de Hércules, jogam a decisão o  Benfica de Claudio, Grêmio de Glaiton, Iguaba de Ayrton, Real Madrid de Antônio Carlos, Flamengo de Luis Sabóia, Portuguesa de Claudio Moreira e San Lorenzo de Marcos Moysés.

LANCES RÁPIDOS

* Televisão recheada para quem ama o futebol neste findi. Um sábado repleto de muitos jogos dos campeonatos alemão, inglês, italiano, francês, espanhol e argentino, embora sem clássicos.

* Ainda no sábado a TV mostra a rodada do brasileirão e destaque aqui para Bahia e Grêmio que rola em Salvador. O Grêmio atrás da confirmação de sua vaga a Libertadores às 18:30hs.

* No domingo sem jogos no Brasil por conta do 2º turno das eleições municipais, as atrações serão internacionais. Na ESPN Brasil é possível abrir o dia com o clássico holandês Ajax e Feyenoord, seguir com o derby de Liverpool, Everton vs.Liverpool e fechar na Bundesliga com o líder Bayern de Munique contra o Bayer Leverkusen na Allianz Arena.

* Na FOX Sports rola ás 14hs Chelsea e United direto do Stamford Bridge em Londres e o domingo encerra "apenas" com River Plate e Boca Juniors no Apertura argentino às 19:50hs no Monumental de Nuñez.

* Quem quiser curtir as emoções locais do futebol Gaúcho, pode acompanhar o aureo cerúleo de Pelotas na Boca do lobo no sábado diante dos vermelhos às 19hs, ou no domingo o Leão da Fronteira em casa no João Martins contra o São Paulo às 17hs. Aqui na Redação, Pelotas e 14 de Julho são favoritos para passar de fase na Copa Hélio Dourado.

* Os outros dois confrontos da Copa HD neste final de semana pelas quartas da competição reúnem o Sapucaiense (favorito) em casa contra o Xavante e ainda no Jaconi o Juventude contra o Ipiranga de Erechim (que deve classificar na série contra um Ju em crise).

No jogo da entrega de faixas ao Queens Park Rangers Campeão da Copa da Inglaterra ontem, os ingleses não tomaram conhecimento do Bayern de Munique de Robben e do Editor. O QPR de Dani venceu com 3 belos gols. No outro jogou resistiu a pressão do Botafogo e saiu com um empate sem gols.



* Studio 343 de Futmesa em São Paulo segue fechado para reformas. Tá todo mundo aguardando a liberação pelo Engº João (O dono da casa).

O PORTO ALEGRE DO SAUL




















O Porto Alegre Futmesa Clube foi fundado em 14 de janeiro de 2010, a célula que manteve vivo o grupo que saiu no dia 09 de janeiro do mesmo ano do Grêmio e que se converteria com algumas supreendentes dissidências, no Geraldo Santana.

Pouco depois, um dos seus associados surgiu com novo time, trazendo o emblema (de autoria do caxiense Rogério Prezzi vencendo concurso no Gothe Gol), do recém criado Porto Alegre para as mesas. Na escalação vários dos integrantes da nova associação, e também alguns desgarrados (que devem agora estar no banco do time, rsrs...).

Hoje quem dirige nas mesas o Porto Alegre é Saul Martini, que segue fiel ao grupo e ao Geraldo Santana, com certeza segue ainda mais fiel ao Porto Alegre Futmesa Clube, como eu certamente e outros.

No atual interno de cavados do GS, Saul foi o melhor técnico da fase classificatória com o Porto Alegre, e agora tenta o caneco na fase final contra 7 adversários. A fase decisiva iniciou na segunda e Saul empatou no clássico diante de Juliano, o Saul e o Porto Alegre tem a minha torcida para fazerem a festa.

Expresso minha satisfação por fazer parte deste time, na mesa com a camisa 6 do Porto Alegre do Saul, e fora dela com um grupo guerreiro que vai se renovando, e que espero depois do ano profissional pesado que tive, retornar a conviver jogando os torneios e tomando aquela gelada na cantina do Raul e sua esposa.

65 !




















Merecido presente que recebeu o Prefeito Fortunati pelos seus 57 anos na última quarta-feira, a camisa do Imortal Tricolor com o nome do Prefeito mais votado do país entre as capitais brasileiras, mais um recorde dele em Porto Alegre. Mas favor não confundir, o 65 é de 65,22%, a votação com que foi eleito e não tem relação com o número de sua adversária na ocasião, rsrs...

NAVEGANDO




















Nossa saudação especial aos novos amigos de Porto Real no Rio de Janeiro, Mongagua em São Paulo e Ansonia no Connecticut (EUA). Abraços hoje aos Web Leitores de Bagé e Esteio no Rio Grande do Sul, Ponta Grossa no Paraná, Guarulhos e Bauru em São Paulo, Dourados no Mato Grosso do Sul, San Antonio de Padua na Argentina e Southfield no Michigan (EUA).

Imagens

Light by Light
Robben by Google
Porto Alegre by Gothe Gol
Cidades by Google

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CAMPEÃO, LR, JOTINHA E TAMO JUNTO !
















Em final diante de Régis Castilhos, Gerson Novo conquistou a Octuber Cup disputada nos cavados no Paladino de Gravataí. Nas semi Gerson passou por Lofrano por 1 gol, enquanto Régis superava Cristiano nas penalidades. Na decisão do 3º lugar, Cristiano por 3 gols passou por Lofrano.
















Juliano ficou pelo caminho




















A turma do Paladino com O Campeão Gerson no centro, de branco

LANCES RÁPIDOS

* Mais um recorde de acessos para o Gothe Gol neste 2012. O BREAKFAST desta semana manteve a tradição de espaço mais lido do Portal do Futmesa.

* Mais um grande CROMO com Alam Casartelli na terça que passou. A série GOTHE CROMO GOL merece mesmo uma versão impressa. Faltam, se não estivermos enganados, 12 CROMOS para fecharmos o número de 50 que nos levará ao projeto do livro. A corrida é contra o tempo para o lançamento dentro de 1 ano na Feira do Livro de Porto Alegre, a maior Feira do Livro a céu aberto da América Latina. Cada vez mais o Futmesa estará no lugar que merece, via Gothe Gol.

* Vermelhos com mais uma vitória importante no brasileiro para o... Grêmio.

* O Grêmio vive um momento técnico de fato muito ruim. O jogo com o Barça genérico ontem fui duro de ver, valeu pelo resultado e alguns lances individuais de Zé Roberto.

* O Bayern de Munique bateu por 1 gol fora de casa ao Lille pela Champions League e divide com Valência e Bate Borisov a ponta da tabela de seu grupo. Enfrenta no dia 07 de novembro ao mesmo Lille na Allianz Arena pelo returno.

Diogo da AFUMERG ficou com o caneco do Integração que rolou com a AABB de Canguçu no último domingo. Fábio foi o vice-campeão seguido de Gabriel e Wagner. Em dezembro deve acontecer um Integração entre as duas associações em Rio Grande.




* Em São Lourenço do Sul, terra da próxima Taça RS de cavados, a segunda-feira mostrou que a disputa pela liderança da Taça 30 Anos da ALFM está no taco à taco. Dr.Hammes e Ênero Cabaldi estão cada um com 26 pontos em 11 jogos na ponta da tabela.

O cansaço era grande, o calor enorme, o uniforme totalmente inadequado, mas não me furtei de passar pelo Geraldo Santana, rever o amigos e estrear o Manuel Neuer belíssimo assinado pelo Xico da Franzen no gol do Bayern de Munique. Vitória de 2 a 1 contra o Real Madrid de J.Lucas no que foi apenas o 15º jogo do Bayern este ano, depois de 72 partidas em 2011. O time se prepara para a Copa GW em novembro e quebrou uma série de 5 jogos sem gols do Editor. Ufa !

1 ANO PLUS

No dia 04 de novembro do ano passado, publicávamos o piloto da nova versão do Gothe Gol, o Gothe Gol Plus. Com as barras laterais em seu limite de imagens estourado para os padrões do Blogger, deixaríamos de publicar a versão Gothe Gol New.

No dia 10 de novembro passamos a publicar a versão Plus do Gothe Gol que até hoje diariamente está nos palms, notes, i-pads, PC's e smartphones de nossos internautas. Agora, próximo do dia 04 de novembro, quando vamos completar 1 ano da nova versão que ganhou formato diferenciado, novas cores e novo padrão, e quando caminhamos para 5 anos de atualizações diárias ininterruptas (fevereiro de 2013) e 10 anos de Gothe Gol (agosto de 2013), estamos conferindo alguns números.

Já são 413 publicações no período Plus (12 meses), vistas por 9.112 internautas em 60.421 acessos que geraram 110.514 visualizações da página do Portal do Futmesa.

Curtiram o esporte Web Leitores de 1.530 cidades em 107 países de todos os continentes. Navegaram 474 cidades brasileiras, 131 no Estado de São Paulo, 115 no Rio Grande do Sul, 64 em Minas Gerais, 45 no Paraná, 36 em Santa Catarina e 32 no Rio de Janeiro, entre outras.

No exterior foram navegadores de 342 cidades americanas, 61 cidades de Portugal, 57 da Alemanha, 46 da Espanha, 40 cada de Canadá e França, 39 da Itália e 33 da Inglaterra entre outras que acompanharam o Blog.

Nossa Zona de Comentários recebeu até então na versão Plus, 1.212 recados/participações. Nos cabe agradecer o retorno dos navegadores que nos impressiona, sobretudo por se tratar de conteúdo bastante específico, sem a popularidade de outros temas.

Para fechar, algumas curiosidades. O navegador Chrome responde por 33% das visualizações de página, contra 27% do Internet Explorer e 14% do Firefox, entre outros. No item Sistema Operacional utilizado pelos internautas, goleada do Windows com 73% das visualizações de página contra 12% do iPhone e 9% do Android, entre outros.

(Todos os números referem-se as totalizações até a última terça-feira, 23 de outubro de 2012 às 12:10hs)

COLOCA por Jotinha




















GREMELHOS

Maior sonho de todo vermelhinho é ter o que os azuis já tem. Foi assim com a Libertadores, com o mundial e é agora com uma Arena nova (providenciaram uma em Cachoeirinha para 2013, Porto Alegre fica na Grande Cachoeirinha), e um técnico de verdade, o Luxa.
DECEPÇÕES “COLETIVAS”
É a mais pura verdade que todos temos nossas decepções no botonismo. Quando é sempre a mesma decepção é que nos exige uma certa reflexão.
FLUAPITO
Não é verdade que o tricolor carioca será Campeão Brasileiro só por causa das arbitragens, mas que ajudou, ajudou. Entra na conta o Mano que levou até o meia boca (em todos os sentidos) Damião pra seleção e deixou o Fred gastando a bola e fazendo gols no campeonato.
SALVA CURLING
Tem terra mais perfeita pra se fazer torneio de curling do que Salvador na Bahia ? Nem força é preciso fazer para os botões andarem, dá pra jogar na rede.
PROFUSÃO
Tem mais competição oficial na nossa Federação, do que direção oficial da Federação. Se pegarem o Presidente pra Cristo, é uma baita injustiça. E os outros que só tão bonitinhos lá com o nome no link do site ?
FIGUEIRA
A árvore sempre conhecida como centenária e duradoura vem fazendo estragos em várias cidades, sem a necessidade de fortes ventos ou quedas. Em Porto Alegre e Pelotas os prejuízos foram enormes.
POLÍTICA PELOTENSE
Renomado analista político da Folha de SP vaticina. A única chance do candidato petista Marroni derrotar o tucano Eduardo Leite na corrida para a Prefeitura de Pelotas (município gaúcho onde haverá 2º turno), é Eduardo contar publicamente com dois apoios sobrenaturais, o da senadora Ana Amélia Lemos e de Pedrinho Lalau. Como o apoio da Senadora já foi explicitado, Marroni estaria perto da vitória. Diz a lenda da política pelotense, que onde estes colocam os pés não nasce grama.
TAMO JUNTO ! Na Sul-Americana

por Dani Junqueira




















Quarta feira e futebol pela Sul-Americana no Olímpico.

Grêmio x Barcelona do Equador.

Não sabemos o que esperar da equipe, que a cada atuação oscila demais não tendo um padrão.

É sempre muito difícil prever se vamos fazer um grande jogo.

Mas o mais importante é classificar.

Vamos lá tricolorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

A PARTIDA

Dez minutos do primeiro tempo e o Barcelona tocando bem a bola, o Grêmio nervoso e errando muitos passes.

Vinte minutos e o jogo continua sem nenhuma conclusão a gol de ambas equipes e o tricolor segue errando passes.

Trinta minutos e não conseguimos jogar, sem dar sequência a nenhuma jogada e aos erros de passes somam-se os erros de posicionamento e o Barcelona inofensivo até agora.

Aos 37 minutos nossa primeira conclusão a gol  de cabeça do zagueiro Werley.

E com 45 exatos o fim da etapa.

Segundo tempo e com a conclusão de Kleber a gol o Grêmio tenta presionar o adversário.

Mas aí acontece o contra-ataque do Barcelona e na sua primeira conclusão do jogo abre o placar.

O Grêmio tenta mas erra muitos passes e o adversário cresce e conclui com mais perigo que os tricolores.

Aos 21 minutos em cruzamento de Anderson Pico o gol contra do zagueiro equatoriano, é a sorte voltando para nosso lado.

Com 38 minutos a partida continua indefinida, e Luxemburgo faz sua ultima substituição para tentar vencer.

E brilha a estrela de Zé Roberto, com um belo gol de falta ajuda a sua equipe a se classificar já que não faziam uma boa partida.

O ADVERSÁRIO

Foi sempre um adversário muito perigoso, tocando a bola com autoridade e sem pressa. Em alguns momentos parecia que estava jogando em casa, procurando com calma abrir os espaços com passes e assim abriram o placar de jogo tecnicamente fraco do Grêmio.
Mas levou azar nos gols do tricolor.

O TREINADOR

Mais uma vez sua equipe não correspondeu para o que foi determinada. Trabalhou muito na beira do gramado orientando seus jogadores, fez suas três substituições de praxe para tentar mudar a cara do jogo, mas foi a sorte misturada com a qualidade de Zé Roberto na cobrança de falta que nos deu a classificação.

A  EQUIPE

Marcelo Grohe - Fez interveções normais;

Pará - A luta de sempre, o que lhe falta é qualidade técnica;

Werley - Sem seu parceiro titular teve que trabalhar dobrado;

Naldo - Muito inseguro, fora de posição no gol do adversário, erros de passes e chutões demais;

Anderson Pico - Primeiro tempo ruim para um segundo mais participativo, também errou muitos passes;

Fernando - Foi um desastre sua atuação, erros de passes, erros de posicionamentos e muito chutões, esteve muito mal;

Souza - Trabalhou demais nesta partida pela inexistênia de Fernando e Marco Antônio;

Marco Antônio - Não conseguiu ajudar nem na marcação e nem na criação, sobrecarregou seu time;

Zé Roberto - Foi novamente a excessão técnica de sua equipe e foi premiado pelo belo gol de falta;

Kleber - Teve alguns lampejos, mas também passa por um mal momento técnico;

Marcelo Moreno - Acompanhou sua equipe no mal momento que passa;

Elano - Entrou para dar equilibrio ao meio campo mesmo desgastado;

Leandro - Com a dificuldade de sua equipe, entrou para tentar ajudar;

Marquinhos - Entrou para segurar o meio campo adversário.

Que partida horrivel do Grêmio e não tenho dúvidas que tivemos muita sorte nesta noite. Estamos chegando ao limite destes jogadores, já está faltando tempo para recuperar os atletas. Está sendo uma maratona de partidas e o desgaste está visível, hoje vimos um Elano se arrastando em campo e isto é o resultado de tantas partidas.

Vamos ver o que vai dar porque o proximo é o Bahia já no fim de semana e o treinador já declarou que todos vão para o pau.
O que me deixa tranquilo é que temos um treinador de verdade, que põe a cara para bater e não foge da luta e tem seus objetivos bem traçados.

E eu vou ficar na torcida e pagar para assistir todos estes momentos que estão para vir.
Dá-lhe Grêmio, TAMO JUNTO !

NAVEGANDO
















Nossa saudação especial aos novos amigos de Caçapava em São Paulo. Nosso abraço hoje vai para os internautas de Santa Rosa no Rio Grande do Sul, Itajaí em Santa Catarina, Valinhos, Suzano e Osasco em São Paulo, Brno na República Tcheca, Krefeld na Alemanha e Bethesda no Maryland (EUA).

Imagens

Paladinio cortesia by Régis Castilhos
Integração AABB/AFUMERG by AABB de Canguçu
Gothe by Gothe Gol
Logo Gothe Gol by Gothe Gol
Banner TAMO JUNTO ! by Gothe Gol
Caçapava by Google