sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FRIDAY, VIERNES, SEXTA- GOTHE GOL EM REVISTA




















Bem meninos, é possível que a Editora Abril, ou pelo menos a Revista Placar estejam de sacanagem com os leitores, os vermelhos principalmente. Na edição deste mês de setembro sobra a capa regional para o cracaço da Copa 2010, o uruguayo Forlán, mas que se sabe por aqui já passa a ser conhecido por "Furán", já que não foram poucas as vezes em que se especializou em perder na cara do gol, chances inacreditáveis. Será um Dagoberto estrangeiro ? Ou será que acostumado a camisa de outros tons (celeste, Inter de Milão) e outros ambientes ditos mais sofisticados que o Coliseu, está tendo enormes dificuldades de se sentir em casa ?

Mas a Placar traz também o time dos sonhos do Gremista André Catimba, este sim com histórico de goleador aqui no sul e ainda uma reportagem sobre "treinadores" diferenciados, como Saldanha e outros. A TIA não deveria estar nessa reportagem ? É só conferir.

LANCES RÁPIDOS

* Como recebemos a tabela completa do brasileiro de cavados de fonte da AFUMECA do Paraná (com arquivo Excell anexo) e que depois foi "cancelada" por motivos que nós da Redação do Gothe Gol desconhecemos, não vamos publicar hoje os Grupos do Sênior e do Equipes, que também dispomos, e muito menos fazermos nossas projeções. Vamos esperar primeiro o pessoal se encontrar e depois voltamos aos informes e comentários.

* O futebol na TV já começa hoje com a decisão da Supercopa da UEFA. Em Mônaco o Chelsea Campeão da Champions enfrenta o Atlético de Madrid, Campeão da Uefa Europa League. É as 15:30hs na ESPN Brasil.

* No sábado muitos jogos da Premier League, mas nenhum jogaço.

* Também no sábado só que às 18:30hs pelo brasileiro, hora de curtir o Grêmio em São Paulo diante do Palmeiras. Comentários na noite de quarta na Tribuna do Olímpico eram de esperança no time, mesmo que conhecido torcedor Gremista local compareça ao jogo.

* No domingo a dica na TV fica para a ESPN às 12:25hs com o clássico do sul da Alemanha pela Bundesliga entre Bayern de Munique e Stuttgart, na Allianz Arena. O Campeonato alemão é disparado o de maior sucesso na Europa com a melhor média de gols e a melhor média de público do velho mundo, e isso já faz algumas temporadas.

O Studio 343 de São Paulo retomou seu torneio interno com destaque para Cícero (último à direita na foto), que somou 7 pontos de 9 possíveis na rodada. Cícero, Chambinho, Cristian Baptista, Renan, Felipinho, Maurício e Maciel compõem a delegação da AFM Caxias para o Brasileiro em Cascavel.








* Amanhã é dia de Copa Primos nos lisos da AFM Caxias. Com quase uma década de realização, tem características próprias, como por exemplo jogos de um só tempo. São esperados de 14 a 16 botonistas na edição deste 2012.

* Taça AABB de Canguçu nos cavados sofre reformulação.

* Dúvidas levantadas por página da Riograndina na rede sobre a fase pré do Brasileiro de cavados em Cascavel agora em setembro parecem pertinentes, sugerimos a sua leitura. Talvez a publicação "equivocada" do Gothe Gol dos Grupos da categoria Especial, tenha sido positiva para levantar o debate.

* Fim de nossa rápida ENQUETE sobre a categoria Especial do brasileiro de cavados de Cascavel. O "paranaense" Victor Mecking, jogador da AFUMECA local é o favorito dos internautas para levantar o caneco segundo 30% dos votantes.

CHAMPIONS LEAGUE




















A quinta-feira marcou o sorteio de Grupos do melhor torneio de futebol do mundo, a Champions League. Grupo da morte ? Fácil, o Grupo D com Real Madrid, Manchester City, Ajax e Borussia Dortmund. Amplie a imagem e confira !

NAVEGANDO

Nosso abraço hoje para os amigos de de Rio Verde em Goiás e Mainz na Alemanha.

Imagens

Placar by Gothe Gol
Studio 343 by Studio 343
Grupos Champions by Lance

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O LANCE NO BLOG




















Bem meninos, com passagens oficiais por Franzen e União, e participação em campeonatos e torneios de outras associações, Rogerinho assinou ficha esta semana com a AFUMEPA, certamente por influência direta do amigo Dani Junqueira, que a preside atualmente. Estreia na verde portoalegrense na segundona, dia 10 de setembro próximo.

LANCES RÁPIDOS

* Com seus jogadores já ajustados pelo amigo Nei, agora o Bota de Gothe espera por um goleiro para poder estrear. O próprio Nei se encarrega de produzir um, mas o nosso guru editorial segue aguardando que outro goleiro posso aparecer. A estréia do Bota pode rolar no Rio de Janeiro.

* Breno lidera o abertura de lisos da Franzen.

O colunista Dani esteve ontem nas tribunas do Olímpico quando o Editor-Chefe estreava a camisa ganha do amigo Ricardinho, camisa pé quente na vitória diante do Vasco pelo brasileiro. Dani volta aos comentários contra o Palmeiras, editado no domingo no Gothe Gol. Hoje Gothe o substitui.




* Reta final de nossa ENQUETE sobre o brasileiro de cavados que rolará em Cascavel neste início de setembro e Victor Mecking segue na frente, seguido de Degani e Cristian Baptista.

* No Círculo Militar Fof vence duas em noite de gala nos lisos e iguala-se na liderança a Azambuja.

Quem faturou recentemente o Abertura de cavados da Light no Grajaú no Rio, foi o amigo Glaiton. Esteve dias atrás no Rio Grande do Sul e aproveitou para realizar alguns amistosos no Geraldo Santana em Porto Alegre.






* Na APFM de J... Na APFM a liderança nos cavados é de Jeferson, o perseguem Said, Charles e Marcelo. Nos lisos o líder é o mesmo Jeferson, seguido de Marcelo, Aldyr, Charles e Marcelinho.

* Na Academia, também em Pelotas, Mateus lidera no liso, com Vinhas em 2º, Osmar em 3º e LF na 4ª posição.

Foi de virada e em grande estilo que Ochôa bateu a Dr.Hammes e conquistou o XXIIº Lourenciano de cavados. O GEL de São Lourenço do Sul está mais uma vez de parabéns por uma grande competição.






* No Geraldo Santana, Juliano Castilhos é o líder no interno de cavados, com Pirênio José em segundo. Pirênio infelizmente tem a correta fama de cavalo paraguayo, raramente termina as competições na parte de cima da tabela. O Campeão Cristian Costa (conquistou o Troféu Expedicionário 2012), jogou apenas duas partidas, o que traz assim como alguns outros casos, desequilíbrio técnico a competição, pois é um dos favoritos. Na atual temporada Gothe venceu a Copa Geraldo Santana, Cristian o Troféu Expedicionário e Paulo Lofrano a Copa Porto Alegre. Atualmente rola o Troféu Porto Alegre Futmesa Clube.

Definidos os Grupos para o brasileiro de cavados Especial em Cascavel na AFUMECA no Paraná, embora não estejam oficialmente confirmados. Agora você confere no LANCES RÁPIDOS os Grupos e possivelmente amanhã no REVISTA já os palpites do Gothe Gol. No pré-brasileiro pelo Grupo A os gaúchos Duda, Alam, Michel e Eduardo, no B os gaúchos Cajú, Alexandre Prezzi, Renan e Chambinho, no C os gaúchos Rui, Felipe, Fábio e Paim, no D os gaúchos Cícero, Leandro, Rodrigo e Vinicius, no E os gaúchos Maciel, Piruka e Gilson e no F os gaúchos Degani, Dani e Jeferson.  Na 1ª fase quente no Grupo A, times vindos da fase pré, no Grupo B, Bal(SC), Vitor e Durval do Paraná e mais um do pré, no C L.Eduardo do Paraná, Horácio (RJ), Fernando (SC) e um pré, no D Sandro (PR), Ronaldo (SC), André (RJ) e mais um pré, no E Baga (SC), Cristian Baptista (RS), Francisco e Clodimar do Paraná, no F botonistas vindos do pré, no G Roberto (PR), Rodrigão (SC) e dois do pré e no Grupo H Rodrigo (PR), Flávio (PR) e dois jogadores do pré. Bom lembrar que no pré-brasileiro classificam-se os 2 melhores de cada grupo e os 2 melhores 3ºs no geral. Além da categoria especial, o brasileiro terá a categoria Sênior e o brasileiro de Equipes, Grupos que os internautas conhecerão na sexta junto com os palpites do blog sobre o pré do Especial.

* Quem confere as páginas do Gothe Gol sabe que o nosso guru editorial quando da confirmação da famosa Tia para comandar os vermelhos, cantou a pedra sobre o Falcão 2. Ter opinião e convicção é isso, falar antes e não se utilizando de resultados eventuais. Os vermelhos erraram tempos atrás na demissão de Tite e erraram novamente na demissão de Dorival Júnior.

COLOCA por JBR




















PRIVACIDADE

Esta de paparazzos na minha rotina buscando saber quem é quem não vou segurar. Vão procurar a mãe do Homem de Ferro pô !

CONAR

Um dia o time aparece lá todo garboso e se dizendo não à venda, no outro é arrematado sem mais delongas. E quem tava a fim de comprar também e acreditou ?

MÚMIA

O alemão que como botonista já era um baita editor, agora com a compra do Botafogo do Carlos Hamsés Kuhn III, virou paleontólogo. Vai seguir procurando o seu jogo, hehehe...

GREnal

Como colocar 8 milhões de reais por mês no vaso sanitário e puxar a descarga ? Perguntem pra famosa TIA.

COMO UMA ROZA

Como uma rosa é como está a parte traseira do Xavante depois de mais um talagaço. Agora é série Z porque na D já deu e na Copa Hélio Dourado o caminho é o mesmo.

FORA VERDE

Finalmente pararam de entregar a tal da Liga Inglesa pro alemão. Ganhou o Gerson, ufa !

O MESTRE PODE MIGRAR

A chance do Sr. Aldyr migrar em definitvo para a Academia em Pelotas é enorme. Além de participar de alguns torneios na nova casa, até escalado para dar entrevistas pela associação de Chefe Ziber & Cia ele está sendo. Já assinou.

PÉROLA

" O Jotinha na real é um espírito, uma vontade dos botonistas que se materializa todas as quintas ", Gothe.

PIPOCA FEMININA

Pra mim na boa, a Dona Aline tá pipocando com esta de abandonar o Gothe Gol em setembro. Tudo bem que aguentar os machões lamurientos não é fácil, mas já é também um treino pra quando no futuro tiver que aguentar um velho em casa, hehehe...

JUDAS

Me malham, falam de tudo, mas no fim a coisa se confirma. Teremos mais rezas na AFUMEPA a partir de agora.

LUZES

Quem surgiu "iluminado" nas tribunas do Olímpico com vistosas luzes nos cabelos foi o TAMO JUNTO ! Dani. Eu hem ?! Nessa sem essa TAMO JUNTO !

TAMO JUNTO ! No Brasileiro

por Ricardo Gothe*




















A PARTIDA

Dizer que o Grêmio fez um grande jogo é bobagem, mas não faltou disposição em contrapartida aos vários erros técnicos. Os primeiros 30 minutos foram sofríveis, jamais ameaçamos o gol vascaíno. Mais uma vez a bola parada começou a resolver as coisas, e é necessário admitir que o fator sorte está ao lado do Tricolor, como esteve no GREnal, onde já havíamos jogado mal. Mas a vitória foi justa, sem dúvida, pela vontade do grupo. Gilberto Silva e Elano fizeram muita falta.

O ADVERSÁRIO

O Vasco é um time de boa qualidade técnica, mas precisaria se tornar mais veloz para jogar de fato no contra-ataque. Este hábito dos times brasileiros de se fecharem fora de casa, as vezes abdicando de suas características, é complicado.

O TREINADOR

A solução de meio na ausência de Elano a partir de Marquinhos, talvez só seja a melhor por não haver outra. Mas que o Grêmio tem um desenho e uma forma de jogar, não importa as peças utilizadas e com alguma eficiência, é verdade e isto é mérito de seu treinador, e Luxa tem este mérito.

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Se soubesse sair do gol, poderia ter uma bela trajetória no Grêmio;

Pará - Dedicação total, pena as fortes limitações técnicas;

Naldo - Uma aventura a cada lance;

Werley - Não foi bem no setor esquerdo susbstituindo Gilberto Silva, no lado direito de defesa sempre tem boas atuações;

Anderson Pico - Vem melhorando a cada oportunidade, perfeito na marcação e irregular no apoio;

Fernando - O melhor Fernando entre os "Fernandos" ruins dos últimos 12 ou 15 jogos;

Souza - Começou bem, depois incorporou os erros de Marquinhos e voltou ao normal quando o Grêmio fez a vantagem;

Marquinhos - Quando entra durante os jogos com propósito específico, consegue render. Quando é o responsável pela armação, não corresponde;

Zé Roberto - O Zé merecia o gol, mas a bola ficou na trave. Rende melhor com a parceria de Elano, mas tem um toque refinado e diferenciado, sem dúvida;

Kleber - O brigador de sempre e quando arriscou fez;

Marcelo Moreno - Me parece em totais condições de já ser titular até na Cidade Baixa e para aqueles que sacam muito de futebol por lá;

Leandro - Dispersivo e desatento, entrou para tomar um cartão amarelo idiota;

Marco Antônio - Inexpressivo e sem sangue em qualquer circunstância;

André Lima - Entrou para descansar a Kleber.

NAVEGANDO


















Nossa saudação especial aos novos amigos de Bandeirantes no Paraná. Abraços hoje aos Web leitores de Camaquã, Sapiranga, Caçapava, Santo Angelo, Santa Rosa, Jaguarão e São Gabriel no Rio Grande do Sul, Maringá e Londrina no Paraná, Mauá, Suzano, Valinhos, Piracicaba e Bragança Paulista em São Paulo, João Pessoa na Paraíba, Montevideo e Salto no Uruguay, Boston no Massachusetts (EUA), Gold Coast na Austrália, Amadora em Portugal e Brno na República Tcheca.

Imagens

Rogerinho by arquivos do Gothe Gol
Dani e Gothe by Gothe Gol
Glaiton by Light
Ochôa by GEL
Banner Brasileiro de cavados by AFUMECA
Banner COLOCA by Gothe Gol
Banner TAMO JUNTO ! by Gothe Gol
Cidade de Bandeirantes by Google

* Interino

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NA AVALANCHE por Cristian Costa

Quem sabe

A minha madrinha chamava dicionário de Amansa Burro. E tá lá no dicionário ou no Amansa Burro, o significado da palavra estrela.

1 - Astro fixo que tem luz própria.

2. [Figurado] Influência dos astros no destino do homem; sorte; destino.

3. Objeto que tem a forma ou o brilho da estrela.

4. Coisa, ideia ou pessoa que orienta. = FANAL, FAROL, GUIA, NORTE

5. Papagaio de papel (brinquedo).

6. [Cinema, Teatro, Televisão] Pessoa que brilha, geralmente pelo seu talento e beleza, sobretudo no cinema ou no teatro.

7. Pessoa muito famosa.

8. Mancha mais ou menos redonda na frente dos animais.

9. [Tipografia] Asterisco.

 No jargão do esporte, dizemos que alguém tem estrela quando tudo dá certo para o sujeito. Fulano tem estrela de campeão. Quantos craques e mais craques desfilaram seu talento nas mais diversas modalidades e sempre conviveram com a “acusação”: “joga muito, mas falta estrela”.

No botão, têm caras assim. Não devem nada aos grandes da categoria, mas invariavelmente caem num chute a bater, nos pênaltis ou na desvantagem do empate. Caso do Saul, por exemplo, e também do Pirênio.

O atual elenco do Grêmio é recheado de jogadores consagrados. Zé Roberto foi campeão na Alemanha e na Espanha. Elano levantou títulos importantes no Santos. Gilberto Silva é campeão mundial de seleções. Entretanto, talvez, o mais talentoso e aguerrido de todos eles, Kleber, só tem um troféu na sua “estante”, o de campeão de uma copa ucraniana quando vestia a camiseta do Dinamo de Kiev. O que convenhamos não é lá uma grande coisa. Tomara que a estrela de Kleber brilhe tardiamente e o Gladiador possa abarrotar sua estante na período final da carreira.

Porém, um jogador do tricolor, quem sabe o mais contestado de todos eles, vem mostrando ter estrela. O goleiro Marcelo Grohe já jogou dez grenais na carreira e tem apenas uma derrota. Titular nas finais do Gauchão de 2006, pode se orgulhar de ter conquistado um torneio nos poucos momentos onde foi titular do time.

Marcelo falhou clamorosamente no terceiro gol do Coritiba ao socar uma bola que até o goleiro do Íbis encaixaria, mas viu seu time buscar a classificação no último lance do jogo. No grenal falhou duas vezes na saída do gol e nada aconteceu. Ainda foi escolhido o melhor do jogo, em algumas rádios locais. Talvez mais pela falha do goleiro adversário do que pôr seus méritos.

Quem sabe a união entre o grande jogador sem estrela e goleiro contestado não renda frutos e coloque a tão desejada faixa no nosso peito entristecido, amargurado e ansioso.

Mesmo com o sucesso nos últimos três jogos, Marcelo e o Grêmio não tem refresco. Hoje já é decisão contra o Vasco da Gama. A gente vai pra partida sem Elano e Gilberto Silva. Pior, a gente vai de Naldo. E com o Naldo em campo não tem placar em branco. Emoções fortes a vista.

Na taça BH, mesmo com ausência de Biteco, o Grêmio venceu o time do Ricardo Guimarães, que era o atual campeão da competição, por 2x1, e avançou até a semi. Yuri esteve bem. Misael jogou muito. E olha que sem parceria porque nosso time é bem meia boca. O lateral esquerdo é tão ruim que seria reserva do Leon no time do Geraldo Santana.

Time do Sonda engata o quarto insucesso hoje no Alto da Glória.

Quarta-feira perfeita: vitória nossa, empate do time do Ricardo Guimarães em casa e derrota do time da Unimed pro Corinthians no Vazião.

Torcida tricolor que encarou fila para comprar ingresso pro grenal chiou: nem a pau tinham mil ingressos a disposição dos torcedores nas bilheterias do Olímpico. Lamentável direção. Lamentável.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

BATE-BOLA COM SAMBAQUY




















Velhos amigos que deixaram saudade

Geraldo Cardoso Décourt (São Paulo)
















Eu tive a felicidade de conhecer e conviver por algum tempo com o grande Geraldo Cardoso Décourt. Muitos atribuem a ele a criação do futebol de mesa em nosso país. Coisa que ele sempre detestou e repudiava, pois segundo sua biografia escrita para o Futebol e Botões, ele aprendeu a jogar em 1922, com os Irmãos Mangini (Higino e Francisco), no Rio de Janeiro. Como era organizado, publicou em 1930 o primeiro exemplar contendo regras de futebol de mesa (na época ele apelidou de futebol Celotex, pois jogavam em mesas feitas com esse material, proveniente dos Estados Unidos e semelhante ao  Duratex). Décourt morou em Porto Alegre por cinco anos, por volta de 1946, tendo promovido um campeonato aberto com cobertura pela Folha da Tarde, onde se inscreveram, segundo ele relata, uns 400 botonistas. Décourt escreveu um livro e nele dedicou um capítulo ao futebol de mesa. Quando o fez, estava com 76 anos de idade e a renda da venda dos livros servia pagar ajudar a pagar seu caro tratamento.

Em abril de 1987, publicou um comunicado circular que enviou a todos os seus amigos, como uma forma de propaganda do livro, do qual transcrevo alguns trechos:

“Impossibilitado de fazer cartas individuais (mais de uma centena), optei pela forma que estou usando (circular) no que espero ser compreendido. Para os que estão lembrados, meu livro teria o título “Enquanto Puder Possa” e o subtítulo: “Tchau, tchê!”Eis que a minha paralisia parcial impediu-me de Poder-Poder... e alterei o esquema inicial transformando-o num “Aconteceu, sim!”
Mais detalhes do “acontecido” vocês vão encontrar na leitura do mesmo, que acompanha esta. Não quis fazer um livro árido sobre o quanto penei na fase mais cansativa e sofredora que passei. Procurei fazer um trabalho fluente em sua narrativa, estimulante e aconselhador pela Experiência ganha em meus 76 anos de Vida-Vivida, na vida que me foi dada viver. Fiz um trabalho para ser lido e estudado ponderadamente. Não contarei só a minha história, mas a de muita gente. Ainda ontem vendi cinco exemplares (um para cada filho de meu analista de 58, todos com mais de 30 anos, já formados, residindo um em París). Soube que na época para melhor conduzir minha recuperação, seu pai, comprou livros de arte, telas e tintas. (Décourt era pintor de quadros). Vi então que fiz um livro para o Futuro.

Na parte sobre o botonismo, o nosso futebol de mesa, fui histórico e infelizmente não pude ser extenso, pois já disse tantas vezes e novamente repito: José Ricardo Caldas e Almeida, por ser mais jovem será o Historiador com mais possibilidade de êxito e possui farto material em mãos.  Quis em minha abordagem explicitar aos ex-praticantes e não alinhados, que o futebol de mesa EXISTIU, EXISTE E EXISTIRÁ SEMPRE, QUEIRAM OU NÃO. Infelizmente, como o MAIS VELHO no metier, fui injustamente codificado como caduco, e um radical-saudosista. Puro engano, mas SAUDOSISTA SEREI SEMPRE E CADA VEZ MAIS, pois sem pessimismo, não possuo no momento a mais remota previsão de voltar a praticá-lo, pois embora recuperado em minha musculatura, meus pés não me permitem ficar em pé (num simples Kick-off) e de cadeiras de rodas NINGUÉM JOGARÁ COMIGO...

Para encerrar, cada um de vocês organizará um grupo de interessados no meu livro, ao preço unitário de Duzentos Cruzados. Acumulem o arrecadado, remetendo-me em cheque nominal. De posse do mesmo remeterei o pedido, pois MEU LIVRO NÃO SERÁ VENDIDO EM NENHUMA LIVRARIA DO BRASIL. CONTO COM O APOIO DE VOCÊS. Obrigado.

Esse era o grande Décourt. Eu enviei o cheque nominal a ele, fazendo um pedido de diversos livros, muitos dos quais doei a amigos que praticavam o futebol de mesa. O meu, que ainda conservo em minha prateleira, veio com uma dedicatória que valoriza muito a obra:

“Ao bom “irmão” SAMBA um pouco mais de minha história para que tome conhecimento do que me... ACONTECEU, SIM... na vida que me foi dada viver. Abraço do “Raposão” DÉCOURT. São Paulo, abril/87.

Décourt faleceu em 27 de maio de 1998, deixando uma imensa saudade em todos os seus amigos e familiares.

Walter Morgado (Brasília)





















Esse amigo de Brasília foi um amigo por correspondência. Nunca estivemos juntos, frente a frente. Apenas conversávamos por correspondência, apresentados pelo amigo comum José Ricardo Caldas e Almeida.

A cada final de ano nos cumprimentávamos, via cartão de Natal e desejávamos um ao outro um grande Natal e um Ano Novo cheio de felicidade. Isso se iniciou nos anos oitenta e continuou até o Natal de 2007. Enviei o cartão ao Morgado e, poucos dias antes do Natal recebi a resposta, num envelope sem pompas natalinas. Escreveu o amigo Morgado: Amigo Adauto retribuo os votos de Feliz Natal e Ano Novo. Infelizmente meu Natal de 2007 não será como de outras datas, pois a minha esposa cumpriu a sua missão aqui na terra e partiu para junto de Jesus.

Amigo Adauto e esposa sejam muito felizes! Boas Festas! Votos do amigo Morgado
Em tempo (escrito num cantinho): Fiquei contente em saber de sua volta ao futebol de mesa; desejo sucesso em suas novas conquistas. Abraço do amigo de sempre: Morgado.
Junto, como se fora um cartão de Natal, remeteu uma homenagem à sua esposa Maria da Conceição Soares Morgado: (22.02.1930/ 29/05/2007).
Não é necessário dizer que aquilo tudo deixou minhas festas natalinas sem o brilho que desejava, pois sabia que em Brasília o meu amigo estava sofrendo a dor da ausência de seu amor eterno.
Mas, a vida nos reserva surpresas que nem sempre são agradáveis.
O FuteboldeMesaNews.com.br, publicou uma noticia que complementou a minha tristeza: Dizia a noticia: A família botonistica de Brasília está de luto. Morreu, dia 2 de fevereiro 2008, o mais antigo técnico de futebol de mesa brasilense: Walter Morgado.
Vitima de um ataque cardíaco fulminante, ele faleceu aos 76 anos de idade. É mais um botonista para disputar o campeonato promovido pelo Todo-Poderoso. Em Brasília desde 1961, passou a praticar o futebol de mesa na Capital Federal com um grupo de amigos, das quadras vizinhas a dele, em 1968. Em 1971 criaram a Associação de Futebol de Mesa de Brasília. Passou para a regra de três toques em 1979 e permaneceu até 1995, quando problemas em seus joelhos o fizeram abandonar seu hobby preferido. Nesse período, seu time, o Dragão Negro (em homenagem ao Flamengo, sua paixão futebolística), desfilou o seu belo e eficiente jogo pelas mesas de Brasília. Durante todo esse período fazia questão de iniciar cada ano, sempre no dia 1º de janeiro, com um amistoso contra seu filho Antonio Carlos Morgado (Arsenal). Disputou poucos brasileiros e, talvez, por isso mesmo, não seja muito conhecido nacionalmente. Mas, os que não o conheciam podem ter certeza: era um dos melhores jogadores de futebol de mesa do Brasil.
Transcrevo a homenagem que a família distribuiu aos amigos na missa de sétimo dia:
“Walter Morgado, um anjo especial, uma pessoa extremamente feliz e caridosa. Gostava de viver, mas dizia-se pronto para a vontade de Deus. E essa foi Vossa vontade, nosso anjo voltou para o céu. Agradecemos a Ele o tempo que o deixou conosco. E ao Walter, obrigado por seus ensinamentos, conversas, ajudas. Obrigado pelos momentos de diversão, pelo coração enorme. Obrigado por sua amizade, sua preocupação. Pensar em você nos deixa mais feliz. Sua companhia era agradável, suas lembranças, especiais. Walter Morgado, pai, avô, bisavô, sogro, tio, vizinho, amigo, colega, aluno, paciente... fique bem, pois estarás sempre feliz em nossos corações! Sentiremos saudade...”
76 anos tinham os dois amigos/irmãos citados nessas crônicas
Vejam bem as coincidências. Ambos botonistas, ambos com 76 anos de idade quando os fatos narrados aconteceram. Um na regra de doze toques, outro na de três toques. Faltou um na nossa regra, ou seja, de um toque. Por força do destino, em outubro, eu chego aos 76 anos de idade. Quem sabe não seja o prenúncio do que poderá acontecer e eu seja o escolhido para figurar com os dois botonistas que já nos deixaram, fazendo com que a saudade suprisse a sua ausência?
Só posso dizer que estou preparado e não tenho medo de partir. Tenho certeza de que encontrarei coisas lindas do lado espiritual. E reverei os grandes amigos que já nos deixaram, e quem sabe, lá no Paraíso não consigamos implantar o nosso esporte preferido, se já não está funcionando uma grande Confederação Celestial de Futebol de Mesa.
Antonio Maria Della Torre (São Paulo)





















Natural de Casa Branca, interior paulista, transferiu-se para a capital em 1963, ano em que eu assumi meu cargo no Banco do Brasil. Trabalhava em uma empresa japonesa até aposentar-se. Desde 1953 praticava o futebol de mesa, como qualquer um de nós, surrupiando os botões dos casacos de suas tias Noêmia e Maria, além de fabricar botões com tampas de pomadas, cremes, etc. Jogava em sua cidade aos domingos, após a missa das sete horas, mas nas férias, as disputas passavam a ser diárias. Seu primeiro time foi conseguido na troca por uma coleção de marcas de cigarros, e segundo ele, foi um dos times mais feios que possuiu em sua vida, Seu despertar para o futebol de mesa, na capital paulista, foi quando viu seus dois filhos: Henrique e Carlinhos jogando em um Estrelão. Viu que os meninos levavam jeito para a coisa e com isso acabou comprando uma mesa oficial. No inicio dava goleadas estonteantes neles, mas os dois e mais seu cunhado evoluíram e os jogos passaram a ser “pau a pau”.
Ao chegar à São Paulo, orientado por um ex-árbitro casa-branquense, cursou a Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol, onde se formou e atuou até 1968, quando solicitou afastamento por motivos de princípios e escassez de tempo e maior dedicação ao seu serviço. Um dia, em sua empresa, viu um rapaz com alguns botões e como havia voltado a jogar em casa, interessou-se e soube que o referido jovem participava do clube Riachuelo. No sábado seguinte, lá estava ele, assustado com tanta técnica. Encontrou grandes personagens como Guilherme Biscasse e Eliahou Vidal. No sábado seguinte teve a felicidade de conhecer Geraldo Décourt e desde então a sua trajetória marcou o futebol de mesa paulista e brasileiro. Junto com Décourt criaram o Botunice (Botonistas Unidos de Campos Elíseos), bairro onde Décourt morava. Como dirigente, levantou a bandeira da Federação Paulista, organizou a regra de 12 toques e participou da sequência inicial dos grandes campeonatos brasileiros realizados nessa regra. Foi um dos baluartes na criação da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, escrevendo seu nome em letras douradas na unificação das três regras que deram origem a essa entidade. Foi um amigo maravilhoso, com quem tive a alegria de conviver inúmeras vezes, quando realizei um Curso no Banco do Brasil, na cidade de São Paulo. Della Torre residia em São Bernardo do Campo e em sua casa, duas mesas oficiais acolhiam seus visitantes. Lembro com saudade dos finais de semana que sempre passava em companhia de botonistas paulistas. Ora, em torneio na Petlem, ora no Som-só-som, ora no Riachuelo, ou no Botunice, ou assistindo uma disputa entre as equipes do Botunice com o pessoal de Santos, na baixada santista. Nosso último encontro foi em Curitiba, quando, no Circulo Militar foi realizado um torneio entre paranaenses, paulistas e catarinenses. Como seria esse torneio realizado na regra paranaense, bem próxima da paulista, Della Torre fabricou um time, tipo argola vermelho e branco para que eu pudesse participar, pois nossos botões (Regra Brasileira) lisos não serviam para esse tipo de jogo.
Della Torre, pouco antes de sua aposentadoria comprou um sítio no interior paulista, seu sonho de consumo. Para a infelicidade geral de sua família e de seus inúmeros amigos, sua presença foi requisitada pelo nosso Criador, em setembro de 2000. Fui comunicado pela querida dona Neusa, do triste passamento desse amigo inesquecível, uma das maiores personalidades que conheci no futebol de mesa e que pensava em todos, antes de pensar em si. Além de excelente botonista, campeão do primeiro campeonato brasileiro na regra paulista, realizado em São José do Rio Preto, era um caprichoso fabricante de botões e de troféus alusivos ao nosso esporte. Fui obsequiado com um lindo troféu, ofertado pelos amigos do Botunice, representando uma mesa oficial, com dois times, metas e goleiros, sustentado por duas hastes em um pedestal preto de acrílico, com os dizeres: Ao amigo Sambaquy, dos irmãos do Botunice – SP-out/81.
Claudio Schemes (Porto Alegre)
















Esse amigo, nascido a 28 de maio de 1930, foi uma das pessoas com um coração enorme que o futebol de mesa teve a alegria de possuir em suas fileiras. Conheci-o quando já morava em Brusque. Ele, de passagem pela cidade me procurou na agência do Banco do Brasil, falando no segundo grande amor de sua vida: o futebol de mesa. Sua maneira dócil e alegre cativou a todos os botonistas brusquenses e isso fez com que a cidade se tornasse rota obrigatória de sua passagem por Santa Catarina. Sempre com o seu Rolinter, uma homenagem ao Rolo Compressor, que nos anos 40 a 50 esmagava a todos os seus adversários. Essa amizade fez com que nos aproximássemos e vimos, através de suas mãos, o Departamento de Futebol de Mesa do S. C. Internacional surgir e motivar os gaúchos a grandes conquistas nesse esporte. Vimos nascer a AFUMEPA, da qual foi seu primeiro presidente, realizando diversos intercâmbios com esses amigos/irmãos, tanto em Brusque como em Porto Alegre. Conheci a sua casa, à Rua Vicente Palotti, em Porto Alegre, onde com sua esposa, sua filha Dionéia e seus dois filhos campeões Cláudio Luiz e Paulo, se tornara o centro do futebol de mesa da capital dos gaúchos. Tenho a alegria de privar da amizade de seu irmão sanguíneo Mário, que por uma afinidade toda especial se assemelha ao irmão carismático.
Foi um dos líderes mais atuantes no futebol de mesa gaúcho, sendo presidente da União Gaúcha de Futebol de Mesa, hoje Federação Gaúcha, e vice presidente da Associação Brasileira de Futebol de Mesa, a qual se juntando às Associações que geriam as duas outras regras, deu origem à Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.
Foi o idealizador do grupo Bola Branca, que reúne uma elite do futebol de mesa do Rio Grande do Sul, transmitindo-lhes a harmonia e o companheirismo que ele sempre soube tão bem viver em sua existência. Ao aposentar-se, passou a dedicar seus dias ao futebol de mesa, formando uma geração de campeões que ostentam o seu sobrenome. Quanto orgulho o vovô Cláudio teria ao ver hoje seus netos e bisnetos praticando o esporte que ele sempre amou e ajudou a fazer tornar-se grande. Eu acredito que, de onde estiver, deve saborear cada triunfo, cada jogada feita por seus familiares e vibrar com as conquistas, que não são poucas e que ele enaltecia com tanto ardor, nas prateleiras carregadas, em sua casa.
Esse amigão nos deixou, convocado pelo Pai Celestial em 23 de dezembro de 1993, sendo o primeiro dos baluartes Bola Branca,  homenageado hoje, nesse bate bola da saudade.
Enio Chaulet (Caxias do Sul)
Aos meus amigos o nome do Enio deverá parecer estranho e desconhecido. Em algumas das minhas primeiras crônicas falo dele, e dos jogos que fazíamos em sua casa. Enio era filho de uma professora e de um dentista, e morava no centro de Caxias. Na época, o apartamento em que residia ficava na parte superior a um Café Bilhar, em frente à Caixa Econômica Federal. Corriam os anos cinqüenta quando o conheci. Minha tia Gessy e a mãe dele eram professoras na mesma escola e foi ela quem nos aproximou. Logo descobrimos que gostávamos do mesmo esporte e com alegria descobri que o Enio tinha uma mesa enorme em sua casa. A mesa tinha de ser armada na frente do apartamento, uma espécie de hall de entrada. Eram necessários dois para levantar a dita mesa. E ali ficávamos sábados e domingos jogando. Não havia tempo de jogo, era até determinado número de gols. E com isso, muitos eram os domingos em que eu chegava a casa atrasado para o almoço, gerando o castigo de não poder ir a matine no cinema Guarany. Foi ali que começaram a aparecer os primeiros botões puxadores, caríssimos para os nossos parcos recursos. A regra utilizada era a toque-toque, com algumas variações adaptadas por nós, pois sempre aparecia gente que jogava em regra diferente.
Com a mudança de colégios, nossos horários passaram a ser diferenciados e isso foi esvaziando os encontros, até que pararam de vez.
Quando introduzimos a Regra Brasileira e espalhamos por vários clubes da cidade, tive a honra de ver o Enio aparecer na sede do Vasco da Gama, onde praticávamos o nosso esporte. Chegamos a jogar uma partida em 15 de junho de 1971, e o Enio continuava sendo um exímio botonista. Depois disso desapareceu, não continuando a praticar. Faleceu em 16 de agosto de 2006, em Caxias do Sul, deixando saudade em seus colegas e amigos.
Webber Seixas (Bahia)




















Esse baianinho porreta foi, sem sombra de dúvidas, uma figura impar no mundo do futebol de mesa (na primeira foto do conjunto de 3 fotos, é o mais baixo, à frente do grupo). Antes de conhecê-lo pessoalmente, já havia recebido fotos de suas conquistas, através de Oldemar Seixas (não havendo parentesco, apesar do mesmo sobrenome). Webber se sagrara campeão do Primeiro Nordestão. Ao  chegar em Salvador, juntamente com Ghizi, em 1967, Webber era nossa companhia. Diariamente tínhamos compromissos, em apresentações nos diversos clubes que praticavam nosso esporte. E o Webber estava em todos eles, junto conosco. Carregava seu time (Palmeiras) em uma caixa de plástico. Geralmente, em todos os locais sempre havia algum tipo de petisco, ou mesmo um jantar, sempre no sentido de nos homenagear. Sobrando comida, os botões paravam nos bolsos e o resto da comida para a caixa de plástico. Não tinha vergonha de levar comida para casa, pois tinha vários filhos.
Jogava maravilhosamente, mesmo com a dificuldade de seu tamanho diminuto, pois não conseguia chegar ao centro da mesa, mesmo ficando na pontinha dos pés. Apesar de haver se sagrado campeão no ano anterior ao primeiro campeonato brasileiro, não participou da equipe de baianos que disputaram os troféus. Formava com Roberto Dartanhã e José Santoro Bouças (Pepe) o trio Brahma. Isso porque eram proprietários de um estádio feito especialmente  para eles, com um contorno arredondado nas cabeceiras, deixando as traves mais afastadas do que as que são usadas na atualidade. Esse estádio era chamado Parque Brahma, pois em São Paulo existia o Parque Antártica. Webber era o homem da piada pronta, não dava para ser levado a sério, pois estava sempre rindo. Em 1994, quando estive em visita aos amigos baianos, fomos almoçar na casa de Ademar Carvalho. Comigo estava um amigo brusquense, dentista de profissão. Na casa de Ademar ficamos jogando conversa fora, quando surge o Webber, com a segunda esposa e um filho. Cabelo todo branco, mas ainda o incorrigível gozador de sempre, e atrás de um almoço grátis. Abraçamo-nos com saudade. Ao ser apresentado ao meu amigo brusquense, foi categórico: -Prazer, Webber Seixas,  administrador do Zoológico. Meu amigo Vilson, um amante da natureza, começou a indagar sobre a zoologia, quando o Ademar, às gargalhadas, refutou: administrador de Zoológico não, anotador de jogo do bicho...
Assim era o Webber, uma pessoa que deixou muita saudade quando partiu. O Oldemar me comunicou o seu falecimento, pouco tempo depois do falecimento de Ademar Carvalho.
Por hoje não vou mais falar de saudade. Teria muitos outros amigos que já partiram a serem lembrados, mas o espaço é valioso para lamentações e deixarei para outra ocasião.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

BREAKFAST NA REDAÇÃO




















Bem meninos, 20 anos depois e com certeza mais de 20 títulos depois com passagens por COPA, Caixeiros e Grêmio, Carlos Kuhn encaminhou de fato sua retirada por completa dos cavados, focando exclusivamente os lisos. O ato definitivo aconteceu na última sexta-feira quando após 48hs de negociação, cedeu os direitos federativos do seu tradicional Botafogo, talvez o mais bonito Bota que já frenquentou as mesas do botonismo brasileiro, a Gothe.

A imprensa especula que perto desta transação, os passes de Lucas do São Paulo para o PSG e de Oscar dos vermelhos para o Chelsea custaram aos seus compradores verdadeiras barbadas (risos), mas nem Kuhn e nem Gothe confirmam os valores do negócio.

Já no sábado Gothe teve um primeiro contato com o novo time em jogo treino de pouco mais de 30 minutos diante do Hull City de Carlão, e Fischer fez para o Bota o único gol da movimentação. O time agora passará por vários ajustes antes da estreia que não tem data definida. Uma vez que o artesão Nei de Porto Alegre já havia trabalhado para Kuhn no alvinegro, Gothe confirmou que será Nei o responsável pelas alterações nos ângulos dos atacantes do Bota. Serão 5 botões de 25 graus (já há um, Jairzinho), outros 2 de 12 graus e 5 de 15 graus para a cobranças de penalidades. Oito cavadores completam o grupo.

Gothe ainda terá que providenciar um goleiro para o Btafogo e dará prioridade (não exclusividade) para um goleiro com pin, e solicita que quem se dispuser a vender um goleiro do time carioca, faça contato.

" Sempre que joguei contra este time, acho que mais o admirava do que o enfrentava, agradeço ao Kuhn, jogador que igualmente admiro muito, que tenha tido o desprendimento de me perimtir adquiri-lo, quase não acreditei. O Kuhn pode ter a certeza que vou cuidá-lo muito bem, não só respeitando sua beleza única, mas também sua história, da qual o Kuhn é o responsável. É sem dúvida um daqueles times históricos, como o são também o Cortiba do Vinhas, o Goiás do Cristian Baptista, entre outros poucos ".

LANCES RÁPIDOS

* Com gols de Thomas Müller, Mandzukic e outro contra, o Bayern de Munique estreou na Bundesliga 2012/2013 vencendo fora de casa ao novato da Liga, o Greuther Fürth.

* Com 28% da preferência dos internautas, o "paranaense" Victor Mecking da AFUMECA jogando em casa está sendo apontado como o preferido para a conquista do título brasileiro de cavados que será disputado em Cascavel nos dias 07, 08 e 09 de setembro. Com 26% Degani da Riograndina é o 2º, com 15% o atual Bi Campeão Brasileiro Cristan Baptista o 3º e na 4ª posição com 10% a opção "outro".

* No Espírito Santo terminou a COPA ES. Rodolfo Feliz que conquistou 3 das 6 etapas chegou ao Bi da Copa. Emmanoel, Anderson e Tiago completaram o pódio.

Bromaldo de Novo Hamburgo ficou com o caneco do Estadual Sênior da regra gaúcha. Obereci foi o vice-campeão, Miguel o 3º e Hélio o 4º colocado.







* Léo Rocha segue na ponta dos cavados de Viamão.

* O GREnal poderia ter outro resultado se nos vermelhos o jóquei não fosse como chamamos por aqui, a TIA. Não se pode ter uma aventura comandando 8 milhões de reais por mês. Conforme projeções aqui do Gothe Gol, mais uns dois tropeços e começa a ventar muito forte para as bandas da beira rio.

* Pela Libertadores "clássico" no sábado de cavados. Deu Victor por 3 a 1 diante de Deco.

O futmesa é um esporte diferente dos demais. A perda de um de seus praticantes, é mais do que a despedida de um de seus apaixonados, é a perda de uma parte da história que dificilmente irá se recompor. Seu Almiro deixou à todos, mas sobretudo deixou orfão o botonismo. Pelas informações obtidas, o sepultamento acontece hoje às 11 horas no cemitério São Miguel e Almas.


* Por absoluta coincidência, Sambaquy estará amanhã aqui no Gothe Gol, contando histórias de botonistas que deixaram saudades pelas mesas. Antonio Maria Della Torre, Claudio Schemes, Décourt, Walter Morgado e Webber Seixas são relembrados através das palavras mágicas de Sambaquy no seu Bate-Bola.

* No COP Vinicius lidera o interno de cavados seguido por Marcelo, Rui e Getúlio.

* Dia de rodada nos cavados do Geraldo Santana.

JOTINHA FLAGRADO




















Foi no trânsito, em local não divulgado, que Jotinha foi flagrado ao volante. O mistério do nome com que assina a coluna está definitivamente revelado ? A cidade na placa do veículo é de fato definidora de sua origem ? Ou detalhes da lataria são reveladores ? O que se pode dizer é que a blindagem a Jotinha sofre seu primeiro revés desde que estreou o COLOCA no Gothe Gol e passou a ser o colunista ícone do botonismo brasileiro e recordista de acessos na rede.

TAMO JUNTO ! No Brasileiro

por Dani Junqueira




















É chegou o momento, pena é está chuva incessante e o frio.

Vamos para a disputa de mais um grenal de vida ou morte, só nas palavras.

Que seja uma otimo clássico.

A PARTIDA

Grenal é sempre assim, com muita disputa e garra e este não fugiu a sua história.

Tivemos uma primeira etapa fraca tecnicamente, mas de muita luta e o equilibrio entre as duas equipes se manteve, a única diferença foi o placar, Grêmio 1x0.

No segundo tempo o Internacional pressionou e chegou a dominar, mas o Grêmio se defendendo bem volta a equilibrar as ações da partida, e tivemos a repetição da primeira etapa.

O ADVERSÁRIO

Não tenho nenhuma dúvida que a derrota passou pelo seu treinador que facilitou muito o trabalho, tivemos um Internacional muito confuso na sua armação e deixou jogadores rápidos como Dátolo e Dagoberto no banco.

Kleber como armador tão de brincadeira, não passa de um lateral mediano, mas tá na cara que a turma de 2006 é quem manda na equipe. Com um plantel muito superior ao Gremista, perdeu por não ter um sistema de jogo, era um amontoado correndo atrás de uma sorte maior.

O TREINADOR

Com certeza venceu o seu adversário, primeiro por que conhece as limitações de sua equipe e depois, porque soube tirar vantagens da escalação errada do adversário.

Soube anular o ímpeto do Internacional e tirou o máximo deste plantel extremamente mediano do Grêmio.

A EQUIPE

Marcelo Grohe - Sempre que foi exigido não comprometeu, e ainda fez uma magnífica defesa no final;

Pará - Com certeza foi sua melhor partida, esteve perfeito na marcação e participou muito no ataque;

Werley - Um guerreiro, estava bem e só saiu por lesão;

Gilberto Silva - Uma partida impecavél, não perdeu uma jogada;

Anderson Pico - Muito tímido, errou muitos passes e foi inoperante no apoio;

Fernando - Se não é seu goleiro, levaria toda a responsabilidade pelo passe errado que quase resultou no gol do Inter, continua muito instável.

Souza - Mais uma vez teve que jogar por dois na cabeça de área, esteve muito bem durante toda a partida;

Elano - O homem do gol, da técnica, pena que se machucou muito cedo;

Zé Roberto - Assumiu o seu papel de principal jogador de sua equipe, conduziu sua equipe com maestria, deu velocidade e com passes precisos colocou dinâmica na equipe;

Kleber - O gladiador de sempre, muita luta e garra pela bola durante toda a partida;

Marcelo Moreno - Estava muito marcado, se movimentou muito mas não teve êxito, acabou substituido;

Marquinhos - Não é Elano, mas mesmo com sua lentidão e seu sumiço durante parte da partida é o que temos para o momento;

Leandro - Entrou para dar mais poder ofensivo, mas não acrecentou nada;

Naldo - Entrou e contribuiu com o sistema de marcação.

Bem gurizada, deu nós na cabeça, deve estar doendo muito para os vermelhos, perderem para um Grêmio tão limitado como este.

A muito tempo digo, que temos somente uma equipe e que sempre que tivermos uma baixa perdemos muito, pois não temos banco.

E ao contrario deles que tem o melhor plantel do Brasil e são campeões de tudo, assistir sua equipe inoperante e muito por causa de não terem um treinador de verdade, deve dar uma maior indignação.

Como não temos nada a ver com isto, seguimos nossa caminha em busca de um horizonte melhor, e já estamos na terceira posição.

Só gostaria de fazer um registro, como torcedor, assistir meus co-irmãos torcendo por sua equipe naquelas condições é brabo, sentar no cimento, na chuva, no frio, sem nenhuma condição, estes merecem respeito, pois seus Diretores só estão pensando no bolso deles.

O Beira Rio parecia aqueles campos do tempo que eu jogava a Copa Paquetá, era lama nas casa matas, sugeira para todo o lado e lonas pretas tentando tapar a terra crua o barro.

Enfim, deveriam ter mais respeito por quem torce pelo clube, estão expondo ao ridículo a torcida, o clube, o time, o Estádio, para todo o mundo que assiste pela televisão no mundo inteiro.

Estão pensando muito pequeno, o Internacional é muito grande para esta demostração de orgulho de sua Direção.

Vamos lá guriza até a proxima.

Tamo Junto !

NAVEGANDO

Abraço aos amigos de Porto Alegre, Canoas, Esteio, São Lepoldo, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Bagé, Rio Grande e Pelotas no Rio Grande do Sul, Florianópolis, Lages, Joinville, Blumenau, São José e Concórdia em Santa Catarina, Curitiba, Cascavel, Paranaguá e Maringá no Paraná, São Paulo, Osasco, Ribeirão Preto e Campinas em São Paulo, Rio de Janeiro no Rio, Cuiabá no Mato Grosso, Campo Grande no Mato Grosso do Sul, Goiânia em Goiás, Ouro Branco em Minas Gerais, Colatina no Espírito Santo, Salvador e Itaberaba na Bahia, Belém no Pará, Manaus no Amazonas, Porto Velho em Rondônia, Cambridge no Massachusetts (EUA) e Lisboa em Portugal.

Imagens

Botafogo by Gothe Gol
Bromaldo by Facebook
Seu Almiro by Facebook
JBR by AP (cortesia de freelancer)
Banner Tamo Junto ! by Gothe Gol

domingo, 26 de agosto de 2012

LANCE DE DOMINGO




















GERSON CAMPEÃO !

Bem meninos, coube ao hexacampeão da Liga Inglesa entregar ao técnico do Sheffield United o caneco de Campeão da 10ª Copa da Inglaterra. O manager do Celtic, Gothe, passou as mãos de Gerson Oliveira o novo troféu em disputa, depois que o Sheffield superou ao Queens Park Rangers de Dani nas semi e ao City de Marcus na decisão. O 3º lugar foi do QPR de Dani e a 4ª posição do surpreendente Derby County de Júnior.

Também participaram Wolwerhampton (Valdir), Fulham (Cesar), Blackburn (Carlão), Tottenham (Cristiano), Gothe (Celtic), Dadier (Ipswich Town), Leeds (Wilson) e Dornelles (Liverpool).

Celtic

No torneio eliminatório os escoceses caíram no 1º jogo. Depois de um empate em 1 gol com o City de Marcus, a eliminação veio nas penalidades. Na decisão do 7º ao 16º lugar, o Celtic bateu por 1 gol ao Leeds de Wilson e ficou com a 7ª posição. O time de Glasgow chegou aos 30 jogos na Liga com 20 vitórias, 9 empates e uma derrota, marcando 50 gols, contra 9 sofridos.




















A nova cobiçada taça




















Gerson empatou no fim e bateu Dani nas penalidades na semi




















Junior chegou bem, mas não segurou Marcus na semi




















O quarteto premiado




















Gerson e Marcus na decisão




















O Campeão Gerson

Amanhã no BREAKFAST tudo de Futmesa e de futebol. Confira que um dos mais clássicos times de cavado do botonismo gaúcho trocou de mãos, o Gothe Gol mostra a única foto que dá verdadeiras pistas da identidade de JBR, o colunista ícone da rede. É na segunda-feira o BREAKFAST.

Todas as imagens by Gothe Gol

sábado, 25 de agosto de 2012

GOTHE CROMO GOL - DUDA




















RECEBI O CONVITE DE RICARDO GOTHE PARA CONTAR A MINHA ESTÓRIA NO GOTHE CROMO GOL E ACEITEI NA HORA, ENTÃO VAMOS LÁ....

MEU NOME É EDUARDO DE OLIVEIRA DOS SANTOS, SOU CONHECIDO POR TODO MUNDO COMO DUDA. TRABALHO NA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS EM RIO GRANDE/RS. TENHO 38 ANOS E SOU CASADO.

TUDO COMEÇOU NOS ANOS 80 QUANDO EU JOGAVA “PANELINHA” COM MEU IRMÃO (NITO) E COM MEUS AMIGOS DA VIZINHANÇA, DEPOIS OS ANOS FORAM SE PASSANDO E PASSEI A JOGAR COM BOTÕES PUXADORES ONDE EU COMPRAVA NO NECA ESPORTE E NO CHICO ESPORTE. CONHECI UM CARA CHAMADO GIOVANI, QUE TINHA UMA MESA DA REGRA GAÚCHA E CONVIDOU A GURIZADA PRA FAZER UM CAMPEONATO COM UNS 12 PARTICIPANTES. FOI EM DOIS FINS DE SEMANA SEGUIDOS. CONSEGUI UM TIME EMPRESTADO DA BÉLGICA, DE 3 CAMADAS. JOGUEI O CAMPEONATO, FUI PRA FINAL COM O GIOVANE, ELE FRANCO FAVORITO, MAS CONSEGUI GANHAR DO CARA, NÃO LEMBRO O PLACAR , MAS O CARA FICOU PUTO DA CARA! ENTÃO DEPOIS DEI UM TEMPO NO BOTÃO.

COM MEUS 14 ANOS, ESTAVA NA OITAVA SÉRIE DO JUVENAL MULLER E A ALGUM TEMPO SEM JOGAR, CERCA DE 3 ANOS. NUM BELO DIA, EU E O NITO (MEU IRMÃO) PASSÁVAMOS NA RUA NAPOLEÃO LAUREANO (ESTÁVAMOS INDO NA LIVRARIA) QUANDO EU OLHO UMA PORTA ABERTA QUE DIZIA”SPORT CLUB RIO GRANDE/DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE MESA” E NA SALA 5 MESAS GIGANTES DE BOTÃO E UNS CARAS JOGANDO. NÃO DEU OUTRA: ENTRAMOS PARA AVERIGUAR A SITUAÇÃO. SIMPLESMENTE FICAMOS PERPLEXOS COM AQUELA SITUAÇÃO, FALAMOS COM O PESSOAL QUAL ERA O DIA EM QUE SE JOGAVA E COMEÇAMOS A FREQUENTAR OS DIAS DE RODADA. LEMBRO-ME QUE COMEÇEI A JOGAR COM UM TIME DO “BECKER” QUE MEU PAI FOI A PELOTAS BUSCAR PRA MIM E PRO MEU IRMÃO. LEMBRO-ME QUE O TIME ERA RIDÍCULO, COLADO EM TRÊS CAMADAS. DEPOIS FIZ NEGÓCIO COM O TIME, E COMPREI UM TIME DO “BRITO” QUE ERA O QUE TODOS JOGAVAM E FIQUEI BEM MAIS COMPETITIVO. FOI NO SPORT CLUB RIO GRANDE QUE CONHECI 2 PESSOAS QUE HOJE JOGAM FORA DA CIDADE, MAS QUE TENHO UM GRANDE CARINHO E UMA GRANDE AMIZADE ATÉ HOJE E ESPERO QUE PARA SEMPRE. DOIS AMIGÕES DO PEITO, SÃO ELES MAURÍCIO FERREIRA (CHAMBINHO) E CRISTIAN GONÇALVES BAPTISTA( ESTE PRA MIM , O MAIOR FECHADOR DE PORCO DO UNIVERSO). QUERO AQUI DESEJAR UM ABRAÇÃO PRA ESSAS DUAS FIGURAS. CONHECI FIGURAS COMO O LENDÁRIO RONIR RODRIGUES DE OLIVEIRA, MARIO CONSTANTINO FILHO(MANÉ), ÉVERTON PASSINHA,ÁUREO, SÉRGIO GONÇALVES, MÁRIO FERNANDO RIBEIRO, ENTRE OUTROS. NAQUELE TEMPO EXISTIAM DUAS ASSOCIAÇÕES. O SCRG LIDERADO POR LUIS ALFREDO DE BOER E A ARFM LIDERADA POR CLAIR MARQUES .OS DOIS SE ODIAVAM NAQUELE TEMPO.LEMBRO QUE UMA VEZ NO CITADINO, O CLAIR DEU UM “TABEFE” NA CARA DO SAPO QUE ERA O JUIZ DO JOGO DO PRÓPRIO CLAIR COM O BALDINO DO SCRG. O SAPO DEU 5 MINUTOS DE DESCONTO E O CLAIR VIROU BICHO! COMEÇEI A DESPONTAR EM 90 QUANDO GANHEI O FRONTEIRÃO EM SANTANA DO LIVRAMENTO, BATENDO NA FINAL O PAULO SHEMES POR UM A ZERO, O CARA ME DEU UM CALOR EM TODO O JOGO, JOGAVA MUITO. ME DEU UMA CHANCE E EU GUARDEI. ESSE JOGO EU NUNCA MAIS ME ESQUECI. ME LEMBRO QUE O “DE BOER” CHORAVA DE ALEGRIA, SAUDADES DO GORDO. EM SEGUIDA FUI JOGAR O MERGULHÃO EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR E GANHEI TB, BATENDO O SÉRGIO PIEROBON PELO PLACAR MÍNIMO. UM FATO BIZARRO EM 90 FOI O CAMPEONATO DE ABERTURA DA AFUMERG QUE ACONTECEU NA FÁBRICA DE CORDAS. NA PRIMEIRA FASE FIZ UMA MARMELADA COM O CHAMBINHO PRA TIRAR O SILVIO FORA(O SILVIO ERA CRIA DA ARFM JUNTO COM O DOUGLAS, O PARADA, O BIGODE, O ALAM, O MÁRCIO MACHADO.EU ODIAVA O SILVIO E CIA. TUDO ISSO ERA POR CAUSA DO DE BOER QUE FAZIA A NOSSA CABEÇA.A MINHA TURMA ERA EU, O CRISTIAN, O KASKETE, O JUAREZ, O MEDUZA, O CHAMBINHO, A VACA,ETC.

















EM 90 JOGUEI MEU PRIMEIRO ESTADUAL E FUI ELIMINADO NA PRIMEIRA FASE. TAMBÉM JOGUEI O PRIMEIRO ESTADUAL DE EQUIPES EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR,ONDE FOMOS VICE CAMPEÕES PERDENDO A FINAL PARA A AFUMEPA. NOSSA EQUIPE ERA EU, RONIR, GEISON(FILHO DO MANOEL QUE FAZ BOTÕES) E O JÉFERSON MAISONAVE. EM 91 ESTAVA EM ÓTIMA FASE E EM JAGUARÃO FIQUEI NAS QUARTAS DE FINAIS ONDE FUI ELIMINADO NOS PENALTIS PELO LUIS RODALLES.NO EQUIPES DE 91 EM PELOTAS LEVAMOS O S.C. RIO GRANDE AO TERCEIRO LUGAR NO EQUIPES. NOSSA EQUIPE ERA EU , IVAN RIBEIRO, VALTER FUÃO E O SANDRO ALMEIDA(XIMBICA). LEMBRO QUE NESSE CAMPEONATO O XIMBICA VINHA DESCENDO AS ESCADAS DO HOTEL, ESCORREGOU E SAIU ROLANDO ESCADA ABAIXO, FICOU TODO REBENTADO. LEMBRO QUE EU , MEU IRMÃO, CRISTIAN, CHAMBINHO, CASQUETE, SAPO, MEDUZA, AMEBA, DIOGO, KIBE, TERROSO(VACA) PASSÁVAMOS TODAS AS NOITES DE SÁBADO PRA DOMINGO FAZENDO CAMPEONATO, O FAMOSO “MEDUZÃO”. A GENTE ERA MUITO FOME!TE LEMBRA CRISTIAN ? NÓS NA CASA DO KASKETE CHEIRANDO AS CALCINHAS DA IRMÃ DELE ? TE LEMBRA CHAMBINHO? O KASKETE LOUCO PRA “PASSAR UM FAX” LÁ EM CASA, E EU SÓ DE RUIM NÃO DEIXEI E TU TIVESTES QUE LEVAR NA CASA DA TUA TIA? ISSO EU NUNCA ESQUECI! E OS CAMPEONATOS DE COPO D’ÁGUA NO SCRG? A VACA(TERROSO) TOMOU 32 COPOS D’ÁGUA VENCENDO O CAMPEONATO E DEPOIS FOI NO BANHEIRO VOMITAR TUDO....

OUTRO FATO MARCANTE FOI A VOADORA QUE O SANDRO DEU NO JORGE VELHO DENTRO DA SEDE, PEGOU O CARA PELAS COSTAS E QUASE ALEIJOU O JORGE VELHO.

EM 94 JOGUEI A TAÇA RS EM RIO GRANDE E FIQUEI EM TERCEIRO LUGAR, O CRISTIAN VENCEU. TB EM 94 GANHEI MEU PRIMEIRO ESTADUAL DE EQUIPES PELO S.C.R.G JUNTAMENTE COM O CRISTIAN, O JUAREZ E O KASKETE.LEMBRO QUE NA SEMIFINAL, PERDÍAMOS POR UM A ZERO E EM 5 MINUTOS VIRAMOS PRA 2 A 1. FANTÁSTICA CONQUISTA!

















FOI QUANDO EU PAREI DE JOGAR ATÉ 99, ACHEI QUE NÃO IRIA MAIS JOGAR.NO ANO 2000 VOLTEI A JOGAR , DESSA VEZ DEFENDENDO AS CORES DA AFUMERG. JOGUEI ALGUNS JOGOS E EM SEGUIDA PAREI DE NOVO. ESTAVA PERDENDO O TESÃO DO JOGO, MAS RESOLVI CONTINUAR JOGANDO.

EM 2002 FUI CAMPEÃO DA AFUMERG, NO ESTADUAL DE 2002 EM BAGÉ CAÍ NAS QUARTAS DE FINAL PERDENDO PARA JULINHO DE PASSO FUNDO POR 2 A 1.

EM 2003 NO ESPECIAL NO GRÊMIO FIQUEI EM QUARTO LUGAR, O CRISTIAN FOI O CAMPEÃO. TB EM 2003 FUI BI CAMPEÃO DE EQUIPES EM PELOTAS PELA AFUMERG JUNTAMENTE COM CRISTIAN, ALEX DEGANI E SANDRO AZEVEDO. LEMBRO QUE QUANDO TERMINOU O CAMPEONATO NO SÁBADO À NOITE O AZEVEDO PEGOU O TROFÉU E FOI EMBORA PRA RIO GRANDE, NÃO QUIS COMEMORAR COM A GENTE E LARGOU FORA!EM PELOTAS FUI VICE- CAMPEÃO CENTRO SUL BRASILEIRO SENDO BATIDO PELO MEU IRMÃO E CARRASCO ALEX DEGANI NOS PENALTIS.

















EM 2004 FOMOS QUARTO COLOCADO NO GREMIO NO EQUIPES. A EQUIPE DA AFUMERG ERA DUDA, ALEX, MICHEL E JORGE VELHO. UM FATO MARCANTE FOI QUANDO JOGÁVAMOS CONTRA A AFUMEPA, NO MEIO DA PARTIDA O JORGE VELHO TEVE UMA “VISÃO” DA MÃE DELE E FOI CHORANDO AO BANHEIRO, EU FUI ATRÁS DELE E IMPLOREI PRA ELE VOLTAR E CONTINUAR O JOGO, ELE PERTURBADO VOLTOU E JOGOU. A GENTE QUASE PERDEU DE WO. OUTRO FATO FOI A DECISÃO NA SEMIFINAL QUE FOI PROS PENALTIS E O MICHEL ERROU OS TRÊS PRIMEIROS SEM SEQUER TOCAR NA BOLINHA. TREMEU QUE NEM VARA VERDE!

EM 2005 NO ESPECIAL EM PELOTAS NOVAMENTE CAIO NAS QUARTAS DE FINAL, DESSA VEZ LEVEI UM GOL DO JONI FALTANDO TRÊS MINUTOS PARA ACABAR, EU JOGAVA PELO EMPATE, E TOMEI UM GOL DO PONTEIRO DELE QUE A BOLA SAIU ROLANDO INDO PRA FORA, BATEU NO ZAGUEIRO E MAL PASSOU A LINHA DO GOL.....FOI BRABO!!! MAS TB EM 2005 FUI BUSCAR MEU TRI CAMPEONATO DE EQUIPES COM A AFUMERG EM PELOTAS COM ALEX DEGANI, MICHEL E SANDRO ALMEIDA. LEMBRO QUE PERDÍAMOS A SEMI FINAL PRO COP E JOGÁVAMOS POR UM EMPATE. FIZ UMA JOGADA A 5 MIN DO FINAL NO FALECIDO NILSON E EMPATEI O JOGO, GARANTINDO A EQUIPE NA FINAL.

EM 2006 EM BAGÉ NO ESPECIAL, PAREI DE NOVO NAS QUARTAS DE FINAL DESSA VEZ NO SILVIO, QUE FOI O CAMPEÃO. NESTE ANO EU JÁ ERA O TRI CAMPEÃO DA AFUMERG, MAS ESTAVA DESCONTENTE COM A DESORGANIZAÇÃO DAS RODADAS, EU CHEGAVA LÁ PRA JOGAR, IA DE ÔNIBUS, NÃO ME LIGAVAM , EU CHEGAVA LÁ E NÃO JOGAVA, PERDIA A VIAGEM VÁRIAS VEZES. ISSO FOI ME DESGOSTANDO, ALÉM DISSO, UM GRANDE AMIGO MEU TINHA SE DESLOCADO PARA A ARFM(ALEX DEGANI)E JÁ ESTAVA ME BOTANDO “PILHA” PRA MIM JOGAR COM ELES....NÃO DEU OUTRA, FUI JOGAR LÁ....

FOI NA ARFM QUE CONHECI OUTRAS GRANDES PESSOAS COMO O SANDRÃO, O ADEMIR, O BUZINA, O GUGA, O CRISTIANO CALABRESA E OUTROS. MAS EU TENHO 3 AMIGOS QUE PRA MIM SÃO DIFERENCIADOS, ESSES CARAS SÃO DE UM VALOR PRA MIM MUITO SIGNIFICATIVO, NÃO SÃO IRMÃOS DE SANGUE, MAS SIM DE CORAÇÃO. O ALEX, UM CARA PODRE DE MASCARADO O QUAL TENHO UMA PROFUNDA AMIZADE E DIGO; SÓ QUEM CONHECE BEM ELE SABE DO QUE ESTOU FALANDO. OUTRO É O SILVIO, UM CARA PEQUENO, MAS DE CORAÇÃO ENORME(FORA AQUILO QUE VCS SABEM) E QUE ERRA MUITAS VEZES POR SER BOM DEMAIS COM OS OUTROS.TE AMO, ANACONDA!!!

E O OUTRO CARA É SIMPLESMENTE GENIAL!!! É O CARA, JOÃO PAULO GARIMA, O JOTA BAÍA! ESSE NÃO TEM COMENTÁRIOS, CONHEÇO ELE HÁ MENOS TEMPO, MAS PARECE QUE SÃO SÉCULOS DE AMIZADE. TENHO CERTEZA DE QUE OS TRÊS SABEM DO PODER DA NOSSA AMIZADE QUE PRA MIM PASSA POR CIMA DE TUDO E DE TODOS. AMO VOCÊS!!!

EM 2007 JÁ PELA ARFM JOGUEI O ESTADUAL ESPECIAL EM RIO GRANDE, PROMOVIDO POR NÓS, E ADIVINHEM.....SAÍ NAS QUARTAS DE NOVO, DESTA VEZ NOS PENALTIS PARA O ALESSANDRO ROSA , EXÍMIO BOTONISTA DA ARFM.

EM 2008 NO ESTADUAL ESPECIAL EM PELOTAS, BATI NA TRAVE DE NOVO E FUI VICE CAMPEÃO ESTADUAL EMPATANDO A FINAL COM ALEX DEGANI, QUE TINHA A VANTAGEM DO EMPATE . NO ESTADUAL DE EQUIPES EM PASSO FUNDO DO MESMO ANO LEVAMOS MODÉSTIA PARTE PRA MIM, A MELHOR EQUIPE DE TODOS OS TEMPOS. E NÃO DEU OUTRA. NOSSA EQUIPE ERA DIFERENCIADA. DUDA, ALEX, SILVIO E ALESSANDRO. LEMBRO QUE QUANDO FOMOS JOGAR CONTRA O GREMIO, O BRENO QUE JOGAVA NO GREMIO JUNTOU TODO O QUARTETO GREMISTA E FALOU. SEGUREM O JOGO QUE EU VOU PRA CIMA DESSE TAL DE “ALESSANDRO”.....COITADO....NÃO CONHECIA A CRIANÇA. LEVOU 7 DO ALESSANDRO.

















EM 2009 NA TAÇA RS EM PORTO ALEGRE NOVAMENTE BATI NA TRAVE E FUI VICE CAMPEÃO PERDENDO A FINAL PARA O MARCELO MALLET QUE JOGAVA PELO EMPATE. DETALHE QUE LEVEI UM GOL NA COMPETIÇÃO, O DA FINAL. TB EM 2009 FOMOS AO RIO DE JANEIRO REPRESENTAR A ARFM NO BRASILEIRO DE CLUBES, CHEGAMOS COMO FAVORITOS, FIZEMOS TUDO CERTO ATÉ A FINAL CONTRA A PORTUGUESA CARIOCA.FOMOS “GARFEADOS”, MUDARAM O REGULAMENTO QUANDO CHEGOU A FINAL E AINDA POR CIMA TROCARAM OS EMPARELHAMENTOS DA SEMI-FINAL , ME TIRARAM PRA PATO E SE FERRARAM.NO JOGO FINAL CONTRA A PORTUGUESA, TODOS OS TRÊS TIVERAM UM CHUTE PRA MATAR NO FINAL DO JOGO. EU ERREI UM CHUTE NUM PORCO NA LATERAL DO ATAQUE, O SILVIO ERROU TB O CHUTE, E O PIOR FOI O ALEX QUE ERROU UM DOIS LANCES COM A BOLA NA MEIA LUA, CHUTANDO NA TRAVE. NÃO ERA PRA NÓS, ACABAMOS PERDENDO NOS PENALTIS PRA ELES. FOI A MAIOR DERROTA DA MINHA VIDA....

EM 2010 FOMOS AO BRASILEIRO DE CLUBES NO ESPÍRITO SANTO, CHEGAMOS À FINAL CONTRA A ACADEMIA DE PELOTAS. JOGÁVAMOS PELO EMPATE, MAS O ALEX PERDIA POR 2 A 0 PARA O MATHEUS PIEROBOM, O SILVIO EMPATAVA COM O AUGUSTO E EU EMPATAVA COM O VINHAS. ME ATIREI AO ATAQUE E FALTANDO 5 MINUTOS , LANÇO UMA BOLA NA ZONA MORTA DO ATAQUE PRO PONTEIRO, O VINHAS TENTA COBRIR MAS SOBRA MEIA BOLA. É ESSA, PENSEI....CHUTEI, SAÍ GRITANDO E O ALEX CAI NO CHÃO CHORANDO QUE NEM CRIANÇA MIJADA. FOI A GLÓRIA! CAMPEÕES BRASILEIROS!!!!

O ANO DE 2011 FOI UM ANO HISTÓRICO PRA MIM. NO BRASILEIRO INDIVIDUAL EM RECIFE, FIQUEI NA SEMI FINAL TOMANDO UM GOL A BATER FALTANDO 3 MINUTOS. NO BRASILEIRO DE EQUIPES FOMOS BI CAMPEÕES EM RECIFE. NO CAMPEONATO INTERNO DA RIOGRANDINA, VENCI AS 5 ETAPAS E FUI CAMPEÃO FALTANDO TRÊS ETAPAS PRA ACABAR. E O MELHOR DE TUDO FOI SABOREAR O MEU PENTACAMPEONATO ESTADUAL DE EQUIPES EM PORTO ALEGRE COM O ALEX, SILVIO,MICHEL E JOÃO. E PARA COROAR O ANO DE 2011 FUI CAMPEÃO ESTADUAL INDIVIDUAL EM PELOTAS BATENDO O CARECA NA FINAL POR UM A ZERO. DETALHE QUE NÃO TOMEI NENHUM GOL NOS 12 JOGOS. GANHEI TB DA FEDERAÇÃO GAÚCHA O TROFÉU DE DESTAQUE DE 2011.

NESTE ANO DE 2012 COMECEI A JOGAR LISO GANHANDO UM TIME DE PRESENTE DO ALEX. COMECEI OS PRIMEIROS PASSOS NO LISO E JÁ SÓ PRO COMEÇO FUI A CAXIAS DO SUL E FIZ UM GRANDE CAMPEONATO ESTADUAL, SENDO VICE -CAMPEÃO PERDENDO A FINAL ADIVINHA PRA QUEM? PRO ALEX, O CARA É MEU ALGOZ.....VAI PRO INFERNO ALEX!!!

EM SETEMBRO VAMOS A CASCAVEL TENTAR TRAZER O TRI CAMPEONATO BRASILEIRO DE CAVADOS E QUEM SABE O INÉDITO TITULO DO INDIVIDUAL. EM NOVEMBRO VAMOS À BAHIA JOGAR O EQUIPES E O INDIVIDUAL DE LISOS. ESTOU NA ANSIEDADE ESPERANDO.

QUERO AQUI MANDAR UM ABRAÇÃO PRO ALAN, OUTRO CARA FANTÁSTICO QUE EU CONHECI NA QUARTA, QUINTA OU SEXTA SÉRIE NO JUVENAL MULLER, QUE EU NUNCA MAIS TINHA VISTO. UM CERTO DIA EM PORTO ALEGRE NUM CAMPEONATO ESTADUAL, EU ENTREI NO POSTO DE GASOLINA PRA COMPRAR REFRI E ME DEPAREI COM ESSA FIGURAÇA. FIZ ELE IR AO CAMPEONATO E NÃO DEU OUTRA. O “BUNECO VOLTOU A JOGAR” !!!! ALAN, TU TB TÁ AQUI NO MEU CORAÇÃO, PARCERIA !!! SÓ FICA TRANQUILO QUE EU SEI QUE TU TÁ QUEBRADO, PASSANDO POR UMA CRISE FINANCEIRA, MAS AS COISAS VÃO MELHORAR PRA TI MEU PARCEIRO!

BOM, VOU TERMINANDO AQUI, ABRAÇO A TODOS!!!

* Todas as imagens cortesia by Duda